gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Que Formação … II

Depois de termos publicado um texto sobre este tema, recebemos de um nosso leitor o texto que abaixo publicamos, como artigo de opinião.

“Perante o Despacho 5061/2010 de 22 de Março e do Programa Nacional de Formação de Treinadores de 7 de Abril de 2010, quem não tiver os seguintes atributos:

a) Possuir, até 31 de Dezembro de 2010, o Curso de Grau 3
b) Mínimo 18 anos de idade
c) Possuir o 12º ano de escolaridade
d) Ser Treinador de Clube de Centro de Formação de Andebol
e) Ter no mínimo 3 anos como Treinador de Grau 3

Não se pode candidatar ao Curso de Grau 4 e por conseguinte não poderá ser Treinador dos seguintes escalões:

PO.01 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Masculinos
PO.02 – Campeonato Nacional 2ª Divisão Seniores Masculinos
PO.03 – Campeonato Nacional 3ª Divisão Seniores Masculinos
PO.04 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Juniores Masculinos
PO.06 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Juvenis Masculinos
PO.09 – Campeonato Nacional 1ª Divisão Seniores Femininos

Ora então vejamos:

• Quantos Treinadores com vários anos no seu curriculum não tem um destes atributos, principalmente o 12º ano e ser Treinador de Clube de Centro de Formação de Andebol.
• Quantos durante vários anos e com provas dadas treinaram Equipas da Elite, 1ª Divisão, etc e vão ter de deixar de o fazer.
• Como é que um despacho de 2010 tem efeitos retroactivos para aqueles que durante anos dedicaram a seu tempo ao desenvolvimento do Andebol.
• Como é que cerca de 120 Treinadores que treinam Equipas, já mencionadas deixam de ter Grau para treinar, uma vez que as inscrições são de máximo 25 e muitos deles não tem as atributos necessários para concorrer.
• Quantos Clubes deixam de ter Equipas de Competição Nacional por não terem treinadores com o Grau 4.
• Quantos destes Treinadores após terem feito o extinto 2ª Grau (Nível 4) viram ser atribuído o Nível 3 na última reformulação de carreira e não terem sido compensados dos custos inerentes a essa formação e agora não podem treinar, para quem já pode Treinar Equipas da Liga e da Elite.

• Será que é esta retribuição moral que os Treinadores tem pela sua dedicação durante vários à modalidade?
• Será que a politica correcta é usar e deitar fora?
• Será que quando se reformular a carreira de Dirigentes Desportivos ( Federativos e Associativos) existam atributos necessários, que maior parte dos que exercem essa função neste momento não têm, terão que deixar de o fazer?
• Será este o caminho ideal, deixando para trás pessoas com valor acrescentado para a Modalidade, que por saturação das constantes alterações, deixam de se interessar e desistem da Modalidade, pois sabemos que a maior o faz, neste momento, não como sustento mas com AMOR pela Modalidade.

Não seria mais correcto que este Decreto tivesse efeito a partir desta data ( 07 de Abril de 2010) para futuros Treinadores no inicio da sua Formação Técnica?
(Texto recebido )

O Reticencias

14 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião a Ass. de treinadores deve tomar uma posição e defender os interesses dos seus técnicos. Sem querer descriminar ninguém mas quem teve o Nivel IV ( e o perderam para um grau 3 )deveria agora passar para o grau 4. Estes técnicos já estiveram habilitados a orientar Elite e 1ªs divisões, não devem perder agora essa possibilidade. Mas a associação tem que se "mexer" pois se fica parada vamos acabar com as competições nacionais

Anónimo disse...

Até que enfim que alguem toca no tema dos treinadores.Então a ANTA(Associação Nacional de Treinadores de Andebol)não tem opinião e se a tem não a manifesta.
É verdade cada vez mais as pessoas que gostam do Andebol estão a desistir.
Fui treinador cerca de 25 anos tenho o antigo 2ºgrau que passou a ser tal como diz e após remodelação o 3º nivel,acho que o que se está a passar é para sanear as pessoas interessadas na modalidade.Agora para os iluminados da federação podem criar os cursos que quiserem,porque para mim o 4ºnivel ainda é pouco só irei novamente a outro curso quando este for para o 10ºNivel,assim fico salvaguardado para as novas alterações que os senhores que não deviam andar no Andebol queiram fazer.
A modalidade não merece que os interesses pessoais de algumas pessoas se sobreponham aos interesses da modalidade.
Vejam quantos clubes de Andebol já tivemos e quantos temos neste momento.É COM IMENSA TRISTEZA QUE VEJO A MINHA MODALIDADE FAVORITA A ANDAR PARA ATRÁS.

