gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 26 de novembro de 2011

7.º Jogos do Mediterrâneo – Juniores “B” Femininos - II

PORTUGAL - VENCEDOR

Após o dia descanso, Portugal disputou mais dois encontros, no primeiro defrontou a equipa anfitriã e venceu sem grandes dificuldades, conquistando os 5 pontos em disputa (3 dos parciais, e dois do resultado final), para no último jogo do dia defrontar a equipa da Croácia, num jogo em que entramos mal , perdendo o primeiro período, para vencer o segundo
e empatar no terceiro, no entanto sempre que nos encontramos em superioridade numérica nunca soubemos aproveitar ao inverso, a Croácia sempre aproveitou e bem, pois terminamos o 2.º e o 3.º período em inferioridade numérica, com a Croácia a empatar aos cercada dos 13 minutos de livre de 7 metros, por mais falta de atenção da defesa portuguesa. Neste jogo destacamos a GR Isabel Góis, que foi efectivamente o grande esteio da equipa Nacional, com este empate conquistamos os 2,5 pontos que nos colocavam livres de qualquer surpresa e estávamos no jogo da final. No final da jornada veio a confirmação do nosso adversário na Final, que seria a equipa da Eslovénia, repetindo-se assim a final da edição transacta, com uma vitória clara da equipa Portuguesa, que venceu os três períodos de jogo, apenas permitindo que se verifica-se equilíbrio durante o primeiro período que terminou a selecção nacional a vencer pela margem mínima 10-9, um inicio fulgurante dos segundos 20 minutos de jogo, com Portugal a fazer um parcial de 3-0 em minuto e meio, permitindo depois uma recuperação das Eslovenas, resolvendo o resultado do período, entre os 12 minutos e os 17, quando fez um parcial de 5-0 e colocou o resultado num confortável 12-5, terminando com 12-8 no período (22-17 no total), no terceiro período nem a dupla marcação que a Eslovénia fez às duas laterias de Portugal, deu resultado, pois quando o sistema defensivo falhava, estava na baliza de Portugal uma jovem de nome Isabel Góis que na nossa opinião esteve excelente, e o período acabou com um resultado de 15-9 (37-26 no final), e assim Portugal, vencia o torneio, repetindo o feito do ano anterior, e rectificando o resultado verificado na 5.ª jornada deste mesmo torneio. Só nos resta endereçar os nossos parabéns a toda a comitiva Portuguesa
Nota - A Final foi disputada em três partes de vinte minutos cada.

Resultados
Itália 14 – 27 Portugal (5 pontos)
Portugal 19 – 19 Croácia (2,5 pontos)
Jogos Classificativos
7/8Itália 20 – 17 Tunísia
5/6Croácia 24 – 17 Turquia
3/4França 18 – 15 Montenegro
FinalPortugal 37 – 26 Eslovénia

Classificação Final
1.º Portugal, 2.º Eslovénia, 3.º França, 4.º Montenegro, 5.º Croácia, 6.ºTurquia, 7.º Itália e 8.º Tunísia.

O Noticias

18 comentários:

Anónimo disse...

POR ONDE ANDAM AS AVES AGOIRENTAS QUE NO POST ANTERIOR JÁ FAZIAM PREVER O PIOR !!!
TENHAM JUÍZO AQUELE PSEUDO TÉCNICO QUE JÁ FALAVA EM SISTEMAS TÁCTICOS GRANDE DOR DE CORNO QUE DEVE TER NESTE MOMENTO E UMA GRANDE CABEÇA!!! FORÇA MENA !!!! PARABÉNS !!!

Anónimo disse...

"que se verifica-se" ? Não será antes - que se verificasse? Se calhar é do novo acordo...

Anónimo disse...

