gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Analise das Nomeações – Fim de Semana – 5/09

Novo Fim de Semana e nova Jornada incompleta, face à presença das equipas Portuguesas nas competições Europeias. Tem sido efectuados alguns comentários, críticos ás analises que efectuamos, aceitamos e compreendemos, pois não se pode agradar a”gregos e troianos”, mas como somos independentes continuaremos dentro das linhas traçadas a fazer as analises sumárias das nomeações. Lembramos que se trata somente de uma analise.

PO01 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Masculinos
5.º Jornada

Duplas – A Dupla Nuno Francisco / Fábio Gonçalves , deve estar fadada a só efectuar jogos na Madeira, pois vai na 2.ª nomeação e no 2.º jogo na Madeira, não se compreende. Como não se compreende que uma dupla que nem pertence à categoria de Elite, actue na PO01, não está em causa o seu possível valor, mas sim o critério ( será que existe ) utilizado. Também não se entende o porquê de em 5 jornadas a Dupla António Trinca / Tiago Monteiro, já actuar duas vezes na Madeira com a mesma equipa ( marítimo ), será que não estão disponíveis outras duplas!!! São nomeações, que nos parecem ( reforçamos o parecem , para evitar interpretações dúbias ), que já são efectuadas tendo em vista a campanha eleitoral.

Jogo – Dupla

Benfica – Aguas Santas – Marta Sá / Vania Sá
Marítimo – SC Horta – António Trinca / Tiago Monteiro
FC Porto – Madeira SAD – Bruno Rodrigues / Carlos Capela

Jogo da 10.ª Jornada

Madeira SAD – SC Horta – Nuno Francisco / Fábio Gonçalves

Restantes Nomeações

Na PO02 , este fim de semana existem jogos que merecem uma especial atenção. Como por exemplo o Camões / Sismaria , mas existiu um descuido completo, estamos em completo desacordo com esta nomeação, assim não se compreende, que nesta prova existam Oficiais de Mesa a nomear pelas Associações, para os jogos das suas equipas em casa ( Évora )é completamente incompreensível, e mais uma dupla mista para outro jogo da PO02, estamos a referir-nos ao jogo Almada / Alto Moinho, que parece intencional. Na PO04, que é uma prova prioritária, para Elite e Grupo de Trabalho de Árbitros Jovens, verificam-se nomeações, sem o mínimo de bom senso, como por exemplo o jogo Sporting / Aguas Santas, que tem um árbitro “B”, na dupla. Em relação às nomeações da PO03, existem alguns jogos que nos chamaram a atenção ( Afifense / Callidas ) jogo entre os 1.º’s Classificados, porque não conhecemos a dupla não efectuamos quaquer comentário e o Paço Arcos / Vitória, que pensamos a dupla está em principio suficientemente qualificada. A PO09 uma vergonha , no nosso entender, confirma-se é o parente pobre.

O Analista

27 comentários:

Anónimo disse...

A Marta e a Vania são uma moças simpaticas mas não brinquem com isto,para apitar na 1ª divisão é preciso ser algo mais que simpatico. Por este caminho vou ver um dia deste estas moças no Restelo a correr á frente de um chapéu de chuva.

Anónimo disse...

Desculpa mas não te entendo, ó analista.
estás todo trocado. LOL
tens uma maneira esquesita de falar.

Anónimo disse...

Eh pá não, por favor. Agora sim a FAP bateu no fundo. As manas Sá apitar a 1ª divisão ????


Quanto à nomeção do Afifense Callidas, jogo entre os dois primeiros classificados da zona norte, é mesmo dizer à 3ª divisão , que nem nos melhores jogos terão árbitros decentes. Míudos com 18 anos, a quem lhes dão um apito e os metem no inferno de Afife num jogo destes ??? Haja paciência

Um adepto confuso disse...

