gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 5 de abril de 2008

Situações a corrigir pelos Árbitros Jovens – 3

Na continuação de anteriores artigos, hoje publicamos , mais duas das situações a rever, pelos nossos quadros de arbitragem.

Situação - Sanção progressiva dada incorrectamente aquando do sancionamento de um Livre de 7 Metros.
O instinto , faz , com que seja frequente dar uma sanção disciplinar, quando o jogador tenta na realidade ser correcto e jogar apenas à bola.

Conselho aos Árbitros
A decisão de 7 metros é normalmente correcta. É muito importante transmitir uma mensagem clara ao defensor e não adicionar uma sanção disciplinar quando não se justifica. Deve observar-se cuidadosamente a acção do defensores observar de igual modo as suas intenções. Normalmente á muito claro quando o defensor vai ao braço/corpo do adversário. A decisão deve ser tomada pelo árbitro de baliza, pois é ele que decide os Lançamento Livre de 7 metros.

SituaçãoNos primeiros momentos de um jogo, ás vezes se decide dar um cartão amarelo, quando se justifica uma sanção de 2 min. “directa”.
Parece existir um instinto que nos obriga a esperar pela aplicação dos 3 cartões Amarelos, para depois aplicar a sanção de 2 min. Mas é importante alertar que algumas faltas são bem mais graves.

Conselho aos Árbitros
Uma “construção sistemática” da escala de sanções é o desejável, devem no entanto ser mentalmente lestos , para identificar aquelas faltas mais graves, e que merecem uma sanção de 2 min. ( ou talvez um cartão Vermelho ); estas faltas saem fora da “escala” normal.

O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

É assim que se fala CA LPA. Para não mencionar nomes, é claro

Anónimo disse...

Gostei desta, mas será !!! Não acredito que o CA da LPA faço disto e então o do FAP é zero.