gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 12 de julho de 2011

E Assim (não) vai o Andebol Nacional…

Publica o Jornal o Jogo de hoje, estando também disponível na sua edição online , um artigo que nos deixou deveras perplexos, e que aconselhamos vivamente a sua leitura.

A austeridade chegou a Federação de Andebol, mas andebolistas reparem onde, vamos referir o título e subtítulo do artigo (Clubes centro de formação de andebol, Suspensos os apoios financeiros).

Os parcos apoios que estas entidades de formação, beneficiavam (Redução das Taxas de inscrição e comparticipação nas taxas de eram arbitragem – segundo a noticia em referencia), foram pura e simplesmente suspensos por ofício.

Será que não existe na gestão da aquela entidade outra forma de diminuir despesas, quando a máquina administrativa da FAP, é pesadíssima…

Será que nas despesas constantes dos relatórios de contas, e nos contrato programas assinados com IDP, não existem outras possibilidades de uma gestão mais eficaz, como por exemplo as constantes despesas que são efectuadas com algumas das selecções Nacionais…

Terminamos sem mais comentários.

O Analista

40 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com o texto mas deixo simultaneamente outra pergunta: o que fizeram os clubes, com esse estatuto, de diferente, para o continuar a merecer? Se fizerem uma análise exaustiva vão verificar que com exclusão de um ou outro (e estes às tantas já são demais, porque não deve existir um ou outro!)nada fizeram para continuar a justificar o estatuto.

Anónimo disse...

Será então esta a razão que vai dar origem á extinção dos escalões de infantis e iniciados do F.C.Porto ???

Anónimo disse...

Para quem não sabe, o Camp. Sub21 vai dar na Sport Tv a partir de domingo.

Apesar de tudo o que de mal tem acontecido na nossa modalidade esta é uma excelente notícia.

Anónimo disse...

Acho que o causador dessa medida deverá ter sido o Clube Centro de Formação Maiastars:

2º classificado Nacional em Juniores
2º classificado Nacional em Juvenis
2º classificado Nacional em Iniciadas
2º classificado Nacional em Infantis
2º classificado Encontro Nacional em Minis.

não cumpriu os objectivos

Anónimo disse...

os apoios vão ser canalizados para outro lado... esperem só até saberem o que se está a preparar para os lados de resende ahahah

zé cunha

Anónimo disse...

Se é verdade que os escalões de base no F.C. do Porto vão desaparecer por politicas internas mal elaboradas e sem sentido e terá consequências nefastas para os jovens e pais dos jovens que gostava que os seus filhos e netos iniciassem a sua formação no seu Clube afectivo.
Esta decisão do departamento só vai sentir só efeitos negativos quando os filhos dos ex andebolistas irem para outras modalidades dentro do universo do Porto.
Havia e há outras maneiras de abordar esta actividade com criação de núcleos Escola de Andebol em vários escolas do grande porto e apoiadas tecnicamente pelos treinadores ou estudantes em estagio.
Grave é a FAP ter deixado de apoiar os Clubes de Formação e eram os principais clubes do andebol de Base porque não tem verbas e precisas das mesma para criar o Centro de Alto Rendimento em Resende... ridículo..
Claro que á boa maneira dos dirigentes federativos pela porta do cavalo vão continuar a apoiar alguns clubes que lhes interessa ou por razões desportivas ou por razões de trafico de influência.

Anónimo disse...

A informação aqui dada pelo "Analista" merece uma leitura atenta.
Se por um lado, a razão lhe assiste mas não muito, por outro observamos que tal como em outras áreas da vida portuguesa, instalou-se o hábito da subsídio-dependência.
Sei que não é fácil mas também não é impossível os clubes procurarem alternativas.
Enfim, a tentativa de resolver o problema "dividindo o mal pelas aldeias" é viável e credível.
Mas para conseguir é preciso trabalho, persistência.

José Mendonça

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico (embora este dê pano para mangas):

Alguém confirma a notícia que vem no link abaixo?

http://andebolemportugal.blogspot.com/2011/07/madeira-sad-em-risco-de-sair-do-po-1.html

O 2º classificado da época passada na PO01 está em risco de não participar na PO01 da época que vem por atraso de verbas do Instituto de Desporto da Madeira?