Depois de ler a vossa análise às nomeações para este fim-de-semana, fiquei com uma duvida que se possível gostava de ver esclarecida.
Quem são as duplas que devem/podem apitar os jogos da PO01?
Não são só os árbitros do famoso “Quadro de Elite”?
Quais as duplas que fazem parte desse “Quadro de Elite”?

Anónimo disse...

A Nomeação das duplas para os jogos Seniores 1ª divisão masculinos e femininos (alguns dos jogos mais competitivos) devem merecer por parte do Nomeador ou dos?, uma grande atenção na escolha e fazer a seguinte pergunta aos próprios, porque? E para que? Nomearam esta dupla….. e os melhores árbitros para os melhores jogos, sem duvida estão a prestar um grande favor ao andebol, para que os jogos decorram normalmente.
Mesmo com os melhores duplas nomeadas e seguindo o critério o jogo é sempre uma caixa de surpresas, pelas incidências que podem aparecer e muitas vezes a decisão não foi a melhor.
Ser Arbitro é uma actividade muito séria e honra quem se dedicou á mesma e não se pode brincar ás nomeações, como me parece ter acontecido para o próximo fim de semana.
ADC

Jorge Almeida disse...

Falando noutro assunto, também ligado à arbitragem.

O Prof. Paulo Pereira referiu, no seu blogue, que está a ser organizada uma festa para homenagear António Goulão.

Dado que vocês, e bem, referiram-se, em tempos, aqui no blogue, ao facto de ainda não ter havido tal festa, acho que seria de bom tom vocês darem notícia de tal acontecimento.

Mais pormenores neste link:

http://paulojorgepereira.blogspot.com/2009/10/homenagem-antonio-goulao.html

Jorge Almeida disse...

Ao Anónimo de 8 de Outubro de 2009 2:54:

Não me diga que ainda não tinha reparado que as gémeas Sá podiam apitar jogos da PO01? Tratam-se duma das 3 duplas de árbitros jovens que o podem fazer.

No entanto, parece-me que nem para o Afifense - Callidas da PO03 elas serviam ...

Outra coisa: Inferno de Afife? Onde? Embora more próximo (a cerca de 40 km), nunca fui ver nenhum jogo do Afife. Já ouvi bastantes relatos pela Rádio Popular Afifense (uma das 2 que dá relatos de andebol que eu conheça), e nunca me pareceu haver pavilhão cheio, quanto mais inferno!!!

Quanto à dupla de arbitragem, não os conheço. Que eu saiba, a pouca idade não é sinónimo, necessariamente, de falta de qualidade (veja casos como o Aires Rua, Alberto Silva, Robin, etc ..., que, se a qualidade viesse com a idade, eram árbitros de grande qualidade). Há que ter confiança. Olhe, de certeza que, por muito maus que sejam, devem fazer melhor arbitragem que as gémeas Sá!

Anónimo disse...

"...Dedicatória
Este blog, pretende a dignificação da modalidade, e , é dedicado a todos os amantes da mesma , desde simples Adeptos a Árbitros, Técnicos , Praticantes e Dirigentes. Agradecendo desde já os seus comentários e as suas intervenções é um espaço aberto..."

Esta intenção, acima descrita pelos donos do bloguinho, se encontra no rodapé inferior, por isso, não entendo e gostaria de entender, se tudo aquilo que aqui se diz e se escreve, está a dignificar a modalidade e seus agentes desportivos em geral. Se é legalmente aceitável um bloguinho da treta, fazer e deixar fazer observações incluindo aquelas onde se percebe intenções individualizadas, agressão por palavras ou catastroficamente intentar-se contra as pessoas. Srs. "doninhos" deste bloguinho da treta, deixem-se de fazer circular tanta porcaria pois, não é assim que se dignifica a modalidade, ou será que és contra o Andebol?
Já agora, como está o tempo aí por Braginha?

Anónimo disse...

