gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 8 de agosto de 2010

Europeu de Sub 20 -Masculinos - VII

DINAMARCA VENCE CAMPEONATO

Dinamarca revalida o titulo Europeu ao vencer Portugal no jogo da Final.

Antes de nos referirmos ao jogo da Final, deve-se dizer que Portugal fez história nesta prova, e foi considerado por todos como a grande surpresa da mesma, tornando-se na equipa sensação, no entanto tudo isto não bastou para levar de vencida a forte equipa Dinamarquesa na final. Endereçamos as nossas felicitações a todos pelo comportamento e pela qualidade que apresentaram nesta prova.

Mas as nossa felicitações não invalidam que a nossa crónica do jogo da final, envolva algumas criticas.

Portugal apresentou-se no jogo da final como a única equipa que na caminhada até à final , ainda não tinha conhecido a derrota, no entanto o adversário chamava-se Dinamarca e era para nós uma das melhores equipas senão melhor equipa da prova. No entanto iniciamos o jogo demasiado nervosos e precipitados no remate, ( apesar das excepcionais exibições efectuadas durante todo o encontro pelos dois guarda redes da Dinamarca – Hansen e Aagard ), de tal forma que a apenas marcamos o 1.º golo aos 8 minutos . E apenas se fez um pedido de Time Out aos 21 minutos quando se atingiu uma diferença de 6 golos a favor dos Dinamarqueses ( 12-6 ) , ainda tivemos uma reacção e fizemos um parcial de 4-0 , o que nos permitu chegar a uma diferença de apenas 3 golos , diferença com que se atingiu o intervalo ( 11 – 14 ). Iniciamos o 2.º tempo com outra atitude e aos 33 minutos apenas perdíamos por 1 golo de diferença ( 13-14 ) mas apenas conseguimos manter certo equilíbrio no resultado até aos 41 minutos ( 17-19 ) , pois rapidamente os dinamarqueses voltaram ao seu ritmo, e Portugal nunca encontrou soluções para marcar o excelente e lateral Larsen que fez o que quis da defesa portuguesa, e aos 48 minutos já se verificava novamente uma diferença de 6 golos ( 18-24 ), e daqui até final , os dinamarqueses limitaram-se apenas controlar o resultado , pois Portugal não tinha soluções , eram as Faltas de Atacante, os remates precipitados e as falhas defensivas. Basta dizer que o Ferraz apenas consegui o seu primeiro golo aos 40 minutos de jogo. Resta-nos dizer que dos jogadores Portugueses neste jogo, apenas Pedro Portela ( 6 golos ) esteve ao seu nível, dando-nos a sensação de que Portugal sentiu em demasia o peso de disputar uma final. E sinceramente ( é a nossa opinião ), pensamos que os Time out’s foram solicitados fora de tempo ( sempre que a diferença chegava aos 6 golos ) e Rui Silva foi o considerado o melhor jogador de Portugal na Final. De referir que João Ferraz , foi incluído no 7 ideal deste Campeonato.
Resultados
3/4 Lugar
Eslovénia 30 – 25 Alemanha ( Após Prolongamento )
Final
Portugal 24 – 30 Dinamarca

Jogos Classificativos
15/16 - Finlândia 30 – 23 Israel
13/14 - Republica Checa 28 – 31 Roménia
11/12 – Croácia 32 – 25 Eslováquia
9/ 10 – Sérvia 23 – 39 Rússia
7/8 – Islândia 32 – 34 Espanha
5/6 – Suécia 35 – 32 França

Classificação Final - 1.º Dinamarca, 2.º Portugal, 3.º Eslovénia, 4.º Alemanha, 5.º Suécia, 6.º França, 7.º Espanha, 8.º Islândia, 9.º Rússia, 10.º Sérvia, 11.º Croácia, 12.º Eslováquia, 13.º Roménia, 14.º Republica Checa, 15.º Finlândia e 16.º Israel.

Portugal foi directamente apurada para a Fase Final do Mundial Júnior, que se disputará em 2011 na Grécia.

Não queremos terminar esta série de artigos sem deixar de referir mais uma vez a excelente carreira efectuada nesta prova , pela dupla de arbitragem Portuguesa constituída pela dupla Internacional Madeirense Duarte Santos / Ricardo Vieira, que dirigiu um total de 5 jogos, dirigindo como seu último jogo o encontro do 7/8.º Lugar entre a Islândia e a Espanha. A eles, endereçamos igualmente os nossos parabéns.

Por último salientar a excelência da organização que criou um site apenas para a prova, com permanente actualização , e com transmissões em live stream de todos os jogos da prova, e com grande qualidade.

O Noticias

25 comentários:

Anónimo disse...

