gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ultima Hora - A Perpetuação do Poder – Eleições - Parte III

Depois dos dois “post” dedicados ao tema, eis que surge, no Portal da FAP, as listas entregues para as eleições em causa, disfarçadas e camufladas nem notícia anterior sobre tema, criando dificuldades a quem estava à espera de uma noticia em destaque, ficou com as suas expectativas frustradas, e é pena o critério editorial utilizado para estas noticias, bem mais importantes do ida do Seleccionador a colóquio, ou outras similares que surgem em primeiro lugar.

A aceitação das Listas deu origem a um esclarecimento do Presidente da Mesa da Assembleia Geral actual e futuro, cujo conteúdo esta correcto do ponto de vista formal, peca no entanto segundo a nossa opinião por esclarecer quais foram os 27 delegados que as subscreveram, e a divulgação desse dado seria um acto de transparência puro, que todos gostariam de ver na entidade máxima que gere a modalidade.

Na constituição das listas, diz nomeadamente o ponto 8 do artigo 6.º Do Regulamento Eleitoral , o seguinte:

8. As listas de cada órgão, excepto a Direcção, deverão conter, além do número total de membros, um número de suplentes não inferior a um quarto.”

Constata-se no entanto, que o mínimo para os Órgãos Conselho de Justiça e Conselho de arbitragem, que são compostos por cinco elementos efectivos, é de 1,25, e apenas é descriminado 1 suplente, ora no nosso entender, apesar dos arredondamentos em termos puramente matemáticos puderem ser feitos para baixo, quando é inferior a 1, 5 ou para cima com valor igual ou superior, entendemos, salvo melhor opinião que aqueles dois órgãos não possuem os suplentes suficientes, pois o seu numero é inferior ao mínimo estabelecido.

Das listas presentes verifica-se que se mantêm quase na totalidade os actuais membros, com raras excepções, sendo o Conselho de Arbitragem, aquele que sofre maiores ajustamentos estruturais, obrigatórios face aos novos Estatutos. E o Conselho de Disciplina, em que apenas se mantêm o actual Presidente, de resto tudo na mesma, não é de esperar grandes diferenças ou melhorias na actuação da Federão.

O Conselho de Arbitragem , um dos Órgãos mais mediáticos e visíveis da FAP, apenas altera a sua Estrutura Orgânica, e mantêm-se quase todos os elementos, até aqueles que aparentemente são novos é uma falsa questão pois , temos conhecimento de que tem estado a exercer as funções de Avaliação ( ilegalmente no nosso entender ), Casos de João Costa e Manuel da Conceição. Depois remete para “escanteio” Armando Pinho, que passa a suplente, e entra António Goulão. E estranhamos que na secção de avaliação, estejam dois elementos que estão a fazer Observações, pois por uma questão de ética e moral, é nosso entendimento que não o deveriam fazer. E é pena.

Os Candidatos :

Presidente da Federação :
Henrique José Xavier Torrinha Cardoso,

Mesa da Assembleia Geral :
Presidente
- Pedro José Del Negro Feist
Vice-Presidente - Aparício Barbosa Da Silva Braga
Secretário - José Manuel Lopes Costa
Suplentes - Valdemar Augusto Pais Patrício

Conselho Fiscal:
Presidente - Raúl Miguel Castro
Vice-Presidente - Gonçalo Nuno Bertolo Gordalina Lopes
Vice-Presidente - José Carlos Tagarro Nogueira
Suplente - João Manuel Lourenço Jóia

Conselho De Disciplina:
Presidente - António Manuel Furtado De Sousa
Secretário - António Gil Pereira
Vogal - Isabel Maria Batista Garcias
Suplente - Mónica Ferreira Pinto Dos Santos Lopes Alves Dinis

Conselho Justiça:
Presidente
- Pedro Maria Cardoso Gonsalves Mourão
Vice-Presidente - João Carlos Marques Flamino
Vogal - José Manuel Matos Mota
Vogal - Luís Carlos Laia Vasconcelos Salgado
Vogal - Simone Gonçalves Silva Duarte
Suplente - Américo Alves Antunes Claro

Conselho De Arbitragem:
Presidente - António José Nogueiras Galambas
Vice-Presidente - João Tiago Joaquim Costa
Vice-Presidente - José Augusto Sousa Cardoso Ribeiro
Vogal - Manuel António Varela Da Conceição
Vogal - António José Namorado Carvalho Afonso Goulão
Suplente - Armando Figueiredo Pinho

  • Secção das Competições não profissionais : - Presidente - António José Nogueiras Galambas, Vice-Presidente - José Augusto Sousa Cardoso Ribeiro, Vogal - Manuel António Varela Da Conceição.
  • Secção De Avaliação Dos Árbitros : - Presidente - António José Nogueiras Galambas, Vice-Presidente - João Tiago Joaquim Costa, Vogal - António José Namorado Carvalho Afonso Goulão.