A FAP ao nomear as Gémeas para "apitarem" o Benfica-Águas Santas, entre outros jogos dos Campeonatos de Séniores Masculinos, continua a "brincar" com o dinheiro e com a paciência dos Clubes .

Haja "alguém" de bom senso que ordene de imediato a suspensão de tamanha calamidade antes que haja alguma atitude menos "pensada" da parte de algum dos intervenientes de qualquer um dos Campeonatos de Séniores Masculinos e na melhor das hipóteses coloquem-nas a "soprar" no apito nos jogos Femininos, que poderá ser que se note menos a incapacidade que tem para arbitrarem jogos dos Masculinos .

UM DIRTIGENTE AMIGO

Anónimo disse...

Querem apostar que na época de 2010/2011 vão ter menos 50% de árbitros. Já alguém fez contas a tabela de prémios de jogo desta época ... pois damos mais aqui tiramos ali e ficam na mesma e quando a pagamentos já vai já vai. Querem árbitros e oficiais de mesa é já a seguir ou Major. Parece que alguém vai se candidatar ao teu lugar para bem da arbitragem e se até lá não acabares com os que ainda existem.
Apito amarelo

Anónimo disse...

deixem de conversa...todos têm que ter oportunidades!As manas Sá ou as Anas do porto, ou qualquer outra dupla jovem!Quem tiver que ser que venha. Sem receio e com muita vontade de aprender.

Velho do Restelo disse...

Desculpa mas não te entendo, ó analista.

As provas PO-01, PO-04, PO-06 e PO-08 são destinadas a duplas de elite e GTAJ, assim sendo qual o problema das manas SÁ arbitrarem um SLBenfica Aguas Santas ?

Grave é o Benfica marcar um jogo quase em simultaneo com um Portugal Hungria em football no Est. da Luz.

Mas voltando aos arbitros de elite e GTAJ ainda não actuaram na PO-01 as outras duas duplas da cidade de Augustos o Grande.

Agora tens razão o 2º jogo de Tiago e Trinca no Funchal no Maritimo ???

Anónimo disse...

De facto grande parte daquilo que aqui se comenta demonstra uma enorme dor de Corno, e uma inveja, que se matasse meus “amigos” não tínhamos assopradores nas competições.
Depois o desconhecimento sobre as duplas e os tipos de jogos que lhe são destinados e atroz.
Deixai-vos de tretas todos os árbitros que estão nomeados para os jogos até prova em contrário merecem estar, não existe qualquer atropelo, o único é presidente da APAOMA e seu partner que gosta muito de viajar, como tal ninguém com mais competência para o JR lhe atribuir mais uma missão e levar uma encomenda de chouriços e docinhos do Algarve para a Madeira para o seu amigo FS-
Força putos força no apito e mostrem que são capazes de calar este Blogistas da treta que hoje dizem mal mas amanhã estão a dar-vos palmadinhas nas costas.

O Zarolho do Sado

D. PEPE disse...

Ó analista, explica-me lá, já vamos em 500 jogos entre jogos realizados e com nomeações conhecidas até dia 14.10.2009, qual a razão de não haver nomeações de observadores (portal da FAP) ou já houve nomeações que não são dado conhecimento ao POVO.

Anónimo disse...

As pessoas na FAP deviam ganhar juizo! Mas isto tá tudo "minado". Desde a saida antecipada do Sr. Luis Santos, passando pela entrada antecipada do HT e seu Major. Que desde então minaram o terreno muito bem para que agora nas eleições nada lhes saia do seu controlo, senão vejamos. Quais as Associações com mais poderio? Braga(Zero duplas a apitar liga, e de um momento pro outro pode até ter 3) Porto(associação em alto conflito com antiga direção,inclusive a unica dupla q tinha na liga, teve de se mudar pra Viana do Castelo pra não sofrer retaliações, mm um deles sendo filho do motorista do ze ribeiro, agora tem 2 duplas) de resto Leira continua com 3, Aveiro 2 e até lisbao já tem 2 com o Daniel/Nuno, a madeira continua com 2, mas tá visto que 90% dos jogos vão ser por lá, de resto é tudo pra esquecer. Parece-me q é a 1ª vez q setubal não tem uma dupla na elite! neste momento do algarve a lisboa é um deserto.