Anónimo disse...

Antes de tudo quem determina o grau de treinador é o IDP. Neste sentido os graus só entram em vigor na melhor das hipóteses na época de 2011/2012.
Isto porque os processos inerentes à avaliação dos cvs dos treinadores ainda vai longe... A avaliação curricular comprovada dos anos de desempenho da função de treinador e cursos será tida em conta. Contudo a Federação já se adiantou no processo (de forma burocrática e informática) atribuindo graus indiscriminadamente, sem ter em conta os currículos dos treinadores.

Os esclarecimentos do IDP relativamente à escolaridade obrigatória são claros uma vez que estes foram variando consoante a História (4ª classe... 9º ano e agora será o 12º ano). Portanto não será a geração em que treinador nasceu factor impeditivo.

Os treinadores não deixam de treinar, haverá com certeza um período transitório para adequação à realidade. Esta obrigação repentina de ter o nível 4 não tem que acontecer nem sequer faz sentido. O Master Coach é igual ao nível 4 (aquelas 500 horas e facto de ser reconhecida internacionalmente são a diferença?)?
O que se passa é a tentativa de um aproveitamento da alteração para um saneamento financeiro. Estão a aplicar medidas antigas (já vistas, revistas e chegam a ser ridículas) sem ter noção da realidade, minto só tendo noção da realidade (necessidade) financeira da Federação.

Fui um dos treinadores que tirou o último curso de nível IV e depois passados uns meses houve reformulação para o Grau 3. Não me parece justo que agora que uma reformulação me diga que eu não tenho competências para o desempenho daquilo que consegui há 5 anos. Comparativamente com a medicina é dizer que agora sou médico e depois "perco" as minhas competências se não fizer uma formação de 1000 horas... As horas que fiz no antigo nível IV devem e têm que contar no processo de avaliação do currículo do treinador. E neste sentido a Federação deve cumprir o seu papel social e enviar ao IDP a lista dos treinadores APTOS com esse nível IV assim como os conteúdos e horas que esses treinadores frequentaram e aí apenas completarem os módulos que faltam.
Neste aspecto os cursos têm que apresentar os conteúdos que o constituem porque de acordo a nova regulamentação dos treinadores e da formação, eu posso escolher a instituição na qual quero realizar as actividades de formação. Os conteúdos terão de ser conhecimento público (responsabilidade do IDP e Federação), desta forma poderemos todos escolher onde e quando realizar os conteúdos de formação. NÃO EXISTE OBRIGATORIEDADE DE FAZER OS CURSOS NA FPA! NEM PODERÁ EXISTIR NISSO A REGULAMENTAÇÃO QUE SAIU É CLARA E QUALQUER TENTATIVA VIOLARIA AINDA O LIVRE ACESSO A UMA CARREIRA.

A associação de treinadores de andebol infelizmente nunca tomará uma posição em defesa dos seus representantes uma vez que, neste momento, é presidida por colegas treinadores no activo e que se tomam alguma posição menos “alinhada” terão “outras condições” nos jogos com as equipas que dirigem.

Anónimo disse...

Mas ninguem perdeu nada. Antes da remodelação de niveis existia: Monitor, 4º grau, 3º grau e 2º grau. Total 4 niveis. Após ficou: Monitor grau 1, grau 2 e grau 3 sendo grau 3 o topo da formação que habilitava a treinar ao mais alto nivel. Não conheço ninguem com 2º grau que fosse prejudicado. Sobre o decreto que referem seria interessante que fosse bem lido porque exite nele a possibilidade de "dar" o grau 4 a treinadores com determinadas caracteristicas.
Agora andam preocupados com a formação de treinadores e diz-se que a Atap ( defunto em fase de decomposição) tem de tomar posição? Mas qual posição? A ATap existe? Algum dos que diz que tem de tomar posição se preocupou em dignificar a Atap? O site é o espelho do empenho dos treinadores em ter uma associação forte. Nas ultimas eleições para onde foram os 7,5% de votos? com que legitimidade? Enfim, o espelho do nosso andebol. Quanto às novas regras, essas tb já são faladas à muitos anos acordámos tarde mas o despacho vai dar possibilidade de grau 4 para todos. Estamos em Portugal, fiquem tranquilos que tudo se vai resolver.

