gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Nova Suspensão de Árbitro

Alertados por um leitor, fomos pesquisar e verificar a veracidade da noticia. E lá estava ela , inserta num aditamento ao registo disciplinar n.º 11 de 19-11-09, suspensão preventiva do árbitro Gonçalo Santos ( da Associação do Algarve ), com a instauração de Processo Disciplinar ( nos já mais que conhecidos ) termos dos Artigos 76 e 82 do Titulo 8 do Regulamento Geral da Federação e Associações.

Lamentavelmente e como de costume, nada é dito acerca das possíveis infracção cometidas, ou seja ninguém sabe quais os motivos que ditam a suspensão preventiva, nem quais as matérias, que o árbitro em referência subverteu. Infelizmente é assim , provavelmente o espaço disponível no sistema informático, não permite mais informação.!!!

O estranho de todo este processo, é que o mesmo é instaurado a um quadro da arbitragem que não actua desde ( e verificamos ) , 20-09-09, ou seja apenas 60 dias depois de o mesmo não actuar é que se lhe instaura um processo disciplinar.

Este árbitro, segundo informações recolhidas, que fazia dupla com outro Algarvio o Filipe Santos que abandonou a Modalidade , e fazia parte do programa “Young referees” , e surge colocado no inicio desta época , como árbitro “A”, e não de “Elite”, sendo claramente prejudicado , quando comparado com os outros “Young referees”, facto já referenciado em tempo neste blog, por outro colaborador.

O que se lamenta a falta de informação, que provoca que todas as interpretações possam ser feitas, e agora pergunta-se o que diz o novo Vice Presidente da FAP, e ex candidato a presidente da Apaoma, e o que diz a própria Apaoma.

Mais uma situação a disciplinar a que estaremos atentos.

O Jurídico

20 comentários:

Anónimo disse...

Oa árbitros passam por tudo fazem kms e kms passam os fins de semana fora da familia e este colega do Algarve foi um sacrificado. O pior é o investimento feito o Major sabe que existe muito árbitros sem posibilidades mas continua a não pagar.

Árbitros vamos pedir dispensa no dia 05 e 06 de Dezembro.

Anónimo disse...

Façam trabalho de casa e investiguem o que se passou...pode ser que este caso seja uma das muitas parvoices que o MAJOR fez...sim porque o que se consta é que a culpa foi do MAGALA DO MAJOR.

Anónimo disse...

A Liga já é uma SAUDADE.

Ali pagavam ao fim de cada mês.

Agora nem podem refilar.Vão logo para a jarra.

Qualquer dia temos novamente os "jovens" Macau/Goulão a apitar novamente, porque não há arbitros.

Que saudades da transferência mensal da LIGA.

Anónimo disse...

O Gonçalo é suspenso por denunciar a vergonha que é esta Federação e Conselho de Arbitragem.
Ele devia era divulgar o conteúdo que deu origem a esta suspensão!
Força Gonçalo, contra estes parvos marchar, marchar!
E para breve já estão preparadas mais surpresas!
Mas a FAP não trabalha? Parece que o pessoal que lá anda esta a brincar ao andebol, ou são amigos do copy-paste? eu divulgo para breve outra situação gravíssima.
Um dirigente enganado!

Anónimo disse...

