gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 11 de março de 2010

Opinião de um Leitor

Iniciamos uma nova era no nosso Blog, e sempre que acharmos interessantes e ou convenientes publicaremos os diversos textos que nos são enviados, sob a forma de email, depois de devidamente autorizados pelos seus autores. O texto que hoje publicamos, reproduz uma opinião sobre o estado da Arbitragem Nacional, e é publicado sem qualquer alteração na sua forma e conteúdo. E sem comentários da nossa parte.

“Caros Amigos especialmente todos aqueles que passaram pela Arbitragem.....sempre existiu e existirá sempre os complexos de superioridade e inferioridade de alguns que por cá passaram e passam....no entanto estamos sem rei nem roque nesta altura tão critica da Arbitragem do Andebol.....na verdade existia uma Liga que bem ou mal nomeava para todos os Jogos Delegados e estes que na sua quase totalidade se notabilizaram na Arbitragem ou como bons praticantes da modalidade deram um bom e santo contributo a TODOS aqueles que gostam de ouvir as criticas ao trabalho desenvolvido pelos Árbitros...só que uns ouvem, analisam e reflectem sobre o que lhes foi dito e outros porque já sabem tudo nem pensam mais nas criticas que lhes foram feitas.....não vou aqui dizer quem são os humildes, ponderados, e que se destacam dia a dia nas suas actuações nem vou dizer quem são os mais superiores e que são os maiores sabichões....Devemos sim é unir toda a classe e trabalhar toda a gente no mesmo sentido de nos ajudarmos uns aos outros...aprendi muito com toda a gente mesmo com aqueles que no final da época ficavam muito abaixo de mim....Que trabalho válido se tem feito nos diversos Departamentos Regionais da Arbitragem por jovens que acabam por abandonar desmotivados porque não são acompanhados nem mesmo pelos próprios colegas.....Que trabalho tem contribuído as Duplas Internacionais nas suas Associações para ajudar os Árbitros jovens ?....Andamos a correr atrás de quê ? Tachos ?
Não vale a pena fazer comentários do Bota abaixo e depois não se identificar....dêem a cara....digam aquilo que pensam sem receios de dizer quem são.....assim como os que são criticados deverão ter o bom senso de saber aceitar uma critica negativa e repô-la na positiva através do bom trabalho...Criem-se comissões, núcleos em prol da Arbitragem para que não seja esta a causadora sempre dos desastres dos Clubes e da modalidade.”
(Carlos Moura - Ex Arbitro, Dirigente e Observador )

O Administrador Delegado

13 comentários:

A.T. disse...

Bom Dia... Hoje sim, fiquei feliz ao abrir o Blog para observar o que aqui se escreve, as "parvoeiras" do dia a dia e deparo-me com este verdadeiro contributo ao andebol nacional e principalmente na abordagem de um assunto altamente sério e que os agentes ligados teimam em não querer ver ou nada fazer. Parabéns Carlos Moura, pela lucidez, pela sensatez, pela grandeza de espírito e ainda pela coragem em tocar neste assunto, que a mim também me parece, ser tabu para muitos dos que deveriam estar interessados, nomeadamente os Conselho de Arbitragem da Federação e Associações Regionais. Talvez seja melhorar para estes senhores, deixar a coisa como está, se calhar dá menos trabalho e mais possibilidades de se tornar justificativa para as incompetências que se observam todos os fins de semana. Também acho eu, que estamos a passar por momentos verdadeiramente insólitos, onde as arrogâncias e o "ego vaidoso" se sobrepõe à seriedade justa, humilde e eficiente. Caro Carlos, acho que sua visão dos factos se calhar irá ferir algumas vaidades, mas tenha uma coisa em mente, e com a certeza que irá fazer alguém reflectir neste assunto e assim contribuir para o bem do Andebol Nacional. Bem Haja

Anónimo disse...

até que enfim alguem têm coragem de por o dedo na ferida.nesta altura existe a feira ds vaidades infelizmente muitos arbitros não sabem ser humildes e aceitar as criticas que lhe são feitas, já sabem tudo e depois é vergonha que se vê.
ASSIN.
V.A.

Anónimo disse...

Grizem se!! Como vai o nosso andebol e arbitragem...

Começou a contagem decrescente para o início do Campeonato Mundial de Andebol Escolar.