Anónimo disse...

e aqueles jogadores que com pra i 15 anos de andebol teem apenas direito apenas ao grau 1?nao perceberao MUITO mais eles que muitos treinadores de grau 2 ou 3?nao sera tudo isto apenas um pretexto para a formand ganhar dinheiro com os cursos impedindo quem quer de ter a equivalencia merecida?

Anónimo disse...

Mais uma vez, uma temática que vem sendo falada há anos e que os agentes do andebol, como sempre, apenas se preocupam com ela quando tudo está concretizado e já não há volta a dar.

Lamentavelmente a FAP não divulga, não comunica com os agentes, não reune com os clubes, não anda no terreno, não faz qualquer trabalho de casa. Limita-se a exigir cada vez mais de todos e não se preocupa se essas exigências estão a matar o andebol. Quantos clubes fecharam portas? Quantos atletas, árbitros, treinadores, dirigentes perdemos? Quanto público desaparecu dos pavilhões? Tudo por culpa exclusiva da FAP.

No entanto, no que ao tema dos treinadores diz respeito, penso que esta foi uma grande vitória da classe, pois finalmente somos legalmente reconhecidos como actividade, sendo obrigatória uma formação adequada e respectiva certificação. A ATAP deveria ter tido um papel mais activo e essencialmente ter dado maior publicidade a este assunto

Esperemos que tenham acabado os cursos da treta da FAP em que os irmãos dos funcionários eram aprovados sem sequer terem frequentado as respectivas acções de formação.

Anónimo disse...

Os actuais Dirigentes da ATAP não existem porque tem medo de perder o tacho.

Não é de agora, porque quando foi do Luis Hernani, António Santos, José Pais e de muitos outros já era assim, ao se terem servido do facto para arranjarem Clubes ou protagonismo .

O problema hoje é outro, a posição é outra, pelo que a ATAP terá definitivamente que tomar uma posição para o bem e para o mal .

TININHO DOS TREINADORES

Anónimo disse...

E o preço dos cursos ninguém fala?
Tenho o antigo ou actual nível 3.
Tirar o nível 4? Nem pensar não ganho para andar a sustentar Formands.

Anónimo disse...

Meus Senhores;
Não é altura de criticar o passado, é sim, altura de defender a Modalidade que todos " Amamos".
Ainda me lembro quando a máxima/mote da Modalidade era Massificar para ter uma grande quantidade de Atletas no sentido de aumentar qualidade, para isso era necessário ter Treinadores em numero e qualificados para transmitir e desenvolver o ANDEBOL.
Conforme o artigo de opinião está na altura de perguntar, o que se pretende: será ficar sempre no quase, será ficar sempre com a vitória moral, será que temos quase os melhores Atletas do mundo, será que somos a 2ª modalidade com mais federados ( e nós sabemos com isto é conseguido).
Estamos na geração da Excelência, a excelência não é mais que resultados, para ter esses resultados é necessário quantidade a nível de competição para que se consiga, aquilo que pretendemos, QUALIDADE, VENCEDORES, não sermos os maiores mas sim OS MELHORES.
Por isso meus amigos e Colegas temos que ser unidos, e não tentar boicotar qualquer Competição, senão o resultado era o mesmo," definhar a Modalidade", é importante transmitir à Opinião Pública que temos responsabilidades.
Se fomos capazes durante 3 Décadas também somos capazes no futuro. Este é um desabafo de um Técnico que fez todos o Cursos, que também fez o Nível IV antigo 2ª Grau à cerca de 7 anos, que treinou Equipas de Seniores (Antiga Elite, 2 Divisão, 3 Divisão) tem mais de um milhar de treinos dados, mais de 500 jogos e agora não é reconhecido como uma mais valia para o Andebol.Um grande Abraço a todos e que o futuro nos traga Alegrias.