Eu não sei se vou escrever alguma asneira, mas se o fizer, a administração do Blog que me corrija por favor. Que eu saiba, a suspensão deste, ou de outro árbitro, passa por um processo disciplinar (a mando de qualquer Órgão, com poderes para tal), instaurado pelo C. de Arbitragem, certo? Este, por sua vez passa a ser gerido pelo C. Disciplina, certo? Após a decisão deste Órgão, há possibilidade de recurso para o Órgão disciplinar superior, certo? Onde é que entra um Vice-Presidente da Direcção da FAP em tudo isto? Só no caso do árbitro, após castigo, recorrer à Direcção da FAP, através de exposição e esta recolocar o processo no ar. Aí, ele (vice-presidente) tem uma posição a tomar, que é a sua e neste contexto vale o que vale. Estou errado?
A propósito: o Sr. Ferrão, na divisão de tarefas da nova Direcção, foi-lhe atribuído o pelouro da arbitragem, ficando assim vinculado a este sector, logo, com obrigações perante a classe?
Não são vocês que denunciam, sistematicamente, sempre em prejuízo da Direcção da FAP, as más práticas de tráfico de influências? Este vosso alerta para “saber o que diz o Sr. Vice Presidente da FAP”, não é na prática um convite, a uma tomada de posição de um elemento da Direcção, em algo que não lhe diz respeito (pelo menos nesta fase embrionária do processo), logo, dar corpo a uma prática a roçar o tráfico de influencias, através da pressão de um juízo sobre o tema?
Dizem que lamentam a falta de informação. Porquê? A divulgação da acção, quando esta se encontra em segredo de justiça, não poderá conduzir a um julgamento público, com contornos pouco recomendáveis?
Cumprimentos
César das Neves

Anónimo disse...

Informo que sao falsas as declaraçoes que a LPA fazia transferencias mensais. A LPA tb não pagava mensalmente. Alias quando a Federação pagou uma vez mais atarsada no inicio da época seguinte a LPA fez o mesmo logo a seguir pagando na data estipulada mas com cheques datados para Março, ou seja a transferencia que devia ser efectuada em dezembro prazo estabelecido pela liga estendeu-se mais dois meses e meio (Ano DE 2006)

Anónimo disse...

Aliga na Presidência de A.Salvador, pagava de 3 em 3 meses, mas sempre pontualmente e sem falhas,esta é que é a verdade, e sempre fomos tratados com dignidade. O que não é o caso actual, que o digam Eurico e Ivan e outros

Um árbitro que actou na Liga

Jorge Almeida disse...

Dirigente enganado:

Tenho navegado por muitos sítios de internet ligados ao andebol nacional e internacional, e nunca vi nenhuma referência a algum árbitro, devidamente identificado, denunciar (citando-o) "... a vergonha que é esta Federação e Conselho de Arbitragem."

Neste mundo actual, se a denuncia não aparece na internet, pode-se dizer que não existe.

Peço-lhe o favor de indicar-nos onde, na internet, aparece essa denuncia feita por este árbitro que agora foi suspenso.

Jorge Almeida disse...

Mudando de assunto (não é que este assunto não seja importante):

Boa sorte para os clubes que vão ter jogos para as competições europeias neste próximo fim-de-semana!

Tentem, sempre, pelo menos, ganhar os jogos!

Anónimo disse...

O Gonçalo limitou-se a dizer o que todos vêem. O Major Galambas e seus partenaires estão a dar cabo da arbitragem.

A qualidade dos árbitros diminuiu drasticamente, a quantidade também e a suas qualidades humanas escasseam.

Curioso é verificar que desde o momento em que o Sr. Galambas assumiu a arbitragem que os árbitros deixaram de ter os prémios todos liquidados no inicio de cada época desportiva. Agora ninguém paga, nem sequer os prometidos 150,00 mensais. A FAP há muito que não cumpre mas quer que os árbitros sejam obedientes e cumpridores.

O problema reside nas pessoas que dirigem os árbitros. Veja-se o exemplo do Goulão que veio a público criticar todos aqueles que dirige, classificando-os, entre outras coisas, de arrogantes (até pode ser verdade, mas não se admite que um vogal do CA dê uma entrevista num jornal nacional com esse tipo de comentário). E neste caso do Sr. Goulão que criticou e difamou TODOS os árbitros o que fez o Conselho de Disciplina, onde está anunciado correspondente processo disciplinar, qual o castigo aplicado.

Afinal só os árbitros é que têm responsabilidades, os dirigentes podem criticar publicamente os árbitros e estes não têm direito de manifestar (em privado) o seu descontentamento?

