gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 11 de abril de 2010

Crónica de Fim de Semana – 25

Regresso das principais competições nacionais, e consequente regresso de mais uma crónica de fim de semana.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

2.ª Jornada
Grupo “A”
Madeira SAD 24 – 26 FC Porto
Benfica 22 – 23 Sporting
ABC 19 – 17 Belenenses

Depois de a meio da semana se ter disputado o Sporting/ABC, jogo que faltava para completar a 1.ª jornada, eis que nesta jornada, tivemos mais um Derby o Benfica/Sporting , que terminou com a vitória do Sporting. O FC Porto foi vencer o Madeira SAD, num jogo em que comandou sempre o marcador chegando a ter 7 golos de vantagem , e apenas permitindo um aproximar do marcador nos últimos 15 minutos, e os comandados de Paulo Fidalgo , aos 59 minutos perdiam por apenas um golos 25-24. Foi um jogo com final de emoções fortes e que segundo algumas crónicas existiu “mosquitos por cordas” na parte final do encontro, mas curiosamente o Boletim de jogo nada “espelha”. NO FC Porto mais uma Jerkovic , principalmente na 1.ª parte, foi a principal figura do encontro , num jogo em que as falhas técnicas atingiram números impensáveis , para uma prova desta natureza ( 45 ). O ABC / Belenenses, foi um jogo de total supremacia das defesas , espelhado no número de golos final, e onde com dez minutos de jogo o resultado era de 1-1 , altura em que o Belenenses marcou o seu primeiro golo. E atingiu o intervalo com o resultado favorável ao ABC ( 10-5 ) . O Belenenses efectuou uma forte melhoria do jogo no segundo tempo e cerca dos 45 minutos obtém pela 1.ª vez o empate , chagando mesmo a comandar o marcador 16-15 aos 51 minutos. Mas não conseguiu concretizar a recuperação então efectuada, muito por culpa de Hugo Figueira que fechou a baliza, nos momentos decisivos, com esta vitória o ABC, ascendeu ao 2.º lugar com 32 pontos, a 3 pontos do comandante o FC Porto, passando o Madeira para 3.º com 31 pontos , o Benfica com a derrota diante o Sporting , criou-se um trio a 29 pontos ( Sporting, Benfica e Belenenses ).

Benfica 22 – 23 Sporting

Jogo de alto risco, disputado num pavilhão bem composto, que foi disputa com emoção e alguns momentos de bom andebol, e onde o Benfica começou melhor comandando o marcador até aos 12 minutos ( 6-5 ) , a partir daí o Sporting passou para o comando chegando ao intervalo a vencer ( 15-12 ) . No segundo tempo o Benfica volta a iniciar melhor o jogo fruto da entrada de Ricardo Candeias, mas sem nunca passar para o comando marcador, apesar de várias situações de igualdade, a última foi aos 55 minutos 21-21. O Benfica em alguns momentos do jogo foi uma equipa sem “comando” e sem “estratégia”, e encontra-se diminuído com a ausência de Cláudio Pedroso, e enquanto teve Zaikin , foi uma equipa , após este elemento se ter lesionado ficou sem poder de 1.ª linha. Depois torna-se incompreensível como durante os 30 minutos iniciais, nunca se substitui João Ferreirinho que não estava nos seus dias, permitindo que a 1.ª linha do Sporting funciona-se. O Sporting com uma defesa agressiva , raramente efectuou contra ataques , ou remates de 2.ª linha , mas foi compensado com o acerto da 1.ª linha ( Petric 6 golos , Bosko 4 golos e Fábio Magalhães 4 golos ). Curiosamente foi um jogo com poucos livres de 7 metros. No Benfica destacamos Ricardo Candeias ( 53% de eficácia ) e pela negativa Carlos Carneiro que apesar de ter marcado 5 golos continua a efectuar falhas técnicas imperdoáveis, e esteve mal nos remates de 1.º linha . No Sporting mais uma vez o jovem Pedro Seabra foi na nossa opinião um dos melhores elemento em campo. De lamentar a lesão no final do encontro do jovem João Pais. A Arbitragem a cargo da dupla Leiriense Eurico Nicolau/ Ivan Caçador , num jogo muito complicado de dirigir, não esteve mal, até aos 57 minutos , depois foi completamente desastrada, essencialmente no capitulo disciplinar. Ivan Caçador esteve bastante acima de Eurico Nicolau, que continua a passear arrogância.

