gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 3 de fevereiro de 2013

PO20 - Taça de Portugal Seniores Masculinos – 2012 / 2013 – VIII – Polémica…

Estávamos admirados por até ao momento ainda não ter existido nenhuma situação que pudesse eventualmente criar alguma polémica… (negativa) na Modalidade, eis que a mesma surgiu nos 1/8 Final da Taça.
A Modalidade rege-se por Regras que são claras quando no seu ponto 4:1 dizem “ 4:1 Uma equipa é constituída até um máximo de 14 jogadores. …”. Diz igualmente em nota “A IHF, as Federações Nacionais e Continentais, têm o direito de aplicar, nas provas de sua responsabilidade, de alterações ao número de jogadores. No entanto, o número de jogadores não pode ultrapassar os 16
 
A Federação de Andebol, usando esta norma, estabeleceu no Regulamento Especifico da PO01, na alínea d) do ponto 2 do Artigo 2.º o seguinte: “ Os Clubes poderão inscrever no boletim de jogo o máximo de 16 jogadores, desde que dois desses jogadores tenham nascido no ano de 1991ou Posteriormente
 
Em mais nenhum regulamento é referido o numero máximo de jogadores, porque na realidade não existe necessidade de tal, considerando-se que o texto inscrito no Regulamento da PO01 é na realidade uma excepção á Regra estabelecida, utilizando uma autorização especial que lhe concedida pelas Regras de Jogo.
 
Assim, a utilização de 16 jogadores na PO20 (Taça de Portugal) é no mínimo bastante duvidosa, e admira-nos que apenas um clube tenha usado este número. 
 
Seria de todo o interesse que a FAP, esclarecesse rapidamente este assunto, pois o sorteio dos 1/4 Final está à “porta”, e não seria desejável, que a prova avançasse sem uma completa definição da situação.
 
Terminamos, agradecendo as informações que nos foram chegando, pois não tínhamos, sequer dado pela situação.
 
O Reticencias

15 comentários:

Anónimo disse...

Fernando nunes e Jorge rua do sporting , sempre a colocarem argoladas.
Banhadas visionei os boletins das equipas da 1ª divisão e na 1ª ronda dos 1/16 final o SP Horta x aguas também tem a equipa açoriana com 16 elementos. so que neste caso também perderam o jogo talvez por isso ninguém tenha notado.

E já agora onde estavam os arbitros e os oficias de mesa quando conferiram a lista participantes? será que eles sabiam as regras? se calhar a dupla açoriana que apitou o sporting x fafe não teve formação.

Anónimo disse...

Os regulamentos que se saiba são iguais para todos.É só aplica-los e punir que teve uma pratica irregular.Não acredito que os novos orgãos sociais da FAP se escondam e façam de conta.Não acredito !

Anónimo disse...

Certe a observação do anónimo de 3 de Fevereiro de 2013 às 21:58

Não podem, porém, verificar-se alterações ao regulamentado.
Quer uma equipa perca ou ganhe, e regra é para aplicar.
O Sp. Horta perdeu o jogo. E o resto? Não sofreu multa pecuniária?

Anónimo disse...

O que está errado é haver regulamentos especificos a nivel de inscrições no BJ, mas enfim português gosta de atrapalhar e depois punir..
Enfim mais um caso no nosso andebol

Anónimo disse...

e aqueles artistas que dão formação, mas não sabem os regulamentos, nem os dão para evitar problemas, ningume diz nada, o lopes age isto esta a ficar bonito está

Anónimo disse...

Uma imagem de competencia que fica dos dirigentes do SCP.

Anónimo disse...

APALHAÇADA CONYINUA E CLARO AS PESSOAS VÃO DEIXANDO O ANDEBOL.

O SITE DA FAP HOJE INFORMA SOBRE OS APURADOS PARA O SORTEIO DE AMANHÃ DA TAÇA DE PORTUGAL.

QUERIA VER SE FOSSE COM O CLUBE DA MINHA TERRA CONTRA UM PORTO, BENFICA OU SPORTING O QUE ACONTECIA...

FALTA VERDADE DESPORTIVA E SOMENTE O BANHADAS CHAMOU ATENÇÃO O RESTO DA IMPRENSA CONTINUA ADORMECIDA PELO PODER DO CLUBISMO.

