gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Clubes Centros de Formação e os Privilégios

A propósito de dois artigos publicados em jornais na Região de Leiria, que versam o assunto em epigrafe , relativo à transferência de atletas de diversos clubes para a Juventude de Lis , onde por exemplo segundo as noticias, só ao SIR 1.º de Maio , a Juventude de Lis é acusada de aliciar 17 ( dezassete ) atletas sem ter contactado o Clube, mas dirigentes de outro clube da Região também se queixam ( Cister de Alcobaça ), que consideram que este assédio é feito de uma forma hostil.

Nos termos da Regulamentação em vigor os chamados clubes considerados como Centro de Formação de Andebol , não que liquidar qualquer verba como recompensa ao clube onde vai buscar atletas. ( a Juventude de Lis é um deles )

Embora existe da nossa parte uma razoabilidade de entendimento para que os Clubes considerados Centro de Formação de Andebol , terem alguns privilégios , não somos adeptos do exagero puro , como esta medida encerra, pois irá provocar sérias clivagens entre clubes principalmente da mesma Região .

Esta medida conte ainda nosso entendimento a possibilidade de um Clube , acabar pura e simplesmente com os escalões de formação , mas como para disputar provas Nacionais tem de os ter, só existe uma solução acabar. Ora não é ( deveria ser ) isto certamente , que se deseja.

Poder-se-á dizer , e porque não são clubes Centro de Formação de Andebol , porque se todos fossem acabava a razão de ser desta medida de isenção, e então a Federação teria de inventar outra forma de criar receitas com as verbas das transferências, porque a Regulamentação obriga, por exemplo a possuir todos os escalões a disputar provas Nacionais fixas ou não fixas.

Esta norma . deveria ser alterada na sua ( no nosso entendimento ), criando regras de forma a defender essencialmente os escalões até Juvenil ( no mínimo ), permitindo ( certamente ) a existência de mais equipas ( clubes ) a disputar provas nos respectivos escalões. E se as medidas considerassem, por exemplo: A liquidação de uma verba correspondente a 50% do valor normal das transferências, certamente que se evitariam muitas atitudes hostis. E por outro lado, consignar a obrigatoriedade, de que a transferência para se concretizar, englobará ( no mínimo ), o dar conhecimento antecipado por escrito, ao clube de origem do atleta. São medidas muito simples . que evitariam muitas clivagens Regionais, que apenas prejudicam a modalidade e o seu desenvolvimento.

O Analista

18 comentários:

Anónimo disse...

Esta história dos Clubes Centro de Formação é uma grande TRETA.

Mas formam o que e como ?

belchior

Anónimo disse...

Mais uma vez, os responsáveis pelo Andebol não olham para os interesses dos Atletas.
Não compreendo sequer a razão da existência dos valores das transferências, uma vez que os Atletas podem e devem ser livres de escolher o clube onde querem praticar a modalidade.
Além disso, podem surgir motivos que se prendam com incompatibilidades pessoais, seja com treinadores, seja com colegas de equipa. Também deve de ser levadas em conta razões tais como a mudança de local de estudo, mudança de residência, razões económicas, problemas com transportes, etc etc.
Não consigo perceber porque motivo têm os Atletas, ou os clubes, que pagar quaisquer valores por uma transferência.
Não venham com a desculpa de pagar a formação, porque senão também pergunto: se um Atleta desistir da modalidade, quem paga a formação?
Ou será que o que se pretende com o pagamento das transferências é mesmo isso: ou fica sempre onde está, ou abandona?

Anónimo disse...

O que creio que está em causa aqui, não é tanto o pagamento de valores por transferências, porque segundo sei (corrijam-me se estiver incorrecto) os valores são pagos à Federação e não aos clubes, o que está em causa é a busca de atletas por Clubes Centro de Formação a outros clubes da mesma zona, descurando a formação que deveriam e que têm obrigação de a fazer.

Anónimo disse...

Li com atenção o artigo de opinião aqui escrito. Sobre o tema que merece alguma reflexão ,existe um claro exagero do clube queixoso. E veremos quantos atletas se irão efectivamente transferir para o clube centro de formação. Por outro lado o que se estranha é que só agora os "agentes", entre eles o próprio analista,tenha dado conta desta questão. Pergunto, por acaso sabem quantos atletas o ABC,o Sporting, o Benfica,etc, subtraíram a nível nacional a clubes de formação?
Atentem pois á realidade e se acaso quizerem ir mais longe, mesmo a nível da região falada, contem o número de convites a atletas efectuado por outro clube, o tal que foi protegido pelo clube denunciante quando referiu que outro clube de Leiria tinha procedido de igual forma anteriormente. Então nessa altura ficou calado e agora omite o nome. Em que é que ficamos , apregoamos a moral e não a praticamos.

