ÉPOCA 2025/2026
1.ª AÇÃO DA ÉPOCA
O CA através da seu CO n.º 3 de 27-07-27, convoca os quadros de arbitragem e os Delegados aos jogos (Não são quadros de arbitragem, mas são geridos pelo CA), para a 1.ª ação de Formação da época, nos dias 16 e 17 de Agosto de 2025, em Lamego (Centro de Estágios do Complexo Desportivo de Lamego, destinada em especial ás duplas de nível 4, observadores e Delegados, que além da divulgação contém outra matéria que merece uma profunda reflexão.
Não se entende uma ação desta natureza, que vai obrigar a longas deslocações, que são pagas pelos formandos, quando ainda estão para receber verbas com grande atraso da época 2024/2025.
Igualmente não se compreende os horários de início da ação que obriga a que os quadros por exemplo do Algarve, dos Açores, incluindo outras regiões, para estarem presentes a horas terão de sair das suas residências, de madrugada, pois ninguém foi informado de que podem chegar na véspera, pois existe alojamento marcado, ou então quem quiser deslocar-se na véspera terá de reservar alojamento ás sua custas.
Outra questão importante, os formandos presentes, têm de ter obrigatoriamente, tablet ou computador portátil, segundo a convocatória para esta ação de formação, que norma é esta, para quem não recebe á vários meses.
Logo no 1.º dia fazem testes escritos, sem haver uma divulgação das novas regras, que apenas serão divulgadas na parte da tarde do 1.º Dia, com a inaudita vergonha de ainda não existir livro de regras em português, pois a Federação, teve a distinta lata de colocar no seu Portal o livro de Regras em Inglês conforme, a imagem abaixo.
NÍVEL 4

O Quadro de delegados que no CO
N.º 1 prevê 29 delegados, apenas são convocados 17, curiosamente todos os que
já desempenhavam funções na última época.
Mas voltamos a ter uma grande novidade, que são os exames médicos a serem realizados, logo nas primeiras horas do primeiro dia da ação, exames que passam a ter a validade de um ano, e devem ser realizados na data de inscrição dos agentes, conforme Despacho N.º 9613 / 2020.
E assim vai a Arbitragem...
O Reticências




16 comentários:
Andebol (Federación Extremeña de Balonmano- Espanha) está a enfrentar um problema com os árbitros igual ao Português, só que em Espanha os árbitros decidiram não iniciar a temporada 2025/2026 devido a oito meses de pagamentos em atraso. Os árbitros exigem o pagamento integral das quantias devidas e a assinatura de um acordo que estabeleça condições de pagamento justas.
Não são como os desunidos árbitros portugueses..
Aqui dizem que vão para internacionais e vendem-se por uma sopa de lentilhas. Vejam o caso do Ruben e do André, eles nem para apitar em Aveiro quanto mais lá fora... Mas também com Joéis, Fontes, Nunes a mandar na arbitragem, a fazerem o que sempre criticaram, querem o quê. Ainda este ano estive pela última vez no andpraia, com os próprios delegados a dizerem que só iam por ir, nem as regras de praia sabiam... Admira-me o João Costa subjugar-se a isto.... TU não eras assim meu amigo
Realmente, é só para dizer mal. No cenário atual criticar o André e Ruben ... temos alguma dupla, mais credível, que dê mais garantias? Pegue num apito e apareça nos pavilhões, quando não existirem árbitros. Noutros tempos havia alguns que o faziam, especialmente quando sabiam que dava para apitar uns joguitos da Extinta Liga!
Uma Vergonha, vamos ver quantos árbitros vão estar presentes. Podiam marcar a formação para Salamanca assim sempre ficava mais perto.
Com cabeças pensantes como estas isto só pode dar porcaria.
Sr. Laranjeiro está confortável com isto?
Acha isto digno ?
Não paga e ainda exige estas deslocações ?
Que raio anda o Sr. a fazer.
Eu estou convocado mas não vou.
Alguém soube qual foi a reação da ANCANP ao Comunicado Oficial nº1 relativamente à subida do valor das inscrições dos atletas de formação com transferência? Dizem que em alguns casos utrapassa os 1500% face ao valor da época passada. A ANCANP não deveria zelar pelos interesses dos seus associados? Onde está o representante do Fermentões? A ter lições de Castelhano? Agora só interessa a ASOBAL? Todos assobiam para o lado. Esta subida das taxas deveria ser para pagar aos árbitros, mas vai continuar a ser para pagar aos encostados da FAP.
