gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 14 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
 
1.ª Fase
16.ª Jornada
Passos Manuel 29 - 31 Colégio Gaia
Juventude Mar 25 - 21 Santa Joana
JAC-Alcanena 23 - 31 Alavarium
Maiastars 22 - 23 CA Leça
 
Foi uma jornada curta, apenas com 4 jogos, a anteceder mais uma jornada dupla no próximo fim-de-semana. O jogo mais esperado era o JAC / Alavarium, com transmissão na FAP TV mas em que o desequilíbrio retirou algum do espectáculo que se previa. A equipa de Aveiro mostrou porque soma por vitórias todos os jogos realizados, não dando qualquer hipótese à equipa de Alcanena. O que impressiona neste Alavarium é que, mesmo sem as internacionais Lisa Antunes, Rita Alves e Cláudia Correia (saiu por lesão a meio da primeira parte), a equipa não perde rendimento, muito por culpa de uma capacidade defensiva notável e de uma condição física que nos parece a melhor do campeonato. Está de parabéns, Ulisses Pereira pelo trabalho notável que vem vindo a fazer. Diana Roque voltou a fazer uma excelente exibição e é, de longe, a melhor Guarda-redes portuguesa a lançar contra-ataques, facto aproveitado por Ana Marques e Filipa Fontes, imparáveis nesta matéria, com Ana Seabra a assumir o controlo do ataque. O JAC que está a fazer um grande campeonato, perdeu pela primeira vez desde há quase 3 meses e foi notória a falta de ritmo de Neuza Valente que apenas na semana passada regressou após lesão. A única jogadora que esteve ao seu nível foi Patrícia Rodrigues e, mesmo assim, com dificuldades face à agressividade da defesa aveirense. E uma equipa da qualidade do JAC não pode facilitar na recuperação defensiva como fez neste jogo e perante uma equipa como o Alavarium isso acaba por ser fatal.
 
Em Lisboa, o Passos Manuel voltou a confirmar a subida de forma e, apesar de mais uma derrota, fez novamente mais uma bela exibição contra um adversário difícil. O regresso, há algumas semanas, de Carolina Santos, após lesão, foi mais um importante factor para a equipa lisboeta e a jovem jogadora, jogo após jogo, vem subindo de forma. A sua irmã, Cátia, mantém a regularidade habitual e voltou a fazer mais uma exibição muito bem conseguida e Andreia Paulo, se conseguisse elevar os seus níveis físicos, poderia ser uma jogadora de grande qualidade, dados os seus excelentes recursos técnicos. Estamos muito curiosos como vai agora comportar-se o Passos quando começar a defrontar adversários mais acessíveis. O Colégio de Gaia suou muito mais do que estava a contar. Valeu uma Vanessa Silva que é uma das mais valiosas jogadoras do campeonato e está num fabuloso momento de forma e Helena Soares a que deu cabo da defensiva do Passos Manuel com a sua capacidade de desmarcação. O Colégio de Gaia, depois de uma má fase, encaixou agora 4 resultados positivos e pensamos que assegurou já um lugar nos 6 primeiros, algo importante porque evitará na primeira ronda dos “play-off” o Alavarium e Madeira Sad.
 
A Juve Mar, depois da vitória na semana passada, repetiu a dose esta semana e sonha ainda com os "play-off". É quase apenas um sonho porque, numa possível igualdade pontual com o Maiastars, está em desvantagem, mas ter chegado a esta altura do campeonato com esse sonho, depois de lesões tão importantes como a de Teresa Santos e Sandra Peixoto é um feito digno de registo. O jogo ficou decidido logo na primeira parte, com uma extraordinária prestação defensiva da equipa de Paulo Martins, com uma excelente exibição da sua Guarda-redes. Além disso, Carla Sá dá-nos sempre a ideia que é uma jogadora pouco espectacular mas muito eficaz e voltou a prová-lo este Sábado, com a sua versatilidade a permitir-lhe jogar onde o seu treinador entender. E, uma vez mais, Ana Couto que é uma verdadeira seta e tem sido decisiva na época interessante que a Juve Mar vem vindo a fazer. O Santa Joana perdeu o jogo na primeira parte. Aliás, perdeu o jogo antes dele ter começado já que se apresentou sem as suas duas melhores jogadoras,  Maria Domingues e Marlene Pinto. A equipa depende demasiado delas e se já com elas, a equipa apenas conseguiu vencer um jogo esta época, sem elas seria ainda mais difícil. Valeu o ressurgimento de Mariana Regadas, na segunda parte, para equilibrar um jogo que parecia já sem história. Ana Carvalho que parece algo desenquadrada nesta equipa teve pormenores já mais próximos do seu valor. É importante que se diga que, do lote de jogadores que o Santa Joana tem, é difícil de compreender como a equipa joga tão pouco, como tem uma atitude tão fraca e, naturalmente, como é o lanterna vermelha.
 
