
PO01 – Campeonato Nacional da 1.º Divisão Seniores Masculinos

Disputou-se a 2.ª mão da Final, com o seguinte resultado:
Marítimo 28 – 26 F. Holanda
Conforme tínhamos previsto , o jogo da 1.ª Mão ditou praticamente o Campeão Nacional, apesar da vitória o Marítimo, nunca criou situações de poder dilatar a vantagem, demonstrando que terminou a época em constante descida de forma em contraste com o seu opositor que tinha terminada a 1.ª fase da prova num modesto 6.º lugar, conseguiu rentabilizar os seus atletas de forma a que nesta fase e como o Calendário Federativo o proporcionava, terminar em crescendo. Com este resultado o F. Holanda tornou-se no novo Vencedor do Campeonato Nacional de Seniores Masculino e juntamente com o Marítimo que se classificou em 2.º Lugar, asseguraram já, por direito Desportivo, a sua participação no mais que provável novo Campeonato Nacional.
Ordenamento Classificativo
3/4 Lugar 2.ª Mão
Alavarium 32 – 30 Fafe
Aplicam-se nos comentários a este jogo , na pratica o que dissemos para o jogo da Final, pois como seria previsível a diferença de 8 golos verificada no jogo da 2.ª Mão, era praticamente irrecuperável. Com este resultado o AC Fafe, garantiu o 3.º Lugar na Prova e assegurou , a sua participação no mais que provável, novo Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos. Com estes resultados, a Associação de Andebol de Aveiro, ficará apenas com um Clube na nova prova, pois se a sua proposta tem sido aprovada, segundo sabemos , então teria mais representantes, mas a Associação de Andebol de Braga , soube sempre tirar partido da sua influencia junto dos Órgãos gestores modalidade ao seu mais alto nível.
PO04 – Camp. Nac. da 1.ª Divisão Juniores Masc. - Grupo A
Disputou a fase em concentração da Zona 2 , com os seguintes Resultados:
ABC 36 – 27 S. Bernardo
Águas Santas 34 – 28 F. Holanda
S. Bernardo 33 – 25 F. Holanda
ABC 24 – 14 Águas Santas
Aguas Santas 25 – 29 S. Bernardo
F. Holanda 17 – 37 ABC
Fase disputada e com grandes surpresas, que apenas se verificaram pela qualidade dos dirigentes que a modalidade tem e pela elaboração do Calendário Federativo , que tudo permitiu. Nós perguntamos como é possível que uma das melhores equipas de Juniores existentes, não seja apurada para a Fase Final , estamos certamente a referir-nos ao F. Holanda, 2:º Classificado na Fase Regular, em que apenas foi ultrapassada pelo Belenenses. Tudo isto só possível com a história dos jogadores Juniores a actuarem nos Seniores ( nós somos favoráveis , mas com regras mais apertadas ) e depois ao elaborar os Calendários em que permitiu uma paragem na Prova de Juniores ( Já alertados em tempo oportuno por nós ) . permitindo que o seu clube assegurasse na pratica o titulo Nacional em Seniores. Mas mesmo assim os seus dirigentes, preferiram , enfraquecer a equipa de Juniores, para defenderem uma margem de 9 golos, nos Seniores, e tiveram o prémio , foram afastados da Fase Final de Juniores, destruindo uma época de trabalho, nunca se lembrando dos jovens que não actuam nos Seniores. Era nestas situações que a Associação de Andebol de Braga deveria intervir e energicamente.
Tirando o comportamento deveras surpreendente pela negativa da equipa do F. Holanda , tudo o resto se processou de forma norma. Sendo apuradas as equipas mais apetrechadas, que se encontravam a disputar esta zona. No entanto foi confrangedor assistir ao último jogo desta Fase ( F. Holanda / ABC ) , sem publico, ( não se entende ) equipas sem interesse no jogo, sem velocidade e sem garra, pois uma equipa já estava apurada e a outra já não conseguia lá chegar, enfim uma tristeza.
Equipas já apuradas para a Fase Final, Belenenses e Sporting, a que se juntam as agora apuradas ABC e S. Bernardo, tirando a surpresa pela negativa do F. Holanda, estão apuradas as equipas Classificadas até ao 5.º lugar na Fase Regular, provando que a hierarquia então estabelecida estava correcta.
Não existe informação do local da realização da Fase Final, apesar dor rumores que correm de que a mesma será realizada no Restelo, pelo menos publico haverá, e será disputada entre 12 e 14 de Junho de 2009.
PO23 – Taça de Portugal Femininos 1/2 Final e Final

Disputaram-se os 1/2 Final e final desta prova com os seguintes resultados :
1/2 Final
João Barros 18 – 27 Gil Eanes
CS Madeira 24 – 32 Madeira SAD
Final
Gil Eanes 28 – 29 Madeira SAD
Disputaram-se este fim de semana em Ansião, as 1/2 Final e Final da Taça de Portugal de Andebol em Seniores Femininos, face ao sorteio entretanto realizado , poucas duvidas haveria de quem seriam os finalistas, e concretizou-se, pois foram apuradas para a disputa da Final as duas equipas com maior potencial ( Gil Eanes e Madeira SAD ).
Na final venceu após o 2.º Prolongamento a equipa do Madeira SAD, apesar da excelente réplica proporcionada pelo Gil Eanes, começa a notar-se o trabalho de Donner.
Temos a lamentar por a organização fazer coincidir a final com Final da Taça de Portugal em Futebol, retirando a possibilidade de qualquer transmissão televisiva, depois não se compreende como após se ter afirmado de que esta época , seria a época do Andebol Feminino, se tenha optado por transmitir, no portal da FAP, uma Fase intermédia de uma prova em detrimento de uma final. Enfim critérios….
O Noticias




Hoje vamos falar de mais uma passagem deste livro, que pelo seu conteúdo “erudito” e pela história que envolve, está quase a transformar-se num campeão de vendas, já merece sessões de divulgação e autógrafos na Feira do Livro , e quem sabe , poderá ser próximo candidato aos “Globos de Ouro”.
Mais um Fim de semana com actividade em fases decisivas em diversas provas.






Fim de semana com actividade ao rubro, face ás fases em que se encontram as diversas provas.

