Anónimo disse...

até quero ver se o FCP vai ter requisitos sem os escalões mais jovens!!

Anónimo disse...

Os CFD têm sempre que pagar as arbitragens. elas depois é que vêm devolvidas. Por isso acho que o esforço já é feito antecipadamente. Enfim... Assim (não) vai o andebol :)

O JAC também também é culpado:

3º Classificado em Juniores;
Campeão Nacional de Juvenis;
3º Classificado em Iniciadas;
1º Classificado no E.N.M.F.

Não cumpriu os requisitos...
:)

Anónimo disse...

Requisitos? Que Requesitos????

Anónimo disse...

Parece que vai acabar a mama a alguns clubes que se escondiam atraz dos clubes de formação para poder roubar os melhores jogadores de outras equipas a seu belo prazer, ter escola de formação é facil de dizer mas fazer a tal formação era letra, vejam como trabalha o FCP é uma vergonha...
mas meus senhores no Porto à mesmo clubes de formação mas não têm estatuto é so procurar... estamos à espera para formar...

Anónimo disse...

13 de Julho de 2011 09:41
Anónimo Anónimo disse...

até quero ver se o FCP vai ter requisitos sem os escalões mais jovens!!

13 de Julho de 2011 09:56

VAI TER ACESSO NA MESMA, TAL COMO CLUBE DE COSTA CABRAL(AFC) O ANO PASSADO QUE NAO TINHA ESCALÃO DOS ESCALOES FEMININOS E FOI Á FASE FINAL POR MAOSINHA DO DO PRSIDENTE DA FORMAND, é para isso e outras coisas mais, que o Pacheco está na federação...

Anónimo disse...

OS clubes de centro formaçao nao podiam ir buscar jogadores aos outros clubes a custo zero???

Anónimo disse...

Infelizmente o andebol anda assim, as regras são injustas e incoerentes, senão vejamos. Centro de formação???? quem paga as mensalidades? Os pais. Quem leva os miudos aos jogos? Os pais. Quem compra os lanches para depois dos jogos? Os pais. Quem por norma é dirigente, sem qualquer retorno financeiro? Os pais. Quem compra o material de 1ºs socorros( quando há!)? Os pais. Depois quando o atleta quer sair o novo clube tem que pagar a formação? É o cumulo.

Anónimo disse...

A verba chega na mesma à Federação, só que irá ser para os "projectos das selecções".
É assim...........

Anónimo disse...

Novidades (conhecidas) no feminino.

- Ana Marques (João barros - Alavarium)
- Lisa (Valongo vouga -Alavarium)
- Mónica (Valongo vouga - Alavarium)
- Rui Liberato (S. Bernardo - Alavaium) por troca com Herlander
- Luisa Estriga (Académico - Quadros da Federação com muitas tarefas- arbitros, selecções, etc.).
- Maria Domingues (Col. Gaia - Juvmar)
- Ana Paula Costa (Col. Gaia - S. Félix da Marinha)
- Catarina Pinheiro ( Alpendorada - Maiastars)
- Ana Paula (Cale - Maiastars)
- 3 jogadoras do Alcanena (juniores) para a Juvlis

Anónimo disse...

Muita conversa, mas oa agentes do Andebol, tem uma arma, chama-se eleições, como ninguem avança, quer dizer que tudo vai bem

Anónimo disse...

O fantástico trabalho que os clubes com estatuto de centro de formação têm desenvolvido é ir buscar atletas a outros clubes, a custo zero! Já não era sem tempo acabar com esta maminha de alguns (poucos) privilegiados, que só servia para destruir o trabalho dos mais necessitados. O problema não está no acabar com esse estatuto, está precisamente em o terem inventado!
Peguem em todos os clubes que tinham este estatuto e vão verificar que quem paga a formação dos atletas são os pais. Belenenses, ABC, Xico, Porto, etc, quem paga mensalidades +- 20€ mensais), deslocações para fases finais e torneios são os pais. Para além disso ainda têm que comprar um kit no inicio da época que inclui saco, equipamento e bolas que custa um balúrdio! Acabou? Azar! Pode ser que agora deixem em paz quem trabalha a formação a sério!