Gonçalo o pessoal está TODO do teu lado, há muita gente disposta a ir contigo até às ultimas consequências. Estamos todos fartos do Galambas (pensavamos que seria melhor que o Zé Ribeiro mas é tudo farinha do mesmo saco). São só promessas por cumprir.

Este caso do Goulão é a prova de que os regulamentos apenas servem para ser aplicados contra os árbitros. Desafio a APAOMA ou qualquer árbitro a fazer uma exposição para o Conselho de Disciplina porque quem não se sente não é filho de boa gente.

Hoje a vitima desta gente foi o Gonçalo, amanhã poderá ser qualquer outro.

E como será quando a 1 de Janeiro todos os árbitros, oficiais de mesa e observadores tiverem de pagar impostos e também Segurança Social (novidade)? Vamos abandonar a nossa familia e amigos durante os fins de semana e ainda vamos ter de pagar para arbitrar jogos?

Ferrão tem agora uma oportunidade de ouro (bem melhor do que se fosse presidente da APAOMA) para alterar o estado em que a arbitragem se encontra e defender os árbitros. Ele carrega o onús dessa responsabilidade, pois já não é valido o argumento de "é da responsabilidade da Direcção", pois ele faz parte dessa Direcção. Veremos se a Direcção da qual ele faz parte vai cumprir com os pagamentos aos árbitros, se consegue remediar as questões da fiscalidade e da segurança social. Veremos do que ele é realmente capaz e quais as suas posições em relação à defesa dos árbitros (que tanto apreguou).

Por outro lado, a APAOMA deve aproveitar a oportunidade de ter o Ferrão na Direcção para se aliarem e defenderem os reais interesses dos árbitros. Afinal conseguiu-se (milagrosamente) colocar ambas as listas candidatas à APAOMA em lugares de destaque(principalmente Ferrão) e não se pode perder esta oportunidade para realizar trabalho.

De uma coisa não resta dúvidas, assim as coisas não podem continuar!

Anónimo disse...

com esta sucessiva suspensao de arbitos....

chega-se ao ponto de nomear arbitos nascisdos em 1992 para arbitar a PO06 incluindo um deles alem de arbito ser atleta...

É lamentavel...

nao e a qualidade dos arbitos que esta em causa,mas sim a relaçao entre o ano de nascimento deles, e a idade dos jogadores para o jogo que foram nomeados para arbitar...

Anónimo disse...

com esta sucessiva suspensao de arbitos....

chega-se ao ponto de nomear arbitos nascisdos em 1992 para arbitar a PO06 incluindo um deles alem de arbito ser atleta...

É lamentavel...

nao e a qualidade dos arbitos que esta em causa,mas sim a relaçao entre o ano de nascimento deles, e a idade dos jogadores para o jogo que foram nomeados para arbitar...

Anónimo disse...

Parabens ao conselho de arbitragem e ao nosso Presidente Sr Galambas....Ele prometeu e está a cumprir ...seriedade e transparência...Aos incomodados a Porta da rua está aberta....

Um Arbitro

Anónimo disse...

com esta sucessiva suspensao de arbitos....

chega-se ao ponto de nomear arbitos nascisdos em 1992 para arbitar a PO06 incluindo um deles alem de arbito ser atleta...

É lamentavel...

nao e a qualidade dos arbitos que esta em causa,mas sim a relaçao entre o ano de nascimento deles, e a idade dos jogadores para o jogo que foram nomeados para arbitar...

Anónimo disse...

@Anonimo das 13:50 do dia 21/11, esperimente entao ter um arbitro de 1990 no PO03 que coitado quase nem sabe as regras de CIPA 143000's em que ele e a sua colega nem uma chapada no meio de um jogo conseguem ver, mas o mais bonito é que nem mesa nem ninguém viu, não fosse um atleta da casa a dar essa mesma chapada e os ditos árbitros estarem com mais medo de apitar que outra coisa

Anónimo disse...

Este CA da FAP é uma vergonha.

