gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 4 de outubro de 2008

A Arbitragem na FAP

O conselho de Arbitragem da FAP, divulgou em 01-10-08, a sua circular n.º1/08. Documento , bem elaborado na sua estrutura, mas com conteúdos inadequados e contraditórias, senão vejamos :

Ponto 1.a – Envio de SMS com os resultados – Questão, será para se ser árbitro Federativo é Obrigatório ter-se telemóvel !!! Isto é uma novidade .

Ponto 2.c. – Árbitros Inaptos – Refere que todos os árbitros inaptos ou que não compareceram nas Provas Físicas, deverão estar presentes... Mas o CA divulgou alguma lista de inaptos!!! Será que os faltosos estão a actuar ou também não estão inaptos !!!!

Ponto2.d.2) – Será que a FAP , tem quadros em número suficiente para cumprir o que diz “ Os Inaptos fisicamente ficarão suspensos no mínimo 1 mês , e depois realizarão novos teste físicos”. Ficaremos a aguardar !!!

Ponto 5.a.2)Observadores de árbitros Jovens – O CA da FAP , atribui a 3 Observadores , a função de acompanhamento das chamadas duplas jovens , não estamos contra o principio desde que as pessoas, tenham o perfil e os conhecimentos técnicos e científicos e principalmente qualidade para o fazer. A gora não pudemos estar de acordo, que se contradigam os seus próprios documentos ( Ver Comunicado Oficial n.º11 – Anexo Quatro – Quadro de Observadores ) , ao atribuir a um pseudo Observador , pois não faz parte dos quadros Nacionais de observação ( faltou a acção realizada em Guimarães ) a função de acompanhamento de duplas Jovens , é no mínimo falta de bom senso. O Sr. Manuel da Conceição não é Observador Nacional , portanto não pode cumprir com tais funções .

Por fim uma nova questão que nem sequer é aflorada na circular , e os Quadros considerados Inaptos pelo CMD , e a situação daqueles que nem compareceram aos exames médicos ( será que alguns não andam a actuar!!! )

O Formador

12 comentários:

Anónimo disse...

Eu sei de arbitros que estão arbitrar que dia 5 vão ao centro de medecina do porto fazer os exames médicos e dia 25 vão fazer as provas fisicas no pavilhao ao aguas santas...

Anónimo disse...

Agora é que vai ser papar Km’s, e os árbitros a verem, boa

Anónimo disse...

Assisti a um jogo dos campeonatos da FAP, na minha area de residência, e o estado maior da FAP tambem, com destaque para o presidente.
Assisti à Fap a copiar e bem um exemplo da LPA ao nomear um Delegado para o jogo.
Assisti a uma boa e limpa vitória do S.Paio de Oleiros sobre o Ginásio do Sul (26.28).
Assisti a uma péssima arbitragem, quase a chegar ao ridiculo.
Se entendem que a dupla tem alguma margem de progressão ( eu não) digam a Ana Silva e Ana Afonso que não se deve marcar Falta do Atacante quando defensor e atacante em novimento pretendem jogar a bola sem exceder o volume normal do seu corpo.
Digam-lhes tambem que salvo as excepções devidas, se marca 7metros quando o portador da bola é impedido em falta numa ocasião flagrante de golo.E digam-lhe o que é ocasião flagrante de golo.
Digam-lhe que uma equipa que ataca e é parada por 3 ou 4 faltas da equipa que defende, não pode sofrer sinalização de Jogo Passivo, porque não ocorreu supremacia defensiva. Ocorreram apenas FALTAS.
Por ultimo digam ao Delegado EHF??!! senhor Manuel da Conceição que, quando um arbitro se dirige a uma zona de substituições e adverte um Oficial que se encontra de Pé a ptotestar com a actuação dos arbitros, o tempo de jogo está parado para a amostragem do cartão amarelo e o jogo só recomeça com todos os elementos em situação legal, ou seja os jogadores em campo, e na Zona de substituições todos sentados como manda a Regra do Jogo porque o unico que pode estar de pé, cometeu uma infracção, logo terá de se sentar.Ok? Os ensinamentos ainda estão frescos e não pode andar o ANDEBOL a gastar dinheiro para nada.Já agora sente-se direito na cadeira e, não todo esparralhado e veja se pode ser portador de camisa e gravata,parece bem e não custa nada
UM ADEPTO DA MARGEM SUL.

Anónimo disse...

Meus caros amigos árbitros a maior bomba ainda não a sabem, esperem mais uns dias que o vosso CA tem uma prenda na cartola.



Para os amigos……………sou o pipoca
Dá lhe gás que ele estala

Anónimo disse...

