gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Lá Como Cá…

Realizou-se em Limasol - Chipre a 9.ª Conferencia dos Presidentes e o 10.º Congresso Extraordinário da EHF, A Federação esteve representada, ao mais alto nível, mas se quisermos saber o que se passou nestes eventos, temos infelizmente de nos socorrer de outros sites, pois o Silêncio , como de costume é de ouro, e nem uma palavra acerca dos mesmos é triste mas é a verdade. Os critérios editoriais do Portal da FAP, continuam a ser mesquinhos. Embora, por vezes nos leiam e acabem por publicar noticias que se os blogs não existissem , provavelmente nunca seriam publicados, como por exemplo as nomeações para as provas Europeias, hoje divulgadas.

Felizmente a Federação Espanhola de Andebol, e um Blog ( De Rosca ) igualmente espanhol deram noticias e divulgaram os conteúdos destes dois eventos.

Eis o que apuramos:

Estiveram presentes 47 Federações.

Na Conferencia de Presidentes, um dos principais temas foi a Corrupção, e as medidas a tomar, para a prevenção de eventuais futuras tentativas de manipulação, com base no programa Anti Corrupção elaborado pela EHF

Onze nações ( Espanha, Itália, Republica Checa, Alemanha, Arménia, Dinamarca, Montenegro, Albânia, Turquia, Suécia e Inglaterra ) assinaram a programação do projecto de Foster, um projecto, com base no apoio e participação das nações com maior experiência no andebol para as nações menos desenvolvidas.

Adesões à Convenção de Rink, tentando combinar e coordenar as qualificações doa treinadores nacionais na Comunidade Europeia. ( A Espanha aderiu, a posição de Portugal, é desconhecida )
Por informação de um nosso leitor, ficamos a saber que Portugal, já fazia parte da Convenção de Rink – daí a realização de cursos de Master Coach que são reconhecidos nos países signatários. Agradecemos a Informação

Outra questão, tratada, foi a recusa do Comité Executivo da EHF em considerar o Kosovo, como membro pleno da EHF, uma vez que ainda não é reconhecido como nação aceite pela IHF e pelo Comité Olímpico Internacional.

Na sequência da reunião de presidentes realizou-se o 10 º Congresso Extraordinário da EHF, para tratar das sete moções apresentadas, e cujos resultados foram:


  • Eliminação das restrições , em relação aos recursos a um processos cíveis.
  • Inclusão nos Estatutos e Regulamentos da EHF, de sanções para qualquer forma de corrupção, ou suborno, a influência indevida, incluindo a recepção, oferta ou aceitação de quaisquer benefícios ou presentes inadequados.
  • Adopção e aplicação de regras detalhadas, relativas à corrupção, suborno, manipulação assim como a lista de sanções correspondentes.
  • Permitir ao Comité Executivo conceder em circunstâncias excepcionais, amnistias. Moção retirada pelo Comité Executivo, depois de várias intervenções, sobre o tema.
  • Implementação de uma estrutura de Andebol Profissional, envolvendo clubes, jogadores, Ligas Profissionais e as Federações Nacionais.
    Neste ponto, e após intenso debate, estando todas as partes representados, conscientes da importância do Andebol Profissional, procedeu-se à votação, sendo a moção rejeitada, apesar de ter 22 votos a favor, 21 contra e 1 abstenção, devido à exigência dois terços para a sua aprovação.
    Os participantes neste Congresso, reiteraram o seu interesse em que o Comité Executivo continue trabalhando no projecto, afim de ser novamente presente no próximo Congresso. O Conselho Executivo na sua próxima reunião em Copenhague, 21-22 de Novembro de 2009, decidir sobre os próximos passos nesta matéria.
  • Congresso não aprovou a mudança na forma como de atribuição das Fases Finais dos Campeonato Europeu.
  • Foi ainda aprovada a moção relativa ao apuramento para os EURO EHF. Após 2010 o apuramento será efectuado em duas Fases e em grupos de quatro equipas, que jogaram em casa e fora os jogos de qualificação. Isso irá reduzir o número de partidas e alivia os jogadores de elite de diversos países.
  • Finalmente, foi acordado que o próximo congresso da Federação Europeia de Andebol (EHF), será realizada na Dinamarca, em Setembro de 2010.
( Tradução e adaptação do texto do site da Federação Espanhola e do Blog “De Rosca” )

O Noticias

6 comentários:

Anónimo disse...

