gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 25 de março de 2010

Novamente a IHF - Até quando….

Continua a caminhada para o declínio da Instituição ( leia-se IHF ) , depois dos diversos “escândalos” protagonizados pelo seu Presidente e amplamente divulgados na imprensa Internacional. O ilustre , prepara nova “golpe de estado”, a ser a concretizado no próximo Congresso da IHF em Roma nos dias 23 e 24 de Abril.

O Site HandballNews, já deu a conhecer, num artigo extenso mas deveras esclarecedor do que se prepara, agora o blog Espanhol “ De Rosca”, completa a noticia.

Não haja duvida estamos perante um “Golpe Palaciano”, urdido com toda a clareza, usando propostas de alteração estatutárias, como forma de implementa-lo.

Se as propostas apresentadas , que não são originárias nem da Comissão Executiva, nem de um nomeado “Grupo de Trabalho “ pelo Presidente da IHF, o mesmo converterá numa figura omnipotente dentro do organismo.

Ao acumular as Funções de Presidente da IHF, de “Chefe da Administração”, foi estabelecido que o Presidente da Comissão Executiva ( que é ele próprio ) será o Presidente da AG Marketing da IHF, ou seja os principais Órgãos da IHF ficarão sob a sua alçada, e será ele a decidir. Além de ser ele próprio a controlar todas as operações financeiras. Que mais se poderá esperar.

Mais será ele a tomar todas as decisões imediatas, entre as reuniões da Comissão Executiva, como só propõe 3 ( três ) reuniões anuais, está de ver como vai ser.

Felizmente que a EHF tomou posição e já informou todas as Federações Nacionais ( em 10-03-2010 ), que se encontram filiadas na sua estrutura. Informando nomeadamente, de que as propostas apresentadas , não são nem da autoria do chamado “Grupo de Trabalho”, nem do próprio Conselho da IHF.

E interroga-se de quem serão os seus autores, e aconselha as Federações a interrogar publicamente o Presidente da IHF , sobre o tema. A EHF considera que esta reestruturação estrutural é preocupante. Face ao acumular de Poderes numa só pessoa. Chegando ao ponto de nas suas propostas de alteração dizer que só se pode candidatar a Presidente da IHF, quem assume de antemão, o Profissionalismo.

Chegando os mais dignitários da EHF a afirmaram que tal alterações estruturais só podem dar origem uma maior opacidade, quando o que o Andebol precisa é de mais transparência e menos despotismo e o que querem é mais democracia no mundo do andebol.

Como alguém disse esta o caldo entronado, e o Congresso de Roma, vai ser animado.

Cabe agora perguntar qual irá ser a posição da FAP, no Congresso em Roma, que nos parece ir ser bastante “quentinho”. A EHF segundo a nossa opinião está agir bem e merece ser apoiada. A ver vamos.

O Analista

5 comentários:

Jorge Almeida disse...

Analista,

1º) Este assunto teve desenvolvimentos, pois a IHF enviou uma carta às federações membras da EHF, respondendo à carta que a EHF enviou à dias às mesmas federações nacionais.

Essa carta vem no seguinte link:

http://teamhandballnews.com/request67.html

2º) Na sequência da resposta da IHF, o site Team Handball News (autêntico divulgador dos escândalos relacionados com o egípcio, e que parece bem informado internamente), divulgou 2 artigos de opinião interessantes (especialmente o último, da autoria de Christer Ahl, que foi, até Janeiro deste ano, presidente da Comissão da IHF que nomeia os árbitros, e que suponho que tenha um conhecimento actualizado da IHF por dentro):

http://teamhandballnews.com/news.php?item.986

http://teamhandballnews.com/news.php?item.987

3º) As acusações da IHF à EHF são graves, como poderão ler na resposta enviada às federações membras da EHF. No entanto, e dado o background do egípcio que tem vindo a publico, suspeito que os poderes extra-reforçados para o presidente possam ser usados para implementar uma ditadura na IHF, senão mesmo para pior.

Pessoalmente, e não conhecendo nenhum dos envolvidos, votaria contra estes reforços de poder no presidente da IHF.
Quem planeia tem de ser diferente de quem executa, e nenhuma destas pessoas pode exercer controlo sobre o que foi executado e planeado. Há que manter as 3 funções independentes uma da outra.

Parafraseando o sítio Haandbold.com: "A IHF é uma organização doente"

http://www.haandbold.com/nyhed/internationalt/haandboldcom-ihf-er-et-sygt-organ

Anónimo disse...

Se tivessem ido à dita reunião de Coimbra, ouviam o sr. presidente da fap a dizer que a fap está de corpo e alma com a EHF. Maldita ausencia não é? O raio do homem só fala para os gajos da modalidade!

Anónimo disse...

Eu já vi este filme em qualquer lado, será que vieram cá apreender

Jorge Almeida disse...

Gente, no seguinte link, está uma lista de jogos que serão transmitidos por TV, Rádio e Internet durante esta semana:

http://www.setemetros.com/andebol-na-tv-internet-e-radio-de-22-a-28-marco-2010-t36.html

Anónimo disse...

Ao ver as habituais "nomeações" para o fim de semana, deparei-me com um jogo que se vai realizar hoje, 6º. feira, pelas 22hOO no Pavilhão Fernando Tavares, entre o Oriental e os Marienses, a contar para a PO 3 - Fase de Apuramento e fiquei abismado com o que vi, ao ponto de perguntar a mim próprio, como é que é possível alguém no Continente e no seu perfeito juízo,
marcar (o Oriental) ou deixar marcar (a FAP e os Marienses) um jogo de uma Prova Nacional para um dia de semana e a uma hora destas ?

Depois de pensar algum tempo, só vejo ser possivel tal facto vir a acontecer - e depois do que fomos ao longo de muito tempo, lendo por aqui e ouvindo por ali - dentro das seguintes suposições :

- Será que o jogo vai ser transmitido em directo para os Açores face as "saudades" que a comitiva dos Falcões da Noite deixaram em terras de Santa Maria quando lá foram "actuar" ?

- Será que como não se tem dado muito bem com os jogos nas tardes dos sabados - queixam-se constantemente dos árbitros -, resolverem "jogar" na noite desta 6ª. Feira ficando com o caminho completamente livre para o "outro" jogo nocturno de cujo Campeonato vão a frente ?

Muito sinceramente não sei, mas lamento que para bem da Modalidade seja possível alguém no Continente ter o "descaramento" de marcar e aceitar fazer um jogo de Andebol, para o dia e hora para o qual este foi marcado .

O ZÉ DO APITO