gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 14 de março de 2010

Crónica de Fim de Semana – 23/01

Voltamos a fazer uma crónica repartida, efectuando a segunda parte da mesma após a realização da jornada da PO04.

PO01- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Masculinos

Não queremos deixar passar em claro, as anormalidades cometidas nesta jornada em termos de horários, e transmissões televisivas. Como é possível , existirem dois jogos marcados para o mesmo dia e hora e ambos com transmissão televisiva ??? Como é admissível que isto aconteça ??? Quem beneficia com esta situação??? A modalidade não é certamente. O publico que gosta de andebol apesar de ter as suas cores clubistas , vai a todas, e com esta autênticas aberrações, fica completamente manietado. Mais quem são as firmas que investem em publicidade com esta dispersão de meios ??? Ninguém certamente, pois a anarquia é total !!! Mas ainda existem outras vicissitudes, é que com horários coincidentes com a hora das transmissões , estavam marcados a maioria dos outros jogos. Se fosse o extinto organismo que organizava a prova de topo do Andebol Nacional a fazer isto , caía o “Carmo e a Trindade”, mas como são os omnipotentes, está tudo bem. E assim vai o Andebol Nacional.

20.ª Jornada ( 9.ª da 2.ª volta ) – Resultados

Madeira SAD 29 – 22 AC Fafe
SC Horta 22 – 25 Sporting
Xico Andebol 23 – 25 ABC
FC Porto 29 – 23 S. Bernardo
Benfica 27 – 25 Marítimo
Aguas Santas 27 – 20 Belenenses

Depois da realização dos dois jogos em atraso, e com todas as equipas com o mesmo número de jogos, esta jornada continha alguns jogos interessantes, começando pelo SC Horta / Sporting , em que a equipa Açoriana normalmente complica a vida aos visitantes , mas o Sporting venceu dificilmente , num jogo em que esteve sempre na frente do marcador e em que a sua 1.ª linha esteve completamente desastrosa ( 4 golos em 16 remates ) , com Petric no seu normal, ou seja, sem rendimento que justifique o investimento feito. Um jogo que poderá tornar-se decisivo para as aspirações da equipa surpresa da prova, o Xico Andebol / ABC, que terminou com a difícil vitória do ABC. Registou-se uma verdadeira surpresa no jogo Aguas Santas / Belenenses, com uma surpreendente vitória dos nortenhos e por números esclarecedores, num jogo em o Aguas Santas comandou quase sempre o jogo, e em que ao intervalo já vencia ( 17-11 ), Pedro Cruz foi o marcador de serviço com 7 golos. Destaque ainda, para a pior exibição do Benfica nos últimos tempos , sem Carlos Carneiro e Cláudio Pedroso, foi uma equipa descaracterizado, onde sobressaiu inesperadamente Luís Nunes tanto pela positiva ( 7 golos ), como pela negativa , demasiadas falhas no momento da concretização, o Marítimo que ia causando uma surpresa, vendeu cara a derrota e ao intervalo apenas perdia por um golo ( 13-12 ). Os outros jogos terminaram com resultados dentro da normalidade esperada, mas, existe sempre um mas, no Madeira SAD / AC Fafe , ao intervalo tínhamos uma grande surpresa com o AC Fafe na posição de vencedor ( 13-11 ) , só perdendo esta posição aos 40 minutos quando o Madeira SAD passou para a frente do marcador ( 17-16 ) . O FC Porto / S. Bernardo, foi um jogo de relativamente fácil para o comandante da prova que já vencia ao intervalo ( 14-8 ) , mas que os comandados de Ricardo Tavares no 2.º tempo, resolveram vender cara a derrota realizando uma exibição equilibrada, e que não permitiu ao Porto dilatar o resultado. Com esta jornada disputada e a duas jornadas do fim da 1.ª Fase, esta prova corre o risco de ter o vencedor encontrado ainda antes do inicio da Fase Final do Grupo “A”, tal a diferença pontual existente entre o 1.º e os outros possíveis apurados. O FC Porto continua no comando agora com 55 pontos, seguido ABC e Benfica com 48 pontos, e pelo Belenenses ( 47 pontos ) que desceu para o 4.º lugar em igualdade pontual com o Madeira SAD, o Sporting mantém o 6.º lugar ( 44 pontos ) e o Xico Andebol mantém o 7.º lugar ( 40 pontos ), e já com o S. Bernardo fora da luta pela disputa do 6.º lugar a duas jornadas do fim desta Fase. As duas últimas jornadas apenas vão servir para definir o 6.º apurado ( entre o Sporting e o Xico Andebol ), e para as restantes equipas amealharem pontos para a Fase seguinte.