Para terminar, lembro o baluarte que se chama Passos Manuel que durante anos e anos forneceu atletas ao Benfica , ao Sporting e ao Belenenses.
Acho porém que os clubes envolvidos deveriam merecer um contacto,sendo mais do obvio que aos pais caberá sempre a última palavra e também que as compensações deveriam ser liquidadas de imediato aos clubes "fornecedores".

Anónimo disse...

Sr. an´nimo das 19.18: andará então o futebol enganado? Como se tornou um actrativo negócio com as massas a venerá-lo?

Anónimo disse...

Ao anónimo das 23:18:

1º Gostaria de saber o porquê de dizer que existe um claro exagero do clube queixoso? (pelos visto não foi 1 mas 2 clubes);
2º Não me parece que haja protecção a nenhum clube, porque uma coisa é os atletas sairem por vontade própria, outra é atletas e pais de atletas andarem a efectuar "convites" quando estes assuntos deviam ser tratados pelas formas mais correctas, ou seja, entre clubes e responsáveis;
3º Uma coisa é convidarem atletas juniores e seniores, outra coisa é aliciarem atletas iniciados e juvenis, sendo que são ditas coisas como: se queres ir à selecção tens que vir jogar para nosso clube; e outras que tais.
4º Não queira comparar atletas ingressarem em clubes como o ABC, Benfica e Sporting, com atletas a ingressarem na Juventude do Lis!

J. Abrantes

Tiago David disse...

Os clubes que aposta em formar atletas desde os infantis devem ser recompensados. Há alguma dúvida nisso? Não entendo como existem pessoas que não concordem com medidas para compensar os clubes que formam atletas...

Até no futebol os clubes responsáveis pela formação de um jogador recebe uma % porque é que no andebol deve ser diferente? Se um clube não for compensado por formar um jogador então daqui a uns anos os clubes vão deixar de formar porque não recebem nada por isso.

Vão fazer o que todos os clubes normalmente fazem, que é pagar por atletas que jogam noutros clubes e usam dinheiro para os convencer. (dinheiro esse que deveria servir para melhorar os planteis de formaç
ao e em vez disso serve para gastar em atletas de fora)

Acho incrivel as pessoas afirmarem que um clube não deva receber por atleta que formou. Acho mesmo incrivel!!!

Anónimo disse...

Ao Belchior que não sabe o que é um Clube Centro de Formação, além da ignorancia nota-se que esta longe da organização da modalidade

Anónimo disse...

Comentário das 14:58, de 13 de Agosto:

Desconfio é que quem está fora da modalidade é o "afilhado da FAP" que fez este comentário, porque :

- Clubes Centro de Formação são da treta porque tal não existe, nunca existiu e não existirá para além do "protocolado" no papel para inglês ver e "alguns" se irem safando e enganando ou tentando enganar os outros .

- Quanto à organização da modalidade, aonde é que ela existe ?

- Quanto ao ser ignorante, é possível que o seja, mas para meu bem nunca me VENDI, não sou UTÓPICO nem CEGO .

Belchior

Anónimo disse...

Ao sr. J.Abrantes
Se é dirigente do sector feminino revela muita ignorãncia. Estamos a falar de andebol feminino. Não há ABC.... Há Madeira SAD, há Gil Eanes e pouco mais e depois há clubes que merecem a melhor atenção, senão repare :
5º Lugar Séniores Femininos
2º Lugar Juniores Femininos
1º Lugar Juvenis Femininos
diga o que tem a dizer, mas pelo menos informe-se primeiro do trabalho dos clubes e depois repare o que se faz no seu, que decerto é bom dado tanto aliciamento?????

Anónimo disse...

Leiria no seu melhor,dois clubes da mesma Associação a degladiarem-se na praça pública ,por isso são tão pequeninos....
Já agora porque quer um muitos atletas do outro e porque é que o outro nunca alcançou nada de jeito,anda á 500 anos com uma equipa de seniores e nunca subiu ou sequer esteve perto de o conseguir e na formação é O. Consta até que não fora ter alguns árbitros formados no clube como jogadores e estariam muito pior.

Anónimo disse...

Ao comentário das 23:34, digamos depois desses títulos todos quantos atletas , iniciaram a pratica no clube

Anónimo disse...