O Marino ou o Clube dele devem ter uma bela cunha para ele andar lá metido, ou então é um dos queridos do treinador porque existe muito melhores pivots em Portugal, exemplo do pivot do Sporting entre outros. Penso que o factor decisivo do jogo foi o acerto dos guarda redes por parte da Dinamarca em comparação com a dos GR de Portugal.

Anónimo disse...

Parabens Portugal, porque ser vice-campeão europeu não é para todos os dias, principalmente para um país como o nosso, com todos os problemas de desenvolvimento geral e em particular do Andebol.

Até que enfim que o administrador do Blog faz uma critica, que julgo desprovida de segundas intenções, pois os intervenientes neste jogo e campeonato não merecem, principalmente neste momento que deve ser de jubilo pelo exito alcançado, as incidencias do jogo estão bem relatadas, ... paciência, podia ser melhor.

É o fado portugues... falta sempre qualquer coisa... foi no europeu de futebol... é no atletismo quase sempre... para não falar noutras modalidades.

Mas agora é de inaltecer e apoiar este grupo que cometeu esta proesa, mesmo ela não sendo completa.

Temos que aproveitar no futuro estes jovens para darmos o salto definitivo no andebol europeu, a nivel de selecção sénior.

PARABENS a todos os jogadores, treinadores e outros agentes que participaram neste Europeu em representação de Portugal e que conseguiram este feito enorme para o nosso Andebol... bem hajam...

ON

Anónimo disse...

Fantástica prestação de Portugal! Assisti a alguns jogos e reforcei a convicção de que Portugal peca apenas no posto específico da baliza. Isto passa-se em todos os escalões e decorre, julgo, do facto de os nossos guarda-redes não estarem habituados à velocidade dos remates dos opositores estrangeiros. Haverá algum jogador em Portugal a rematar com tanta potência quanto a do nº 22 da Dinamarca? Duvido, e estamos a falar de um atleta de 20 anos. Esta força decorre, naturalmente, de planos de musculação e desenvolvimento físico não habituais no nosso país.
Foi nas balizas que esteve a diferença, e isto não pode ser entendido como uma crítica injusta aos nossos guarda-redes, uma vez que estes se deparam, nas competições internacionais, com condições de jogo que nunca encontraram na sua carreira.
Mas o aspecto central é o que referi no início: fantástica prestação de Portugal.

Anónimo disse...

Questão prévia: não vi qualquer dos jogos anteriores da selecção.

1ª. questão - O Ferraz faz 4 faltas atacantes, rematou para as couves uma imensidade de vezes e não sai da equipa? O Areia entrou, esteve bem e saiu, porquê?

2ª. questão - A equipa está zangada com o ponta esquerda? O Gilberto não remata da posição de ponta, porquê? Estratégia? Expliquem-me que não percebo.

3ª. questão - Percebo o Rosário a defender. Mas a atacar? Com um lateral esquerdo de raiz na equipa e o único que consegue subir ao 3º andar para rematar? Castraram o Gilberto. Nem o deixaram atacar a ponta nem a lateral. Enfim, opções...

Nã obstante o que acima refiro, quero, aqui, deixar parabéns para a equipa e para o Prof. Rolando Freitas, que está a fazer trabalho meritório com este escalão. A propósito, quando é que o Prof. Rolando Freitas substitui o Mats Olson? Está mais que na altura, não?

Orlando Oliveira

Um ex-guarda-redes disse...

Ao que parece os gr de portugal tiveram alguma influência na brilhante prestação de seleção.
Não vi os jogos mas pelo que li nos jornais o gr foi responsavel por defender um sete-metros, que permitiu a passagem á final.
Não arranjem problemas onde eles não existem.

Anónimo disse...

É verdade que os guarda redes de Portugal, não estiveram ao nível dos dinamarqueses, mas deve-se dizer que se falharam golos de forma impressionante, não foi só mérito dos grs , não se entende por exemplo que o Areias tenha entrada marca e sai, não se entende que o Nuno silva fez n faltas de atacante seguidas , e o Gilberto ficou prostrado na ponta quando nos estava a fazer falta a lateral, mas nada diz retira mérito colectivo ao percurso feito, mas que não foi um jogo bom não foi. E gr marcos até não esteve nada mal.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo como ultimo comentador. De facto é impossível ganhar um jogo quando se fazem 7 ataques sem marcar qualquer golo.Quanto à questão dos pontas penso que deve ser opção e estilo do nosso andebol.Acompanho um filho que joga na ASantas que tinha uma treinadora nos Iniciados que o proibia de jogar com os pontas não o deixando fazer passes picados etc. Mesmo no escalão de séniores é habitual os pontas passarem o jogo todo a secar não participando. Relativamante aos guarda redes acho que ninguém pode esperar ter atletas ao nível das outras seleçoes porque no clubes não se trabalha este posto. Por exemplo no AS não existe treinador de guarda redes para nenhum escalão.

Anónimo disse...