Acabem com esses palhaços. Principalmente com um major q de andebol n percebe nada qt mais de arbitragem.

Ele tá a fazer da arbitragem um campo de batalha pra ele se sentir mais a vontade.

Anónimo disse...

DISSE:ANÓNIMO 8 de Outubro de 2009 21:46

"Parece-me q é a 1ª vez q setubal não tem uma dupla na elite! neste momento do Algarve a Lisboa é um deserto."

SETÚBAL NÃO TEM ÁRBITROS NA ELITE DEVIDO AOS SR´S. EX. ÁRBITROS DE ELITE DESTA ASSOCIAÇÃO (MACAU,GOLÃO,RUI VELEZ, RUI TOMÁS,F.CARVALHO,RODRIGUES PEREIRA,ETC QUE NADA FIZERAM PARA OS COLOCAR NO SEU DEVIDO LUGAR...DEPOIS COLOCAM A CULPA NO PAULO MORA),QUE NÃO LUTARAM PELOS VALORES DOS ÁRBITROS QUE ELA TEM. O ALGARVE TINHA UMA DUPLA EHF YRP QUE DESAPARECEU SEM DEIXAR RASTO...NÃO TINHAM VALOR???

(O RUI TOMÁS TEM LÁ O AFILHADO, QUE ANDA DE BANCO EM BANCO...MAS A CULPA TAMBÉM É DO CA DA FAP)

AINDA TENTARAM NA ÉPOCA ANTERIOR COLOCAR A APITAR DOIS ÁRBITROS JOVENS JUNTOS, UM DE CADA ASSOCIAÇÃO (ALGARVE/SETÚBAL)...QUE SE PASSOU ENTRETANTO????

UM ALERTA PESSOAL DE SETÚBAL SE PUDEREM MUDEM DE ASSOCIAÇÃO...VÃO PARA LISBOA, ELES COLOCAM-VOS NA ELITE COM FAVORES....

UM CAMELO DO DESERTO

Anónimo disse...

Eu vou à LUZ.
Com o preço de um bilhete vejo dois espectáculos.
Um jogo de andebol, mal jogado.
E uma palhaçada em grande.
Mais uma vez o MRPP do SLB vai entrar mudo e sair calado.
Isto agora fia mais fino.
Temos lá o Major da Manutenção que não deixa ninguem por o pé em ramo verde.
Já agora uma pergunta ingénua( ou talvez não).
Vocês estão convencidos que é o JR que faz as nomeações, ou estão a brincar com o pagode?
É que já nem ele ( JR ) acredita nisso
O ATENTO

gupi disse...

Eu vou tentar ir lá ver as moças sábado a ver como corre. Ainda não as vi arbitrar por isso vou esperar para ver e depois digo algo.
Estes jogos da po01 podem tornar-se fáceis. Espero que corra pelo melhor.

Anónimo disse...

Ó CAMELO DO DESERTO, estás com algum problema dentário? isso é raivinha, deve ser o dente ciso que te estás a incomodar. Olha lá Lisboa não precisa de nada, ok?
Vai lá pra tua Associação e trabalha, pelo que sei andam muitos cansados por lá, até arranjam outras actividades para passarem o tempo. Que Árbitros tens em Setubal para apresentar ao CA e irem para a elite, diz lá?
Posso até te dizer que acho isso incompreensivel já que Setubal tinha a melhor dupla da arbitragem nacio (Goulão/Macau) mas eles foram trabalhar para outros sitios, entendes?
Chora, chorar faz bem à saude.

Anónimo disse...

