gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sorteio – PO09 - Campeonatos Nacionais da 1.ª Divisão Seniores Femininos – Época 2015 / 2016 - I

Realizou-se hoje (16-07-15), com inicio pelas das 18 horas, em Aveiro no sede da Assembleia Municipal - O sorteio da PO09 (Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos). Conforme já referimos no sorteio da PO01, “estranha-se como se estabelece uma data limite para confirmação das inscrições das provas fixas, ver Comunicado Oficial n.º 2, onde se afirma que 31-07-15 é a data limite para efetivação dos procedimentos administrativos e confirmação da inscrição, E antes da data limite se marca um sorteio”. 
 
A principal Noticia deste sorteio, acaba por ser a desistência do JAC-Alcanena, de disputar a prova, sendo uma notícia de última hora.

A sua substituição em termos regulamentares, terá de ser feita, á posterior, conforme o que consta nos regulamentos da Modalidade. E que estipulam o seguinte, no Artigo 15.º do Titulo 8 do Regulamento Geral.

“Sem prejuízo do disposto no número seguinte, se as vagas forem produzidas até 30 dias antes do início da competição, por eliminação, desistência ou não filiação, serão preenchidas pelo clube ou clubes que perderam o lugar em consequência da classificação da época anterior, pela ordem respectiva.”

Assim e pela nossa interpretação, deverá ser a Juventude Mar em 1.º lugar a assumir o lugar do JAC-Alcanena, e no cado desta equipa não aceitar, seguir-se-á o Passos Manuel, se nenhuma destas equipas aceitar, então, serão convidadas as equipas da divisão inferior que não subiram pela ordem de classificação obtida.

A prova, mantêm o mesmo “ Naming” da época anterior, (Campeonato Multicare 1.ª Divisão Feminina), ficamos ainda a saber que a Bola Oficial continuará a ser a HUMMEL, conforme divulgado no sorteio.

Verifica-se no entanto e com agrado, que pela primeira vez na modalidade (que nos recordemos) a igualização de processos e métodos em relação á PO01, que é a entrega dos prémios às jogadoras que mais se distinguiram na época de 2014 / 2015.

Melhor Jogadora (MVP) – Mariana Lopes (Alavarium)
Melhor Marcador – Sara Gonçalves (CS Madeira)
Melhor Guarda-Redes – Isabel Góis (Alavarium)

Nota O Sorteio foi transmitido através do Liveticker e da Andebol TV

Realizaram-se os sorteios com os Regulamentos Específicos devidamente publicados, e com a devida antecedência. O que se saúda.

PO09 - Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos
 
Tal como na época anterior, e numa análise, às datas divulgadas no documento (Planeamento De Datas anexo V ao Comunicado Oficial N.º 1, época 2015/2016), as datas de início e de fim previstas, serão mais aliviadas para os clubes pois segundo os dados divulgados pela EHF, apenas duas equipas portuguesas participam nas Provas Europeias, existindo, como é evidente, no entanto a disputa da Taça de Portugal e da Super Taça, bem como dos dias ocupados pelas Seleções Nacionais:

Formato competitivo

1.ª Fase - TxT a duas voltas (estando já previsto as jornadas duplas nas deslocações á Madeira e vice versa).

Fase Final – Grupo “A” – Play OFF entre as 8 primeiras classificadas, com as eliminatórias a serem disputadas à melhor de 3 (3.º Jogo, jogo sempre na condição de visitado o clube melhor classificado), esta época não haverá jogos a serem disputados sobre a forma dos Regulamentos das Competições Europeias. E afinal será disputada á melhor de cinco (5) jogos, no sistema (Casa, Casa, Fora, Fora e Casa), com início previsto para 09-04-16 e fim previsto para 28-05-16

Fase Final – Grupo “B” – Os restantes 4, jogam uma Fase TxT a duas voltas, transportando 50 % dos pontos obtidos na 1.ª Fase. Descem de divisão os dois últimos classificados do Grupo “B”. Com a previsão de início e fim, igual ao previsto para o Grupo “A”.

A 1.ª Fase tem início previsto praticamente n mesma momento (13-09-15) e termina quase um 3 semanas antes 06-03-16). Na nossa opinião um calendário com alguma complicação.

De referir que continuam a verificar-se as jornadas duplas, sempre que intervém as equipas das ilhas.