Anónimo disse...

O Porto ter estatuto de centro de formação é uma paródia das grandes...

Anónimo disse...

Caro anonimo de 13 de Julho de 2011 17:43

Atletas do Alcanena para a Juvelis? Quem?

Anónimo disse...

Vejo muita gente a opinar....
Mas poucos sabem do que falam!
A realidade não é só aquilo que cada um conhece do seu Clube.
E muitos poucos conhecem a realidade de vários Clubes, nomeadamente dos Centros de Formação.
Antes de aliviarem frustações, tratem de pôr a cabeça a trabalhar.
Eu sei que são muitos anos de "formação futebolística", em que todos percebem muito de tudo e se sentem com autoridade para mandar bitaites, mas aqui fala-se de Andebol, uma realidade diferente, num desporto diferente!

Anónimo disse...

queria afirmar que ao nivel senior e tambem a nivel de formacao a A.Academica de Coimbra, Tondela Andebol Clube(extinto de todas as funcoes), ABC de nelas...acabaram ! e muito em risco o Academico de Viseu

Anónimo disse...

Ora aqui está um golpe perfeito! Em resende os meninos seram controlados por um só clube. Quanto aos gastos, pagamos nós todos os contribuintes Portugueses. Se um pai não concordar em "alugar" os seus filhos a este projecto, que acontecerá? À consideração do IDP e respectivo ministério. Tanta liberdade a nivel autárquico dá nisto!

Anónimo disse...

Sr. Renato

Sempre esta confirmado o assédio às V. jogadoras por um clube da região de Leiria? É só assédio ou estão de malas aviadas para as Séniores?
E se assim acontecer, vão ter na mesma equipa sénior?

Anónimo disse...

é o fim do andebol!!! vão existir meia dúzia de equipas e ai sim vamos ver a federação em bancarrota!!!

Acordem para a vida meninos da federação voçês são uns incompetentes da pior espécie e só pensam nos vossos bolsos.

Anónimo disse...

Boa tarde, sou dirigente de um clube Centro de Formação e gostaria de informar que esse estatuto não trouxe nenhum beneficio para o Clube. Ou seja só não se paga as inscrições dos atletas que estão nas selecções Nacionais, o que demonstra que não é clube de C.F, mas sim alguns jogadores de uma equipa de C.F. Na época passada os clubes de C.F, que eu saiba não receberam nenhum beneficio da parte da FAP, o meu clube chegou a ir buscar atletas a outros sitios e pagou sempre as taxas de transferencia. No contrato programa assinado com a FAP, constava que mensalmente teriamos a visita de um técnico da FAP para dar treinos aos nosso atletas em 4 anos nunca apareceu nenhum, mesmo sendo solicitado por carta e por email. Meus senhores não foi o apoio financeiro que acabou foi o projecto, de C.F que nunca existiu.

Anónimo disse...

Caro anónimo de 14 de Julho de 2011 14:58

Quem é você?

Ass. Renato

Anónimo disse...

Já agora caro Sr de 14 de Julho de 2011 14:58, a próxima vez que me quiser perguntar alguma coisa, venha a Alcanena...

Ass. Renato

João Rola disse...

Talvez depois de ler alguns destes comentários especialmente o das 20:01 as pessoas de uma vez por todas percebam que o que a FPA tem vindo a fazer nos ùltimos anos é um logro, para não lhe chamar outra coisa.
Agora a moda é assinarem-se protocolos com autarquias sem conta na mais descarada campanha de propaganda de que hà memória.
Talvez alguns se lembrem do que foi dito e anunciado aquando da criação dos contratos com os clubes centro de formação.
Em vez de clubes centros de formação criam-se centros de alto rendimento, coisa pomposa, como convêm aos tesos com manias de grandeza.
Sobre a questão dos paizinhos que autorizem ou não a presença dos filhinhos a FPA vai assenar com o estatuto de alta competição, logo os meninos ficam com portas franquedas para entrarem nas faculdades que melhor lhes convier.
Assim vai o andebol português cada vez mais perto do abismo mas ao que parece poucos se ralam com isso.

António Branco disse...

