gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Propósito da PO10

Recebemos a seguinte noticia que transcrevemos na integra:

Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

ULTIMA HORA

É com espanto e estupefacção que recebemos hoje a notícia da alteração das regras do apuramento para a Fase Final do PO10. Nomeadamente a alteração do art. 5 do regulamento específico desta prova.
O facto de existirem 2 zonas, uma com 9 e outra com 6 equipas, não é desculpa para que se desrespeitem os regulamentos e a equidade nesta modalidade desportiva.
Desta forma passam à Fase Final, 3 equipas em 9 da zona norte (33%) e apenas 1 em 6 da zona sul (16%).
Está posto assim em causa o principio da equidade. O que de acordo com os arts. 13 e 18 N.1 b) do Decreto-Lei n.º 144/93 de 26 de Abril, provoca o cancelamento do estatuto de Utilidade Pública Desportiva da Federação Andebol de Portugal.

Por este motivo vamos reavaliar a continuidade desta modalidade na nossa instituição.

A secção de Andebol
Fonte:
http://andebol-acm.blogspot.com/2008/12/ultima-hora.html

Convém a bem da verdade esclarecer, que este assunto já tinha sido por nós tratado em 12-09-08, num artigo cujo titulo era “ Resultados dos Sorteios PO03 e PO10. A FAP divulgou diga-se em termos noticiosos no seu Portal ( em 11-09-08 )onde divulgava o resultado do sorteio da prova, dizia isto precisamente. Estranha-se no entanto que se agora tenha notificado os Clubes ou que os mesmos só agora tenham dado por isso.

Recordamos o escrevemos na altura

Informa a FAP, de que as equipas AC Fafe, S.Bernardo, AA Coimbra e CAC Pontinha estão impossibilitadas de disputar a Fase Final , por incumprimento do Artigo 2 do Regulamento Especifico da Prova. O artigo 2.º referido dia o seguinte. “ No Campeonato Nacional da 2.ª Divisão participam os clubes que se inscreverem regulamentarmente até 14-08-2008. Terão de possuir 2 (duas) equipas dos escalões de formação sequenciadas. “ , Como a FAP não esclarece ficamos sem saber se não se inscreveram regularmente até á data marcada ou se pelo contrário, não possuem duas equipas dos escalões de formação sequenciadas. Entendemos a “benece” dada a estas equipas possibilitando a sua participação a bem do Andebol Feminino , no entanto já não entendemos a adulteração dos Regulamentos aprovados em AG . Pois estas equipas não poderiam nos termos Regulamentares participar na prova. Agora aceitar a sua participação e coarctar-lhes a possibilidade de acesso à Fase Final é que não está minimamente correcto.

Estranhamento, ao contrário de outras provas a FAP , não procurou o equilíbrio entre as zonas, uma tem 9 equipas e a outra 6 , deveria ter deslocado duas equipas da Associação de Aveiro , para a Zona Sul, tornando desta forma a disputa mais equilibrada. Não o fez e depois adultera mais uma vez o Regulamento especifico da Prova aprovado em AG , no seu número 1 do Artigo 5.º que diz “ Os 2 primeiros classificados de cada zona, ficam apurados para a FASE FINAL. “, desta forma a FAP falta ao respeito ao à AG, e beneficia uma Zona. O Andebol Feminino merece mais respeito
.”

O Noticias

4 comentários:

CPL disse...

Como Dirigente, tenho a dizer que para os clubes, só conta o que está no regulamento. Noticias, telefonemas e conversas não tem fundamento legal, para os clubes se regerem. Podem vir a dar origem a alterações no regulamento, mas, enquanto as alterações não forem oficiais não devem ser tidas em conta. Mas, é evidente que servem de "avisos à navegação".

Anónimo disse...

Vamos por partes:

1) A forma de apuramento está, de facto, mal feita. E no conteúdo, o clube tem razão.

2) Isso foi divulgado no início de época. Por isso, das duas uma: Ou só repararam agora, o que manifesta uma falta de rigor e atenção já que é a primeira coisa que se deve fazer quando saem os regulamentos e calendários. Ou então só agora é que se aperceberam que se calhar tinham hipóteses de subir. Isto de contestar as regras a meio, não faz sentido nenhum.

3) Em termos de subida de Divisão vai dar ao mesmo. Há 3 equipas fortíssimas: Juve Mar, Alavarium e Passos Manuel e todos os outros clubes estão a milhas de distância, pelo que o quarto clube apurado irá à fase final só ganhar experiência.

Anónimo disse...

Provavelmente o problema do andebol é esse mesmo. Agora já me lembro porque deixei de ser dirigente há alguns anos...

ACM disse...

Exmos. Srs.

Creio que nunca comentei nada no vosso Blog. Mas, aproveito a oportunidade para vos felicitar, por alguns artigos vossos, importantes para o desenvolvimento da modalidade.
No entanto, tenho a dizer que a instituição ACM de Lisboa, merece o respeito de todos os clubes que constam da prova. Assim como todos os outros clubes merecem que a ACM os respeite.
O facto de alguém (mesmo que seja anónimo) dizer que a 4a equipa só vai à fase final para ganhar experiencia. Então tenho a dizer que somos humildes, o suficiente, para afirmar que gostaríamos de ganhar essa experiência.
Mais informo que este facto (alteração do art.5) desmoralizou as atletas e os dirigentes. De tal forma que alguns dirigentes já afirmaram que não vão continuar na próxima época.
Mas, igualmente grave, é a condição que temos com os nossos patrocinadores. Alguns já teceram comentários pouco abonatórios para a modalidade. E todos eles já nos retiraram o patrocinio da próxima época. De tal forma que será muito difícil a ACM continuar a ter Andebol.

Sem dinheiro não há milagres.

Se desportivamente não conseguíssemos chegar ao 2. lugar, então era por "culpa" nossa. Agora, por decisão de alteração dos regulamentos... Dá-se cabo de mais um projecto.