Conselho Técnico:
Presidente - Fernando Jorge Gonçalves Pais
Vice-Presidente - Jorge Manuel Rodrigues Santos
Vogal - Nuno Manuel Tavares Trancoso
Suplente - Valdemar Santos

E assim vai a Perpetuação do poder , e como diz um nosso leitos, o período de reflexão já lá vai , porque as listas apenas foram divulgadas a 16, conforme a data da nota informativa do Presidente da Assembleia Geral.

Iremos estar atentos e divulgaremos todas as novidades que formos tendo

O Jurídico

18 comentários:

Anónimo disse...

E a Direcção ?

Anónimo disse...

As pessoas só lá estão porque os outros não querem lá estar ou porque a maioria quer que lá estejam.
Concordo também que podia haver mais transparência para os outros não terem argumentos para dizer que não tiveram maneira de concorrer.

Anónimo disse...

Felizmente que a nossa vida desportiva não é comandada pelos blogs, senão seria uma desgraça.
Antes, no tempo da outra senhora, o presidente era eleito porque comprava as associações. Era uma corrupção. Agora as associações só têm 30% dos votos e a direcção é eleita porque houve pouco tempo para elaborar listas. Mas vocês não se enxergam? Ontem o defeito era do cu, agora é das calças, mas em que é que ficamos afinal? Já era tempo de se medirem bem de cima a baixo e verificarem que o vosso papel é muito estranho, mesmo muito estranho. Devem ter uma fórmula de democracia nova que eu ainda não entendi, pois esta nova lei tem menos de um ano e já não serve, não entendo. Ou será que toda a gente vende a alma ao diabo menos vocês?

Anónimo disse...

Para alem do processo rocambolesco e pouco democrático, estas eleições? e porque? Ambição do poder, Medo de perder? Sei lá pessoas com anos de experiencia ainda participam nestas jogadas de bastidores e sem sentido, o Andebol não merecia isto.
Mas as QUOTAS previstas na Lei de presenças de Dirigentes Femininas não foi respeitada, fácil de ver … como é não existem dirigente do sexo feminino para acompanhar os dirigentes de longa data.
Esqueceram-se desse pormenor.

Anónimo disse...

As associações só têm 30% dos votos.
Podem informar quem tem os outros 70%.
Obrigado

Anónimo disse...

Continuamos sem saber ao dia de hoje, como vai acabar a cena de pancadaria com invasão de campo, ferimentos, reforço policial, etc., no jogo de Juvenis entre o Belenenses e o Benfica disputado há mais de uma semana no Pavilhão do Restelo, em que contráriamente ao que é normal, anda tudo muito caladinho .

Será para ver se nos esquecemos todos do triste espectaculo que foi dado assistir ao vivo, ou será que ainda estão a "combinar" com os Clubes qual os "castigos" que deverão aplicar ?

Se fossem dois Clubes mais pequenos, já tinham resolvido tudo isto, assim .....

UM ÁGUIA TRISTE

Anónimo disse...

Os votos da AG da FAP são assim distribuidos: Associações (todas juntas)30% ANCANP 30% AJAP 15% APAOMA 7.5% ATAP 7.5%. BLOGS 0%

Anónimo disse...

Subscrevo plenamente o comentario das 13.00;
O Juridico anda um pouco distraido e depois ha que desancar em tudo e todos.
Toda a gente teve hipotese de se candidatar a estas eleições.
Quem quiser saber as regras do "jogo" que consulte os estatutos da FAP.
A que proposito tem o Presidente da AG de divulgar os subscritores da lista?
Quem quiser pode consultar o processo e impugna-lo, se for caso disso.
O Presidente da AG da FAP é uma pessoa impuluta e fora de qualquer suspeita.
Dá-me a impressão que o Juridico so quer protagonismo e entrou na politica do "Bota abaixo".
Parece que ninguem serve nestas listas.
Ate agora a FAP desconsiderava o Antonio Goulão, agora que foi escolhido para integrar o CA já não presta?
Vão-se catar

Anónimo disse...