O nosso percurso foi notável, surpreendente. Mas na final pagámos isso mesmo, falta de estofo para estas ocasiões, pois não somos habitués desta fase das provas.

E como treinador de bancada, como todos somos, o meu reparo vai exactamente para a não manutenção do Areia em campo, pois é mais jogador que o Ferraz, e aproveitaríamos o Portela, que me pareceu ser o único a não acusar o peso da final. Esteve super eficaz, e deveriamos ter aproveitado isso até à exaustão...
Depois fiquei sem perceber a opção 6:0, a meio da 2ª parte, que foi quando o 1ª linha dinamarquês se fartou de mandar bombas para a nossa baliza, e desiquilibrou de novo e de forma decisiva o marcador.
Mas isto é a minha opinião...

Anónimo disse...

a nivel de equipa senior,so ha dois clube com treinador especifico para trabalhar os GR!!!

Saudaçoes andebolisticas

Anónimo disse...

Lamentavel é o jogo não ter sido transmitido em nenhum canal Português, todo o resto foi brilhante!

Parabéns

Anónimo disse...

Se calhar até nem devia haver , agora nos escalões e formação é que é de todo imcomprensivel a sua inexistência.
Como poderemos ter algum dia guarda redes de nível, a selecção da Dinamaraca tinha mas convêm lembrar que a selecção deles de sub18 também tem (esteve em Guimarães e foi de encher o olho sua técnica)

Anónimo disse...

Parabens para toda a comitiva pelo grande resultado .
Acho que chega de bater nas pessoas o treinador se meteu este ou aquele,ele é que sabe como e onde é que os atletas podem render mais .Até aqui iamos aos campeonatos da europa e do mundo e eramos os coitadinhos agora que ficamos em 2º não á mérito de ninguem ?.Já agora o ferraz realmente na final não fez um grande jogo ,mas foi eleito para o 7 do campeonato e quanto sei os atletas são eleitos pelos técnicos de todas as selecções .
Agora espero que os atletas sejam aproveitados nos respectivos clubes.
E parabens a todos os clubes e a todos os técnicos ,abraço amigos .

Anónimo disse...

faltou o melhor gr portugues do nosso escalao neste jogo, refiro-me ao carlota!!pode ser pequeno mas é bem melhor do que o que esteve na baliza.

ELE disse disse...

Em resposta ao primeiro comentário que fala do atleta Marino, apenas referir que o autor do dito comentário apenas deve ter visto o último jogo em que o atleta apenas jogou 4/5 minutos numa fase de jogo onde já se arriscava tudo. Não será fácil entrar e não ter tempo para assentar o nosso jogo.
Agora o comentador poderia ter visto os outros jogos, onde o Marino, com nunca mais de 15 m de jogo, teve uma eficácia maior do que quem teve 45m de jogo. Poderia ter visto o primeiro jogo com a Dinamarca, onde Portugal GANHOU por um, em que nos últimos 8 minutos Portugal marcou 6 golos, 4 deles do Marino...e que golos...
Parabéns a Todos os jogadores e técnicos pelo brilhante trabalho

Anónimo disse...

Infelizmente o coordenador das selecções da FAP só quer é atletas altos e quem teve na formação do ano passado em Benavente ouviu bem isso da boca dele.

Anónimo disse...

Se calhar na dinamarca os guarda redes nao estao la por cunhas ou tamanhos mas sim pelo valor o que nao acontece em portugal, senao provavelmente o carlota tinha ido ja que o vilhena é muito muito fraco

Anónimo disse...

muito fraco, só podes ser algum azedo ou alguem com o sonho estragado muito cedo.

cresce e aparece, ah e apoia quem lá está!

Joao Rola disse...

Já me referi a este assunto aqui no banhadas mas a realidade é que no desporto hoje em dia só os atletas altos é que vingam. Agora de nada serve a altura se o atleta não tiver o mínimo de técnica e sobretudo, mais importante,vontade de trabalhar e de se aprefeiçoar. Na altura citei o csso dos guarda redes dos sub 18 em que um deles é bem alto contudo na minha opinião nunca será bom técnicamente porque tem medo de estar na baliza.
No andebol como noutras modaliades a regra é que o grandes ensinam-se e os pequenos não crescem. A menos que tenham padrinhos, e existem sempre, que lhes acrescentem centimetros.
Penso que o que é importante reter, os jovens deviam ter isso sempre presente, é que um grande atleta é feito de 5% de talento e 95% de trabalho e aqui não existem padrinhos que lhes valham.

Anónimo disse...

