gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Contributos Para o Andebol Feminino

Pretendendo contribuir para um desenvolvimento sustentado do Andebol Feminino, os colaboradores deste blog, elaboraram um conjunto de propostas, que pensamos poderão contribuir para tal. Não pretendemos ser os donos da verdade absoluta, portanto estaremos sujeitos a criticas e, todas serão bem vindas desde que contribuam para um melhoramento efectivo das nossas propostas.

Assim , indicaremos algumas das medidas :
  • Valorizar os clubes de formação, criando um regime de excepção para as transferências, estabelecendo valores bastante superiores aos actuais, de valorização , quando se verificarem transferências , para Clubes situados nos 8 primeiros lugares do último Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. A exemplo do que a Federação consagrou quando encareceu as transferências de atletas das Provas Federativas para os Clubes da extinta Liga 
  • Como não se pode limitar a inscrição de Atletas que não podem representar as Selecções Nacionais, encarecer os valores a pagar pelos clubes para atletas que não possuam um mínimo de Internacionalizações ( a estabelecer consoante o ranking EHF ) , desta forma poderíamos ter a possibilidade de apenas virem atletas que possam representar uma mais valia, para a modalidade.  
  • Acabar com o regime de excepção para as equipas das regiões Autónomas , conforme o que se encontra estipulado no art.º 2 do regulamento especifico da PO09 ( Terão que possuir duas (2) equipas dos escalões de formação a participar nos Campeonatos Nacionais (com excepção das equipas das Regiões Autónomas). Na época 2011/12 os Clubes terão que possuir 4 escalões de formação a participar nos Campeonatos Nacionais (com excepção das equipas das Regiões Autónomas ). Ou seja obrigar as mesmas a possuir também escalões de formação. Mas estabeleça-se uma moratória dos 4 escalões de formação, que na situação actual é uma “aberração”, que pode levar a que muitos clubes acabem. Mantenha-se apenas as duas , mas em situação de igualdade para todos os participantes. 
  • Valorizar substancialmente os critérios fixos e variáveis na atribuição de verbas às Associações, para todas aquelas, que possuírem Campeonatos Regionais de Andebol Feminino , nos diversos escalões , com um mínimo de 4 equipas, a ser disputado até ao fim.
  • Aplicar os critérios anteriormente estabelecidos embora com valores inferiores, a todas as Associações , que realizarem provas Inter regionais, por não possuírem os mínimos estabelecidos. 
  • Estabelecer critérios rígidos para a atribuição do Estatuto de Alta Competição, obrigando ao cumprimento de , por exemplo : disponibilidade Obrigatória para representação nas Selecções Nacionais, por um período mínimo ( a designar ). 
  • Criar um verdadeiro Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, com um máximo de 10/12 equipas, com uma formula verdadeiramente competitiva, e em que não seja possível , que o Campeão Nacional seja conhecido com antecedência ( criando por exemplo um Play Off , em que as 1/2 Finais e Final fossem disputadas à melhor de cinco jogos ), e onde as descidas seriam disputadas em jogos de apuramento com os 1.º e 2.º Classificados da 2.ª Divisão a criar ) . Para esta prova a Federação deveria procurar através do seu departamento de marketing um sponsor para a mesma. Criando, com foi para a PO01 e PO04, uma imagem de promoção. 
  • Criar uma segunda divisão Nacional, onde os acessos, apenas seriam possíveis através de Campeonatos Regionais e ou Inter Regionais ( Desta forma obrigar-se-ia as Associações a trabalhar ) .
 Por hoje deixamos aqui algumas sugestões, esperando, brevemente e após as criticas/sugestões enviadas, corrigir alterar e ou acrescentar outras ideias.

O Administrador Delegado.

20 comentários:

Anónimo disse...

Não sou fã dos blogs , mas leio-os e pela primeira vez , vejo um texto com pés e cabeça e que na realidade é uma achega para a modalidade, em especial no feminino, podemos não estar de acordo com algumas das propostas, ou pelo menos como estão expostas, mas é um passo agora estou curioso para ver os comentários que vão surgir, por parte daqueles que estão sempre de teclado afiado para escrever a criticar, parabéns

Anónimo disse...

