gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 25 de maio de 2024

Crónica de Fim-de-semana – 58 – 2023 / 2024 – I

 

Crónica de Fim-de-semana relativa aos jogos da 6.ª e última jornada das Fases Finais Nacionais, dos Grupos A, B e C, onde tudo foi decidido

SPORTING CAMPEÃO NACIONAL

ÉPOCA 2023 / 2024

 

PO01 – Campeonato Placard Andebol 1

A Fase Final Nacional, foi disputada por 3 Grupos de 4 equipas. Constituídos através da classificação da 1.ª Fase. Grupo A, que decido o Título, Grupo B, que apura para uma prova europeia, Grupo C, que vai decidir as descidas de divisão.

FASE FINAL GRUPO A

6.ª Jornada

Dia 25-05-24

Sporting 35 - 33 FC Porto

ABC 30 – 27 Benfica

Sporting 35 - 33 FC Porto

No João Rocha completamente cheio de um público entusiasta, assistimos ao jogo da decisão do título nacional, tivemos um jogo de nervos e algum excesso de agressividade, com demasiadas interrupções devido a excessos de alguns intervenientes, sem qualquer necessidade, com atletas a deslocarem-se ao banco do adversário para invectivarem os mesmos, o que não fica nada bem. E dizer que não fica nada bem o FC Porto, não estar presente na cerimónia da entrega dos troféus. O jogo em si, foi de total equilíbrio até aos 15 minutos quando se registava uma igualdade a 8 golos, onde se registaram diversas igualdades, mas com o Sporting a nunca ter estado no comando do jogo, e estando precipitado no ataque, e menos bem em termos defensivos, onde Iturriza (7 golos), foi um dos bons elementos, do FC Porto, juntamente com Rui Silva (5 golos), e ainda de Fábio Magalhães (6 golos), mas a partir do minutos 18 quando o Sporting, passou em definitivo para a frente do marcador por 10-9, nunca mais tendo perdido o mesmo, onde nem o sistema de 7 jogadores no ataque por parte do FC Porto, alterou nada pois com Salvador (9 golos) em grande plano, assim Marim Costa (7 golos), e Gurri (3 golos), chega aos 28 minutos a vencer por 17-12, com André na baliza que entrou aos 16 minutos em bom plano, para ao intervalo estar na frente do marcador por 18-13, para no segundo tempo, chegar aos 21-14 aos 33 minutos máxima diferença registada no jogo, , para o FC Porto reagir e reduzir para 21-18 aos 37 minutos, para aos 43 minutos o marcador registar 26-20, com Orri (3 golos) em bom plano em termos atacantes, bem comandados por Natan (3 golos), com o FC Porto a reagir mais uma vez alterando o seu sistema defensivo, para um 5:1, e aos 56 minutos o marcador era de 32-20, para aos 59 minutos estar na diferença mínima (34-33), e apesar do FC Porto, estar a defender de forma bastante agressiva, o Sporting ainda marca aos a 15 segundo do fim, golo, que foi algo contestado, mas na realidade as imagens são claras, a bola esteve mesmo dentro da baliza, e o golo tinha de ser homologado. Jogo arbitrado pela dupla internacional de Aveiro constituída por Ruben Maia e André Nunes, que no jogo de um elevado grau de dificuldade, onde os intervenientes em nada facilitaram a sua tarefa, mas que souberam reagir de forma bastante positiva.

No Flávio Sá Leite, realizou-se o ABC / Benfica, que foi um jogo de sentido único, pois o ABC, chegou com facilidade aos 7-1, e aos 9-3, chegando ao intervalo a vencer por 16-11, para no segundo tempo, o Benfica ter uma ligeira reação e terminar o jogo, com a penas 3 golos, de diferença. André José (10 golos)José Rebelo (7 golos) e Filipe Monteiro (5 golos), foram os melhores marcadores do ABC, Belone Moreira com 6 golos, foi o melhor marcador do Benfica, onde apesar da derrota mantêm o 3.º Lugar, e assim irá estar novamente presenta na European League, onde o ABC também estará presente.