Parabéns aos jovens e é isso que interessa neste momento.
Quanto ao Carlota não tenho qualquer dúvida que é o melhor guarda redes da geração dele,logo com Altura ou sem ela deveria lá ter estado.
Por isso se viu pelo menos na final os aspécto das defesas do Guarda redes foi 9-19 para a Dinamarca e principalmente grande parte das 19 defesas foram do Guarda redes da segunda parte.
Agora não entro se beltrano é fraco ou sicrano não presta,foram escolhidos ,estiveram lá tem de ser defendidos.
"Infelizmente o coordenador das selecções da FAP só quer é atletas altos e quem teve na formação do ano passado em Benavente ouviu bem isso da boca dele."
Sobre isto ele que venha trabalhar para os clubes e ver se consegue colocar isso em prática,seleccionar com o trabalho dos outros consegue-se,como dizia o outro com as calças do meu pai também eu sou homem.

Anónimo disse...

Azedo nao obrigado. tu deves ser um dos tem padrinhos para chegar longe como muito acontece no nosso país. O vilhena é fraco e pronto, ou nao tenho direito a minha opiniao? lá por eu dizer que é fraco nao significa que nao o apoie nao achas? so acho que existem muito melhores que ele e que so la esta por ser alto e ter umas cunhas. Quanto a crescer e aparecer, se calhar precisas bem mais que eu, pensa nisso

Anónimo disse...

Carissimo autodenominado ELE:

Mas está a comparar o Marino com o Pesqueira ? Acha que o Marino deveria jogar mais com o Pesqueira lá ? Quer pôr o Marino a defender no lugar do Pesqueira ? Por favor. Está a falar de um jogador que ao longo de todo o campeonato, e com os jogos que jogou teve um indice de eficácia acima dos 78%. Acha pouco ? Desça à terra entao...


Quanto ao Marino nao merecer lá estar, isso já nao concordo. É obvio que tem categoria e talento para lá estar, e o Godinho não é nada melhor que ele. Melhor sim, é capaz de ser o Siqueira que a atacar é até capaz de ser superior ao Pesqueira.

Quanto à preferência de jogadores altos, isso é natural, porque cada vez mais o corpo é um elemento fundamental no sucesso do andebol. É certo que já nao se pratica um andebol do estilo russo daqui à uns anos tras onde a altura era o fudnamento das escolhas, contudo nao deixa de ser bastante importante, principalmente quando toca a jogar ao mais alto nivel contra os paises nordicos.


Quanto ao Carlota, é sim um fabuloso guarda redes que mereceria lá estar, dado que, e apesar de reconhecer talento no Vilhena, é bem melhor. Já o Marco Marques não o conhecia apesar de ser precença em alguns estagios. Nao me pareceu mal guarda redes e esperemos que evolua na Alemenha de forma a ajudar o nosso pais no futuro.

Bem haja .

Anónimo disse...

Tudo isto se deve ao estado calamitoso em que o nível do nosso Andebol se encontra .

Porque?

Fácil, porque estes atletas encontam-se uns furos acima dos outros das outras selecções porque não havendo dinheiro nos nossos Clubes nem a modalidade ser atractiva presentemente por culpa da FAP e dos selecionadores, obriga a que estes miudos sem nivel para o futuro desportivo da modalidade vão dando algumas cartas nestes escalões em conjunto com alguma sorte á mistura porque com mais ou menos tempo os treinadores dos clubes contrafeitos
lá os tem que por a jogar.

Deste modo não existe qualquer mérito quer da FAP quer do Prof. Rolando em os por a jogar, porque isso sim se deve ao facto de obrigatóriamente exisitirem jogadores com 17 anos a "jogarem" pelos seus Clubes quer no Nacional da I Divisão quer em termos internacionais.

Ou estarei enganado ?

O ZÉ MARIA DA CALÇADA DA AJUDA

Anónimo disse...

ZÉ MARIA DA CALÇADA DA AJUDA, apesar de concordar com o facto de que o mérito deve ser dado essencialmente aos clubes e não por completo à FAP ou ao Rolando Freitas, discordo quando refere várias coisas, e uma deles é quando refere que estes miudos não têm nivel para o futuro da modalidade.

Pois eles são o futuro da modalidade no nosso país. E tem ali jogadores que têm todo o potencial para jogar lá fora na alta roda do andebol.



Cumprimentos

Anónimo disse...

"muito fraco, só podes ser algum azedo ou alguem com o sonho estragado muito cedo.

cresce e aparece, ah e apoia quem lá está!"

Desta vez tenho de te dizer rapazinho e não sou nenhum dos comentadores anteriores.
Já tu deves ser um dos protegidos do Rolandinho,deves ser daqueles que bufa tipo puxa saco á brasileira.
Ganha vergonha e tenta tornar-te melhor g:redes do que aquilo que és actualmente.

Anónimo disse...

CARLOTA campeão nacional 3 anos seguidos por 3 clubes diferentes.S.bernardo,o Belém e o Sporting. Aos olhos do rolando não presta é baixo para a maioria dos treinadores juniores é o melhor.