Continuando na descrição das alterações aprovadas, e a entra em vigor em Agosto de 2010. Hoje Falaremos sobre a Regra 7 – Nomeadamente os Passos.
Regra 7 ( Jogar a Bola, Jogo Passivo )
Passos.
Na definição actual ( ver regra7:3 ), consideram-se quatro situações , que na verdade são quatro exemplos, de quando é considerado que um atleta deu “um passo”, seja quando recebe a bola no ar, no solo, com um pé no ar, etc…
Considerou-se necessário, definir claramente o “passo”.
Assim a partir de 2010, será considerado que um jogador deu um passo, quando “ Um jogador com a bola, levanta um pé do solo ( ou levanta ambos em simultâneo ) e o/os baixa novamente para o solo. Também será considerado passo, quando o jogador arraste ( ou desliza ) um pé de um lugar para o outro.
Esta definição ( está muito mais de acordo, com a noção que qualquer pessoa tem por “dar um passo” ) irá criar novas possibilidade de “fintas” para os jogadores atacantes e novos desafios aos jogadores defensores ( por aqui se vê a necessidade de haver tempo suficiente para se adaptarem a esta mudança de regra )
Exemplos :
a) – Um jogador recebe a bola com os dois pés no ar, cai primeiro com o pé esquerdo e logo com o direito.
- Com as Regras actuais ( 2005 ), o jogador terá dado um passo.
- Pelas Regras de 2010, o jogador não terá dado passos ( zero passos ), desde que não levante e apoie um pé.
Também é considerado lega a situação do jogador cair no solo com a bola em seu poder. No entanto cometerá infracção , desde que rode sobre si mesmo ou se levante do solo com a bola em seu poder.
No Próximo artigo, iremos falar das alterações à Regra 8 e 16 ( Faltas e Conduta Anti desportiva, e As Sanções )
O Regras
4 comentários:
Estou admirado, não haver comentários, como o tema não para grandes caldeiradas está tudo mudo, mas esquecem-se de que até agora ninguém divulgou nada . Obrigado pelo serviço prestado, não é sempre a dizer mal, é um artigo que devia interessar a muita boa gente.
Eu sei que nao tem nada a haver com o tópico mas aqui vai.
A Federação acaba de publicar no seu site uma deliberação da sua comissão arbitral que (por acaso) até me dei ao trabalho de ir ler...
Não é que perceba grande coisa de leis...
(Segundo o que percebi) Uma atleta queria mudar-se do Alavarium para o São Bernardo e o Alavarium não deixou. A atleta recorreu para a Federação e após uma reunião da comissão arbitral concluiram que o seu exame médico de subida de escalão (de Junior para Senior) tinha sido efectuado em Aveiro no dia em que a mesma se encontrava ao serviço do Alavarium no...Algarve. Tendo sido dada razão à atleta que assim se pode inscrever pelo São Bernardo.
Segundo o próprio documento outras atletas encontram-se na mesma situação (exame médico de subida de escalão para Senior realizado em Aveiro no dia em que se encontravam em Lagos) logo, a sua inscrição como atletas Seniores é...irregular.
Logo (aqui concluio eu) estas atletas actuaram irregularmente pelo escalão Senior, logo o Alavarium terá de ser penalizado com pena de derrota nesses jogos...ou não?
e os arbitros é que se lixam...
Eurico Nicolau e Ivan Caçador no campeonato da Europa de Seniores - Áustria 2010
Rui Coelho também foi chamdao ao Europeu, na qualidade de delegado, mas não vai poder estar presente por motivos de doença.
A dupla de Elite/IHF Eurico Nicolau e Ivan Caçador está nomeada para o campeonato da Europa de Andebol de Seniores masculinos, que decorre na Áustria entre 19 e 31 de Janeiro. A dupla de Leiria é a mais nova entre as doze nomeadas, situação que não belisca os seus objectivos.
‘Esperamos manter o nível que conseguimos no ‘mundial’ da Croácia, correspondendo à confiança em nós depositada pela EHF’.
Recorde-se que Eurico Nicolau e Ivan Caçador têm vindo, desde 2004, a marcar presença assídua nas principais competições internacionais, tendo estando presentes no ‘Europeu’ Júnior Masculino - Servia e Montenegro – 2004; no ‘Europeu’ Júnior Feminino – Áustria – 2005; ’Mundial’ Juvenil Feminino – Canadá – 2006; ‘Mundial’ Júnior Masculino – Bahrain – 2007; ‘Mundial’ Sénior Feminino – França 2007; ‘Europeu’ Júnior Masculino – Roménia – 2008 e ‘Mundial’ Sénior Masculino – Croácia 2009 onde, entre outros, dirigiram o escaldante Alemanha - Polónia na fase de grupos.
A presença desta dupla portuguesa não aparece por acaso e reflecte todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Federação de Andebol de Portugal. Um trabalho que continua devidamente sequenciado e sustentado, e Portugal tem neste momento outra dupla internacional EHF, Duarte Santos/Ricardo Vieira (Madeira), para além dos pré-internacionais Daniel Martins /Roberto Martins (Leiria) e Ana Silva/ Ana Afonso (Porto). A dupla Daniel Freitas/César Carvalho (Braga) pertencem ao escalão que a EHF denomina de – Young Referees. Indicada para um próximo curso do ‘Young Referees Project’ estão Marta Sá/Vânia Sá, de Viseu.
Dentro desta política de formação e valorização da arbitragem, Portugal vai apresentar duas duplas para participarem no Curso de Árbitros Jovens promovido pela EHF, que vai decorrer em Portugal em paralelo e aquando da realização do Campeonato do Mundo de Andebol Escolar, no próximo mês de Março.
MOTIVOS DE SAÚDE AFASTAM RUI COELHO
Para além dos árbitros Eurico Nicolau e Ivan Caçador, também o vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal e presidente do Tribunal Arbitral da EHF, Rui Coelho, foi um dos 13 delegados nomeados pela entidade máxima do andebol europeu.
No entanto, e por motivos de saúde, Rui Coelho não vai poder marcar presença no ‘Europeu’ da Áustria.
Enviar um comentário