Falta Uma:

Um Seleccionador que saiba o que está a fazer e com experiência. Infelizmente não é o caso.

Anónimo disse...

Não sabia, obrigado pela informação, então as equipas da madeira estão isentas de ter equipas dos escalões de formação, porquê, são de uma região desfavorecida, então e as outras de Castelo Branco, Alentejo, trás montes e outras , é para poderem investir em atletas de formação que vão buscar às outras equipas, mas que critérios de igualdade são estes. Ajudem-nos que o Andebol está moribundo

Anónimo disse...

identifica-te e vais tu candidatar-te ao cargo...para ver se a federaçao te aceita....com a tua dita "experiencia"

Anónimo disse...

identifica-te e vais tu candidatar-te ao cargo...para ver se a federaçao te aceita....com a tua dita "experiencia"

ADCandebol disse...

hoje só tenho tempo para uma pergunta:

Explica como é que as Equipas Madeirenses podem ter esquipas nos Campeonatos Nacionais Jovens?

Têm de ter esses escalões, claro que sim, mas Campeonato Nacional é jogado pelo Campeão Regional.

Anónimo disse...

Para não dizerem mais asneiras, as equipas da Madeira estão limitadas na sua participação Nacional regular ao nível da formação, porque a FPA não quer pagar as viagens à Madeira, para que as equipas de formação da Madeira possam participar em pé de igualdade com as equipas do Continente.
É só isso. E ao contrário do que querem insinuar, as equipas da Madeira queriam muito participar a nível Nacional e só assim podem evoluir. Não é participando numa fase final concentrada (sem terem direito desportivo para isso) que as equipas da Madeira vão evoluir.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Ah Ah AH,
FPA suspende Alexandrina Barbosa (dá conhecimento à EHF e Federação Espanhola), só se foi na Selecção.
Como era de esperar a FPA não tem força nenhuma e a Alexandrina continua a jogar e ainda ontem jogou pelo seu clube e marcou 5 golos.
A FAP pensa que somos todos tontos. Se a Alexandrina recusou jogar pela Selecção Nacional é porque já tinha o convite da Federação Espanhola.
E vai jogar o próximo Europeu em Dezembro de 2010 por Espanha.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Sabem porque a FAP não cria um sponsor para o andebol feminino?
Não? quantas equipas de feminino tem no norte?
É isso.

Anónimo disse...

O sr. Paulo de Andrade farta-se de deitar comentários , mas em relação ao tema ainda não disse nada de útil, para melhor o tema ou contribuir para o mesmo , apenas fala da Alexandrina como se a mesma fosse uma heroína, é uma tristeza este tipo de comentários, mas enfim é o que temos. Eu peço-lhe que contribua para o desenvolvimento do Andebol feminino. E diga de sua justiça quanto às equipas da Madeira é um falso problema. Pois quem paga as viagens não é a FAP, mas o IDP, quando se trata do continente para as ilhas , quando das para o Continente é o Governo regional.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 13:58
Claro que é o IDP que paga as viagens do Continente à Madeira.
Agora diga isso ao Torrinha para ele abrir o acesso das equipas de formação da Madeira à fase regular dos Campeonatos Nacionais.
Até as equipas seniores da Madeira, não tem muitos anos (no tempo do outro ditador LS) que disputaram o Campeonato Nacional numa fase final de 3 dias.
Não sabe do que fala.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Não te preocupes com quem sou eu. preocupa-te com a selecção feminina porque essa precisa de muita atenção, pena é que a tua qualidade e experiência não permite corrigir uma serie de aspectos que não funcionam.
As criticas são permitidas a todos aqueles que vivem o andebol feminino, é pena que as pessoas da federação não querem saber do andebol feminino, por isso é que colocaram um treinador qualquer, sem experiência e qualidade.
Qual é o curriculum do seleccionador? Eu nem sabia que ele era treinador.
Abraço

Anónimo disse...

