gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Analise das Nomeações – Fim de Semana – 8/09

Analise deste de fim de semana, é bastante sucinta, face à não realização de jogos das principais Provas Nacionais, com excepção do Campeonato Nacional de Seniores Feminino. Recordamos de que, se trata somente de uma analise.

No passado fim de semana foi uma anarquia total, com jogos sem nomeação directa de duplas , por parte do CA da FAP, endereçando essa tarefa para as Associações Regionais. Fomos sendo informados pelos nossos leitores da falta de árbitros a jogos importantes, e especial nas camadas mais jovens, é uma situação que merece da nossa parte um total repudio, pois as Associações deveriam realizar cursos de arbitragem , dentro dos planos de formação, mas não , os clubes indicam os nomes, mas posteriormente a formação é nula, deveriam ser fortemente penalizadas as Associações que não englobam nos seus planos de formação cursos de Arbitragem, a Modalidade é que não pode, nem deve ser prejudicada. Felizmente este fim de semana, verificamos que estão nomeadas duplas para todos os jogos, mas o seu número é diminuto, face à paragem de uma série de Campeonatos. Presumimos nós, que este problema vai voltar nos próximos tempos, esperamos que não.

PO09 – Campeonato Nacional 1.ª Divisão Seniores Femininos

Lamentavelmente, com um numero diminuto de jogos o CA da FAP, e mais uma vez esta prova não mereceu ( com raras excepções )o beneplácito de nomeações utilizando todas as duplas do escalão mais elevado. Realizam-se apenas 9 jogos desta prova e mesmo assim apenas são nomeados 4 duplas da Elite e do Grupo de Trabalho de Árbitros Jovens, com uma elas a efectuar dois jogos. É pena.

Restantes Nomeações

Apenas analisaremos apenas, as nomeações para a PO20 , que diga-se desde já tem jogos bastante interessantes pelo equilíbrio que em principio irão ter, e desta forma merecem um maior cuidado na nomeação das duplas que os vão dirigir. E na verdade verificou-se tal facto, no entanto não se entende que 6 duplas da Elite, não tenham nomeações, pois provavelmente teriam cabimento. E verificam-se que algumas das nomeações foram efectuadas ( no nosso entender ) , não por critérios desportivos mas economicistas.

O Analista

7 comentários:

Anónimo disse...

oh meus amigos vocês querem milagres??
como estão os pagamentos aos árbitros?
quanto é que pagam aos árbitros?
que equipamentos dão aos árbitros?
quais as condições de segurança que os árbitros têm?
Depois de responderem a estas perguntas secalhar já é compreensível a falta de árbitros! Com estas condições só vai para arbitro quem é burro!! (que me desculpem todos os árbitros que se dedicam com afinco a este tão ingrato trabalho).
Enquanto continuarem a dar estas condições aos árbitros a tendência é para piorar. Não ponham as culpas nas associações que elas não podem fazer milagres...

Anónimo disse...

Pois é, a AABraga levou a efeito um Curso para Arbitros Regionais Estagiários, durante o fim de semana passado.

Quer gostem, ou não, é a única que vai fazendo alguma coisa nesse ambito, as outras incluindo a FAP é uma apatia geral...

No entanto a culpa é de alguém, adivinhem? CA da FAP ou APAOMA? talvez de ambos, ou de todos nós.

Há que reflectir e ver o que se pretende para o futuro da arbitragem nacional, por este andar não vamos a lado nenhum...

Um adepto de Andebol, mas cuidado, até não sou do Norte.. gosto muito de comer pasteis de belem...

Anónimo disse...