Querem saber o que é um Clube de Formação e que já há alguns anos, os de Lisboa vem cá "pescar", 1, 2, 3 ou até 4 Jogadores como poderá acontecer esta época que se aproxima!!???
Clube esse que vai vivendo da carolice de Dirigentes e Atletas puramente amadores, mas que a corda cada vez vai esticando mais, e mesmo os apoios Municipais, já foram reduzidos devido á Crise, mas que tudo vai tentar para em 2011/2012, ter Pré-Bambis, Bambis e Minis (cerca de 40 atletas ou mais), Infantis, Iniciados - 1ª Divisão, Juvenis - 2ª Divisão, Juniores - 2ª Divisão, Seniores 2ª Divisão (estes, a maioria Estudantes Universitários, que fazem um grande esforço para treinarem 3 vezes por semana, quando é possível)!!!!!!!!!!!

Sabem que Clube é este????
A.D.C.B - Associação Desportiva e Cultural de Benavente - Á 26 Anos - PRIDE, IN THE NAME OF HANDBALL>>>>>>>>>>>>

Anónimo disse...

Andebol está em estado de sítio! Penso que está na hora das entidades competentes começarem a intervir, já começaram a fazer contas ao número de clubes que estão prestes a encerrar portas?!?! É um número surreal, todos os dias há clubes a fecharem portas ou a extinguirem o Andebol... quantos clubes teremos daqui a 5 anos?

Anónimo disse...

Caro Sr. Renato

Bom dia, também me quer convidar para um café em Alcanena?
Tenha cuidado e "ponha trancas na porta", ou qualquer dia não serão 3 atletas, mas se calhar mais.

um "amigo" seu de Leiria

Anónimo disse...

eu diria mais... quantos clubes teremos já na próxima época?

Anónimo disse...

Caro anónimo de 15 de Julho de 2011 12:26

Não tenho nada contra si, apenas acho que há conversas que não se devem ter em "local público", mas sim á mesa de um café. E se V. Exa quiser beber um café, é uma questão de combinarmos e terei todo o gosto em fazer uma visita guiada á colectividade. Agora gostava de saber quem é V. Exa, caro "amigo" de Leiria.
Dirigente? Treinador? Atleta? Presidente de algum clube? Reporter?

Att. Renato

PS: O café com o Sr. Carlucci, foi ideia dele e não minha...

Anónimo disse...

Já agora "amigo" de Leiria. Obrigado pelo aviso.

Ass. Renato

Anónimo disse...

Confirmo que o convite para o café com o Sr. Renato foi da minha iniciativa.

E atenção que só faço convites a pessoas que o merecem.

O "amigo" (foi ele que colocou as aspas) de Leiria deve ser de Peniche.
Não percebo a mensagem deste "amigo" mas confesso-me pouco interessado em perceber.

Cumprimentos, caro Renato.

Carlucci

Anónimo disse...

Caro Carlucci

É só para destabilizar. Enfim. Há quem contrua o futuro do andebol e há quem goste de destruir. Não estou muito preocupado com estas afirmações e "ameaças". Mas de Peniche porque?

Ass. Renato

Anónimo disse...

Caríssimo Renato

Amigo de Peniche é uma expressão idiomática de Portugal que se refere a um falso amigo - um parceiro desleal que não merece confiança e está apenas interessado em receber às custas de outros sem oferecer nada em troca.

Bom domingo.

Carlucci

Anónimo disse...

deixem-se deste momólogos!!!!!!

uma coisa é certa e está indo consoante o projecto federativo 2012"melhorar a qualidade" nem que seja com redução continua de associações desportivas!!
alguém me convence do contrário que em nada melhorou a qualidade do andebol português com tantas exigências do SrºLuis Santos e agora do discipulo Torrinha, a extinção repetida de vários clubes deve preocupar qualquer dirigente desportivo, mesmo que agora se agodize mais com esta coisa da crise, mas não deve ser desculpa para tudo....

A realidade do andebol portugues não se compadece com tão grandes cortes e exigências, é um fato que para além da FAP outras federação também priviligiam os ditos clubes grandes da modalidade, mas atenção só se é grande se houver clubes mais pequenos e a tendência é as se ir resumindo ao clubes com lobbie federativo e mais nada....

devia-mos pensar bem nestas consequências nefastas que estão a acontecer!!