Finalmente, na última hipótese do Cale em sonhar com os “play-offs”, a equipa de Vasco Ramos conseguiu uma importante vitória perante o seu rival directo. Ana Paula Costa fez a sua melhor exibição da época e como era importante para a equipa de Leça contar com uma Ana Paula ao nível a que esteve no ano passado. Mas, para nós, o segredo desta vitória teve a ver com a atitude defensiva da equipa e a excelente prestação da sua Guarda-redes, algo que não vinha acontecendo. Tivesse o Cale defendido assim ao longo deste campeonato e teria evitado derrotas contra adversários bem mais débeis e estaria agora em condições de assegurar os ?play off?. Assim resta o sonho já que o calendário é bastante difícil e torna improvável que isso aconteça. O Maiastars sabia que uma vitória carimbava o passaporte para a fase seguinte mas a equipa falhou rotundamente. Nunca conseguiu ter um ataque organizado fluente e voltamos a frisar que nos custa a entender que, a este nível, a equipa não tenha combinações ofensivas minimamente interessantes, tornando-se muito previsível. Foi valendo ao Maiastars, a sua excelente capacidade de sair em contra-ataque, muito bem finalizados por Ana Sampaio e Ana Silva mas é pouco. De qualquer das formas, dada vantagem pontual que possui, acreditamos que o Maiastars conseguirá chegar aos “play-off” mas a merecida derrota neste jogo vem deixar a incerteza no ar até ao final.
 
Para a semana, temos 12 jogos num fim-de-semana que deverá começar a esclarecer muitas das dúvidas que ainda subsistem.
 
Críticos Femininos

11 comentários:

Anónimo disse...

Ai o Cale era fraco? Aí está a prova do contrário! Ainda vamos aos playoffs.

Vi o JAC-Alavarium na FAPTv e concordo com o que se tem dito sobre a defesa individual do Alavarium: tira espectáculo ao jogo!

Anónimo disse...

Na 2ª divisão no porto, viu-se este fim de semana o que joga a equipa do espinho sem a regina ferreira, perde por 2 com o pnultimo

Anónimo disse...

E o CALE ganhou... Será que desta vez foram as arbitragens??

Anónimo disse...

A regina Ferreira era titular em qualquer equipa da PO9, por isso é natural que o espinho se ressinta. Tem um péssimo feitio mas é uma excelente jogadora apesar da idade.

Da defesa do Alavarium acho que é ridículo acharem que um treinador deve é fazer uma defesa 6x0 paradinha para não estragar o espectáculo. Parabéns para o Ulisses junior que arrisca e tem-se dado muito bem.

O Cale ganhou por isso deixem o Cale em paz. Às vezes queixam-se das arbitragens mas quem não se queixou. Ganhou com mérito e afinal ainda há esperança!

Do Santa Joana ninguém fala? Mau demais...

Anónimo disse...

PO09 – Camp. Nac. 1ª Div. 1ª Fase Seniores Femininos



Juvemar – Sta. Joana



Quem assistiu à 1ª parte deste jogo, logo concluiu que a diferença das equipas era grande, até na atitude, pois a JuvMar cedo resolveu e ditou o vencedor, por isso, os 15-7 ao intervalo, eram o resultado lógico da diferença da prestação competitiva das duas equipas.

A 2ª parte, mais não foi do que a gestão por um lado da JuvMar, por outro o Santa Joana a tentar reduzir os prejuízos de uma diferença dos primeiros 30 minutos, assim chegou o final com um resultado um pouco mais equilibrado a favor da JuvMar, 25-21.