Anónimo disse...

todos têm razão quando se fala que continua tudo na mesma e na falta de qualidade dos dirigentes do sporting, que não sabem o que fazem, e só por curiosidade o que fizeram até agora os dirigentes do fafe, nada porquê, é uma questão que deveria merecer uma nalise cuidada do bolg, ou não, o blog devria dizer quem são os verdadeiros culpados de tudo isto que se está a passar, pois desde dirigentes de clube a árbitros passando pelos dirigentes da arbitragem, existem muita gente com grandes culpas e ninguem fala.

Anónimo disse...

CONCORDO COM O COMENTÁRIO DAS 18:19

A CULPA NÃO É SÓ DO SPORTING, DESDE ÁRBITROS , OFICIAS DE MESA, DIRIGENTES DO SPORTING E DO FAFE, CONSELHO DISCIPLINAR TODOS FALHARAM E NINGUÉM COLOCOU O DEDO NO AR PARA ALERTAR E JÁ PASSARAM MAIS DE 10 DIAS DESDE O JOGO DO SPORTING X FAFE E ATÉ JÁ SAIU UM REGISTO DISCIPLINAR E NADA.

DÁ IDEIA QUE NINGUÉM TINHA DADO CONTA MAS ACHO QUE TODOS VÃO CONTINUAR A FAZER DE CONTA QUE NINGUÉM VIU.

PERCEBE-SE QUE TODOS ATAQUEM O SPORTING, A PRINCIPAL ARGOLADA É DELES E SÃO PAGOS A PESO DE HORA TENDO EM CONTA OS VALORES MÉDIOS DA MODALIDADE.



Anónimo disse...

parece que alguem tem medo de dizer alguma coisa, porque será?

Anónimo disse...

Alguém tem medo de falar? Eu como sou maluco e os malucos dizem tudo, cá vai.

Assunto vergonhoso. Errou o Sporting porque os seus dirigentes conhecem o regulamento e borrifaram-se para ele.
Errou o Fafe por não ter protestado o jogo.
Errou a equipa de arbitragem (árbitros, oficiais de mesa e delegado) por não terem confirmado se a lista de presenças satisfazia o regulamentado.
Está a errar a Federação porque se remete ao silêncio.

E assim (não) vai o andebol.

Anónimo disse...

Todos erraram neste processo mas o mais grave e que os regulamentos especificos das provas não são esclarecedores...quer ler o regulamento da PO20 verifica isso mesmo nada diz relativamente ao numero de atletas e suspeito que a final four serão 16 atletas no boletim de jogo

Anónimo disse...

ANONIMO DE

5 de Fevereiro de 2013 à0 21:55

Tire-me só uma duvida então todas as equipas de seniores na sua optica podem jogar com 16 Jogadores certo? dado que é omisso nos restantes regulamentos, quem sabe até alinharem com 16 ou mais.

A regra geral diz 14 jogadores e é isso que tem de ser aplicado.

Veja-se no caso da PO 01 e como existe um regime de excepção o nº jogadores vem descrito e o modo como aplica.

Acho que o jogo pode até ser repetido mas não tenho a certeza total.

nas fases finais costumam ser autorizados e a regra vale para todos de ter 16 jogadores no banco pois são provas concentradas, acontece o mesmo na champions na final four.

Acho que o sporting facilitou , se for repetido terá bastante sorte o Fafe terá duplo prejuizo nova derrota e pagamento de nova deslocação.

Anónimo disse...

Em declarações hoje de um Director do Fafe à Antena 1 este afimou que a FPA contactou o cluble para a realização da repetição do jogo sendo que a FPA pagaria todas as depesas ao Fafe.
Pergunto eu, porque razão o dinheiro dos outros clubes, porque é dai que vem parte do orçamento da FPA, deve ser usado para corrigir as burrices do Sporting?
Que pouca vergonaha vem a ser esta?

Anónimo disse...

Mais uma vergonha em dose dupla.
Explico: o jogo não deveria ser repetido. É beneficiar o infractor.
Pagar as despesas ao Fafe é uma ajuda ao branqueamento desta aberrante situação. Além de que como já disse outro comentador, a Federação írá utilizar verbas de forma errada.