Ao anónimo das 13:00

As associações e a nova associação de clubes de andebol não profissional (criada a correr e sem ninguém saber quem são os associados) pelo facto da Liga ter acabado, têm a maioria.

Por isso continua tudo na mesma, as associações e essa associação do nada, continuam compradas pela FAP.

Não tente deitar areia nos olhos, das pessoas que estão atentas e sabem como é que as coisas são feitas.

Paulo Andrade

Anónimo disse...

àguia triste mas mesmo triste e parva se queres saber o desfeicho vai perguntar aos agitadores do costume e que são do Benfica. os nomes são um Tiago que se julga árbitro e que devia levar ums murros dos árbitros que se deviam juntar e de umagorda que anda nas bancadas a fazer peixarada e sempre contra o Belenenses só porque o marido e filho foram corridos do Belenenses.Viva ao Belenenses

Anónimo disse...

A direcção pelos novos estatutos são da responsabilidade do presidente da direcção (previsto na nova lei),as listas segundo a lei deverão ser apresentadas aos delegados unicamente após o dia de fecho de candidatura esta subscrita por um numero de delegados.
O acto de serem publicas só a partir da autorização do presidente da mesa ou do desjo dos subsicritotres das listas (só votam delegados)
É bom discutir e opinar está de parabens o BANHADAS, mas é também necessário ter conhecimento mais profundo

Anónimo disse...

ANCANP-Associação nacional dos clubes não profissionais

Ora como é que esta associação tem 30% se o presidente(JCC) desta associação não esta inscrito no Andebo a nivel federativo, visto que deixou o Xico Andebol, tornou-se uma associação fantasma! que tem a mesma presentagem de votos que a AJAP+APAOMA+ATAP=30%???
Parece as eleições no Afganistão, nem o OBAMA consegue por o nosso processo eleitroal na ordem.
Assim não dá Sr. Presidente da Assembleia Geral Pedro Feist o seu papel é ser o garante da legalidade democratica, penso eu de que.....

Anónimo disse...

Faltam 10% será que os vão ser dos blogs.

Agora comprendo as boas nomeações aos arbitos da direção da APAOMA

Anónimo disse...

A federação tem de contratar os blogistas, muita produção 0:32, 2:59, 6:44, 7:58,trabalham até muito tarde e entram de madrugada.

Anónimo disse...

O jurídico está correcto ele não desancou em ninguém , nem no presidente da mesa da AG, segundo aquilo que li ele apenas falou num acto de transparência, e nem comentou a entrada do A.Goulão nas listas , parece-me é que existem alguns desatentos. Parabéns pelo texto, que é de quem conhece e bem a modalidade segundo me parece.

Anónimo disse...

Comentário das 0:32, de 21 de Outubro :

Pelo comentário, percebemos perfeitamente que a "rapaziada" do Belenenses anda bastante nervosa com o desfecho deste acontecimento e muito provavelmente de "outros" que estarão para aí a "rebentar" a curto prazo .

Parece-nos que já nem os "pasteis de nata" de Belém vos poderá "salvar" .

Peçam algum medicamento para se controlarem e acalmarem no Posto Médico .

UM ÁGUIA TRISTE

Anónimo disse...

Ao águia triste só tenho a dizerque o Belenenses é grande e nunca tevemedo denada.Mas,comooBenfica é grande e compratudo talvez possaajudar o Belemzinho a correr comaquelas pessoas queforammencinadas. Tenho dito,mas se for preciso o clubelavamaislouça

Anónimo disse...

Volto a aconselhar a "rapaziada" do Andebol do Belenenses a consultar o Posto Médico do Clube, se é que ele ainda existe.

Se já não existir, recorram urgentemente aos Hospitais ou Centros de Saúde da área das vossas residências, porque o "mal" infelizmente está a alastrar rápidamente .

Depois façam um favor: se quiserem responder a alguns comentários, arranjem alguém que consiga fazê-lo em Português legível e percetível, porque quem o fez as 23:44 de 22 de Outubro, não nos permite que consigamos entender absolutamente nada, ao ponto de nos estar a falar de lavagem de roupa suja, pelo que deve ter entrado por lapso no blogger errado (será que pensa que estará em alguma campanha de venda de electrodomésticos a baixo preço?).

UM ÁGUIA TRISTE