Grupo B
AC Fafe 25 – 25 S. Bernardo
Xico Andebol 29 – 31 SC Horta
Marítimo 31 – 35 Aguas Santas

Jornada em despertava interesse ver a reacção do Xico Andebol, após os dois extenuantes jogos disputados , no último fim de semana para a Chellenge Cup. A equipa de Guimarães, desfalcada de Rui Silva e de Ivo Silva, demonstrou algumas fragilidades e perdeu mais uma vez com SC Horta, num jogo em que ao intervalo já perdia ( 20-14 ) , e em que a partir dos 45 minutos iniciou uma recuperação. O Fafe obteve um resultado positivo, diante um S. Bernardo que nos parece algo desmotivado nesta fase da prova, mas que deve ter garantido a permanência na prova máxima da modalidade, o jogo foi de equilíbrio constante ao intervalo registava-se uma igualdade a 13 golos. O Águas Santas foi vencer à Madeira o Marítimo num jogo equilibrado até ao intervalo em vencia apenas por um golo ( 16-15 ), dominando toda a segunda parte do encontro. Comanda este grupo o SC Horta com 26 pontos seguido do duo composto pelo Águas Santas e Xico Andebol com 25 pontos , Fafe e Marítimo continuam nos dois últimos lugares ( ambos com 15 pontos ).

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

6.ª Jornada 
Camões 22 – 29 Maria Balaio
G. Sul 21 – 23 S. Mamede
Sismaria 21 – 27 Modicus

Disputou-se a 1.ª jornada da 2.ª volta e começa a aproximar-se a hora da verdade, e todos os jogos eram importantes, até para verificar as diferenças entre os resultados verificados na 1.ª volta. Jornada de confirmação da total supremacia das equipas Nortenhas, com especial incidência nas excelentes vitórias do Maria Balaio em Lisboa diante do Camões, que nesta fase da prova é a grande surpresa pela negativa , com prestações demasiado oscilantes , neste encontro ao intervalo já perdia ( 18-8 ) . A AA S. Mamede continua na sua senda totalmente vitoriosa obtendo mais uma preciosa vitória no G. Sul e apresentando-se como o mais forte candidato ao titulo Nacional, comandando a prova só com vitórias. O Modicus, foi a Leiria obter uma concludente vitória , rectificando desta forma o resultado da 1.ª volta . O S. Mamede comanda isoladíssimo ( 18 pontos ) , seguido do Maria Balaio ( 14 pontos ) , estando as restantes quatro equipas , empatadas com 10 pontos. Na nossa opinião e 4 jornadas do fim da prova a AA S. Mamede e o Maria Balaio são os fortes candidatos à subida de divisão.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

4.ª Jornada
Alavarium 26 – 27 Santa Joana
Juv. Lis 25 – 22 Juv. Mar
G. Eanes 24 – 24 Madeira SAD
João Barros 32 – 17 C. Gaia

Após a disputa dos jogos da Selecção, o regresso da principal prova nacional, e logo com dois sensacionais jogos em perspectiva, O G. Eanes / Madeira , que não defraudou as expectativas e foi um jogo equilibrado que terminou empatado, mantendo as duas equipas as suas fortes candidaturas ao titulo, e o João Barros / C. Gaia, que terminou com uma excelente e expressiva vitória das meirinhas, com um diferencial impensável ( pelo menos por nós ), mas que espelha as grandes dificuldades por que está a passar o C. Gaia . No entanto para nós a grande surpresa da jornada acaba por ser a vitória da Juv. Lis cobre a Juv. Mar, vitória construída na 1.ª parte do encontro. Tornando as leirienses como a grande surpresa pela positiva até ao momento nesta fase da prova. Uma referência para difícil vitória do Santa Joana no recinto do Alavarium , que até ao momento ainda não averbou nesta fase nenhum ponto positivo. A Classificação ao fim desta jornada , é comandada pelo João Barros ( 12 pontos ) , seguido do duo ( Madeira SAD, Gil Eanes ambos com 11 pontos ), estas três equipas ainda sem derrotas, a Juv. Lis ocupa o 4.º lugar e 8 pontos . Apesar de ainda haver muito campeonato por disputar, começam a definir-se os principais candidatos ao titulo. No próximo fim de semana temos mais uma jornada dupla.