Na JuvMar, realce para os 8 golos de Carla Sá e os 5 de Ana Couto. No Santa Joana, Mariana Regadas com 7 golos e Ana carvalho com 5 golos, foram as jogadoras mais inconformadas de uma equipa que transpira algo de estranho na sua atitude competitiva.



Maiastars – Leça



Jogo com uma 1ª parte onde a alternância do marcador foi uma constante, o intervalo chegou com um empate a 11 golos.

Embora com algumas situações de empate na 2ª parte, o Cale comandou o marcador. A maior expressão foi 16-20, mas o Maiastars rapidamente recuperou. No fim, o resultado fixou-se em 22-23. Ao Maiastars faltou-lhe a sorte em muitas coisas durante o jogo.



A diferença nas crónicas sobre dois jogos no site da AAB. Azia e mau perder.

Anónimo disse...

Continua a saga da falta de qualidade das arbitragens... A dupla que esteve no Passos Manuel-Colégio de Gaia não tem qualidade nem para os regionais, mas arbitra um jogo do Nacional! É uma falta de respeito por parte da Federação para com os Clubes, os espetadores e para com a própria modalidade! Um dos elementos da dupla, que já pouco sabe,ainda tentava dar formação à sra. arbitra... mas ela, coitada, não nasceu para arbitrar jogos da Andebol. Até quando vamos continuar a vê-la a "arbitrar" jogos?... Que dó que dá!...

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 11 e 17 Fevereiro 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/02/lista-de-transmissoes-entre-11-e-17.html

Anónimo disse...

Anónimo do dia 11 - 18,18h.

Será que ainda não percebeu que este resultado com o garrett já estava encomendado hà alguns dias?
Não foi só o espinho jogar sem a regina, foi também por a jogar 4 juvenis!
E ainda lhe digo mais, sobre outra encomenda!
Na ultima jornada desta fase, o garrett vai ganhar ao salgueiros e vai conseguir o apuramento para a proxima fase, porque o maia vai perder os dois jogos que faltam!

Anónimo disse...

Sou adepto do Andebol Feminino, leio as crónicas do Blog Andebol Feminino, do Site da AAB e do Banhadas,entre outras, portanto o que diz este senhor anónimo sobre as crónicas do SITE da AAB, nomeadamente destes dois jogos femininos pouco ou nada adianta ao panorama do Andebol Feminino Nacional, antes pelo contrário identifica-o bem como um não amante da modalidade e do Andebol Feminino Português.

Julgo que devia estar contente pela informação que o SITE em causa nos fornece do fim de semana desportivo, aonde estão os outros SITE´s a falar de Andebol e dos jogos? se eles (AAB) demonstram às vezes ter uma "costela" nas crónicas um pouco a favor das suas equipas, é natural, pois é o orgão da sua Associação e por conseguinte das suas equipas filiadas.

Era bom que todas as Associações tivessem assim organizadas, pois tinhamos mais conhecimento do que se passava nos vários jogos e por conseguinte podiamos escrever ainda mais neste e noutros Blog´s.

A "dor de cotovelo" custa muito a passar, por isso, meu amigo anónimo de 12 Fev 2013 às 00h27m, identifique-se e diga o que está mal nestas duas crónicas, será que não foi isto o que se passou? eu estive em Esposende e até podiam ter escrito um pouco diferente, mas não está nada mal o que foi dito no SITE da AA. Quanto ao jogo da Maia não estive lá,até porque era à mesma hora, no entanto falei com várias pessoas, e até algumas do CALE e está certo o que foi dito, com certeza que é curto o comentário, mas é melhor isto do que nada...

Um abraço a quem gosta do Andebol Feminino em Portugal, deixem os que ainda fazem alguma coisa pelo Feminino trabalhar, pois quem muito fala pouco acerta !!!

Anónimo disse...

Uma dupla Silvino Santos/Ana Ferreira é o Conselho de Arbitragem a brincar com o andebol feminino em Portugal!

Anónimo disse...

Anónimo de 12 de Fevereiro de 2013 às 12:48
Não se trata de brincar com o andebol feminino mas sim com o andebol em geral.
Ana Ferreira precisa de um colega com algum valor, pra poder evoluir, pois tem algumas qualidades.
Assim não. E o CA da FAP sabe disso.