As associações não podem fazer milagres, mas podem fazer cursos! É uma vergonha termos as associações com pessoas à frente destas, que são remuneradas (como é o caso da minha) e temos que pedir árbitros a uma associação (cujo presidente não é remunerado) que tem árbitros para dar e vender!
Leio aqui, com frequência, insinuações (e acredito que parte delas sejam reais) contra o presidente dessa associação (não a cito para não fazer publicidade!), mas na hora da verdade, quando é preciso dizer presente, nas mais diversas situações, eles estão sempre dois ou três passos à frente dos outros! A minha filha pediu, deixaram-na e por isso foi tirar o curso de árbitros, a semana passada, a esta associação. Disse-me que estava a sala cheia de candidatos e que todos mostraram disponibilidade para arbitrar. Inscreveu-se no curso, não pagou nada e ainda teve direito às refeições. O que é que eles têm de diferente dos outros?
Perdemos aqui muito tempo com mesquinhices de bota-abaixo contra tudo e contra todos, principalmente contra a liderança desta associação. Possivelmente valeria a pena perder algum tempo a olhar para aquilo que eles fazem bem, e divulgarmos as boas práticas.
O clube onde joga uma outra filha minha está inscrito nesta associação, de uma forma “contra natura”, porque é de outro distrito. A mim pessoalmente, porque tenho tiques de bairrismo exacerbado, custava-me (felizmente já passou!) ver a minha filha a representar na selecção regional um distrito que não é o meu, nem o dela. Mas a verdade é uma: desde que este clube foi para lá, é sempre a subir e transformaram-se rapidamente num dos melhores clubes de formação nacional. Volto a perguntar: o que esta associação tem de diferente das outras?
Deixo aqui um repto ao presidente do meu distrito: estar presente nos eventos públicos onde mete fotos e tudo, não tem nada de mal, mas possivelmente também não haveria problemas de maior se dedicasse mais tempo aos reais problemas da sua associação. Se tem falta de tempo, deixe ficar o lugar que possivelmente alguém o vai ocupar com mais empenho.

Jorge Almeida disse...

Banhadas Andebol:

Serve a presente para informar que "tropecei" num blogue que desconhecia que existia.

O seu link é o seguinte:

http://andeboldebase.blogspot.com/

Pelo que vi, trata-se dum blogue recente, e com mensagens de boa qualidade, com preocupação em abordar assuntos técnicos.

O seu autor é, nem mais nem menos, que o Sr. Prof. António Cunha, homem conhecido de todos os amantes do andebol nacional, e com um curriculum vitae que faz inveja a muita gente.

Pedia a si, como administrador do blogue, que informasse os seus restantes leitores da existência de tal blogue, pese embora toda a controvérsia à volta do autor e administrador do novel blogue.

Anónimo disse...

Dupla de árbitros foi suspensa por erro grosseiro

A dupla de árbitros de andebol constituída por Mário Coutinho e Ramiro Silva foi suspensa preventivamente e está a ser alvo de um processo disciplinar, após um erro técnico grave no jogo Madeira SAD-Belenenses, onde desqualificaram o belenense Nélson Pina, no último minuto, por conduta antidesportiva, não tendo depois mencionado o facto no relatório. O atleta acabou por não ser punido, conforme se previa, tendo defrontado o ABC na última jornada. O erro foi descoberto porque as gravações de vídeo e a estatística mencionavam o facto e o relatório não. A dupla também esteve na origem de uma repetição de cinco minutos de um ISMAI-Sporting, para a Taça de Portugal, igualmente por erro técnico.

Jorge Almeida disse...

Analista:

O que é que se terá passado no jogo entre o Madeira SAD e o Belenenses para que a dupla de arbitragem Ramiro Silva e Mário Coutinho tenham sido preventivamente suspensos?

Estive a ver as crónicas deste jogo disponíveis na internet, e nenhuma destas crónicas se refere a nenhum incidente de arbitragem.

Entretanto, perguntei a Carlos Capela (por intermédio do blogue dele) se sabia do que se tratava. Podia acontecer de saber. Respondeu que não sabia nada do assunto.

No entanto, o nome desta dupla aparece como suspensa no ultimo registo disciplinar publicado pela FAP (o 8º, por sinal).

Anónimo disse...

Pois é, a AABraga levou a efeito um Curso para Arbitros Regionais Estagiários, durante o fim de semana passado.

Quer gostem, ou não, é a única que vai fazendo alguma coisa nesse ambito, as outras incluindo a FAP é uma apatia geral...

No entanto a culpa é de alguém, adivinhem? CA da FAP ou APAOMA? talvez de ambos, ou de todos nós.

Há que reflectir e ver o que se pretende para o futuro da arbitragem nacional, por este andar não vamos a lado nenhum...

Um adepto de Andebol, mas cuidado, até não sou do Norte.. gosto muito de comer pasteis de belem...

29 de Outubro de 2009 16:22

A.A.Beja Curso de Árbitros em Portalegre
A Associação de Andebol de Portalegre organiza Curso de Árbitros e Secretários de Mesa a 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2009

Afinal não é só AAB que faz cursos.
Beja também faz e fica no deserto.