Resultado do Sorteio
1.ª Jornada – 12-09-14
CS Madeira – Madeira SAD
Colégio Gaia – Alavarium
Assomada - JAC Alcanena
João Barros - Juventude Lis
ARC Alpendorada – Maiastars
Santa Joana - CA Leça
 
Começa bem com um jogo entre dois dos sempre favoritos á discussão do titulo o Colégio Gaia / Alavarium, e com um sempre apetecível João Barros / Juventude Lis, nunca nos poderemos esquecer que este sorteio é feito sempre com condicionantes.
 
O Noticias

28 comentários:

Anónimo disse...

Ao que se fala não se vai ficar por uma desistencia.

Anónimo disse...

fizeram o sorteio para quê, a desistência foi oficilmente comunicada, eu acho que não deveria haver sorteio, agora se houver mais desistências é que +e doutra maneira, sou obrigado embora não goste a dar razaão ao banhadas, quando diz que se fazem sorteios antes terem terminado os pazos limites, depois temos estas situações.

uma abraço nem ADC nem AdC

Anónimo disse...

Com estes custos em inscrições, arbitragens e proteção a determinados clubes como o alavarium e gaia, é claro que isto vai ter um fim rápido. A fap era honesta se colocasse no seu site, quanto devem os clubes e aí sim, teríamos uma prova honesta, se só competissem os que não têm dividas, pois isto de estar sempre a ir buscar jogadoras a outros clubes e não pagar as dívidas devia acabar, pois assim 3 ou 4 clubes honestos andam a suportar as arbitragens e outros custos do pessoal das mariscadas e dos carros topo de gama.
O "novo" selecionador veio-se gabar que foi campeão e que tem a melhor formação no alavarium, mas pelo meio esqueceu-se de dizer que da formação do alavarium, esta equipa que foi campeã este ano, apenas tem duas jogadoras e uma nem joga. O resto veio do valongo vouga, laac, sanjoanense e por aí fora! Haja vergonha na cara e não queiram fazer dos outros parvos!
Depois devemos ser o único país em que o selecionador é treinador de uma equipa da 2ª divisão!!! E nenhuma associação questiona isto??

Anónimo disse...

O andebol esta a preços incomportáveis e isto vai acabar mal

Anónimo disse...

É triste mas é verdade, o jac sai do principal escalao de séniores sem qualquer tipo de glória. Vai fazer falta ao andebol nacional. Quem sabe o desmoronar de um projeto, para num futuro aparecer mais forte.

Anónimo disse...

É complicado os clubes terem apalavrado com as atletas a sua continuação na equipa, darem essa confirmação de inscrição na FAP e depois do prazo de inscrição ter terminado, virem os "tubarões" fazerem propostas aliciantes ás atletas que as mesmas não podem recusar.
Se o prazo de inscrição fosse o mesmo talvez esta situação com o jac não teria acontecido.

Anónimo disse...

Marco santos na juve lis será?!!

Anónimo disse...

Não sei qual é o vosso espanto. Desde que o jac tem seniores a equipa sempre esteve á rasca para ter as 10 atletas obrigatorias para se inscrever. agora com estas 3 saidas (neuza, rita e patricia) e com mais alguns abandonos, era obvio que a equipa não existiria. ainda por cima o jac é um clube que não tem dinheiro para pagar ás atletas e como tal não pode contratar ninguem nem pode segurar as que receberam propostas de outros clubes. pode ser que daqui a uns anos existam atletas suficientes para se criar uma equipa.

Anónimo disse...

A desistência da equipa sénior do JAC, deverá ser fruto do aliciamento das suas atletas por outros clubes, que ambicionam ser "campeões mundiais", com as habituais promessas de "um final feliz". Infelizmente assistimos a isso frequentemente.
Na cabeça oca de alguns dirigentes e treinadores, não importa que a equipa a ou b acabe, desde que as suas equipas fiquem mais fortes! Por este andar, qualquer dia iremos assistir a campeonatos onde estarão só 3 ou 4 equipas.
UNS TRABALHAM NA FORMAÇÃO, OUTROS RECOLHEM OS DIVIDENDOS!

Anónimo disse...

Para se ter uma equipa de seniores é preciso muito mais do que ter atletas... Organização, dirigentes, planeamento, estratégia e apoios são fatores fundamentais para a existência consolidada de um clube na 1ª divisão. Não me parece que isso exista em Alcanena.