Fase Final Grupo A – Classificação – 1.º Sporting (49 pontos), 2.º FC Porto (45 pontos), 3.º Benfica (37 pontos), 4.º ABC (33 pontos).

Representantes nas Provas Europeias

Champions League – Sporting

European League – FC Porto, Benfica e ABC

FASE FINAL GRUPO B

6.ª Jornada

Dia 25-05-24

Belenenses 29 - 40 Águas Santas

Marítimo Andebol SAD 29 – 25 Póvoa AC

No Acácio Rosa realizou-se o Belenenses / Águas Santas, que terminou com uma clara vitória da equipa maiata, num encontro em que comando desde o inicio, chegando com relativa facilidade aos 6-2, para o Belenenses ter uma ligeira reação e colocar o marcador em 15-13, aos 23 minutos, para de imediato sofrer um parcial de 4-0 e aos 27 minutos o Águas Santas vencia por 19-13, com o Belenenses a usar de imediato um time out, cujos resultados foram quase nulos, pois o resultado ao intervalo era de 22-15 a favor da equipa visitante, no segundo tempo a equipa do Águas Santas continuou a dilatar o resultado, para números que seriam pouco imagináveis, apesar de um aligeira reação da equipa do Belenenses, mas aos 46 minutos o resultado era de 33-22, para terminar o encontro com uma diferença de 11 golos, Uros Markovic e Nelson Pina, com 6 golos cada foram os principais marcadores do Belenenses, com Manuel Lima e Francisco Fontes com 6 golos cada, bem acompanhados por Pedro Cruz e Fábio Teixeira com 5 golos, a serem os principais marcadores do Águas Santas, apesar desta vitória e face á vitória do Marítimo Andebol SAD, ficarem empatados na classificação do Grupo, o desempate é favorável a equipa da Madeira.

Na Madeira tivemos o jogo entre o Marítimo Andebol SAD e o Póvoa AC, que tal como o jogo no Acácio Rosa era um jogo que também tinha a sua importância, para que a definição do vencedor deste Grupo (5.º Classificado do Campeonato), estivesse apurado para uma competição europeia, foi um jogo onde o Póvoa AC aos 9 minutos vencia por 6-4, sofrendo de imediato um parcial de 6-0 e aos 17 minutos a equipa insular já vencia por 16-6, e este período foi na nossa opinião decisivo para o desfecho final do jogo, ao intervalo o marcador registava 16-11 a favor do Marítimo Andebol SAD, no segundo tempo a equipa do Póvoa AC reagiu bem mas a sua reação foi insuficiente, pois chegou aos 26-23 quando estavam decorridos 55 minutos, Délcio Pina (9 golos), foi o principal marcador do Marítimo Andebol SAD, com António Magalhães (6 golos) e Gabriel Conceição (5 golos) a serem os melhores marcadores do Póvoa AC.

Fase Final Grupo B - Classificação– 1.º Marítimo Andebol SAD e Águas Santas (39 pontos), 3.º Belenenses (32 pontos), 4.º Póvoa AC (25 pontos).

