gal vence

- Vamos encher os Pavilhões - mas com dignidade a Modalidade merece
Calendário e Resultados na Barra Direita

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Europeu 2018 Masculino – XXI

EURO 2018 MASCULINO NA CROÁCIA

No 13.º Europeu que se está a disputar na Croácia até ao dia 28-01-18 com 16 equipas, terminou a Fase Preliminar (24 jogos disputados)

Classificações dos Grupos na Fase Preliminar

Grupo “A” – 1.º Suécia, 2.º Croácia, 3.º Sérvia, e 4.º Islândia.
Grupo “B” – 1.º França, 2.º Noruega, 3.º Bielorrússia, e 4.º Áustria.
Grupo “C” – 1.º Macedónia, 2.º Alemanha, 3.º Eslovénia, e 4.º Montenegro.
Grupo “D” – 1.º Espanha, 2.º Dinamarca, 3.º Republica Checa, e 4.º Hungria.

Alemanha – Campeã em Titulo

A Ronda Preliminar – Foi constituída por 4 grupos de 4 equipas, e disputou-se de 12 a 17 de Janeiro, sendo apuradas para a chamada Main Roude, os 3 primeiro classificados de cada grupo. Os apurados do Grupo A, juntaram-se com os apurados do Grupo B, e passaram a constituir o Grupo 1, sucedendo o mesmo com os apurados dos Grupos C e D, que se juntaram no Grupo 2. As restantes equipas não disputam mais jogos sendo classificadas segundo critérios já definidos pela EHF.

Grupo 1 – A e B
No Grupo A, começou com um grande encontro, que terminou com surpreendente (na nossa opinião) vitória da Islândia sobre a Suécia. No Grupo B, a França venceu num jogo disputadíssimo, a Noruega, com um golo marcado nos últimos 30 segundos do encontro, no mesmo grupo a Bielorrússia, venceu igualmente pela diferença mínima a Áustria. Na 2.ª jornada decorreu tudo dentro da normalidade, tanto no Grupo A, como no B, na 3.ª e última jornada, algumas surpresas, como seja a vitória da Sérvia sobre a Islândia, o que colocou esta equipa fora da Main Round, e a vitória da Suécia sobre a equipa da casa. No Grupo B, a última jornada decorreu com toda a normalidade, com a Áustria a ser a equipa não apurada, e face aos zeros pontos que obteve, fará certamente parte do Pote onde se insere Portugal, no sorteio para o Play OFF do Mundial 2019. Sem surpresas a França passa para a Fase seguinte da prova, com o máximo de pontos possíveis (4), apesar de ter vencido todos os seus encontros. A Suécia, também passa com o número máximo de pontos (4), pois as suas vitórias são precisamente sobre as equipas apuradas no seu Grupo.

Grupo 2 – C e D
O Grupo C, iniciou-se com um resultado desnivelado, ou seja a vitória da Alemanha sobre Montenegro, e com a difícil vitória da Macedónia sobre a Eslovénia, em jogo que terminou sobre enorme polémica em relação à arbitragem, No Grupo D, e sobre a arbitragem da dupla português a Espanha venceu com brande facilidade a equipa da República Checa, Com a Dinamarca a surpreender não pela vitória mas sim pelo diferencial diante a Hungria. Na 2.ª Jornada, no Grupo C tivemos a sensacional igualdade no Eslovénia / Alemanha (as duas equipas que eliminaram Portugal desta Fase Final), e que apenas foi possível com uma arbitragem inqualificável, e onde o beneficio da equipa alemã foi completamente escandaloso, e com a dificílima vitória da Macedónia sobre Montenegro, no Grupo D, a sensação foi a vitória da República Checa sobre a favorita Dinamarca, e a normal vitória da Espanha sobre a Hungria, que foi bem mais difícil do que o esperado. Na 3.ª Jornada, e no Grupo C, mais uma surpresa a igualdade verificada no Alemanha / Macedónia, já que a vitória da Eslovénia sobre Montenegro, coloca esta equipa fora dos apurados e face a ter terminado a Fase Preliminar com 0 pontos, será igualmente uma das equipas que Portugal não defrontará no Play OFF, pois irá certamente ficar no mesmo pote. No Grupo D, não se esperava a vitória da Dinamarca sobre a Espanha, (com mais uma arbitragem sem qualidade) face ao que ambas as equipas tinham realizado até ao momento, e depois o comportamento da Hungria que foi na nossa opinião decepcionante, apenas contabilizaram derrotas, sendo no entanto outra das equipas que Portugal não defrontará no Play OFF, pois também fará parte do pote da equipa Nacional, face aos zero pontos que contabilizou. Este Grupo em princípio será muito mais equilibrado pois ninguém passou com o máximo da pontuação, e temos 4 equipas com 2 pontos, será na nossa opinião um grupo onde se não se registarem anormalidades, será bastante disputado.
 
Main Round – 18 a 24 de Janeiro

5.º e 6.º Lugar, os 3.º classificados de cada Grupo da Main Round – 26 de Janeiro

1/2 Final – em 26 de Janeiro

3.º E 4.º Lugar – em 28 de Janeiro

Final – em 28 de Janeiro
 
Os jogos das 1/2 Final, 3.º e 4.º lugar e Final, são disputados em Zagreb na Arena Zagreb, com capacidade para 15200 espectadores. Mas que segundo noticias que circulam em alguns Mídias, será encerrado após este Europeu, por dívidas da Federação Croata de Andebol com os gestores do espaço. (Ver Handball Planet)

ARBITRAGEMPortugal apenas está representado pela dupla Duarte Santos / Ricardo Vieira.

Na 1.ª Jornada da Fase preliminar, a dupla Portuguesa, dirigiu O Espanha / República Checa (Grupo D), na 2.ª Jornada voltaram a ser nomeados agora para o encontro Montenegro / Macedónia (Grupo C). Nesta fase da prova, todas as duplas dirigiram 2 jogos cada, embora por aquilo que nos foi dado observar, existam duplas, que não se entende a sua presença a este nível.

Notas:

A Sport TV efetuou e continua a transmitir vários jogos da Prova.

Os jogos poderão ser acompanhados em directo com comentários em inglês no canal da EHF, no entanto para Portugal poderão não estar disponíveis, em especial aqueles cuja transmissão em directo está prevista pelos canais portugueses. No entanto já experimentamos e todos estavam na EhfTV. 

O Noticias

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a dupla Portuguesa é famosa olhem para alguns jogos e vejam como as regras são diferentes, sobretudo para a Alemanha e França!!! Céus!