Xico Andebol 23 – 25 ABC

Um derby , que merecia mais publico , face ao valor e à juventude que existe nas duas equipas. No entanto um facto insólito que não devemos deixar passar em claro, foi a forma como o Treinador do ABC, que se encontra suspenso, conseguiu dirigir a sua equipa desde a bancada, não entendemos como tal é possível , pois é impossível existir contacto directo entre o treinador suspenso e os seus atletas em situações de suspensão, mas estas são as vicissitudes do Andebol Nacional. O ABC começou mal o jogo, nunca se entendendo com a atitude defensiva do Xico Andebol, e com demasiadas falhas no seu ataque planeado, de tal forma que esteve sempre em inferioridade no marcador , só conseguindo a igualdade aos 22 minutos de jogo ( 10-10 ), passando pela 1.ª vez para a frente aos 25 minutos ( 11-12 ) conseguindo atingir o Intervalo na condição de vencedor ( 12-13 ). No segundo tempo , com um bom início de jogo e com uma forte melhoria no seu sistema defensivo, arrancou de vez e chegou a ter 6 golos de vantagem, quando o Xico Andebol , com a melhoria de produção do seu sector defensivo e de Nuno Silva, consegue um parcial de 4-0, colocando forte pressão na equipa do ABC ( 20-22 ) aos 53 minutos , daqui até final do encontro, o Xico Andebol pressionou ( chegando a jogar HXH ) , numa tentativa de virar o resultado , mas a maior experiência do ABC e a melhoria significativa da actuação de Hugo Figueira permitiu aos Bracarenses terminar na situação de vencedores. No ABC , sem Luís Bogas , foi o jovem Hugo Rosário uma das figuras em destaque , não só pelo que marcou ( 6 golos ) , mas também pelo que defendeu , Mas Eduardo Salgado ( 10 golos ) , foi o marcador de serviço, pela negativa o seu pivot Naumovsky pois esteve completamente desastrado na recepção. No Xico Andebol, que realizou excelente prestação no jogo para os 6 metros , deve-se destacar a acção de José Ricardo Costa que esteve simplesmente impecável ( 6 golos ) , e ainda Nuno Silva que produziu uma segunda parte de grande nível , pois além de ser um excelente defensor é um atacante com uma vasta gama de recursos, abaixo do seu nível, esteve Rui Silva, de quem se espera sempre grandes prestações. A Dupla de arbitragem Daniel Martins / Roberto Martins, surpreenderam-nos pela positiva, embora a sua arbitragem não estivesse isente de erros, pois o seu critério nas violações da área de baliza tanto por atacantes como por defensores , falhou diversas vezes. E o seu melhor foi na nossa opinião o critério disciplinar e as faltas do atacante. Em relação a esta dupla pergunta-se qual o motivo porque usam o emblema da EHF, se não são internacionais!!!Quem os autorizou a tal!!!Quantos jogos já apitaram na EHF!!! Em que curso foram aprovados!!!

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Seniores Masculinos
Fase Final

3.ª Jornada – Resultados
Modicus 20 – 36 Camões
G. Sul 23 – 18 Sismaria
AA S. Mamede 28 – 12 Maria Balaio

O facto mais saliente desta jornada, reside na sensacional vitória do Camões em Sandim, e por números tais, que nem os mais optimistas esperariam. Veremos se esta vitória é extemporânea ou indicia o inicio de uma recuperação. O Modicus é a surpresa pela negativa, ainda não obteve qualquer ponto positivo. O G. Sul , também venceu o Sismaria, que parece-nos voltou a ser a equipa irregular da 1.ª Fase. AA S. Mamede continua a sua caminhada, e poder-se-á dizer que esmagou completamente o Maria Balaio, obtendo um resultado completamente inesperado , tal foi a diferença registada, e sendo agora a única equipa sem qualquer ponto perdido.

PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Seniores Femininos
Fase Final

1.ª Jornada
João Barros 36 – 13 Alavarium
C. Gaia 19 – 25 Madeira SAD
Juv. Lis 19 – 29 Gil Eanes
Juv. Mar 35 – 31 Santa Joana

Jogo grande deste inicio de fase o C. Gaia / Madeira SAD, por á partida serem dois dos mais fortes candidatos ao titulo Nacional , com o Madeira SAD a não deixar “os seus créditos por mãos alheias” e a vencer categoricamente o vencedor da Zona Norte. O Gil Eanes que na 1.ª fase tinha vencido os dois jogos frente ás Leirienses, confirmou a sua superioridade obtendo um resultado dilatado, O Juv. Mar com o Santa Joana, que na 1.º fase dividiram entre si as vitórias, desfizeram essa igualdade com a vitória da equipa da juv. Mar a vencer , num jogo equilibrado, e o confronto entre as Meirinhas e as Aveirenses, terminou com uma goleada não esperada, nesta fase da prova, com uma total superioridade do João Barros.

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Anónimo disse...

