gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 21 de agosto de 2011

XIII Torneio de São Mateus

CRB VALLADOLID ( ESPANHA )
VENCEU O XIII TORNEIO DE S. MATEUS

A Época iniciou-se na prática com o Tradicional Torneio de S. Mateus que vai na sua XIII edição, voltando Viseu a ser um dos principais polo de Andebol por um Fim de Semana.

Este torneio serviu, para apresentação de duas das mais carismáticas equipas Portuguesas, perante adversários de real valor técnico e competitivo, embora de diferentes escolas, foi pena este ano o torneio ser apenas disputado por 4 equipas.

Deve-se destacar, o bom trabalho que o Portal da FAP, fez durante este Torneio, bem como a elaboração de estatísticas durante estes jogos, são uma mais-valia, que será certamente aproveitada pelos técnicos das equipas Portuguesas.

Resultados:
Sporting 23 – 24 Lugi Handboll (Suécia)
Benfica 28 – 30 CRB Valladolid (Espanha) (C/Prolongamento)

Jogo Classificativo
3/4 Lugar
Sporting 22 – 24 Benfica
Final
Lugi Handboll 27 – 28 CRB Valladolid

Classificação Final1º CRB Vallaolid, 2.º Lugi HandBoll,  3.º Benfica e 4.º Sporting

No primeiro dia do torneio, assistimos a dois jogos bastante equilibrados, sendo um deles, decidido apenas com o recurso a prolongamento. No Sporting / Lugi, assistimos a um jogo de andebol, por vezes bem jogado, com a equipa Portuguesa, a fazer uma fraca rotação do plantel (na nossa opinião) e, com alguns dos seus elementos a terem poucos minutos de jogo, continuando a efectuar muitas falhas técnicas, que proporcionaram excelentes contra ataques ao adversário, mostrando no entanto já alguma consistência defensiva. Na equipa do Sporting destaque para o trabalho do jovem Carlos Siqueira, e o reforço romeno Daniel Muresan a mostrar excelentes qualidades, nos suecos inteiro destaque para o Ponta Esquerdo Niklas Gudmunson. Dirigiu este jogo a dupla António Trinca / Tiago Monteiro, que se apresentaram numa forma bastante razoável, surpreendendo-nos pela positiva. O Segundo jogo foi igualmente bastante emotivo, com o Benfica a surpreender uns espanhóis nitidamente favoritos, mas que durante os primeiros 30 minutos nunca o demonstrara, de tal forma que se atingiu o intervalo com os encarnados a vencerem por 6 golos de diferença (14-8), que no entanto não foram suficientes, pois logo no inicio dos segundos 30 minutos o Valladolid, iniciou uma nítida recuperação em contraste com a atitude da equipa portuguesa que foi perdendo fulgor, e com Carlos Carneiro, sempre capaz do melhor e do pior, com uma falha incrível a 20 segundos do fim, em que foi nitidamente displicente. Ao contrário do que anteriormente se passava, vimos uma equipa encarnada a efectuar a rotação do Plantel, com diversas soluções defensivas e atacantes, embora nos de a sensação de que em termos físicos ainda existe algum trabalho a fazer. No Benfica total destaque para Ricardo Candeias, enquanto nos espanhóis os Internacionais, Eduardo Gurbindo e J.M. Sierra , são os destaques. Dirigiu este encontro a dupla Internacional Daniel Martins / Roberto Martins, que na nossa opinião estiveram desequilibrados na aplicação da Sansão progressiva e no Jogo Passivo.

Nota – Será uma nota pela negativa, para os comentários efectuados pelos comentadores da RTP2, em especial por Hélder M. de Sousa, que demonstram um total desconhecimento das regras. No jogo Sporting / Lugi, quando o árbitro Tiago Monteiro mostra o Cartão Vermelho directo ao n.º 4 da equipa sueca, considerou um completo exagero, esquecendo-se este senhor de que a falta é cometida dentro do último minuto de jogo com o resultado por uma diferença mínima, sendo assim o CV foi muito bem aplicado. Durante o jogo Benfica / Valladolid, a determinada altura do encontro diz que dupla assinalou passos ao Cláudio Pedroso, mas que este não infringiu a regra dos apoios, mais uma vez este senhor não teve o mínimo cuidado no comentário, pois a infracção assinalada foi uma infracção á Regra do Manejo de Bola (3 segundos). É uma pena que, com o número de jogos que são transmitidos, ainda exista este tipo de comentários.