O Banhadas Andebol

22 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao São Mamede que já pode encomendar as faixas.

Tem, sem dúvida, o melhor jogador do campeoanto - Daniel Santos.

Anónimo disse...

Não há crónicas para o PO03?

Manuel Silva disse...

Texto de Ataque para que as consciências acordem

Existe uma onda nacional de crítica ao Professor Jorge Rito, pelo menos foi o que eu li nos três blogues. Que ele isto, ele aquilo, e até mesmo crítica de gente do ABC. Mas a verdade é que ele com uma equipa fraquíssima, a pior dos últimos anos, consegue mesmo assim ser o clube para já com mais hipóteses de atacar o título, embora saibamos que dificilmente isso vá acontecer (mas nunca se sabe). O plantel do ABC analisado à lupa tem real valor para ficar entre o sexto lugar e o quarto lugar. Ainda para mais foram a equipa mais prejudicada pela lesões – sem Salgado no inicio da época, e agora sem Bogas. Este senhor com o qual não tenho relação, portanto esta avaliação é isenta, com a equipas que outros tagarelas vaidosos têm, já era campeão nesta segunda jornada.
O mesmo se pode dizer do treinador

João Florêncio. Que muita gente crítica mas o certo é que com aquela equipa de miúdos, está nas seis melhores equipas nacionais e a disputar de igual para igual o campeonato com os ricos.

Tudo isto para dizer que a teoria e a prática são duas coisas diferentes. O senhor Doutor, não desculpem, o senhor Professor Doutor José António Silva não dá uma para a caixa. É aquilo que se chama um Calimero. Ele nasceu para ser modelo, a julgar pelo número de poses que faz durante o jogo. Mas senhor professor com essa estampa física esqueça esse sonho e dedique-se ao jogo. Comece a mandar nos seus jogadores, a discipliná-los. O Rui Silva e o Luís Nunes parecem dois chinos, o Cláudio Pedroso tem a mesma capacidade muscular de quando era júnior e até o Carneiro parece estar a ganhar barriga. Não faça beicinhos como as adolescentes nas fotografias das redes sociais. Trabalhe. Você agora até tem dois adjuntos, dá-se ao luxo de ter um plantel com dois estrangeiros, foi buscar o ponta direito da selecção nacional. A sua desculpa, são os critérios de conduta desportiva, e os jogadores que defendem dentro da área? Você é um demagogo que vai levando a vida e que de certeza não vale um 1/8 do que ganha no Benfica. Posso classificar a sua ida para a Luz como um verdadeiro erro de casting.

E assim vai o nosso andebol nacional? e as nossas faculdades que têm lá gente desta a trabalhar.

Ps. E temos uma personalidade como o Carlos Resende no desemprego.

Anónimo disse...

Gira foi a notícia publicada no site da SAPO. Parece que no Jogo Madeira SAD - Porto, o Professor Paulo Fidalgo marcou um golo.

Anónimo disse...

"No entanto para nós a grande surpresa da jornada acaba por ser a vitória da Juv. Lis sobre a Juv. Mar"... Não percebo porquê!!! A Juv. Lis tem vindo a demonstrar durante todo o campeonato ser uma boa equipa, ao nível de todas as equipas da zona Norte, e com possibilidades de discutir com todas estas os resultados até ao fim.

Anónimo disse...

Como espectador do encontro no pavilhão não dei por nada de anormal dos 57 minutos aos 60 minutos, no aspeto disciplinar.
Quem escreveu a análise ao jogo Benfica-Sporting, poderia citar os casos um a um para eu aprender?
Muito obrigado.
O ADEPTO

Anónimo disse...

Sem duvidas um jogador brilhante e uma pessoa ainda melhor!! Grande amigo e companheiro desde começamos a jogar!!

Anónimo disse...

Vamos ver se a FAP também vai ignorar as declarações do Rui Silva à Benfica TV,tal como vez com a conduta do Carlos Carneiro no final do jogo com o Madeira??

Anónimo disse...

Para o ano vamos ver quem é que leva as faixas

Anónimo disse...

é optimo ver um historico como a academica de sao mamede voltar aos grandes palcos. desejo toda a sorte do mundo a este simpatico clube com uma imensa historia

Anónimo disse...