O mais curioso na circular n.º 1 do CA da FAP é verificar que alguma das coisa são novidade, o que deixa parecer que os regulamentos alteraram. Mas, após consulta do site da FAP verifico que ainda não houve qualquer alteração dos regulamentos. Quer isto dizer que os mesmos não eram aplicados em anos anteriores. Finalmente a FAP assume tacitamente aquilo que todos já sabiamos: EXISTIRAM SEMPRE FRAUDES E VIGARICES POR PARTE DO ZÉ DA RIBEIRA E COMPANHIA!
Como exemplo, refiro que finalmente são tornadas publicas as dispensas e tudo leva a crer que vai haver penalizações conforme manda o regulamento. Será que pelo Cacau sair que passaram serem penalizadas as dispensas e obrigatório os testes fisicos?
Aí está novamente o circo da Ajuda com o Palhaço Zé da Ribeira e como cabeça de cartaz.

Quanto ao Sargentão ele engole todos os sapos só para fazer quilometros, se alguma coisa vai mudar é a esperança em ganhar também milhas ...

É este o Andebol que temos!

Anónimo disse...

Consta-me que o Zé não é o grande culpado , mas parece que o novo Presidente , embandeira em arco. e até gosta de inventar.

Anónimo disse...

ao anónimo de 4 de Outubro de 2008 23:12

acho que no que diz respeito ao jogo passivo deverá ler o esclarecimento nº4 constante no livro de regras mais propriamente o ponto nº3!

quanto à falta do atacante, o tempo da falta do atacante ser só exclusivamente quando o defensor está parado, já era no andebol de hoje fala-se em espaço ganho! e por exemplo uma falta do atacante pode ser quando o atacante executa um ataque baixando a cabeça mesmo que o defensor esteja em movimento!
não vi o jogo por isso não sei ao que se refere!mas uma coisa é verdade!
estas arbitras que se refere tem uma qualidade elevada e uma margem de progressão enorme só ponderam é não ter experiência suficiente neste tipo de jogos mas iram ter certamente!
abraços!
se tiver mais duvidas diga!!

Bem atento

Anónimo disse...

proxima bomba do ca para os arbitros e comunicado a dizer que os arbitros vao ter que pagar com os premios de jogo a ida ao centro de medecina ,ja foram enganados mais uma vez

Anónimo disse...

Ò Bem Atento.Toda a vida os árbitros sinalizaram jogo passivo.
Agora transformar num problema nacional o que o legislador resumio em dois parágrafos da Regra 7 ( 7.11 e 7.12) é no minimo tentar tapar o Sol com a peneira.
Um ataque é parado 1 ou duas vezes com controlo do braço portador da bola, sinalizado pela arbitra com falta contra o defensor, é sinal que não houve supremacia da defesa sobre o ataque.Houve FALTAS sancionadas pelos arbitros, portanto o seguimento não pode ser jogo passivo.
Mais as regras são para ser anotadas em progressão primeiro as alineas e os comentários só existem porque a FAP quer, no original ( alemão) não estão lá comentários nenhuns.A sua teoria já era não é verdade amigo ATENTO.
Vá aprendendo que a minha geração vai acabando e depois ficam cá os coxos e marrecos (mentais)
Passe bem

Anónimo disse...

1º era 3ou 4 agora já só é 1 ou 2?
quem o compreende!!!
por acaso depois das tais 3/4 faltas a equipa não demora na reposição da bola em jogo nem nada?
eu não sei não vi o jogo como já tinha dito mas segundo o comunicado oficial nº13 os árbitros tem de ter muito mais rigorosos no que diz respeito ao jogo passivo!
abraços

Bem Atento

Anónimo disse...

Ora bem ò Bem Atento.
Você demorou mas chegou lá.Viu.
O problema é o tal comunicado Nº13.
Então agora governa-se a casa ( arbitragem) por comunicados oficiais.
Existem pelouros que têm regras próprias.
A justiça da FAP rege-se pelos Estatutos e pelos Regulamentos.
A arbitragem da FAP pelas regras da IHF.
As finanças pelas leis portuguesas existentes para o efeito.
Quanto muito o Desportivo pode reger-se por Comunicados.
Percebe agora Bem Atento.
Porque assim corre-se o risco de para o ano outro elenco parir outros comunicados e , os "Palhaços"( clubes, dirigentes, jogadored e arbitros)têm de "Dançar" de outra maneira.
Percebeu agora.
Bem haja
UM ADEPTO DA MARGEM SUL ( do andebol)

Anónimo disse...

pois mas o comunicado nº 13 simplesmente alerta para o cumprimento das regras q ja existem desde 2005! estas ultimas só isso