gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Planeamento Desportivo – Época 2025/2026 – XIII

Provas Nacionais Fixas - Época 2025/2026

CAMPEONATO NACIONAL

1.ª DIVISÃO FEMININA

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, e conforme já referimos a Federação, divulgou os Regulamento Desportivos de todas as provas.

No entanto a divulgação da PO09, cujo sorteio já realizou, no CO N.º 1 tinha como data limite para conclusão dos procedimentos administrativos da inscrição na prova (Ponto 2) o dia 02-08-25, esperando que os mesmos estejam devidamente concluídos.

Segundo o Planeamento divulgado, não se registam jornadas duplas (mas vão existir certamente, pois existem duas equipas da Madeira), nem existem condicionantes no mesmo, mas desejamos que a regularidade seja maior que na última época, mas verifica-se que haverá muitos jogos alterados, pois as coincidências de jornadas nacionais, jogos da European League, ou com a European CUP, são por demais evidentes. Felizmente quer a Super Taça, quer a Taça Ibérica não coincidem com nenhuma jornada.

Tal como já referimos é uma prova onde se verifica a presença de 10 equipas que disputarão a prova numa Primeira Fase no sistema de TxT a duas voltas, sendo posteriormente dividida em dois Grupos, Grupo A, com sofre uma alteração em relação à época anterior, com as 6 (eram as 4) primeiras equipas da 1.ª Fase, Grupo B, com as restantes equipas com as restantes 4 equipas (eram 6), transitando para esta Fase com 50% dos pontos, com o 3.º e 4.º do Grupo B, a descerem á PO09 A (Divisão de Honra).

PO09 – Campeonato Nacional da 1.º Divisão Feminina 

Não se entende bem a matéria constante do Ponto 5 do Artigo 1.º, ou seja “A designação dos diferentes representantes para as competições europeias de Clubes terá de ser ratificada pela Direção da FAP, tendo em consideração as condições económicas, desportivas, de infra estruturas desportivas e de Marketing de cada um dos Clubes, podendo ser efetuadas substituições quando os clubes não cumpram objetivamente com tais requisitos.”, Com a supertaça a continuar a ser disputada pelo Campeão Nacional, não existe qualquer outra hipótese, e nos perguntamos e se o vencedor da Taça de Portugal for o mesmo.

A manutenção do texto referido sobre as condições de participação nas competições Europeias, confere em nossa opinião poder discricionário à Direção da FAP, na indicação dos Clubes às provas Europeias com o direito desportivo adquirido, texto a ter em atenção.

Modelo Competitivo

Sofreu algumas alterações que já descrevemos.

1ª Fase - TxT a 2 voltas

Realizam 18 jogos

Fase Final - 2 grupos TxT a 2 Voltas

·       Grupo A - 6 primeiros classificados da 1ª Fase com 50% dos pontos

·       Grupo B - 7º ao 10º classificado da 1ª Fase com 50% dos pontos

A transição de 50% dos pontos da 1.ª Fase, é do total dos jogos no Grupo.

O que significa que tal como na PO01, que algumas das equipas se vão defrontar, em 4 jogos, esta é na nossa opinião uma boa decisão, pois a disputa do título nacional, será sempre mais equilibrada, assim como os jogos de descida de divisão, e a competição será certamente mais competitiva

Desempates

Mantêm-se os critérios da última época, na 1.ª Fase o mesmo é feito segundo as normas do Regulamento Geral da Federação, na Fase Final, o mesmo é feito segundo as classificações ocorridas na 1.ª Fase (Valorizando a 1.ª Fase).

Homologações de Campo

Temos precisamente as alterações que já comentamos para outras provas, que são:

Eliminado texto que dizia – “Os campos deverão reunir as condições regulamentares e estarem devidamente vistoriados e homologados pela Federação de Andebol de Portugal.”

A Federação deixa de realizar as necessárias vistorias, aos campos quando se verificava essa necessidade, mal

Depois foi acrescentado, um texto a um anterior paragrafo, que diz o seguinte – Este processo deverá estar finalizado até 7 dias antes do início da competição, caso tal não aconteça as marcações de jogos para esse recinto serão anuladas.

A confirmação de que a maior parte dos problemas são endereçados para os clubes, com a Federação a ficar aliviada de uma normal situação.

Registos de Vídeo

Mantemos a ideia de que o artigo 9.º (Registo em vídeo), que é um esclarecimento técnico sobre os registos em vídeo e enviar à FAP. Neste mesmo não existe prazo para colocação dos vídeos na Plataforma digital da FAP, o que se estranha.

Sanções Disciplinares

De destacar que todos os valores previstos, não sofreram qualquer alteração, o que se saúda.

Extraordinário!!! Sobre Estatísticas, ZERO, numa altura que esperávamos, que esta época fosse uma novidade a bem do desenvolvimento da modalidade, o que na nossa opinião é mais uma machadada no Andebol Feminino…, embora continuemos a considerar de extraordinária importância para o mesmo.

Classificações finais

·       O 1.º Classificado da Fase Final Grupo A, é o Campeão Nacional

·       1º ao 4º Classificado da Fase Final Grupo A têm acesso às Competições Europeias 26/27 (Nota: estes apuramentos estão sempre sujeitos ao ranking da EHF e mapa de distribuição de lugares para a época)

·       3º e 4º Classificado da Fase Final Grupo B disputam Divisão de Honra (PO09 A) 26/27.

O Analista

Sem comentários: