gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 17 de março de 2010

Campeonato Mundial de Andebol Escolar - 2010

Portugal , vai realizar o Mundial de Andebol escolar, que se realiza de 19 a 27 de Março de 2010 , em Braga, Guimarães e Fafe.

Participam, 48 Equipas ( 24 Masculinas e 24 Femininas ) em representação de 26 Países, que estão distribuídas em 4 Grupos de 6 equipas, em cada escalão.

A representação Portuguesa está entregue a:
Masculinos Escola António Gedeão ( Almada )
Femininos Escola Adolfo Portela ( Águeda )

Grupos de Portugal :
Masculinos
Grupo B - França, Eslovénia, Croácia, Itália, Chipre e Portugal
Femininos
Grupo B - Alemanha, Eslovénia, Polónia, Suiça, Itália e Portugal

Calendário de Portugal na Fase de grupos :
Masculinos
Dia 20-03-10
Portugal – França ( 09H00 )
Itália – Portugal ( 15H00 )
Dia 21-03-10
Eslovénia – Portugal ( 10H30 )
Dia 22-03-10
Croácia – Portugal ( 09H00 )
Dia 23-03-10
Chipre – Portugal ( 09H00 )

Femininos
Dia 20-03-10
Portugal – Alemanha ( 09H00 )
Suiça – Portugal ( 15H00 )
Dia 21-03-10
Eslovénia – Portugal ( 10H30 )
Dia 22-03-10
Polónia – Portugal ( 09H00 )
Dia 23-03-10
Itália – Portugal ( 09H00 )

Breves Apontamentos

Segundo informação inserta no site da Associação de Andebol de Braga ( alguns comentários noutros artigos , também já referiam a matéria ), foram indicadas 3 duplas Portuguesas para dirigirem jogos desta prova , sendo que duas delas prestarão provas para o Curso de Arbitro Jovem Europeu ( João Basto/Júlio Cardoso da AA Braga e Marta Sá/Vania Sá da AA Viseu ) e ainda Roberto Martins/Daniel Martins que segundo as palavras constantes do artigo já referido “estarão também presentes neste Mundial, no que poderemos designar como uma pré-observação, ao curso que irão efectuar da EHF.”

Apenas lamentamos a falta de informação do Conselho de Arbitragem da FAP, (e da própria FAP, que hoje insere a noticia no seu Portal e nem uma palavra sobre este assunto), não informa nada nem ninguém da sua actividade, é um Órgão Social da Federação que menos informação presta. Porquê ??? Será que estas decisões não devem ser objecto de Comunicado Oficial e não é matéria que interessa ao todo da modalidade. Ou será que a transparência não é um objectivo!!! È triste termos estas informações e outras por terceiros , parabéns à AA Braga pela divulgação desta matéria.

Quando se diz o que se diz em relação à dupla Roberto Martins/Daniel Martins, reforça os nossos comentários , relacionados com o uso do emblema da EHF, e prova que temos toda a razão quando dizemos que não podem usar o emblema da EHF, pois ainda irão ser pré-observados para um curso que irão efectuar. Mais uma matéria em que o CA da FAP, se “esqueceu” certamente de informar toda a gente, pois deduz-se destas palavras que esta dupla já está indicada para um curso da EHF. É pena e os outros o que dirão!!!

Terminamos, perguntando apenas , porque a dupla de Viseu e não a dupla Feminina do Porto ( Ana Silva/Ana Afonso ) ???

Parece-nos que a Informação a tempo e horas , e justificação da tomada de decisões é meio caminho andado para a pacificação de um sector que normalmente só falado por maus motivos , e deveria ser falado pelo seu contributo para o desenvolvimento do jogo e da modalidade. Paciência!!!

O Formador

8 comentários:

Anónimo disse...

Sem intenção de ofender ou mal tratar, as meninas de Viseu são fracas, muito fracas. Terão que existir declaradamente outros interesses. Mas nos jogos escolares ainda se percebe, a escola é local de aprendizagem, agora fazê-lo em fases finais da PO2 ou outras provas que tais é que é lamentável, ainda para mais apresentando-se como inabaláveis nas decisões que tomam. Não são obviamente as meninas q estão em causa. É o perfil generalizado da forma como os árbitros se arrogam, e a única conclusão a tirar é que estamos perante um facto cultural, estrutural e não circunstancial.
Ás cupulas exigia-se outro modelo de formação e com carácter inclusivo, para técnicos e outros agentes. Mas verifica-se o contrário, todos os agentes da modalidade estão progressivamente mais longe dos árbitros. E isso é mau para todos.

Anónimo disse...

Marta Sá/Vania Sá da AA Viseu ... muito fracas essas senhoras!

Anónimo disse...

Dá forma como estão a abordar este assunto é que não estão a contribuir nada para a pacificação do sector.
Mas aliás tem sido apanágio ao longo de toda a vossa existência.
Quantos aos participantes no invento existem regras para a sua participação e são da responsabilidade da Federação Europeia.
Sugiro uma coisa, contactem a EHF pode ser que saibam alguma coisa eles tem lá toda a informação.
Quantos aos Martins vejam lá bem de perto o emblema!!!
E depois veja lá se alguém vos arranja um livrinho azul para verem qual a categoria deles ao nível da EHF.
Mais uma informação, todos os participantes sabem o que lá vão fazer!!
Há e quanto as Anas, pois essas não vos conto para morrem de inveja.
Até já

Anónimo disse...

Como alguém já disse , cada vez mais os árbitros se afastam dos restantes agentes da modalidade, é está é uma verdade, pura e está visível. Quanto à história dos emblemas, eu que normalmente estou com alguma atenção ao que se vai passando na modalidade, infelizmente não posso estar mais atento e gostaria, mas recordo-me que os manos chumbaram é este o termo num curso efectuado no Algarve e que quem passou foi a dupla Madeirense, e não têm nenhuma categoria na EHF.

Anónimo disse...

Eu penso (tenho quase a certeza) que para este curso a idade não pode ser superior aos 23 ou 25 anos (aqui a minha duvida): As Anas já não preenchem esse requesito, contudo elas já foram (penso que foram com o Daniel Carvalho e Cesar) ou estão designadas para frequentarum curso da EHF. Sei que no feminino elas são a prioridade da FAP, ogo, o Vosso comentário sobre elas não tem razão de ser.

Anónimo disse...

Não são uns simples jogos escolares, é um campeonato do mundo, onde a maior parte dos restantes países se fazem representar por centros de formação, ao género do que existia em Rio Maior, apresentando os centros de formação vencedores dos jogos entre iguais.
A representação portuguesa, no feminino, está ao cargo da Escola Sec. Adolfo Portela, constituída pelas atletas do Valongo do Vouga, qu estou certo tudo farão para dignificar Portugal.

Anónimo disse...

mas esta competição serve para quê?
é que desporto escolar em portugal nao existe, existe nos estados unidos e se calhar em outros paises mas por ca desporto escolar?
desculpem nao percebo o destaque

Anónimo disse...

Es mesmo invejoso cá no brugo e que não tem categoria porque pessoas como tu não merecem

21.02.2010 Bologna United : HIT Innsbruck (32:27)
08.11.2009 HC Teramo 2002 Femminile : HC Dnepryanka Kherson (30:23)
07.11.2009 HC Dnepryanka Kherson : HC Teramo 2002 Femminile (27:31)
04.10.2009 CB Elche-Mustang : H.C. "Kale" Kicevo (29:22)
02.10.2009 H.C. "Kale" Kicevo : CB Elche-Mustang (23:31)