Representante nas Provas Europeias

European League – Marítimo Andebol SAD

FASE FINAL GRUPO C

6.º Jornada

Dia 25-05-24

Vitória SC 27 – 27 FC Gaia

Vitória FC 27 – 39 AA Avanca

Em Guimarães, disputou-se um dos jogos mais importantes para a decisão da 2.ª equipa que poderia descer de Divisão havendo 3 equipas nessa disputa, o Vitória SC, o FC Gaia e a AA Avanca, e no jogo entre o Vitória SC e o FC Gaia, a equipa vimaranense, começou da melhor maneira e aos 14 minutos vencia por 9-7 para aos 20 vencer por 12-8, e chegar ao intervalo a vencer por 19-14, no segundo tempo a equipa do FC Gaia reagiu  e depois de estar a perder por 27-21 aos 51 minutos, realiza um parcial de 6-0, igualando o marcador a 27 aos 57 minutos, com o Vitória SC a usar de imediato um time out, de que nada resultou pois até final, não se registaram qualquer golos, embora este fosse um resultado que servia plenamente as ambições da equipa da casa, pois com esta igualdade, era a equipa do FC Gaia que ficava em posição de descida de divisão, Vincent Maguy (9 golos) e André Azevedo (7 golos), foram os melhores marcadores do Vitória SC, com os principais marcadores do FC Gaia, a não passarem dos 4 golos (José Ferreira, Rodrigo Esteves e André Rei, com esta igualdade o FC Gaia desce de divisão.

No Antoine Velge, realizou-se o Vitória FC / AA Avanca, onde a equipa da casa já tinha descido de divisão e á AA Avanca só interessava a vitória pois estava dependente o que ocorria em Guimarães, pois em sado de igualdade do FC Gaia, no sistema de desempate, era ela que não descia de divisão conforme se veio a verificar, tivemos um jogo equilibrado até aos 8 minutos, com uma igualdade a 4 golos, para a AA Avanca passar para a frente do marcador e aos 17 minutos já vencia por 11-8, par o resultado ao intervalo já lhe ser favorável por 21-16, para nos segundo 30 minutos dilatar e de que maneira o resultado. Cláudio Pedroso (9 golos), foi o melhor marcador do Vitória FC, Gonçalo Silva (9 golos), Fábio Silva e André Lima com 7 golos cada foram os principais marcadores da AA Avanca. A AA Avanca ao terminar em igualdade pontual com o FC Gaia, é a beneficiada no sistema de desempate, onde nesta fase fez mais pontos entre as duas equipas em igualdade pontual.

Fase Final Grupo – Classificação – 1.º Vitória SC (32), 2.º AA Avanca (31), 3.º FC Gaia (31 pontos), 4.º Vitória FC (19)

Descem de Divisão – FC Gaia e Vitória FC

O Banhadas Andebol

14 comentários:

Anónimo disse...

A Artística não ia descer de divisão? Artística está na 1ª divisão, novamente!

Anónimo disse...

O Póvoa agora já pode ir aos saldos.
E é bem preciso. 6 jogos 6 derrotas no grupo B diz muito do que se passa. O estado de graça do treinador pode estar a diminuir.
Presidente a oferecer esmolas. Qualquer dia os jogadores têm que pagar para jogar na Póvoa.

Anónimo disse...

Não me pareceu que a pancada do Salina fosse para vermelho. Terá sido para marcar posição? Duvido, pois deixaram outros bater à vontade depois. Incluindo empurrões a jogadores no ar, o que segundo as regras....
Realçar que o Sporting venceu "sem" um dos manos Costa.
Três interrupções sem sentido, uma delas por fumo(??), outra por reclamações de uma bola que entrou (curiosamente ninguém foi excluído)
Notar também os elementos do Porto QUE ficaram para a consagração.

Anónimo disse...

Esta apreciação do Banhadas é extremamente tendenciosa e nada coerente com o que assistimos. A agressividade foi dos dois lados mas apenas um dos lados fez enorme teatro. É só revermos o que se passou nos primeiros 15 minutos, aliás uma das vezes os árbitros foram ao "VAR" e nada assinalaram quando deviam punir o teatro do jogador espanhol. Dizer que foi muito mau para o andebol o que assistimos e com duplas de arbitragem com esta experiência ,ganhará sempre a equipa da casa. Vi realmente o Areias a ser empurrado de forma violenta pelo treinador do Sporting, mas ele não foi lá provocar como relatam, tal como o Rui que foi pedir contenção ao Ricardo Costa que estava a incendiar o ambiente perante dois delegados que não são dignos desse nome e vá-se lá saber porque se deixam delegados com enorme experiência de fora. O que se passou neste pavilhão envergonha o Sporting e os defensores desta modalidade e é por isso que o andebol não é reconhecido como uma modalidade rentável e de prestigio. Parabéns ao Sporting, que fez o seu papel e um lamento ao presidente da FAP que pela 2ª vez revela as suas preferências. Não percebi o cartão azul????? Se fosse a este jogador não representava mais a Seleção Nacional aliás como o Vitor Iturriza ,desta vez calhou ao colega. Uma palavra final para o Ricardo. Direi apenas que é lamentável o seu exercício da função.