No segundo e último dia, começamos com o primeiro clássico da época na disputa do 3.º e 4.º lugar, um Benfica / Sporting, vencendo a equipa encarnada, num jogo disputado com grande equilíbrio, e com a total supremacia das defesas sobre os ataques, onde os guarda redes de ambas as equipas estiveram em excelente plano. O Benfica iniciou o jogo em força e aos 8 minutos de jogo já vencia por 6-1, a equipa do Sporting, inicia uma recuperação e aos 15 minutos registasse um empate a 7 golos, atingindo-se o intervalo com os encarnadas a vencer pela diferença mínima (13-12). Um segundo período verdadeiramente atípico, com o Benfica a tingir os 3 golos de diferença a seu favor aos 37 minutos (17-14), para sofrer de seguida um parcial de 6-0, e passar o Sporting para a frete do marcador por 3 golos de diferença aos 46 minutos (20-17), mas o andebol dos verdes parou no tempo e dos 48 aos 58 minutos, não concretizaram qualquer oportunidade de golo, com o Benfica a voltar à frene do marcador aos 57 minutos (22-21), de destacar o remate do Romeno Muresan a 7 segundos do fim, a que Ricardo Candeias, correspondeu com excelente defesa e evitou o empate. NO Benfica destaque para Ricardo Candeias e David Tavares, e no Sporting para Hugo Figueira e Fábio Magalhães. Na nossa opinião ambas as equipas ainda têm muito trabalho pela frente.  No jogo da final vitória tangencial dos Espanhóis sobre a equipa Sueca.

Nota Final – Lamentável, que após a emissão da nota de imprensa da organização do torneio onde era divulgada a informação da transmissão do jogo da final (a mesma continuava na programão da RTP2 ás 17H30 do próprio dia), não se tenha registado a mesma, pois apesar de não ter equipas portuguesas na disputa do jogo, certamente que foram prejudicados todos os sponsors do Torneio, bem como a modalidade.

O Noticias

16 comentários:

Anónimo disse...

Excelente Torneio de Andebol com 4 equipas , mas com um erro grosseiro, se a FAP foi a responsável pela grelha dos jogos como e possível não permitir a possibilidade absoluta de termos uma final do Torneio com uam das duas e a outra estrangeira, é amadorismo a mais para tanta dinheiro gasto, acabou por não ser transmitido a Final na RTP2 e deste modo o andebol mais uma vez foi mal tratado.
Exemplo:
1ª jornada:
Benfica-Sporting
Lugi-Valladolid
2ª jornada
3º/4º lugar
Final

Valha-me Sto António de Lisboa, colaborai com esta ignorância que já tem anos.. e são profissionais..

Anónimo disse...

Bom Torneio com um vencedor anunciado o Valladolid, mas com boa replica por parte das equipas portuguesas.
notam várias melhorias no Sporting e no Benfica o banco está muito mais tranquila existe liderança e sabe-se quem manda e a obediência dos jogadores , assim vamos lá.
deixou de ter gestos folclóricos de um treinador "arrasca!" com mãos na cabeça e medo de perder.
Excelente jogo com o Valladolid e só no prolongamento e algum azar impediu o Benfica de ir á final.
O campeonato este ano promete mais competição entre os 4 grandes do nosso Andebol, FC do Porto, ABC, Benfica e Sporting.
Arbitragens para o inicio da época de boa qualidade e sem interferência nos resultados. Lamento mais uma vez a hora dos jogos e a calor dentro do pavilhão impróprio para a pratica de desportos com bola na mão, até nós espectadores não nos sentimos bem...
José Ferreira

Anónimo disse...

Bom Torneio em Viseu,que continua a leste do desenvolvimento do andebol sem equipas nas divisões principais e Talentos só se for a mesa, mas o Prof. Escada já tem tempo e competência suficiente para fazer muito melhor, mas de todo modo o Torneio tinha 4 equipas do melhor e como foi muito bem disputado, um vencedor Valhadolid justo mas com sorte.
Boa apresentação das equipas do Benfica para muito melhor e do Sporting ainda com percalços a nível do rendimento desportivo individual e colectivo.
Boas arbitragens...
Qual o motivo porque não deu o previsto jogo transmitido pela TV2, da Final??
Erros no sorteio das equipas e lá íamos promover o andebol internacional e o nacional jogava as 15h.
Era interessante para os adeptos do andebol verem um jogo de inicio de época Benfica-Sporting?
Há muito amadorismo nisto.. mas podia ter sido corrigido.
Para o ano melhor organização e pavilhão climatizado...

Anónimo disse...