Anónimo disse...

Não compreendo o facto de falarem em prazos e custos. O JAC esta 2ªfeira confirmou a presença no campeonato.Se o fez era porque tinha a certeza que tinha atletas. Talvez a direção se tenha cansado dos malabarismos do senhor Marco Santos.As atletas não se esqueçem que o treinador se demitiu a época passado tendo a equipa de fazer o ultimo jogo do campeonato sem o treinador principal.A partir desse momento selou o destino das principais jogadoras(a saída do clube) que nao queriam estar identificadas com este tipo de atitudes.Já para não falar no bailado de nomes que iam aparecendo nas guias de inscricao do JAC: nomes de atletas sem elas saberem, nomes colocados e depois retirados, uma bandalheira autentica e acabou por ter este desfecho.A saída do JAc foi o desespero da direção em querer fazer ao sr Marco que ele não é o Clube.

Anónimo disse...

Ninguem faz uma coisa destas, pedir um adiamento para a inscrição da equipa, confirmarem a propria equipa e a poucas horas de um sorteio cancelar tudo. São coisas sérias, não é brincadeira. Nunca tal

Anónimo disse...

Parece-me que ao contrario do que o anonimo das 13.28 disse, a unica condicionante foi mesmo as atletas e nao o resto que mencionou.
a equipa foi inscrita porque tinha mesmo que o ser naquele dia, mas as atletas nao se esqueceram da atitude do marco no fim da época e recusaram-se a assinar enquanto as coisas nao fossem esclarecidas. como as coisas nao se esclareceram, a direcao optou por intervir e assim terminar com este escalao para que no decorrer da epoca nao acontecessem situacoes piores e a equipa tivesse que acabar com ela a decorrer. a direcao nao estava desesperada apenas mostrou que a utima palavra era dela. o marco nao é nem nunca foi o jac.

Anónimo disse...

Não venham para aqui falar em formação sem saberem o que estão a dizer!
Um clube que tenha uma boa formação, devidamente estruturada, tem sempre atletas que chegam a seniores!
Se, com as diferentes equipas que existem na Associação de santarém, não chegam a seniores um número de atletas suficiente para que uma equipa da região participe na 1ª divisão, então muito vai mal!
O JAC Alcanena até pode mesmo ter desistido por falta de atletas seniores, mas se esse foi o motivo, então é porque a montante algo falho para que a equipa mais representativa de Santarém não conseguisse reunir 10 atletas seniores!

Anónimo disse...

O anonimo das 18.46 falou bem. É que so o jac, nao chega para "produzir" o numero de atletas suficiente. E quantos clubes ha em santarem? E quantas atletas desses clubes estariam dispostos a vir para o jac para fazer parte da equipa? Nao sabe? Nenhum. Porque ninguem quer ir para uma terra que fica afastada de todos os outros clubes para ir treinar 4 vezes por semana. Porquê? Porque as atletas estão bem a jogar perto de casa e a brincar ao andebol. E arrisco-me a dizer que alguns clubes de santarem ate ficaram contentes com esta decisão do jac. Porque aqui no distrito festeja-se mais com os insucessos dos outros que com os próprios sucessos. Infelizmente é a realidade.

Anónimo disse...

A direção?.... quem? o Sérgio Oliveira + o Sérgio Oliveira + o Sérgio Oliveira... ganhem vergonha quando falam nas atletas não assinarem...

Anónimo disse...

Parece difícil acreditar que um treinador que trabalha as mesmas atletas em 10 anos consecutivos, não tenha o apoio das mesmas quando precisa delas... algo se passa! Será que agora o resto do "projeto JAC" tem pernas para andar? Mesmo treinador, mesmos dirigentes... parece difícil voltarem a ter equipa de seniores...

Anónimo disse...

A decisão foi tomada por toda a direcção e não pelo Sergio Oliveira. E segundo me parece o Sergio pareceu-me a unica pessoa interessada em que as coisas avançassem. Já o treinador e coordenador não me pareceu muito interessado em resolver as coisas. Se tivesse interessado as atletas tinham ficado. E sem atletas não ha equipa.

Anónimo disse...

