gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 9 de março de 2010

PO03 – Crónica Semanal –21

Breve crónica da última jornada da 1.ª fase desta prova.Com zonas em que tudo já estava definido.

PO03 – Campeonato nacional da 3.ª Divisão Seniores Masculinos
22º- Jornada

Zona Sul
ACR Zona Azul 34 – 23 Lagoa AC
Vitória FC 40 – 20 GS Loures
GDR Quinta Nova 31 – 36 CD Marienses
AC Sines 21 – 28 IFC Torrense
CD Paço Arcos 24 – 23 Oriental Lisboa
Vela Tavira 28 – 23 CD Olhanenses

Apurados para a Fase Final – Vitória FC e Paço Arcos

Jornada que servia apenas para as equipas não apuradas contabilizarem pontos para a chamada Fase de Apuramento. No entanto dois jogos despertavam a atenção O Vitória FC / Loures e que terminou com uma estrondosa vitória da equipa de Setúbal, e o Paço Arcos Oriental, que terminou com a difícil vitória da equipa de Paço Arcos. Nos restantes jogos os resultados foram os esperados, não registando nada digno de realce. Nesta zona a disputa pelos lugares de apuramento acabou cedo. O terceiro classificado ( Marienses ) ficou a 5 pontos do segundo o Paço Arcos e a 10 do primeiro o Vitória FC.

Zona Centro
SIR 1.º Maio 36 – 24 ADRE Palhaça
Ass. 20 KM Almeirim 35 – 26 Académico Viseu
CD Lousanense 25 – 37 ADC Benavente
Tondela AC 33 – 31 ABC Nelas
AA Coimbra 33 – 23 Batalha
NA Samora Correia 35 – 22 AD Albicastrense

Apurados para a Fase Final – AD Albicastrense e Académico de Viseu

Nesta zona o 2.º apuramento para a Fase Final, ficou decidido a meio da semana com a disputa do jogo em atraso Académico de Viseu / SIR 1.º Maio , que terminou com a vitória dos Academistas ( 30-25 ) , e que deste modo garantiram o seu apuramento independentemente dos resultados que se vieram a verificar nesta jornada. Desta última jornada faziam parte alguns jogos interessantes , e verificaram-se surpresas, estamos a referir-nos à surpreendente derrota do Albicastrense em Samora Correia, eplos números envolvidos , e igualmente pelos mesmos motivos a derrota do Académico de Viseu em Almeirim , todos os outros resultados se enquadram dentro da lógica competitiva que presidiu nesta zona. Onde o equilíbrio foi uma constante durante toda a fase entre as 5 equipas classificadas do 2.º ao 6 .º lugar ( apenas 3 pontos de diferença )

Zona Norte
GDC Azurara 31 – 48 FC Gaia
CA Leça 34 – 24 ACD Monte
Callidas Clube 37 – 21 Estarreja AC
AD Afifense 29 – 31 CDC Santana
Ílhavo 24 – 16 CCR Fermentões
Gondomar Cultural 32 – 27 FC Infesta

Apurados para a Fase Final – CDC Santana e Callidas Clube

Jornada em que se decidia o segundo apurado desta zona para a Fase Final e que continha os jogos considerados decisivos , e onde o Afifense necessitava de vencer e esperar por uma escorregadela do Calldas . Mas que com a derrota como visitado dos homens de Afife frente a Santana que já se encontrava apurado, deitou tudo a perder e facilitou as contas, num jogo com poucas exclusões mas com duas desqualificações directas para a equipa de Afife. O Callidas que apenas necessitava de vencer , e a apenas dependia de si, venceu e por números esclarecedores o Estarreja , garantindo desde logo o apuramento para a Fase Final. Nesta zona apenas existiu equilíbrio entre os três primeiros classificados , pois o 4.º classificado ficou a 5 pontos do 3.º .

O sorteio da Fase Final realiza-se no dia 10-03-2010 pelas 17H00 na FAP. Estando o inicio desta Fase previsto para 28-03-2010.

O Noticias

5 comentários:

Anónimo disse...

Vi o Setubal com o Loures e embora lhes faltassem jogadores foram uma caricatura. Se o Setubal não tem jogado com todos os suplentes toda a 2ª parte poderia ter chegado a ser humilhante.

Jorge Almeida disse...

Pela 1ª vez, fui ver um jogo da PO03. Vi o Afifense - Santana.

Não cheguei a tempo de ver os 20 minutos iniciais.

Belo jogo de andebol pelo lado das 2 equipas, e que ia sendo estragado pela dupla de arbitragem. Má demais. Não beneficiaram ninguém, só mostraram que não sabiam apitar.

3 exemplos de erros grosseiros de arbitragem que vieram-me à cabeça:

- Contra-ataque directo do Afife, em que o jogador do Afife ia lado a lado com um jogador do Santana. O defesa atravessa-se à frente do atacante, e o árbitro marca falta atacante;
- No ataque do Santana, um defesa teve de ir por dentro da área de 6 metros para dobrar o seu companheiro, e impedir um remate de Ponta Direita. A dupla nem falta assinalou;
- No ataque do Santana, para impedir um remate de Ponta Direita, o árbitro de baliza marca livre de 9 metros, alegando que o defesa tentou rasteirar o Ponta atacante. 7 metros claro transformado em 9 metros.

