gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O Posicionamento dos Árbitros no Terreno de Jogo - 1

Vamos iniciar uma série de artigos destinados a dar a conhecer as técnicas de julgamento e Posicionamento das Duplas de Arbitragem no Terreno de Jogo.

Esperamos desta forma estar a dar um contributo para a melhoria qualitativa da nossa Arbitragem, e por outro esclarecer os adeptos em geral.

Esperamos com estes artigos não contrariar as orientações técnicas fornecidas ás duplas, pois as mesmas são desconhecidas do grande publico.

A posição dos árbitros no terreno de jogo, em cada momento de um encontro, está directamente condicionada pela divisão de responsabilidades entre os membros da dupla

Em qualquer momento do encontro a situação de cada árbitro está condicionada pelas seguintes premissas.

· O Posicionamento de um árbitro, deve permitir observar com clareza as acções que se desenvolvem na sua área de responsabilidade.
· O Posicionamento dos árbitros no terreno de jogo, deve ser de forma permitir uma boa observação, sem interferir com as acções dos atletas.
· O Posicionamento dos árbitros no terreno de jogo, deve ser tal, que em nenhum momento esteja de costas para os jogadores, que estão no terreno de jogo

As posições dos árbitros estão bem definidas, e em cada momento um é Arbitro central e o outro é Arbitro de Baliza.

Durante um encontro os árbitros devem trocar várias vezes de posição
.

Posição do Árbitro de Baliza
· Colocado sempre atrás da linha de saída de baliza, e colocado a cerca de 3 a 4 metros de um dos postes.

Posição do Árbitro Central
· Colocado sempre atrás dos jogadores da equipa atacante, deslocado para a linha lateral contrária à do seu companheiro.

Graficamente será
Continua

O Regras

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas para isso é preciso que eles compareçam ao jogo.

Não percebo como é que este tema ainda não foi abordado pelo blogue.

Se os árbitros têm açguma coisa a exigir à federação devem actuar como um bloco e não com atitudes como no fim de semana passado em que compareceram em alguns jogos e noutros não.

Anónimo disse...

O bloguinho da treta, agora quer se complicar com relação ao seu posicionamento e criticas à Árbitragem. Falar de regras de arbitragem é a coisa mais fácil que podes fazer, é só copiar o que está escrito nos livros e transcrever para aqui, não é fácil?
Dficil é colocares um apito na boca e saires usando as regras e ajuizares os lançes do jogo, logo, aplicares na prática tudo aquilo que se aprende lendo. Pois é, como eu gostaria de te ver a arbitrar um jogo de Andebol, modalidade que te achas conhecedor suficiente para fazeres as tuas criticas. Sabes o que penso eu e muitos outros que aqui andamos na modalidade, és a negação da modalidade e se queres um conselho escreve sobre outros assuntos, por exemplo: desculpa não sei qual seria o melhor assunto para comentares, só seu que não o Andebol.

Anónimo disse...

Torneio Internacional de Doha: Portugal entra a ganhar
No jogo que deu início ao Torneio Internacional de Doha, Portugal venceu por 38-28 a equipa francesa US Ivry.
Depois de um curto estágio em Almada, a Selecção Nacional A masculina está no Qatar a participar no Torneio Internacional de Doha.

Naquele que foi o jogo inaugural do Torneio, a Selecção Nacional revelou-se mais forte que o US Ivry. Portugal começou a ganhar vantagem no decorrer do primeiro tempo de jogo e, ao intervalo, a vantagem nacional era de sete golos: 19-12.

No recomeço do jogo, Portugal manteve o ritmo e não possibilitou ao Ivry a recuperação; por outro lado, a Selecção Nacional conseguiu aumentar mais a distância no marcador e, no final, o resultado final foi 38-28, com Portugal a alcançar a primeira vitória no Torneio Internacional de Doha.

"Este foi o primeiro jogo do Torneio e o primeiro jogo da temporada e estou muito satisfeito. 38 golos marcados, um bom ritmo de jogo e bons contra-ataques. A nível da defesa também estivémos muito bem e o Hugo Figueira teve uma boa prestação na baliza", referiu o seleccionador nacional Mats Olsson. "Os objectivos técnicos e tácticos que tínhamos para este jogo foram cumpridos", concluiu.

Por Portugal, alinharam e marcaram Hugo Figueira e Hugo Laurentino (GR), Carlos Carneiro, Fábio Magalhães, Claudio Pedroso (4), Inácio Carmo (2), Bosko Bjelanovic (4), João Lopes (2), Nuno Pereira (5), Luís Bogas (1), David Tavares (7), Jorge Sousa (1), Nelson Pina (3), Tiago Rocha (6) e Bruno Moreira (3).

A completar a 1ª jornada do Torneio, realiza-se ainda esta quarta-feira o jogo do Grupo A, Qatar - Itália.

Amanhã, quinta-feira, Portugal defronta a República Checa, pelas 17h00 locais, em jogo a contar para a 2ª jornada do Torneio Internacional de Doha.

Anónimo disse...

Ao comentador das 14~.41, só tenho a dizer-lhe que deves muito apitador, pois árbitro não és de certeza, o comentário que feito acerca da matéria que o blog publica, deve estar a afectar e muito o ego que sentes pois deves ser dona da verdade e deves ser dos tais que tens um livro só para ti. Eu sou árbitro e não comungo, essas ideias, pois tudo o que me poder ajudar na minha função é sempre bem vindo, infelizmente existem muitos como o comentador referido e é pena pois a modalidade precisa mais de árbitros e menos de apitadores ao KM .

Um árbitro

Anónimo disse...

Resposta oa Árbitro das 17:19

És Árbitro? onde?
Deves ficar orgulhoso todos os dias que este bloguinho fala mal de todas as arbitragens, ou será que tu és o Banhadas?
Olha vou-te dizer uma coisa, sou sim, tenho muito orgulho de ser, mas fico muito chateado quando pessoas atacam os árbitros e principalmente quando se vê que sem fundamentos técnicos e de conhecimento na matéria para falarem ou escrevem o que lhes vem nos c.......
Se és Árbitro, o que eu duvido, deves saber que coisinhas sobre arbitragem como estas que foi publicado não te vão ajudar em nada, ou lá no Regional onde se calhar apitas não te ensinam isto?
Será que vais ser um bom Árbitro lendo o Banhadas?
Fica é calado e não denigras a imagem dos teus colegas.

Um outro ÁRBITRO (percebes o tamanho da letra?)...

Anónimo disse...

Infelizmente, não sou eu que denigro a imagem da modalidade, são textos como o teu ( seu ) que o fazem, devias era preocupares-te sim com as verdadeiras criticas acintosas, como aquelas que vêm no site de uma associação com responsabilidades na modalidade, e não com criticas dizendo o que se passa na realidade, pois por acaso, tal como tu ( você ) também leio este blog, e nunca vi criticas a chamar tendenciosos aos árbitros, nem habilidosos, mas é pena que um apitador , não tenha bom senso. Pois em vez escreveres árbitro com letras grandes devias era trabalhar para passares de apitador a árbitro.

Um árbitro