gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Nova Época e a Arbitragem

Depois da Circular n.º 13, que finalizou a época 2009/2010 e, cujo conteúdo é apresentado de uma forma bem estruturada, mas por vezes pouco esclarecedora, e com algumas situações verdadeiramente incompreensíveis.

Vejamos de forma resumida, apenas alguns pontos:

Ponto 3 – Licenciamentos – Descreve os quadros que requereram o licenciamento, mas é completamente omisso, quanto à aceitação ou não do requerimento efectuado.

Ponto 4 – Perda de Categoria – Neste ponto destaca-se a perda de categoria do árbitro da Associação do Algarve, Gonçalo Santos, evocando a alínea regulamentar , para situações disciplinares. ( Suspensão por período igual ou superior a 30 dias na época desportiva anterior, desde que injustificada ). Estranha-se pois em lado nenhum foi publicado a resolução do processo disciplinar levantado ao árbitro Algarvio.

Ponto 5 – Processos Disciplinares – Uma falha, pois nunca é referido o processo já mencionado anteriormente, mas sim que a pena resultante do processo instaurado aos árbitros Ramiro Silva e Mário Coutinho, tinha sido reduzido ( finalmente conhecemos a resolução ) de 45 dias para 15 dias por decisão do Conselho de Disciplina . Estranho !!! , pois várias questões se levantam, por exemplo : Houve recurso da Decisão de 1.ª Instância ??? Se existiu quem a fez ??? , Porquê, a decisão é tomada apenas final da época ???

Sobre este tema, o que nos leva a comentar, não é o facto da pena ter sido reduzida ( provavelmente nem pena deveria ter existido ), mas o facto de a decisão ser tardia e prestar-se a diversas interpretações .

Sobre as Classificações, não comentaremos, na sua globalidade, apenas uma curiosidade , o árbitro com a classificação mais elevado é precisamente Ramiro Silva ( 80,33 ),

Agora foram publicadas as Circulares n.1 e 2, que dizem respeito ás acções de formação da época em curso, com especial atenção às novas regras, que já estão em vigor desde 1 de Julho de 2010, mas que apesar da divulgação a tempo e horas pela IHF, a Federação apenas no dia 18-08-10, disponibilizou no seu portal, uma versão do novo Livro de Regras em PDF . Mas, mais uma vez é pena, que seja tão tardia esta divulgação. Estas acções tem um aspecto curioso, é que para a acção dos árbitros de elite ( Prelecção de Henrik La Cour da EHF ) estão previstas 2 horas, mas para acção de Setembro, com uma quantidade muito maior de presenças, apenas está prevista 1 hora…..Estranho e sintomático .

O Regras

6 comentários:

Anónimo disse...

Sempre a dizerem mal... Nunca nada estará certo da vossa perspectiva.

Gostava de vos ver lá em cima a tomar as decisões, e a dar o corpo ás balas.

Abraço

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

parece que vai haver World Beach Games, onde se inclui o Andebol de Praia.

Mais pormenores em:

http://www.somosbalonmano.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4025:los-deportes-de-playa-tendran-su-propia-olimpiada-&catid=19&Itemid=33

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

parece que vai haver uma espécie de Jogos Olímpicos para as modalidades de praia, incluindo o andebol de praia.

Mais pormenores em:

http://www.somosbalonmano.com/index.php?option=com_content&view=article&id=4025:los-deportes-de-playa-tendran-su-propia-olimpiada-&catid=19&Itemid=33

Anónimo disse...

Alguem me pode explicar o que é isto dos graus dos árbitros??
Que criterios usaram eles para classificar cada árbitro?
E agora temos 8 duplas internacionais? Quando é que ganharam os simbolos...no Verão?? Não á explicações??
E os grupos jovens? Não era suposto serem grupos especiais para trabalhar determinados árbitros?? com 10 duplas em cada grupo nãp estou a ver a especialidade...
Enfim, coisas de federação...

Anónimo disse...

So 6 duplas pertencem ao projecto da EHF, outras 2 têm qualificaçao para no futuro poderem pertencer aos mesmos!
Das 6 dulpas, uma é IHF, duas sao EHF e as outras tres estao no projecto YRP.

Anónimo disse...

MAS ATÃO O CABELEIREIRO É O MAIS BEM CLASSIFICADO DESTA ÉPOCA ?
E o Sporting não protesta?
Ai mãe, eu quero ir para a ilha.
O ATENTO