Já os tinha visto apitar em jogos da PO09. A culpa não é deles, coitados, não sabe mais. A culpa é de quem os pôs ali. Sorte que os jogadores de ambas as equipas não estavam para picardias, e o publico estava sereno.

Só vi um vermelho directo, e foi porque o atacante da 1ª situação exposta acima, furioso, disse "poucas e boas" ao arbitro.

Afife perde porque:

- não soube/pode gerir a disponibilidade física dos seus jogadores como fez o Santana. Os jogadores da 1ª linha do Afife estiveram, em média, cada um, mais de 50 minutos em campo;

- não soube/pode parar a acção do Lateral Direito nº 11 do Santana. Trata-se dum elemento extremamente pesado, a que a defesa 6:0 do Afife deixava receber em corrida. Estava a ser defendido por um elemento que tinha 2/3 da sua altura, e 1/2 do seu peso. Claro que era completamente "arrastado". Para defender um elemento assim, ou marcação individual, ou 5:1 orientado para este LD. Não vi nada disso tentado pela defesa do Afife.

Jorge Almeida disse...

Continuando com a crónica do Afifense - Santana:

Parabéns aos 2 treinadores, que apresentaram equipas a jogar andebol a um nivel não muito longe do que tenho visto na PO01.

Destaco 2 jogadores, que, para mim, foram os jogadores-chave do jogo:

1º) o Lateral Esquerdo nº 10 do Afifense.

Trata-se dum jogador com um jogo atacante ao nível duma PO01.

Raros foram os remates em suspensão que fez e que foram travados pela defesa. Tremenda força de braço.
Isto tudo numa equipa que mostrou combinações de ataque interessantes e bem delineadas, orientadas para serem finalizadas por ele.

No entanto, 3 pontos fracos:

- A defender (um "zero à esquerda". Junto com o seu colega que defendia o LD contrário, era por ali que o Santana marcava os seus golos)
- pouca variedade no remate (só rematou em suspensão, nunca em apoio),e,
- fisicamente, com pouco músculo (um "trinca espinhas" a quem umas sessões de musculação, bem orientadas, não lhe fariam mal nenhum).

Se melhorar francamente nestes 3 aspectos, temos jogador para a PO01. Até porque ainda não fez 23 anos.

2º) O Central nº 8 do Santana. Embora com menos potencial que o LE nº 10 do Afife, tem suficiente andebol nas mãos para poder estar a jogar a nível mais elevado.

Também registei boas exibições individuais do LD do Afife e do LD do Santana.

Uma palavra para os jogadores do Afifense: Não desanimem com esta derrota, e pelo facto de não terem sido apurados para a Fase Final da PO03.
O apuramento para a Fase Final da PO03 da próxima época começa com a próxima Fase de Manutenção. Há que ganhar esta Fase de Manutenção, mostrar aos adversários, no 40x20, "quem manda aqui". Assim, todos ficam a perceber que, no Afifense, existe uma boa equipa (não um conjunto de jogadores), e passam a ser vistos com outros olhos, até pelos organizadores da prova. Para além de que, quanto mais treinos e jogos fizerem, melhores jogadores se tornarão.

Uma palavra para um publico que acorreu em massa ao pavilhão, quase esgotando a lotação de 200 lugares, e sempre apoiando a sua equipa.

Nota negativa para os sinais, evidentes, de humidade apresentados por um pavilhão que foi inaugurado há menos de 2 anos. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, dona da instalação, tinha de ter tido mais cuidado com os materiais usados na construção, pois estes têm de durar mais que 2 anos.

Anónimo disse...

E agora vamos esperar pelo sorteio da fase de manutenção para ver se o Oriental tiver que vir a Santa Maria, onde é que vão "dormir" todos aqueles "anjinhos" vindos do céu !

Anónimo disse...

Como um dos praticantes que actuaram na primeira fase da zona sul, não queria deixar de passar em claro nestaaltura o que a seguir acho .

Das formações que conseguiram ir a fase final: o Vitória de Sétúbal, sem dúvida a melhor, actuando sempre como equipa e um todo (independentemente de pagaraem ou não ) e o Paço de Arcos através da presença em campo de 2 ou 3 jogadores que fazem a diferença e duma total "ajuda" por parte de algumas duplas, muito em especial nos jogos em casa .

Das restantes e pela positiva:trÊS equipas que acordaram tarde para a disputa doi acesso a fase final e que tem bons jogadores - o Zona Azul, o Vela de Tavira, os Marienses - e uma quarta equipa, o Oriental que até pratica bom Andebol, apesar dos problemas em que parece viver constantemente .

Pela negativa e das quais se esperava muito mais: o Loures (tanto dinheiro gasto em tantos "cromos" e nunca foi uma equipa apesar de terem apontado no inicio para serem um dos dois que iam a fase final), o Torrense (outro "fenomeno" parecido com o do lOURES que segundo consta é um dos que melhores condições tem para a pratica), o próprio Lagoa (vitima da constante indisciplina que reina na equipa) e finalmente os grupos que de Andebol tem muito pouco : Quinta Nova, Sines, Olhanenses .

Desejo boa sorte a todos e que o meu Clube se mantenha apesar de ser dificil e complicado tal vir a acontecer .