Andebol Feminino _"Jogo grande deste inicio de fase o C. Gaia / Madeira SAD, ... com o Madeira SAD a não deixar “os seus créditos por mãos alheias” e a vencer categoricamente o vencedor da Zona Norte".
Comentário mal informado: A cerca de dez minutos o jogo estava empatado e não fora a exclusão da defesa avançado do Colégio não sei não... E paula Castro jogou sem a guarda redes Daniela Pereira, Inês Domindos, Marta Loureiro e Patrícia Menezes, lesionadas, e sem as transferidas Diana Fernandes e Ana Andrade! Com uma equipa totalmente amadora e com aqueles condicionalismos só um bom treinador consegue manter este nível. Só assim se percebe porque fomos ao europeu. A madeira tinha obrigações muito maiores!

Anónimo disse...

MADEIRA SAD "a vencer categoricamente o vencedor da Zona Norte"

E DIZIAM VOCES QUE IRIAM ESTAR NOS PAVILHÕES A VER OS JOGOS!!!

Anónimo disse...

Pois é meus queridos se vocês acham que vencer por 6 golos de diferença em casa do adversário , não é categoricamente então sei o que é vencer bem, mas deixem lá que quando vierem á Madeira , provavelmente ainda será por mais. E quando forem ao Gil Eanes , esperam que eles joguem o que jogaram contra as Madeirenses. E desta vez nem a Paula Castro vos salva, e espero que tenham as jogadoras todas , para não haver desculpas, como essa do amadorismo.

Anónimo disse...

Uma fase final da PO02 nao tao equilibrada como se esperava, uma equipa sem ambicao, o modicus,que já nao tem nesta altura nenhuma hipotese se ser campeao ou de subir à 1 divisao e no polo oposto uma equipa da S.Mamede que vai cilindrando os seus adversarios, obrigando-os a fazer prestacoes confrangedoras como demontra o resultado desta semana em que o Balaio, candidato à subida, apenas concretizou 12 golos.O sismaria parece tambem nao ter muitas hipoteses, veremos o que fazem balaio, camoes e Ginasio nos proximos jogos

Anónimo disse...

O prof Rito não ia dar instruções junto ao banco.Só ia perguntar se todos estavam bem dispostos,visto ser uma pessoa muito simpatica,e preocupada com os que lhe estão proximo.

Anónimo disse...

Já chega de desculpas de amadorismo...tomara nos em protugal termos mais seis ou sete sad´s era sinal que o andebol feminino estava no bom caminho.
E agora a Paula Castro ja é boa ...até do Europeu se fala...aja paciencia

Anónimo disse...

Meu querido Benfica como tu andas volta Donner que estás perdoado

Anónimo disse...

Aqui à uns tempos porque a liga transmitiu um jogo, na mesma hora de um jogo de juniores em Guimarães, desde os jornais até não sei quem mais, toda a gente veio protestar, agora gostava de ver os mesmos srs. das Associações que tanto barulho fizerem dizerem o mesmo não é assim sr. Augusto Silva, mas a memória é curta. E tudo é permitido, mesmo contra os verdadeiros interesses do Andebol. Boa banhadas gostei.

Anónimo disse...

Fui ver o Juve Mar S. Joana e não sendo um jogo bem jogado achei que foi um jogo interessante. Ganhou quem mais lutou pela vitória e melhor partido soube tirar do CA, pois no ataque organizado nenhuma das equipas esteve muito bem. A Juve teve a sorte de encontrar a G R e a Teresa Santos em dia sim e estas acabaram por fazer a diferença.
Destaque para a dupla de arbitragem que penso que é do Porto, muito jovens ainda, mas com um largo futuro pela frente. Se o andebol feminino tivesse duplas destas em todos os jogos, progredia muito mais depressa, porque arbitros destes ajudam a evoluir a modalidade.

Anónimo disse...

Anónimo das 20:48 ao menos não cometa erros de português. Não somos obrigados a ter as mesmas opiniões.

Jorge Almeida disse...

Anónimo 14 de Março de 2010 16:54,

compreendo o seu comentário, mas experimente jogar sem quase todo o seu 7 inicial, e contra o Madeira SAD ... Face ao potencial relativo que a equipa do Colégio de Gaia pode apresentar naquele jogo, perder por 6 contra a SAD, até nem foi mau de todo.

Certo que, pelo que posso compreender do comentário do Anónimo 14 de Março de 2010 15:27, o Madeira SAD só deve ter acordado nos 10 minutos finais.

Não se esqueçam que o Colégio de Gaia apresentou as mesmas jogadoras que vinham de perder contra a Juve Mar e contra o Santa Joana.