Péssima a gestão que a Federação faz do andebol.
Em vez de se corrigir o que de mau se fez na época anterior, segue-se com perspectivas nada animadoras.
Os agentes da arbitragem (árbitros, oficiais de mesa, observadores e delegados) não deveriam começar a época enquanto 'a casa não estivesse limpa'.
É o andebol que temos, a nível federativo.
O João é o que é.Como árbitro apostou-se nele e saiu. Como observador muito fraquinho . Agora entregaram- lhe a pasta para poderem manietar a arbitragem e os árbitros sabem disto mas como têm medo,aceitam tudo isto. Aliás é por isso que brincam com eles sobre os pagamentos.Estar a comparar os Espanhois com eles ,é injusto para nuestros hermanos. Quanto aos Delegados e Observadores, está em linha com o nível da arbitragem. Quando temos os manos Nunes, Hugo Rebelo ,Silvino e outros mais , esperam o quê?
Quanto ao Caçador poder ser observador e delegado,nada a dizer nem é nada de novo. J+a aconteceu com outros e o que está em causa é a competência e ele tem de sobra .
O J.Costa só aceitou a encomendada pasta da arbitragem porque lhe prometeram um lugar de delegado na ehf.
Pelo o que se vê, os da Madeira quando desistiram foram os únicos com palavra, disseram que o CA atual não era de palavra e estamos vendo que afinal os rapazes tinham razão.
Tinham toda a razão. Não existe competência nenhuma neste CA. A formação é ridícula, o acompanhamento a jovens árbitros é nulo, as diretivas ou esclarecimentos para a época são inexistentes ou apenas acrescentam mais confusão.
Como é possível o órgão que deveria superintender a arbitragem nada falar sobre a situação de incumprimento da FAP? É o pior CA da história da arbitragem portuguesa.
Nem os da madeira são de palavra. Veja com está a APAOMA....muito bem adormecida
Garantias? Isso é de rir... Um deles até deu a garantia que ia acabar com a dupla e se não fosse o CA ia conseguir garantir isso....nesses termos estou de acordo são os únicos que dao garantias, mas não dentro de campo.
Então mas... Calma... Não percebo... Mas vocês não estão como querem? Tiveram uma oportunidade de ouro para se afirmarem. Traíram os colegas e agora queixam-se do que? Vocês são mesmo parolos não são?
Não vos pagam? Bem feito! Cada um tem o que merece
E lá deram ao Costa o cargo de delegado ehf, pois o mesmo ameaçou a FAP que se demitia caso não fosse o escolhido.
Todos falam do ruben e do André como também do Xavier e Bragança mas pior que estes so mesmo César e Alberto devem de ter prometido arbitrarem campeonato do mundo de andebol4all para descerem muito baixo , um armado em político e outro querendo assumir a apaoma com o papagaio de estarreja. Isto é o mundo da arbitragem.
Toda a gente tem direito a comentar, nem que seja para dizer asneiras, mas o que não se entende é que, passada a ação, que de formação teve muito pouco, ninguém comentou nada sobre a mesma, então aqui vai:
- Tal como já referi a ação que deveria ser de formação, de formação teve muito pouco, ou seja foi mais do mesmo, com um arrazoado de banalidades ditas pelos alegados "formadores" do CA, melhor dizendo do porto, que naturalmente só têm demonstrado incompetência... arrogância e exibição de poder...
- Salvaram-se as intervenções dos árbitros internacionais, que como de costume trouxeram as novidades do "estrangeiro"...
- A cereja no topo do bolo... esteve presente um Vice Presidente da direção da FAP, um tal de Escada, que para além de auto elogios... demonstrando um "ego" do tamanho do mundo... não se dignou de ter uma palavra para os quadros de arbitragem, para quem estava a falar, sobre o estado calamitoso dos pagamentos á arbitragem, com mais de 5 meses de atraso, um débito a rondar os mais de 450.000,00€... nem sequer se dignou falar sobre o assunto... Diga-se que o CA, que na realidade não tem competência financeira, também se preparava para terminar a ação de formação sem se referir a essa situação... não fosse interpelado sobre a matéria na sessão de encerramento...
Uma modalidade que atingiu o patamar atual... 4º seleção no último mundial... a tratar assim a arbitragem é uma modalidade com "pés de barro"... um pequeno abanão desmorona-se...
Enviar um comentário