Arrogantes e autoritários, pior mesmo é ver Manuel da Conceição, João Costa que tanto falavam, que faziam e aconteciam, mas desde que receberam um lugarzinho no poleiro viraram as coisas para os árbitros.

É bom saber que não vai haver pagamentos para a arbitragem até Fevereiro, é bom ver todas as quartas feiras serem entregues jogos ao cuidado das Associações, é bom rever depois a quantidade de jogos sem árbitros ou com dirigentes a apitar.

Se nós arbitros estamos revoltados, o que dirão as equipas que pagam as arbitragens, que recebem ultimatos da FAP, caso o pagamento não entre até x horas são desqualificadas.

Infelizmente o andebol é só para uns. Por isso é que em vez de crescermos como modalidade cada vez estamos a bater mais no fundo.

Anda muita gente aí revoltada, só que infelizmente tem medo de dizer alguma coisa.

É pena não terem dinheiro para nos pagar, é pena o os tão prometidos 150€ mensais não entrarem mas depois termos os manos Martins a receberem 500€ de ordenado todos os meses da FAP.

Anónimo disse...

Vamos ver quem tem Razão !!
Nesse mesmo momento o CA da FAP pelo sr. Presidente, deu-me autorização para
eu marcar uma reunião de emergência com o CA. Tentei alguns dias da semana e
por impossibilidade dele nunca foi possível, dei-lhe então a escolher o dia
e a hora. Marcaram a reunião para Sábado às 11 horas na sede do CA. Sai de
casa às 7h30 da manhã, fui buscar o Nuno e as 11h estávamos no CA da FAP.
Para meu espanto e espelhando a consideração que teve connosco, as primeiras
palavras do Presidente e única pessoa do conselho presente, foi que a
reunião tinha de ser rápida pois ao 12h tinha de estar no aeroporto.

Da reunião, simplesmente posso-vos dizer que foi do mais caricato possível.
Fiquei a saber que me tinham marcado hotel, mas ninguém me disse nada.
Saímos de lá a saber que o Nuno não poderia ser integrado no mesmo grupo
que eu, porque ele era árbitro Nacional B. Bem aqui começa a confusão, se
todos vocês forem às circulares no site da FAP da época anterior podem
confirmar que eu era do GTAJ/Elite com o Filipe e o Nuno era Nacional A que
apitava com Pedro Fernandes Nacional B por isso apitavam na categorias de
árbitro B. Confrontamos o Presidente com isso, e ele diz que tem algures na
FAP documentos que comprovam o contrário, ou seja, os comunicados que estão
no site não passam de meros papeis que não valem nada. Ora mais uma
contradição, se o Nuno era Nacional B na época anterior, quando começamos a
apitar devíamos ter apitado a nível B e não a A como aconteceu. Eu na época
anterior era GTAJ e desci a A para apitar com ele! Grande confusão não é!

Em breve mais informação

Anónimo disse...

Mas ninguem controla o esta gente da FAP , CA e outros faz com o dinheiro????
Como é possível que não paguem aos arbitros??
Onde está o dinheiro que os clubes pagam????
Serão incompetentes, ou caloteiros??

Adepto indignado.

Anónimo disse...

É muito simples amigo, como é que as selecções tem os estágios, como vão lá para fora participar em Torneios?

A arbitragem será sempre o parente pobre enquanto não se unir e der um burro na mesa!

Sem árbitros não há jogo! Que tal parar-mos?

Anónimo disse...

@Anonimo de 23 de Novembro de 2009 11:55

"É muito simples amigo, como é que as selecções tem os estágios, como vão lá para fora participar em Torneios?

A arbitragem será sempre o parente pobre enquanto não se unir e der um burro na mesa!

Sem árbitros não há jogo! Que tal parar-mos?

"

Infelizmente não é bem assim, muitos jogos fiz eu sem arbitros em que eram os treinadores das equipas ou mesmo os capitães a arbitrar o jogo o melhor que sabiam, a FAP não se preocupa com isso, eles querem mesmo é o dinheiro das inscrições e tudo o resto, nada mais...