Esta competição, que se desenrola de dois em dois anos, vai decorrer em Braga, Guimarães e Fafe, de 19 a 27 de Março. 24 equipas Masculinas e 24 Femininas, em representação de 26 países, farão do distrito de Braga, durante 10 dias, o centro de todas as atenções na nossa modalidade.

Para além do interesse acrescentado pela representação das nossas equipas, no género Masculino e Feminino, destaque também para o facto de duas duplas de árbitros nacionais integrarem o lote das várias que prestarão provas para o Curso de Árbitro Jovem europeu. João Basto e Júlio Cardoso, da AAB e Vânia e Marta Sá, da AAV, foram as duplas nomeadas. Roberto Martins e Daniel Martins estarão também presentes neste Mundial, no que poderemos designar como uma pré-observação, ao curso que irão efectuar da EHF.

A 1ª Jornada deste Evento terá início no dia 20 de Março, com jogos em simultâneo, distribuídos por vários pavilhões e localidades.

Calendário para o dia de abertura, com todos os jogos agendados para as 9 horas:

Masculinos
Portugal – França (Gualtar, Braga)
Irão – Dinamarca (Lamaçães, Braga)
Brasil – Alemanha (UM, Azurém, Guimarães)
Israel – Hungria (Multiusos, Guimarães)

Femininos
Portugal – Alemanha (EB2,3 Nogueira, Braga)
Brasil – Hungria (UM, Gualtar, Braga)
Israel – Dinamarca (Multiusos 2, Guimarães)
Bulgária – França ( Municipal de Fafe)


:Veja aqui o Calendário dos Jogos:

Anónimo disse...

esse joão basto só dá para rir. quem é esse menino que acorda aos domingos mal disposto para ir arbitrar

Anónimo disse...

Boa Noite

Efectivamente o Carlos tem alguma razão.
Falta liderança na arbitragem nacional e na associação de classe.
Que faz a Apaoma?
A Apaoma é zero!
A Arbitragem bateu no fundo, a Apaoma parece mais "um grupo de malfeitores" doque uma Associação de classe.
É tempo dos arbitros tomarem em mão o seu destino.

Anónimo disse...

Boa Noite antes de mais alguma coisinha, realmente o Carlos tem alguma razão no que diz e tenho especial atenção na parte em que diz e transcrevo "Que trabalho tem contribuído as Duplas Internacionais nas suas Associações para ajudar os Árbitros jovens ?....Andamos a correr atrás de quê ? Tachos ?"

Devo dizer como árbitro jovem que sou e que pela experiência que tenho as duplas internacionais não têm dado apoio ou muito pouco, misturar árbitros jovens com árbitros que estão quase na reforma é o que se tem feito e mesmo assim poucas vezes e o choque entre experiências e gerações é muito significativo e no momento de agir pode ser dificil e falo por experiência própria.
Quanto à segunda questão, "Andamos a correr atrás de quê?", a minha resposta é a resposta que qualquer apaixonado pela modalidade poderá dizer. Corro pela paixão e pelo gosto que possuo pelo andebol e pela arbitragem.
Ainda antes destas duas questões, no texto do Carlos aparece uma classe que eu nem sabia existir. "Departamentos Regionais de Arbitragem", se isso existe eu próprio como árbitro não sabia da existência de tal coisa e como árbitro regional ainda mais me espanta, vivemos numa política do "entrega isso ao não sei quantos da associação" ou do "manda para o mail da associação". Que organização é esta? pergunto-me eu. É assim que queremos levar o nosso andebol e a arbitragem além fronteiras?

Unknown disse...

Boa noite,

Infelizmente concordo com tudo o que foi dito e redito.

Mas isto tudo irá dar em quê?
...................................................................................NADA...NADA


e mais não digo pois neste momento estou com um PROCESSO DISCIPLINAR em cima e não quero juntar mais nenhum.

Abraço,


Gonçalo Santos

Anónimo disse...

Boa Noite...Ouvi dizer que o Brasileiro vai abandonar a arbitragem....um abraço

AT disse...

Vejam como são as coisas. Vejam os comentários que aqui se fazem, depois da colocação de um assunto sério e que por detrás do anonimato se dizem e escrevem parvoíces. Primeiro a responsabilidade sobre as Arbitragens cabe às Associações Regionais e à FAP, através dos seus Conselhos de Arbitragem, logo, qual a razão de um "burraldino" querer imputar responsabilidades na associação de classe. Segundo, os Árbitros realmente unidos poderiam mudar esta situação, mas cabe a pergunta: - Unidos onde? Aqui em Portugal? Como ficam os interesses individuais do dirigismo regionalizado? É mesmo uma pena, mas as pessoas (árbitros) com estes comentários são a mostra clama e inequívoca da parvoeira em que se encontra a Arbitragem Nacional, colocando, repito, os interesses acima de tudo e de todos. Aos interessados em que as coisas mudem, parabéns, aos outros só posso dizer que tenho pena.

