gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Arbitragem e o CA …

Agora que a época está prestes a findar, levantamos algumas questões, estivemos grande parte do tempo em silêncio , para não sermos acusados de destabilizadores e maldizentes, mas algumas interrogações se nos levantam e merecem os nossos comentários e até as nossas reticências…

Em tempo a FAP e o seu CA, fizeram sair uma brochura, em que se pretendia cativar pessoas para a arbitragem sob a sigla “Ser árbitro uma Carreira” , reforçado pelo documento apresentado às Associações em 03-02-10, e que apresentamos a seguir:
Não entendemos como se pode “falar” em “ reconhecimento pessoal e financeiro” , esta frase é falaciosa, pois só em si engloba pressupostos que nunca são cumpridos, e quando o são, especialmente os financeiros , levam meses de atraso , tal como se passa actualmente, “ será que é para todos ???” Os benefícios financeiros , serão os investimentos a serem liquidados com meses de atraso ??? Serão os valores pagos para uma refeição , que na realidade são ridículos !!! E quanto ao reconhecimento pessoal nem se fala, porque ele não existe pura e simplesmente !!!

Fala-se numa carreira Internacional, mas esquecem-se de dizer , quais são os critérios que o CA e a FAP aplicam!!! Por exemplo até que idade !!! Quantas duplas portuguesas têm possibilidade de lá chegar !!! E quantos a EHF e a IHF, aceitam…O que são os Jovens árbitros !!! Será que o reconhecimento pessoal é a forma desabrida, como são tratados alguns dos quadros ???

O que é a possibilidade de trabalhar com grandes equipas e em grandes competições , será que os árbitros vão passar a treinar com os clubes ??? Será todos vão ter igualdade de oportunidades ???

Depois nós colocamos ainda as seguintes questões:

Porque será que os Processos Disciplinares instaurados a alguns árbitros esta época, não têm as suas conclusões divulgadas, tal como se divulga semanalmente as sanções aplicadas a todos os agentes da modalidade.

Será, que é a dirigir 5 ou mais jogos ao fim de semana, que se vai cativar alguém para a arbitragem… Por via deste facto e de outros, quantos vão abandonar a actividade…

Este tema daria para um texto muito extenso, assim, ficamos por aqui, levantando apenas uma questão. Qual o orçamento para as arbitragens e qual o Orçamento para os Delegados aos jogos…

O Reticências

7 comentários:

Jorge Almeida disse...

É giro que a FAP venha a falar em reconhecimento para os árbitros, quando, por exemplo, sistematicamente, as duplas que são nomeadas pela EHF e IHF para as competições internacionais não têm o seu nome divulgado no portal da FAP.

O reconhecimento pode ser obtido através de medidas simples como esta de divulgar, a tempo e horas, estas notícias de chamadas a jogos internacionais. Não custam dinheiro à FAP, e suponho que façam bem ao ego dos árbitros.

Ainda há pouco se viu mais um "esquecimento" da FAP a este nível (como vocês bem sublinharam): Será que alguém soube pelo portal da FAP qual(is) era(m) a(s) dupla(s) de árbitro(s) que foi(ram) nomeada(s) para o Europeu de Andebol Universitário?

Anónimo disse...

E as duplas que foram ao desporto escolar ( campeontato do mundo )?
Passaram no curso?
Quando nao ha novidades é porque algo correu mal mas a federaçao e assim, quando corre mal nao publica tal como os resultados dos jogos das varias selecçoes!
é o que temos...

Anónimo disse...

É triste saber que pessoas sérias estão a abandonar a Arbitragem por serem frutos de uma má administração do C.A....

Anónimo disse...

Meus amigos,quantas duplas vamos ter a partir de Janeiro? Quem vai poder suportar as depesas com a Sgurança Social e pagar o IRS dos jovens arbitros que andam a estudar que os pais já gastam uma fortuna em combustivel,portagens,manutenção das viaturas para receberem com seis e sete meses de atraso!
Pois é a partir de Janeiro os arbitros vão ter que se colectar e vão ter que pagar os impostos e no dia 15 de cada mês 120€ têm que entrar para a segurança social e tambem sabem que vai contar para os jovens como primeiro emprego?
E como é que vai ser, vão assinar um contrato de trabalho com a FAP e no fim de cada mês recebem pontualmente para poderem comprir com as suas obrigações?
Se arbitro de andebol vai ser uma profissão, será que os que ficarem vão todos terem as mesmas oportunidades de progredir na carreira, ou vão ser só os afilhados dos boys da Calçada da Ajuda?
A epoca está acabada se voçês não falam no assunto, ninguem diz nada andam a enganar os jovens a levá-los para o Alto do Moinho para passarem a Nacionais para chegarem a Janeiro e todos posarem os apitos,porque ninguem vai conseguir aguentar as despesas.
Aonde anda o representante da classe o Sr. Trinca para é que serve a APAOMA, que posição tomou quando foi aprovada a lei de bases, será que esta época não andou a fazer viagens para as ilhas e grandes jogos para andar calado e o Sr.Ferrão agora come do tacho já não diz nada?
Temos que tomar uma posição de força e na primeira vez na vida vamos nos unir e lutar para defender os nossos direitos e não vamos esperar chegar a Janeiro em Agosto não vamos comparecer na reciclagem e no inicio da época não vamos comparecer nos jogos.
A união faz a força,vamos lutar.

Anónimo disse...

Com essa política de Mentiras e falsas promessas do Exmo Sr Major e CIA...Não é posível continuar...Estarei encerrando a minha carreira de quase 10 anos de arbitragem....Sr Trinca é um "bode Expiatório"...não pode e nunca poderá fazer nada pela arbitragem....A limpeza tem de vir de cima....Boa sorte aos que conseguirem continuar!

Anónimo disse...

Os manos martins são a dupla que foi para o Chipre, fazer o curso da EHF.

No campeonato desporto escolar, foram observados por Andorka(responsavel da arbitragem na EHF), juntamento com as manas de viseu e a dupla de braga, julio cardosos e joao bastos.

Pequenas coisas que este CA da arbitragem esconde para que se algo correr mal não ter de justificar como faz com outras coisas.

Anónimo disse...

Calma daniel... Há coisa na vida mais importantes que o andebol.