Excelente comportamento do Benfica, fazendo suar as estrel
as do Valladolid. Trisre amadorismo de quem tinha microfones diante da boca, dizendo disparates e com muitos enganos, alguns ridículos. Comportamento exemplar de alguns jovens do Benfica e Sporting (Peneda,Sérgio Barros,Portela...) que, á saída do pavilhão souberam ser humildes para com crianças ávidas dum simples sorriso ou beijinho. Cenas edificantes de quem por certo, no futuro e sendo jogador de seleção jovem, irá um dia jogar na mais alta categoria do nosso andebol. Arbitragens a precisarem de afinação, sobretudo a do jogo de atribuição do 3º e 4º lugar. Erros lastimáveis dum treinador, que tendo sido um bom jogador, não teve inteligência para não "queimar" Luís Oliveira, um jovem que precisa de apoio e compreensão.Veja-se o que fez J. Rito com o seu G Redes jovem...
Uma salva de palmas para o presidente da associação de andebol de viseu, sempre em cima de acontecimentos que, a alguns passam despercebidos. Sou um critico de alguns dos seus gestos mas, reconheço-lhe o esforço por deixar boa imagem da cidade e país.

Anónimo disse...

Notaram assim tanta diferença no SCP? Eu não vi...e ali os jovens vão penar... Dos reforços o melhor é o ...Bruno Moreira!
O SLB esse sim vai dar que falar1 Tem obrigações...1 derrota só que seja, a nivel nacional...e já não é bom1 Mas a equipa está muito equilibrada, parecendo-me o posto de P.E. o de menos qualidade...parecendo-me também q o Zaikin é uma boa alternativa ao Grilo...e não o inverso como se ouviu comentar.

gupi disse...

Ainda não percebi muito bem essa do vermelho no ultimo minuto. Então cada falta que há no ultimo minuto com o resultado pela diferença minima é vermelho. No ultimo minuto não se pode dar 2 minutos? Acho que não é isso que vem na regra.

Anónimo disse...

Leia as regras, Gupi.
É exactamente assim.

Anónimo disse...

Triste e sem vida a equipa do Sporting não muda de ritmo. Com um treinador assim, não vale a pena ter jovens no banco, pois não jogarão. Está na cara que não se luta para 1º. ou 2º. lugar, com um grupo e não uma equipa, que não tem alma. Tive de sair do pavilhão pois estava a dar-me o sono. Quem virá substituir Branislav P. ? Sugiro... Donner! O Sporting é um leão domado. HÁ JOGADORES QUE NÃO JOGAM, MAIS DE CINCO A DEZ MINUTOS, A RITMOS INTENSOS. PORQUÊ? Porque não querem e não têm brio? Ou porque tal como no tempo de Paulo Faria, cada qual deita-se á hora que quer e faz o que quer. Já agora lembro que um Florêncio ganharia muito, muito menos e sem casa paga.

Anónimo disse...

Afinal os árbitros não recebem, mas continuam a apitar jogos.

Anónimo disse...

Anónimo de 24 de Agosto de 2011 18:10
Quanto lhe pagam para atear fogueiras?

O Tesoureiro

Anónimo disse...

Os árbitros vão continuar a choramingar, e a obedecer a pressões como jantares, passeios no rio Douro antes de fases finais etc... È como no futebol queixam.se mas em vinte e picos anos nunca erram contra o F C Porto- Futebol da Carolina e do Pinto. Ao menos no andebol os prémios ou se quizerem incentivos, são fracos, mas mesmo assim não largam o osso!!!

Anónimo disse...

Este Sporting não convence. Volta Paulo Faria estás perdoado.

Anónimo disse...

NÃO DAR O JOGO DA FINAL NA RTP 2, FOI IDEIA DE QUEM? QUEM NÃO MORA EM VISEU FICOU A VER OS SIMPSONS. pORQUÊ QUE NÃO HOUVE AVISO DA NÃO TRANSMISSÃO? qUEM SÃO OS IN...RESPONSÁVEIS? JÁ CHEGA DE CURIOSOS CARAMBA!

gupi disse...

O que as regras dizem é que caso seja dado vermelho no ultimo minuto deverá também ser escrito relatório caso exista uma acção faltasa para cartão vermelho. Mas parece que é mais confortavel, e com a cunivencia de todos, que se dê vermelho no ultimo minuto a cada falta que se faz.

Anónimo disse...

Srº anonimo das 22.55 os arbitros não andam a choramingar nem andam nos jantares e nos passeios no Douro,como diz,os arbitros são os credores de alguns clubes talvez do seu que não tem as contas pagas á FAP para podermos receber por isso bitaites todos dão mas quem tem lá o nosso somos nós, mas havemos de receber.Areciclagem aproxima-se e logo se verá se a proxima epoca este ano arranca sem termos recebido.

Anónimo disse...

A Federação não paga porque muitos Clubes não cumprem com as suas obrigações.
Vou continuara arbitrar até conseguir envergonhar os devedores. Associações, clubes e IND.
Sim porque se estiver à espera da entidade que defende a nossa classe posso esperar sentado. Ou mesmo deitado.