Vocês também devem ter a mania da perseguição. É verdade que a nossa Federação não é um exemplo de transparencia mas em relação à Convecção de Rink, Portugal aderiu à imenso tempo. Talvez 2002 ou 2003 foi inclusivé um dos primeiros países a aderir. Saiu recentemente no portal da Fap que o Doutou Pedro Sequeira tinha sido eleito para um orgão da Convencção de Rink. Posto isto, talvez fosse bom que as pessoas que colocam as noticias estivessem devidamente informadas para não passar a imagem que este blog é só para bater na FAP.

O Banhadas Andebol disse...

É verdade que o artigo “malha” e com razão pois a falta de informação é inquestionável, no entanto o artigo apenas diz que é desconhecida a posição de Portugal, se a FAP, por exemplo tivesse a preocupação de publicitar as decisões e os conteúdos das reuniões Internacionais em que está presente com dinheiros públicos , estas lacunas de informação seriam certamente muito minimizadas, e provavelmente não existiriam, até blogs, com estes temas. Mas não invalida a nossa rectificação, que já foi efectuada e com prazer logo após termos sido informados por um leitor atento, o que desde já agradecemos. E procederemos sempre desta forma sem qualquer problema.

Anónimo disse...

Penso que o banhadas hoje em dia tem um papel importante no Andebol nacional. Acreditem que são lidos por uma grande maioria dos tecnico, dirigentes e jogadores. Como tal penso que também este blog tem responsabilidades no âmbito da modalidade visto serem um opinion maker. Por isso digo que devem ter cuidado com as noticias que colocam no sentido de manter a credibilidade. Não acho que seja negativo denunciar situações menos transparentes ou despropositadas no entanto no caso concreto exposto acima é do conhecimento geral que Portugal aderiu à Convenção de Rink nos seus primordios.
Fica bem aos administradores deste blog assumirem quando estão equivocados como foi o caso. No que respeita a informação eu acho que tem dias.....mas aí o banhadas tem toda a razão.

Anónimo disse...

Vocês só sabem dizer que tudo o que se faz na FAP é mal feito só sabem malhar devem ter aprendido com o Santos Silva
Depois deviam de se informar melhor para não dizerem asneiras ou então tem uma dor de Corno imensa digam também o que se faz de bem na FAP
Vê, tudo pelo lado negativo por tudo àquilo que não se faz e devia ser feito ( na vossa óptica).
O Poder não esta na rua nem num bloginho da Silva Lda de trazer por casa que só se limita a dizer mal de tudo e de todos e a escrever mentiras que depois não as assume e esconde-se no anonimato.
Agora até nem vai publicar este comentário porque deve se de algum malandro que trabalha na FAP ou seu dirigente

Meu rico Salazar

Jorge Almeida disse...

Outro assunto:

Deitem um olho para o que vem no link abaixo:

http://blogs.cope.es/derosca/2009/11/12/siete-clubes-del-gch-se-niegan-a-ceder-jugadores-a-la-seleccion-mundial/

Será que, estando algum jogador de algum clube da PO01 nesta selecção, que esse clube ia alinhar nisto?

Anónimo disse...

Ao comentador da 00:39, eu também não muito de acordo com alguns artigos, no entanto ainda não encontrei mentiras, porque não diz quais são, pois parece-me que o digno comentador faz comentários a pedido, e mais até insinua, mas também não assina, e isso é que é feio, eu assume que não assino, mas não insinuo. Boa tarde para todos e bons comentários. Já agora também já li neste blog a dizer bem da FAP.