O "birras" do Marco está agora a colher aquilo que semeou.... a arrogância e teimosia nunca dá bom resultado. Já a direção andou sempre a reboque dos caprichos do treinador, o resultado está à vista. Não venham culpar a falta de atletas, pois isso é assumir o falhanço total do projeto de formação, sabiam quando começava a época e quando a deveriam planear, sem birrinhas e com humildade arranjavam até mais do que 10 atletas seniores a quererem representar o JAC.

Anónimo disse...

o marco se fosse uma pessoa inteligente e se tivesse coragem, ja se tinha apercebido que nao tem condicoes para continuar no jac e ja se tinha demitido. mas não, ele deve continuar a achar que tem razao no que fez. tal como tem razao em culpar a fap pelos calendarios dos jogos, como tem razao em culpar os arbitros pelas derrotas, como tem razao em culpar as atletas pelos jogos menos bons e como tem razao em culpar a direcao do jac pelo abandono das seniores porque nao cobriram as ofertas que fizeram as atletas.
ganhe coragem e peça a demissao, isto se tiver coragem para tal, mas pelos vistos nem coragem para falar com a direcao sobre a epoca tem quanto mais para isto

Anónimo disse...

a maior parte dos comentários aqui feitos revelam algo simples: incompetência de quem dirige, arrogância e birras de quem manda (leia-se marco santos)

Anónimo disse...

Justificações fraquinhas de um clube que devia ter mais responsabilidades, vão desfazendo-se em comunicados para justificar o que não tem justificação. Afinal parece um castelo de cartas a desfazer-se... pode ser que abram os olhos de vez e encarem a realidade sem a arrogância habitual.
Lamentável para as atletas dos escalões de formação, como vão encarar o seu futuro?

Anónimo disse...

Isto acontece porque em Alcanena tudo anda a reboque desse senhor Marco, ele que nunca respeitou as suas atletas, ele que tinha uma má relação com as mesmas, ele que sonhava ser selecionador, ele que amuou e se demitiu com intenção de fazer pressao nas pessoas do clube e depois volta com a palavra atrás.
Em Alcanena vive-se a desorganização e na orbitra desse senhor e agora estao a pagar bem caro as loucuras desse senhor que sempre viveu apenas a pensar em si e no seu ego, um clube que é um exemplo de formaçao mas com esse senhor sempre a dar mais importancia ao seu umbigo.

Anónimo disse...

O NAAL Passos Manuel confirmou a sua participação na PO09 2015/2016.

http://portal.fpa.pt/publishing/img/home_275/fotos/89729928032045350547.pdf

Anónimo disse...

Mais equipas podem seguir os passos do JAC. Estejam atentos! A FAP que se ponha a pau e tenha cuidado com os clubes que anda a proteger! Quando derem por ela vai parecer o campeonato que a sumidade do Florêncio queria fazer: um campeonato a 4 equipas: Madeira, Alavarium, João de Barros e Gaia. O pior é que sem os outros, lá se vai o dinheiro dos seguros para dar de comer a uns, o dinheiro das inscrições para dar de beber a outros, o dinheiro das arbitragens para pagar viagens e carros topo de gama a outros, fora as multas... olhem que já não há mais edificios para hipotecar!

Anónimo disse...

Para aqueles insignificantes que criticam o Marco apenas deduzo uma grande inveja por tudo o que o homem fez pelo andebol de Alcanena. Se está com um pé fora do Jac, espero que se vá embora de vez para que tudo acabe e lhe deem o devido valor. Ou alguem dos que dizem mal dele vai fazer o que ele fez no Jac?Duvido, não sabem fazer mais nada senão dizer mal.Tenham vergonha.

Anónimo disse...

Em Alcanena vai sempre andar tudo a reboque do Marco, digam o que disserem o homem para o bem e para o mal é o "dono" do clube... nem vale a pena andarem com "manobras de diversão" sobre ir treinar outros clubes, pois vai ser sempre técnico na sua terra.

Anónimo disse...

A grande verdade é que o andebol não protege quem verdadeiramente trabalha para ele. O João de Barros encontrou um director que enquanto personalidade sempre resolveu tudo com dinheiro e toca a abordar tudo o que joga andebol e usa saia, seja da Nazaré, de Leiria, da Marinha Grande, de Alcanena, da Batalha, de Alcobaça ou de onde seja. Maneira de esconder a humilhação que o CJB sofre na formação é usar a capacidade financeira, podem ser campeãs em seniores, mas também existem vitórias de trapo.