Anónimo disse...

Deves estar incomodado se o brasileiro vai ou não abandonar. Será que te sentes ameaçado com alguma coisa? ou não tinhas mais nada que fazer à 1:14 da madrugada? Não fostes às meninas ou aos meninos nessa noite? Um abraço

Anónimo disse...

Antes de mais nada queria dar os parabéns ao senhor Carlos Moura pelo seu GRANDE artigo.

Tenho pena que continuem a existir pessoas tão burras e tão cobardes ao ponto de dizerem que o João Bastos, que juntamente com a sua dupla, nos próximos 5 anos tonarse-ão uma das dez melhores duplas portuguesas. Quem disser o contrário que estude arbitragem para ver se aprende alguma coisa.

Em relação á APAOMA, assistimos ao verdadeiro degredo!!! Esta instituição faz zero pelos árbitros. Digo isto, na pura voz da experiência. Nunca senti um mínimo apoio dessa "isntituição"...Poderiamos, nós ´´arbitros mudar isso? Meus senhores, infelizmente isso é impossivel. A verdade é que existe um grande jogo de interesses, "amizades" e outros afins que fazem com que seja impossível pô-los a remar todos para o mesmo lado.

Quanto ás associações, acho injusto estar a criticar a sua generalidade. Podemos observar que algumas delas estão a fazer um bom trabalho. Acho que o norte não deve ser criticado pela palperrima actuação das associações do sul.

Enfim...enquanto árbitro continuo e esperar por equipamentos que nunca tive, por fazer menos de 8 jogos por fim-de-semana para ao menos poder almoçar sossegado, espero por pagamentos mais actualizados (apesar de este ano se notar uma evolução positiva), espero por mais acompanhamento, que tanta falta me faz, espero por conhecer os árbitros mais experientes, que nunca tive oportunidade de conhecer e espero, sobretudo, não perder o ânimo á espera que algum destes milagres aconteça...

Anónimo disse...

Caro Amigo quando falo no trabalho negativo das Associações não posso incluir todas elas pois algumas munidas por antigos Arbitros que foram Internacionais ou de Categoria de Élite fazem algum trabalho mas será o suficiente ? Acompanharão todos os Arbitros desde o inicio da sua carreira ? realizam sessões de esclarecimento aos jovens Arbitros ? É neste aspecto que é muito importante o trabalho a ser desenvolvido pelas Associações...E se não existem numero suficiente de elementos não podemos virar as costas a quem pode ajudar a melhorar a Classe e unir sim num único sentido "Por uma Arbitragem melhor "

Anónimo disse...

Este tema é antigo! Mas ao lê-lo reparei numa observação feita ao arbitro João Bastos com a qual não concordo e sou mesmo testemunha do contrário! Caso o amigo/a que escreveu isto se tivesse dado ao luxo de contactar algum dos jovens arbitros de Braga era capaz de ficar a saber que lá, quer o João Bastos quer o Julio Cardoso, quer o Daniel e o Cesar são idolatrados pelos colegas mais novos! E porquê? porque estão sempre junto deles e os apoiam! Porque brincam com eles! Porque saiem com eles! Porque são o suporte para eles gostarem de estar na arbitragem! Talvez porque quem está à frente da arbitragem de Braga, seja tão competente que gosta de ver os seus arbitros unidos, bem ao contrario de outros que são tão incompetente que se eles estiverem unidos vão contestá-los! Talvez porque em Braga e Aveiro existe escola de arbitros e existe rumo! Talvez porque os "João Bastos" de Braga, são amigos, companheiros e apaixonados por arbitragem de Andebol! Só não me identifico porque nem o João Bastos necessita saber o que penso dele, mas o que penso é o que escrevi aqui e que ele, e os colegas que citei acima, são dos bons nomes desta triste arbitragem que vamos tendo!

Por isso João, não ligues a estas bocas foleiras, e continua no teu caminho pelo que vi vais no caminho certo e os teus colegas mais novos têm de certeza demonstrado o teu valor!

Abraço

Um dirigente