Anónimo disse...

Cenário previsível para o Gaia, com este treinador, desde o início de época .

Anónimo disse...

Para o Benfica ainda bem que acabou. Que de semana, para semana, foi sempre a piorar

Anónimo disse...

Ricardo Costa, usar o nome de um homem nobre, leal e respeitador ,é completamente abusivo e com isso tenta-se esconder toda a postura que teve neste e noutros jogos. Foi uma postura de má formação que incendiou o ambiente constantemente no sentido de tirar daí vantagem. A lamentar a falta de coragem e competência dos Delegados da FAP. O senhor Presidente da FAP pode estar orgulhoso...

Anónimo disse...

O Porto quando perde a culpa é sempre dos arbitros.....

Anónimo disse...

Primeiros minutos do classico e na camera da FPA vemos Carlos Carneiro a protestar com o arbitro fazendo o sinal com a mão que este era cego.
O que é permitido este senhor fazer nos pavilhões portugueses já ultrapassa o ridiculo. Na equipa A, equipa B e sub 20, tudo lhe é permitido.
Admoestar o banco com cartão amarelo para permitir que continuem o jogo todo em constantes protestos, sempre em pé, podendo fazer (quase) tudo. Mas o mesmo não acontece em jogos de outras equipas e outras divisões onde os bancos não podem fazer (quase) nada.
Fica o reparo, tendo o Sporting sido um justo campeão.

Uma nota, o andebol continua a ser a única modalidade de pavilhão sem playoffs. Pode não ser o mais justo, mas perde visibilidade e perde espetáculo.

Anónimo disse...

E agora Gaia ! Eu bem que avisei Hugo Valente e fraquíssimo nem o compadrio camarário lhe valeu
Uma equipa super mal estruturada escolhida com base nos amiguinhos e não na qualidade,dedica te ao andebol de praia és uma vergonha.

Anónimo disse...

Parabéns Sporting justo campeão nacional
Um ano em que fico muito feliz pois o meu Sporting foi campeão mas também muito triste com a equipa de coração a descer
Sim o Grande Gaia o Clube do meu Baitro desceu.
Nada que que nós mais fervorosos já não falássemos no bar do clube no meio das famosas bifanas,a culpa não é do treinador pois já todos sabíamos que o Sr.Hugo valente era um incompetente sabíamos da maneira como foi escolhido o plantel sabíamos que alguns jogadores foram impostos “Presidente “você é um fantoche pois foi na letra do seu diretor
Agora se forem Homens Demitam se mas acho que não se vão diminuir pois o Tacho é muito bom
Quanto ao Sr valente vá para outros clubes pois aqui em Gaia chega

Anónimo disse...

A uns paga milhões, a outros tostões. Se fores estrangeiro leva grande vantagem (mesmo que venha lesionado , ou que sejam de qualidade muito duvidosa).

Anónimo disse...

O Carlos Carneiro, até devia era ter vergonha na cara porque neste momento o comportamento dele cai no ridiculo, então a situação dele no final com o R.Silva, ele é que começou a insultar o atleta sem motivo algum, parece-me um pouco frustrado, arranja conflitos jogo apos jogo.

Anónimo disse...

Parabéns Hugo Valente conseguiu colocar o Gaia na Segunda Divisão
O Karma é lixado não é