Camões é a vergonha da PO02, não dignificou a prova na 1ª Fase e depois, como seria de esperar, não tem pedalada para a Fase Final, quem brinca e se coloca em bicos de pés antes de tempo, normalmente acontece-lhe isto... triste! para um dos resistentes da Capital, o nome merece outro respeito e esta equipa não merece as camisolas que envergam.

Anónimo disse...

"Para o ano vamos ver quem é que leva as faixas"

Deixa-me dar um palpite... O Sto Tirso pq o andebol vai deixar de ter arbitros lol

Anónimo disse...

Todos os jornais noticiam problemas no final do jogo Madeira com o porto, mas pelos vistos só os árbitros é que não viram nada e agora as fotos publicadas são um verdadeiro escândalo

Anónimo disse...

deixem estar o santo tirso onde está. não somos perfeitos nem seremos campeões mas a verdade é que ng venha para aqui dizer que somos beneficiados pelas equipas de arbitragem que isso não é verdade.

Anónimo disse...

Já aqui escrevi esta frase, “os treinadores dão as tácticas (malissimamente mal da parte do Sr. Dr. António Silva, pois os jogadores pura e simplesmente ignoram-no) e os árbitros dirigem, e neste jogo foi normalíssimo.”
E mais esta “ao parar o jogo para a amostragem dum cartão amarelo ao treinador do Benfica, mas que se deve dizer dum treinador que tudo o que sucede à equipa do Benfica tem causa directa na arbitragem? Que se pode dizer de um treinador que ainda o resultado está em 0 – 0, nos segundos iniciais e já está com cara de que alguém (arbitragem) é culpada?
O Benfica não se mostrou à altura, ponto final.”
Estas frases foram, aquando do jogo Benfica – Porto. Volto a repeti-las agora para o jogo Benfica – Sporting e continuam actuais, com a agravante dos comportamentos anti-desportivos dos senhores Rui Silva e Carlos Carneiro, esses sim arrogantes e que se julgam os MAIORES, e que não vi da parte de quem comenta nenhum comentário.
Que dizer da conduta asquerosa do Sr. Carlos Carneiro ao cuspir para cima dos adeptos do Sporting?
Que dizer das declarações do Sr. Rui Silva no final do encontro, mal-educadas e que revela um mau perder?
É a célebre conduta que o Sr. Dr. Professor António Silva encoraja a fazer os seus jogadores?
Espero que sejam impostos castigos severos a estes dois pseudo-desportistas.
O ADEPTO

Anónimo disse...

Anónimo 13 de Abril de 2010 12:34 - lá estás tu (outra vez contra) os árbitros. Como é que tu sabes se os ditos árbitros viram a situação?

Que mau feitio tens tu.....

Anónimo disse...

Eu sei que o administrador do bloge irá desculpar a minha ousadia, mas os arbitros não estiveram mal até 57 minutos do fim do jogo.
Sinceramente acho que Eurico e Ivan quizeram percorrer toda a fábula da Rã e do Boi( tanto inchou que rebentou), acho mesmo que em especial o Eurico deve mudar o equipamento para XXL.
Mas isto seria um Pormenor sem importância, não fora o PORMAIOR de esta dupla, face ao investimente nela ocorrido, irá fazer todos os jogos importantes, e irá deturpá-los face aos resquicios de que ainda padece com origem na prova da IHF.
Da análise do jogo podemos concluir que em termos defensivos ( onde se ganham os jogos)uma equipa (SLB) se excedeu mais do que a outra(SCP), mas a primeira foi sempre sancionada ( e bem), a outra praticou o karaté que entendeu e foi sancionada ( muito mal), perante o beneplácio da dupla????!!!!.
Será que em termos de autocritica ( que palavra saudosa), aliás pouco praticável com os artistas em análise, o seu alterego deixará chegar a alguma conclusão?
Se fosse possivel, essa autocritica, talvez ficassemos a saber o porquê de Hugo Rocha, Petrik e Bosko não terem sido desqualificados por acumulação de excluões, tendo em atenção que por exemplo Hugo Rocha no 1º minuto de jogo foi amarelado, por uma prática que utilizou impávido e sereno até ao fim.
Será que o Eurico terá coragem de pôr no relatório tudo o que o Carlos Carneiro lhe falou ao ouvido no final do jogo?
Se não tem,cuidado que hoje em dia a técnica da "Linguagem lida nos Lábios, está muito desenvolvida e, até pelo rubor das orelhas do Eurico, se ficou a saber o que este "Farol" da arbitragem, em Leiria ouviu.
Um conselho a António Galambas, puxe o "travão de mão"a estes "jovens e obrigue-os a reverem o seu estado psicológico ( que está todo baralhado) e, então depois voltem, que serão benvindos.
EU É QUE SOU O ATENTO

Anónimo disse...

