gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Planeamento Desportivo – Época 2015/2016 – IV

Provas Nacionais Fixas - Época 2015/2016

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, hoje iremos abordar mais concretamente algumas das chamadas provas fixas, pois com o Comunicado Oficial n.º 1 da época 2015 / 2016, e conforme já por nós referido, foram divulgados (bem), todos os Regulamentos Específicos de cada Prova, e os anexos que normalmente costumam acompanhar o Comunicado Oficial já referido.

Respeitando as datas referidas nos respectivos Comunicados Oficiais emitidos até ao momento, em que escrevemos este texto, apenas se poderá ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-15. E, veremos se não existem desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal).

PO04 – Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
Mantive a fórmula de disputa, que na nossa opinião representa um profundo retrocesso, para este escalão, ou seja duas zonas de 10 equipas, com uma fase final a ser disputada no sistema de TXT, com 6 equipas, 3 de cada Zona. Ao contrário da PO02, manteve-se e bem no nosso entender, a chamada Fase de Apuramento, a ser disputada pelos não apurados para a Fase Final. Verificou-se o ajustamento das idades no escalão conforme já tinga sido previsto em que na época 2015 /2016, apenas existiriam duas idades por escalão. O Verdadeiro Campeonato Nacional, na nossa opinião apenas vai começar na Fase Final. Esta é uma prova de grandes desequilíbrios competitivos.

Com as equipas descritas no Comunicado N.º 2, e com o mesmo formato de prova, face às subidas e descidas, é muito provável que duas equipas da Região de Aveiro venham disputar a zona sul (na nossa opinião e se o critério for geográfico), a equipa deverá ser a do São Bernardo e muito provavelmente e da AA Avanca.

No entanto uma situação permanece estranha, (no nosso entender), mantêm-se a PO05 como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Mantêm-se no Regulamento Especifico desta prova, que o número de subidas previstas é um valor máximo, significa no nosso entender, que ainda ninguém sabe o vai acontecer e é pena…Mas continua a informar-se de que na PO04, se registam 4 descidas, duas por zona.

PO06 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1.º Divisão
Com os escalões etários já devidamente enquadrados, a existência no Regulamento Especifico da manutenção da existência da fase intermédia, que apura duas equipas para a fase final, continua a dar todas as hipóteses de participação ás equipas das Regiões Autónomas, o que na nossa opinião representa um fator extremamente positivo.

Mantem a sua forma de disputa e pensamos que bem, ao ser disputada em quatro (4) zonas, será uma prova certamente muito mais económica não só para os clubes como certamente para a Federação. Felizmente que o número par de clubes 40, vai permitir uma 1:ª fase com todas as zonas equilibradas (10 equipas em 4 Zonas). Estranha-se a não existência de equipas suplentes… Quando infelizmente para a modalidade, já se verificou uma substituição por desistência do CD Mafra.

A Fase final será disputada pelo 1.º de cada Zona, mas os dois (2) primeiros da Fase de apuramento (mais uma concentração), onde participam, além dos segundos classificados das duas zonas da 2.ª Fase, os Representantes da Madeira e dos Açores.

Mantêm-se e bem o texto, onde se diz claramente se as equipas das Regiões Autónomas, não ficarem apuradas para a Fase Final, disputarão na época seguinte a Fase de Apuramento da PO07. O que na nossa opinião é um esclarecimento que se impunha.

Pensamos que a maioria das equipas vai-se nas mesmas zonas da época anterior, no entanto a divisão das equipas pelas 4 zonas não certamente um processo pacífico.

PO09 – Campeonato Nacional Seniores Femininos 1.º Divisão
Esta é uma prova que se mantem fiel a si, e sofreu alguns ajustamentos significativos no seu sistema de disputa, e não existe qualquer novidade na matéria publicada no Comunicado N.º 2, onde estão bem definidos as 12 equipas participantes, e será disputada no sistema de Play OFF, já deu excelentes provas neste escalão, e que na nossa opinião é emotivo e traz certamente mais gente aos pavilhões (admitimos no entanto opiniões diversas da nossa). Existindo no entanto algumas alterações na disputa dos lugares intermédios, e na forma como se disputarão os jogos da Final. Deixaram de existir jogos disputados no sistema das Competições Europeias, e todos os jogos serão disputados em sistema de Play OFF, a Final também sofreu alteração e passa a ser disputada á melhor de cinco (5) jogos, mas sua ordenação será diferente do estabelecido para a PO01, pois segundo nos apercebemos é uma forma de permitir jornadas duplas, face a existência das equipas da Madeira, e assim a sua ordenação será (Casa, Casa, Fora, Fora e Casa).

Em próximo texto iremos abordar outras provas.
 
O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Os campeonatos de juniores e juvenis estão fora de moda sem interesse e só se gasta dinheiro na 1ª frase e na Fase final o campeão é aquele que tem menos atletas nas selecções jovens!
Manter os escalões jovens e os encontros com campeão em titulo e não0 deslocar milhares de jovens e todos ganhamos? Ridículo..
Aprendam e vejam como fazem nos melhores países de andebol!

Anónimo disse...

A PROVA DA PO4 VAI SER UMA MISERIA JA FOI FRACA NA EPOCA PASSADA ESTA ANO FAÇO IDEIA COM A MUDANCA DAS IDADES A QUALIDADE QUE VAI SER POIS A FEDERAÇAO AINDA ESTA A TEMPO DE MUDAR PQ TIRANDO O BENFICA E O PORTO NAO VAI HAVER MAIS NINGUEM A FAZER EQUIPAS B DE SENIORES QUE ERA O GRANDE POBJECTIVO DA FEDERAÇAO

Anónimo disse...

Vai haver mais 3 equipas B: João de Barros, Colégio de Gaia e Alavarium!