Para o anónimo de 08.10.09 as 23.58.
Eu penso que o Major é da Arma de Administração Militar, portanto não percebo essa da Manutenção.
Quanto às nomeações, do JR é perguntar ao Luis Pacheco quem é que preveleçe, o Desportivo ( clubes ) ou o CA ( árbitros ) e depois ainda temos o problema "GRAVETO" ( da área do Torrinha)
A vida não está fácil TASSSSSSEEEE.
UM ARBITRO

Anónimo disse...

Lisboa e Setúbal só têm árbitros Nacionais bem Regionais devem ter nem que seja até 2. As dirreções destas Associações são em Lisboa a Presidente a empregada e o clandestino em Setúbal o Presidente o Manteigas faz tudo e a empregada (filha do Presidente) que faz nada. Porque não se vão embora e a FAP mete pessoas que saibam de Andebol nestes locais e outros que devem existir por Portugal.
Apito Amarelo

Anónimo disse...

E a palhaçada nao vai ficar por aqui, as outras duplas do GTAJ tambem vao fazaer este tipo de jogos, vamos ver se ainda sao piores que as Sá!
Como vai o andebol...

Anónimo disse...

Ó ANÓNIMO DAS 11:33...
TÚ ÉS MUITO LIMITADO DE INTILIGÊNCIA, NÃO ÉS? DEVES SER ÁRBITRO...DE LISBOA.

POR FALAR DE ÁRBITROS, TENHO QUE SER ÁRBITRO??...EU QUERO É O BEM DOS CLUBES DA ASSOCIAÇÃO.

O CAMELO DO DESERTO DA MARGEM SUL

Anónimo disse...

Tantas criticas à Vânia e Marta, não entendo o porquê dessas criticas ou melhor só entendo por um dos dois motivos seguintes: inveja ou então não percebem nada de Arbitragem e metem-se a mandar postas... Que façam amanhã na Luz oo vosso habitual que chega, ou seja arbitrem bem :)
boa srte,~´e o que vos deseja um admirador para quem vocês são uma das duplas preferidas se não a preferida, mesmo contando com o mau feitio de uma delas :P
que seja uma estreia em grande na PO 01
AB

Anónimo disse...

A história diz que jovens promessas da arbitragem muitas das vezes ficam pelo caminho (nem aos 35 anos chegam ainda como arbitros), porque a Federação lhes corta as pernas...
Expliquem me o que se passou por exemplo com Vitor Bessa/Manuel Pereira e Hugo Virgilio/Felisberto Silva. Alguem se lembra?! Que se terá passado? Eram maus?!
Podiamos falar de outros. Depois andamos a levar com os filhos dos dirigentes da arbitragem, arrogancia desmedida e pensando que são os maiores. Só chegaram onde chegaram porque outros foram abandonados pelo caminho (papas olharam pelo futuro) e nesta altura hà muitos jogos nacionais e não existem arbitros melhores, são os menos maus... Muitas das vezes os jovens tem qualidade, mas são inexperientes e perdem a humildade muito cedo, a ascenção é rápida (sobe lhes rapido a cabeça). Essas irmas de Viseu são dupla fétiche por serem mulheres e gémeas, mas enfim... sempre lhes acharam piada por serem arrogantes e elas lá vão distribuindo exclusão como quem dá rebuçados. Mas quem se lembra de C.Rufino/M.Bandeira? Aos anos que querem à força ter uma dupla feminina de top.

Anónimo disse...

Elas sao as melhores:D força

Anónimo disse...

Vocês realmente devem andar cegos de todo... as melhores de sempre???? Têm noção do ridiculo dessa afirmação? As que podiam ter sido as melhores não o foram porque desistiram! Fartaram-se das injustiças q que eram sujeitas todos os fins-de-semana... e para quem não sabe eu digo os nomes: Márcia Bandeira e Carla Assunção. Juntar estas duas teria sido uma boa aposta... mas enfim, só algumas importam!