Os jogadores do Camões mal treinam, como é que podem jogar?

Na primeira fase ainda conseguiram disfarçar até mais ou menos seis jornadas do fim, porque as equipas concorrentes eram e são todas bastante fracas, incluindo o Ginásio do Sul e a Sismaria que também estão na Fase Final a fazer número e figura de corpo presente, para já não falar das outras equipas da zona Sul
que dão vontade de rir, como o Almada, o Évora, o Alto do Moínho, os Empregados de Comércio, a Juventude de Lis, etc.

É a segunda prova mais importante do calendário desportivo e o nível é bastante fraco, aliás a exemplo do que já aconteceu e continua a acontecer com a PO1, pelo que só assim tem justificação e tem sido possível, as posições actuais do Belenenses, do Xico e do S. Bernardo .

Não nos iludamos com o que não existe, porque o nível de todo o nosso Andebol, cada vez é mais fraco e desinteressante .

O ZÉ ROLINHAS

Anónimo disse...

Sr. EU É QUE SOU O ATENTO de 13 de Abril de 2010 21:11
Quem está baralhado parece ser o Sr. Atento, senão vejamos:
Diz a certa altura do seu texto “Da análise do jogo podemos concluir que em termos defensivos (onde se ganham os jogos) uma equipa (SLB) se excedeu mais do que a outra (SCP), mas a primeira foi sempre sancionada (e bem), a outra praticou o karaté que entendeu e foi sancionada (muito mal), perante o beneplácito da dupla????!!!!.”
Se uma equipa (SLB) se excedeu mais do que a outra, esta mesma equipa é que deve ter praticado Karaté e daí ter sido mais sancionada, deve andar por aí benfiquismo a mais que deturpa a visão, ou será outro sentimento?
Os ataques são tão pessoais ao Sr. Eurico, que me fazem pensar que não será Atento, mas sim algum ressabiado, a quem lhe falta qualquer coisa. Será que estão a ocupar algum lugar que pretende?
“O rubor das orelhas do Eurico” se calhar era o reflexo das camisolas que, parece lhe são queridas, e que, quando não são beneficiados é porque, segundo a clubite, são “roubados” e causam azia. Faço esta afirmação, pois nos erros mencionados pelo Sr. só houve “erros” a favor do Sporting.
Quer mais coragem que a demonstrada por todos os árbitros e não só esta dupla, de apitar num País em que os abutres estão sempre à espera de um pequeno deslize, para se banquetearem?
Vamos esperar para ver.
Saudações Desportivas
O ADEPTO

Anónimo disse...

Já agora também sou dos adeptos e também vi o jogo, um dos atentos tem razão, porque o menino CC disse das boas a Eurico Nicolau, e de tal forma que como noticiam os jornais até os policias o levaram à cabine dos árbitros. Quanto ao Karaté com bola ( aonde é que já ouvi isto ) , foram vá rios os jogadores de ambas as equipas, que o fizeram e ficaram impunes, realmente Hugo Rocha foi um deles mas José Lopes foi de demais, e quanto a simulações nisso ganhou o Benfica . Quanto ao Treinador, do SLB isso é verdade para ele só árbitros é que não sabem, os jogadores e ele são uns santos. È uma tristeza e ainda fazem naquele pavilhão um jogo de selecções , pode ser que seja para as duas claques finalmente verem um jogo. Será.

Mais um dos adeptos

Anónimo disse...

Afinal sempre houve problemas no Benfica com os Lagartos, Rui Silva e carlos Carneiro 2 jogos de suspensão a cada um , está bonito, ainda vai ser pior esperem pela pancada.

Anónimo disse...

Zé Rolinhas tu deves der um gajo que percebe muito de andebol nao e? Acredito que sim as tuas afirmações sao especificas e acertadas.. Ou entao es um renegado que nunca percebeu nada de andebol e vem falar com a mania que sabe tudo.. Margem sul