Anónimo disse...

Mees senhores,
Tenham lá calma que isto ainda não regressou totalmente ao amte-25 de Abril e o que estes srs estão a fazer é o saneamento financeiro da FPA/FORMAND cujos admnistradores são caros.E digo porque há locais onde nos defendermos e nunca iremos permitir que cursos realizados anteriormente e com muito mais rigôr que os actuais, sejam pura e simplesmente ignorados.

Anónimo disse...

Tenho pena da minha modalidade, tenho raiva aos que agora a estão a tentar afundar, tenho raiva aos que se servem dela, tenho raiva aos que aceitam cargos fantoches como a Associação de treinadores e não tenho dinheiro nem quero sustentar a empresa de formação da Federação, que tem funcionários bem pagos. Não vai ser fácil derrotar esta Federação bem instalada e blindada...mas temos de a todos os níveis denunciar as perpotências e o regime ditatorial do querido leader..e do seu grupo. Não sonhámos isto para a nossa modalidade, já fomos exemplo, já fomos notícia, e jÁ ESTAMOS MORIBUNDOS... vamos à luta companheiros.

Anónimo disse...

comentario inteligentissimo do anonimo de um de julho!revela grande personalidade e sentido de opinioa ao contrario dos que nao querem ajudar mas sim mandar abaixo...ainda nao perceberam que o andebol de todas deve ser a que menos problemas tem?
o futebol e retirado o estatuto.o hoquei ja quase nem existe o basket dava todos os fins de semana na 2 tal como o hoquei ja nao da tambem o volei idem aspas aspas!querem progredir sem investimentos em infraestuturas,pessoas,com revoluçoes parvas?abram os olhos os campeonatos tambem acabao por sair caros a federaçao mais os estagios,tudo precisa de dinheiro e o que se pede pelos cursos nao e mais do que o que se encontra na nova lei de bases do desporto onde quem regula e o idp estando as federaçoes sujeitas a essas regras!mas pronto a quem queira um mundo cor de rosa que nao existe,dai a lvar a estas criticas sem nexo nem fundamento porque tudo tem regaras e quem nao as cumpre e castigado obviamente...

Anónimo disse...

Pois é, obviamente, não há dinheiro não há palhaços. Os treinadores não investem os clubes nos teem para investir e um dia deste a FAP como não vai ter clubes também não faz falta e assim acaba a história do pouco andebol portugues que resta. Se quiser eu explico mais devagar; acha que um treinador vai fazer Master Coach e grau 4 para receber 250 euros por mes nos meses em que recebe? Acha que os clubes vão poder pagar a esses "profissionais" o retorno do investimento feito?...a resposta é sim, Benfica, Sporting, Porto e pouco mais e os outros? O Senhor vive no mundo cor de rosa não os outros, olhe lá para os clubes da PO1 e veja lá como eles estão ao nivel financeiro, S. Bernardo, Belenenses etc...onde o Senhor viu uma equipa entrar na PO1 e dizer publicamente que paga zero aos seus jogadores ( S. Mamede)? Acha que este é o caminho para desenvolver o andebol em Portugal? Continuando este caminho para o abismo dentro de 5 anos a FAP mandar metade daquelas pessoas para casa porque nem metade dos clubes vão existir, caso pense que sou profeta ou vidente é apenas esperar e ver

Anónimo disse...

É muito estranho que não exista nenhum elemento da ATAP a dizer nada acerca desta aberração !

Será que tem medo de perder o tacho ou existe qualquer outro convénio para além do financeiro com a FAP e com a FORMAND por detrás disto tudo ?

O Presidente Ricardo Tavres que quer como jogador que quer como treinador era tão interventivo em todas as ocasiões, porque será que está tão calado ?

Será que quer também emitir em conjunto com mais alguns que por lá andam, o que o Hernâni, o António Santos e o José Pais entre outros fizeram, na altura que precisavam de serem falados para arranjarem Clubes para treinar fizeram ?

Tenham decência e peçam ajuda se não conseguirem tomar uma posição clara e definitiva .

UM HOMEM DO NORTE