Anónimo 14 de Março de 2010 20:48,

o amadorismo não é uma desculpa, é (como sempre foi) a realidade da esmagadora maioria das equipas (e das jogadoras) que disputam a PO09. É bom escrever o que escreveu, mas, num contexto de crise económica, já é bom ter atletas disponíveis para treinar e jogar, pois isso prejudica as suas carreiras profissionais, e, como tal, o seu "ganha pão".

Todos nós queríamos ter mais equipas profissionais como a SAD na PO09. No entanto, para isso, é preciso ter €. Onde estão eles?

Nesta matéria, chamo a sua atenção para a entrevista que Donner deu aquando da realização da Supertaça Masculina em Portimão.

Anónimo 15 de Março de 2010 08:11,

deve estar a brincar quando escreve a análise à arbitragem do Juve Mar - Santa Joana ...

A dupla de arbitragem, pelo que me informaram, não é do Porto, mas de Braga. Pelo que fui informado, um dos Srs. Árbitros é filho do Sr. Oficial de Mesa presente no jogo.

É certo que não prejudicaram ninguém, mas nota-se que (ainda) não têm nível para apitar jogos destes. Mas a culpa não é deles, é de quem os nomeia para estes jogos.

Certo que já estiveram melhor que no jogo Afifense - Santana, a contar para a PO03, que fui ver no sábado anterior (aí, foram um perfeito desastre, mas também não prejudicaram ninguém), mas, ainda assim, não têm nível para apitar jogos destes.

Quanto ao jogo em si, concordo com a sua análise.

Anónimo disse...

a muito que nao ia ver o meu aguas santas diziam que aquilo estava muito mau e verdade que esta
mas quando me disseram que a dupla de arbitras que estavam apitar o jogo estavam a ser emporradas para internacionais ate fiquei branco
sao mesmo muito mas apitar mas e favor nao apitam mesmo nada
por favor nao mandem estas miudas la para fora vao ser a vergonha do andebol portugues
mas a tantas que mais uma tb nao faz mal nao é

Anónimo disse...

Senhor Jorge Almeida decididamente vou querer conhecê-lo pois o senhor deve ter sido um arbitro excepcional...

Alexandre Magno

Anónimo disse...

Realmente Sr. Jorge Almeida, andebol percebe alguma coisa? quanto mais de arbitragem... So o Sr. é que se queixa desta dupla, é sempre a deitar abaixo!! Ate parece ter algum problema pessoal com eles, pois entao vai ter de sofrer muito pois estes miudos serao propostos a arbitros internacionais ja na proxima semana, sera que a EHF tambem anda a dormir?
Para a proxima colocam uma dupla do grupo "B" e pode ser que o Sr. Jorge goste mais da arbitragem... e mais nao sou de braga...

Saudaçoes, Tiago Pinto

Anónimo disse...

Tiago Pinto
15 de Março de 2010 18:32

A EHF NÃO ANDA A DORMIR....A EHF SÓ OBSERVA PARA PROMOVER JOVENS ÁRBITROS PARA O PROJECTO YRP QUEM AS FEDERAÇÕES APRESENTAREM...
COMO A NOSSA FEDERAÇÃO É O QUE É...É VENDIDA...VAI MAIS UMA VEZ PRESENTEAR UMA DUPLA DE BRAGA...ATÉ PARECE QUE SÓ EM BRAGA É QUE SE SABE ARBITRAR...TRETA....
ISTO CADA VEZ METE MAIS NOJO....DEPOIS QUEREM ÁRBITROS NO SUL...OS RESTANTES ÁRBITROS MAIS NOVOS NÃO TÊM NENHUM OBJECTIVO DE CARREIRA,PORQUE DIFICILMENTE CHEGAM A INTERNACIONAIS. GRANDE PALHAÇADA,,,,DEPOIS FALAM DO FUTEBOL...OS ÁRBITROS INTERNACIONAIS ESTÃO REPARTIDOS PELAS "ALDEIAS".

O NORTE NO SUL

ADCandebol disse...

Independentemente das dificuldades, o Andebol precisa de SAD, Eanes e projectos mais profissionais.

Claro que é complicado e dificil de financiar, mas tem de ser o caminho. Assim, urge discutir formulas de financiamento e não apenas formulas de campeonato mais económicas.

Anónimo disse...

A equipa que jogou contra o Ginásio do Sul foi a Farmacia Lis e não a Sismaria. Ou será a mesma coisa ?

Depois, marcaram o jogo para uma bela hora, que nem é carne nem peixe (19h15), a menos que tenha sido para a maioria não conseguir ver mais uma grande "actuação" das gémeas Sá (até parece um nome artistico) !

Por último: apenas dizer que a FAP apenas pode ajudar um dos seus "compadres" que até jogava em casa, tendo que ficar para a próxima vez e na fila, a Farmácia Lis ou a Sismaria ?

UM DOS QUE PRESENCIOU O ESPECTACULO