Olá bloguistas..
Tenham lá calma, importante é que haja andebol para entreter e passar o tempo, quem paga não interessa e se assim não for ficamos a olhar para as paredes e engordamos, deve haver uma 1ªe 2ª divisão para melhor competetividade,sendo de facto pena ver as equipas da Madeira se aproveitarem da formação dos outros só porque podem gastar sem problemas o (euros) que é de todos.Mas, é o País que temos, aproveitem em quanto há. Cumprimentos e haja andebol.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 23:11
Para que saiba (não sei se sabe), existem 2 equipas da Madeira no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Uma dessas equipas (S Madeira) é constituída APENAS por jogadoras da Madeira. A outra equipa (Madeira SAD) mais de 50% das jogadoras é da Madeira.
Não estou a ver onde é que se aproveitaram da formação dos outros.
Paulo Andrade

Anónimo disse...

Há clubes com escalões de formação tanto masculinos como femininos, que vão buscar atletas a outras equipas da região onde se inserem com a desculpa que se querem ter hipoteses de irem às selecções só nesses clubes é que terão hipotese (entenda-se que são clubes com protocolos de formação assinados).
Eu não sei como se processa a chamada de atletas nos escalões de formação às respectivas selecções, mas é com muita pena que vejo este tipo de coisas acontecerem.... Pois não devia ser desta forma que se vão buscar atletas quando se diz à boca cheia que têm protocolos assinados. Se assim é, que formem os atletas e não os vão buscar outros com este tipo de desculpa!!!!
Se formos a ver bem, são os pequenos clubes que para além de participarem em campeonatos nacionais e também regionais que muitas vezes formam atletas para depois outros com mais estrutura (graças muitas vezes a apoios como atrás referidos) os vão buscar.

Tudo, mas mesmo tudo devia ser melhor organizado no andebol em Portugal.

Anónimo disse...

este paulo andrade so manda e postas de pescada!

Jorge Almeida disse...

Para o Banhadas, e para mais quem queira contribuir com ideias para o desenvolvimento do andebol feminino,

chamo a atenção para o facto de existir um tópico sobre andebol feminino no fórum www.setemetros.com (link http://www.setemetros.com/campeonato-nacional-1-divisao-seniores-femininos-t11.html).

Quem consultar tal tópico deste fórum, irá constatar que já apareceram algumas ideias, especialmente sobre o futuro das competições nacionais seniores femininas.

Com isto, não quero desvalorizar a discussão que se possa desenrolar aqui. No entanto, acho que o tipo de discussão que estes assuntos geram cabem melhor num formato tipo Fórum que num formato de Blogue.

Anónimo disse...

Como interveniente activo no andebol feminino e amante do andebol em geral, sinto-me na obrigação de informar este blog da incompetência e irresponsabilidade do nosso seleccionador feminino: Fui convidado como ex jogador para participar num jogo de ex praticantes no Pavilhão do Marítimo que se realizava à mesma hora do Jogo Sad - Porto, obviamente que recusei para ver o jogo entre 1º e 2º Classificados do Andebol 1, desloquei-me então para ver o jogo Sad Madeira - Porto. Grande jogo, emoção até ao fim, um grande espectáculo com muito publico, muita gente ligado ao Andebol da Madeira. Pena é que no feminino não podemos assistir a jogos deste calibre, um super Porto e um batalhador Sad Madeira.
Em conversa à posterior soube que o seleccionador Feminino senhor Duarte Freitas, tinha optado por participar no jogo das ex glorias do Andebol, abdicando assim do seu dever de seleccionador e visionar um jogo de Alto nível, isto é inacreditável, um grande jogo na sua terra e ele vai dar uns toques de bola com ex glorias!? Pergunto: Que raio de seleccionador feminino temos nós? Resposta: NÃO TEMOS. Como madeirense isto revolta-me.

ADCandebol disse...

A importância que damos às coisas fica com a consciência de cada um e será sempre discutível.

O que para alguns é importante, para outros parece irrelevante... Julgo que me faço entender.

Não me parece razoável atacar o seleccionador Feminino por não assistir ao jogo de masculinos...

Anónimo disse...

Mais "tralha" para os grandes iluminados da FAP deitarem para o lixo .

Sejemos sensatas e realistas:

- SE ELES NÃO ESTÃO MINIMAMENTE PREOCUPADOS COM O QUE SE PASSA COM O MASCULINO, IAM-SE PREOCUPAR COM O FEMININO?

A MARIA DO ANDEBOL