Alguém me pode prognosticar quantas destas atletas chegam à Selecção A sénior? Se (como penso que vai acontecer) a maioria delas ficar pelo caminho até chegarem a seniores, não era de rever o critério de “seleções”? Não andamos a investir há anos, a fundo perdido?
Com isto não estou a acusar as atletas de nada, pois reconheço que o andebol não garante o futuro a ninguém e, parvas eram elas se não se preocupassem com os estudos e consequentemente com o seu futuro, que não é compatível (na maioria dos casos) com a pratica de andebol. A questão é: tantos estágios, tantos treinos de selecção nos diversos escalões, tantos jogos internacionais e depois, quando olhamos para as diversas selecções A dos últimos tempos, verificamos que aquelas de quem tudo se esperava, ou estão no estrangeiro e pedem (e bem, porque não podem colocar em causa a sua vida profissional, sob risco de desemprego) para não integrar a selecção, ou estão em período de exames e não abdicam (e bem também!) de estudar, ou então, chegaram ao mercado de trabalho e este não é compatível com a prática de andebol a um nível elevado, nomeadamente não permite que as atletas possam fazer estágios, nem deslocações ao estrangeiro.
Ao longo dos últimos anos perdemos as nossas atletas mais credenciadas por força destas vicissitudes e enquadramento social, que, em muitos casos, é dos mais retrógradas da Europa. Acreditamos sempre que a geração que aí vem vai dar a volta a isto tudo, mas, geração após geração, o problema repete-se. Temos a selecção A em renovação constante ao longo dos últimos anos e quase sempre amputada das melhores atletas.
Será que os responsáveis federativos já pensaram seriamente neste assunto? Será com suspensões administrativas sobre as que se recusam a integrar a selecção que resolvemos o problema, ou este é bem mais profundo e merece outro tipo de comportamento? Não seria preferível pegar nos milhares de euros que se gasta nestas (e nas masculinas, ainda que com resultados diferentes) selecções e investir num fomento sério a nível das escolas?
Nada tenho contra o andebol feminino, mas quando vejo o grosso das equipas seniores a treinarem duas e três vezes por semana pergunto: o que queremos disto? Quando olho para as equipas que treinam quase (ou todos) todos os dias, mas o seu projecto se circunscreve a uma equipa de seniores e um trabalho medíocre nos escalões de formação, pergunto: que exemplo é este de quem devia estar na vanguarda do andebol? Quando ouço falar num campeonato nacional de norte a sul do país pergunto: para quê? Os clubes têm estruturas financeiras para aguentarem isso? Mais importante: os clubes têm projectos que justifiquem esse investimento por parte da FAP? Pegando em dois exemplos: A Madeira vai ter dinheiro para as viagens da Madeira para o continente, com uma cadência semana (duas equipas)? Pelo que consta, o Governo regional vai cortar fortemente os apoios nessa vertente. A Fap vai ter verba para alimentar viagens semanais às ilhas? Parece que também aqui o governo nacional vai cortar forte e feio. Outro exemplo: o actual campeão nacional, o Gil Eanes (que nos deve servir como barómetro, pelo seu posicionamento na ranking nacional) tem capacidade financeira para se deslocar ao norte/centro uma porrada de vezes (pelo que consta está mais para fechar do que para continuar)?
Temos o (bom nuns casos, mau em outros) hábito de trazer para o Banhadas a discussão sobre o feminino, quase sempre patenteada pela emoção. Possivelmente prestaríamos todos um bom serviço ao andebol se colocássemos estes e outros temas em discussão, sem emoções, contribuindo dessa forma para influenciar que tem que tomar decisões. Não quererá o Banhadas prestar-se a esse serviço?

Anónimo disse...

Apenas vi um pouco do ultimo periodo mas gostei.
As adversários eram fisicamente muito mais fortes, mas portugal demonstrou muita maturidade. Pareciam gente grande.
PARABÉNS...

Anónimo disse...

O andebol femenini em portugal é uma miragem. Neste torneio participaram seleções bem mais apoiadas financeiramente. Em alguns paises, há esperança de singrar. Apesar de tudo isto estas meninas, levaram o nome de portugal, bem alto! Parabéns!

Anónimo disse...

O andebol femenini em portugal é uma miragem. Neste torneio participaram seleções bem mais apoiadas financeiramente. Em alguns paises, há esperança de singrar. Apesar de tudo isto estas meninas, levaram o nome de portugal, bem alto! Parabéns!

Anónimo disse...

Parabéns ás jovens atletas e estrutura federativa.O Andebol feminino desde que bem trabalhado e orientado tem muitas potencialidades para ganhar adeptas e praticantes, assim como obter bons resultados internacionais.
Acreditem, já dizia o malogrado Manel Ribeiro de Esposende.
A minha homenagem nesta vitoria internacional das nossas raparigas...

Anónimo disse...

Penso que o Banhadas devia pegar no comentário das 9.51 e submeter este a discussão. Tem aqui um conjunto de questões pertinentes que valerá a pena discutir.