Continuo a não perceber o porquê de um clube merecer receber pela "formação". Até porque há clubes onde os atletas têm uma formação tão má que não dá para perceber se têm formação, ou exactamente o contrário.
Quem julga a qualidade desse trabalho de formação?
Quanto vale essa formação?
Não venham com exemplos futebolísticos, até porque a percentagem de jogadores que chegam a valer alguma coisa no futebol é ridícula, quando comparada com o Andebol.
Os clubes e os papás dos meninos do futebol devem estar todos á espera dos lucros que vão ter com os seus Ronaldos e Nanis.......
Se alguns pensam que se deve compensar os clubes pela formação que foi dada, eu pergunto: Será que o único objectivo desses clubes é o de vir a receber dinheiro por essa formação?
Se me responderem com os objectivos altruistas de formar jovens e blá blá... então porquê reclamar as verbas?
Também não concordo que seja a Federação a receber os valores das transferências, porque não o merecem e porque os Atletas devem poder ter a liberdade de escolher onde querem estar.

Anónimo disse...

OS clubes investem e acreditam no valor dos atletas que formam fazendo autenticos milagres .
Quanto é que custa o aluguer de um pavilhao? O trabalho do treinador?
Um director disposto a acompanhar os atletas? O transporte para os jogos? Todo um equipamento desportivo bolas, arcos,coletes, barreiras ,bolas medicinais etc.? Seria mais que justo que qualquer clube pagasse a formaçao dos atletas ao clube formador. Por isso é que algumas equipas nao se preocupam com a formaçao e depois quando chegam ao escalao senior têm de pagar. O culpado é só um! FPA.

Um formador de jogadores

Anónimo disse...

E então podemos perguntar:
Quem tem de pagar?
Quanto?
A quem?
Se formos a levar em conta o que diz o "formador de jogadores", deveriam ser uns largos milhares de euros...
Se os clubes escola têm um protocolo celebrado com a FPA é porque apresentaram projectos concretos e credíveis, além de proporcionarem as condições apropriadas para os atletas.
Os outros clubes se querem ter as mesmas condições por parte da FPA, que tratem de evoluir e de apresentar também os seus projectos.
Infelizmente, muitos clubes servem apenas para que os meninos e meninas estejam entretidos a passar o tempo, cobram mensalidades e depois vêm chorar porque querem ser recompensados pela "formação".
Haja paciência.......

Anónimo disse...

ao comentario de 15/08 das 23.29 - Tinha que ser! Mas para sua informação não FPA mas sim FAP, anda desactualizado.

Anónimo disse...

Madeira SAD (desde sempre =13 anos) e Gil Eanes (nos últimos 2 anos) SÃO CLUBES DE COMPETIÇÃO. Formação 0. Ou se por acaso a tiverem, resultados competitivos são nulos.

Os clubes de formação, deveriam ser todos os clubes que decidem dar oportunidades aos jovens dos seus Concelhos, com qualidade de treino, e com responsabilidade na sua evolução, tendo sempre em vista a COMPETIÇÃO e o RESULTADO. Caso contrario é desporto por laser, é o hobby de final de dia 2 ou 3 vezes por semana.
Clubes de Formação deveriam ser 6 treinos semanais, competição, video, análise competitiva, de evolução de atleta, e aqui muito sinceramente discordo dos comentários anteriores, em que acho que são importantes existirem com ou sem o "protocolo" da Federação.

Outra verdade é que existem verdadeiros Clubes de Formação que o "protocolo" apenas vem dar o CERTIFICADO DE QUALIDADE ou GARANTIA, como lhe queiram chamar, pois esses Clubes já trabalham de forma "pensada" à anos.

Penso que não conseguimos preencher os "dedos de uma mão" com os Verdadeiros Clubes de Formação existentes no feminino em PORTUGAL , mas que os há, há.

Um conhecedor de 2 realidades de formação.

Anónimo disse...

Concordo com o último comentário menos no que se refere à SAD, de facto, de facto melhor do que a formação que lá se faz é difícil. O clube em si pode não ter, mas o que existe na Madeira é uma pirâmide cujo vértice é a SAD, o próprio Sports Madeira é uma antecâmara da SAD. O ideal seria haver o mesmo sistema em cada um dos distritos, o dinheiro atribuído a um sem número de clubes de futebol que proliferam nos distritais ou nos Nacionais da 3º divisão seriam suficientes, mas é uma questão de opção e a maior parte dos clubes de andebol feminino ainda não conseguiu convencer os políticos locais a apoiarem as suas virtudes.