Renato Rocha disse...

Continuem a dizer mal desta seleção. Cada ano que passa lá vai mostrando que o Andebol Feminino pode vir a ter futuro. É só mais um Troféu para Portugal... Parece que somos "só" bicampeões.
Parabens a todos

Anónimo disse...

Renato Rocha somos campeões de quê? Da Europa? do Mundo? Ou será que ganhamos um torneio onde o critério para lá chegar passa por uma inscrição apenas? Vamos ser sérios, campeões é outra coisa não?

Anónimo disse...

PARA A AZIA DOS CRÍTICOS AMIGOS O NOME É COMPENSAN...PARABÉNS MENA,AS VITORIAS DÃO AS RESPOSTAS A TODOS OS RESSABIADOS, QUE POR AQUI ANDARAM A CUSPIR OPINIÕES...PORTUGAL !!!

Anónimo disse...

Este anonimo 27 de Novembro de 2011 09:51
Ainda não viu que ninguém tem paciência para o ler e ou aturar o rapaz não se enxerga!!
Oh Menino publica um livro vai-te mas é ....com tanta conversa !!!

Renato Rocha disse...

Não sei sinceramente qual é o problema na minha afirmação. Participamos num torneio a nível internacional, e vencemos dois anos consecutivos. Apesar de ser por inscrição, acho que temos algum mérito na coisa ou não? É óbvio que não se compara com um campeonato Mundial ou Europeu, mas não deixa de ser prestigiante para elas e para o Andebol Feminino Português. Ou você é daqueles que só liga à Seleção quando ela está nas ruas da amargura e gosta de mandar abaixo? Se calhar se elas não ganhassem vinham para aqui mais pessoas como você dizer mal: ou era dinheiro mal empregue com viagens e jogos de treino, ou eram as jogadoras que tão gordas e não sabem jogar, ou a selecionadora não percebe nada da coisa, etc, etc, etc...
Assim, como ganharam e calaram muita gente, estão de parabéns.

Repito: PARABÉNS PORTUGAL

Anónimo disse...

Para o comentário das 9.39 “... vinham para aqui mais pessoas como você dizer mal...” Renato, como? Onde leu no meu comentário algo de lesivo, "ou dizer mal" deste grupo, deste apuramento, ou do andebol feminino?
Aproveito para comentar o comentário das 9.51 dizendo: essa discussão era interessante, mas como vê não interessa a ninguém (a mim inclusive), pois os diversos intervenientes neste painel escusaram-se a comentar, ou lançaram umas peixeiradas para o ar. O andebol feminino vive rodeado de muita emoção e pouca lucidez. Tem sido assim ao longo dos anos e pelo que vejo vai continuar por muito tempo. Quando nós, “ no feminino” decidirmos tomar conta do andebol feminino, talvez este estado de coisas se altere, até lá vai continuar a prevalecer a emoção, para não lhe chamar outra coisa…

Renato Rocha disse...

Pronto ok. Não são campeãs de nada. São as vencedoras por duas vezes consecutivas de um Torneio Internacional. Está bem assim? Obrigado por me chamar à atenção e por me corrigir.
Apenas acho que no seu 1º comentário V. Exa. não estava a dar o devido valor pelo troféu. Apenas isso...

Cumps

Anónimo disse...

Esta selecção tem sido constantemente alvo de muitas criticas, desde q elas eram das Junior C que isto acontece, porque estão sempre a critica-las em vez de dar-lhes valor pelos triunfos q conquistaram?
Elas ainda são jovens e têm aspectos a melhorar mas há atletas aqui com muito potencial. Sem dúvida a melhor selecção q Portugal tem neste momento,eu acredito q elas são o futuro do nosso andebol!
Os meus parabéns as atletas e a treinadora e sim elas são campeãs!!!

Anónimo disse...

Parece-me que vi bem!!! Ficámos em 1º à frente da Croácia, França, Eslovénia, já para não falar da Túnísia e Montenegro EM SUB 18!´SÓ UMA QUESTÃO PARA OS INTELIGENTES: QUAL A SELECÇÃO MASCULINA DE QUALQUER ESCALÃO CONSEGUE TAL FEITO?Se calhar jogaram com as infantis!Só tenho pena das duas principais jogadoras desta selecção não se encontrarem bem na Final do Europeu de Junho passado, pois a classificação bem poderia ser no top 7 da Europa!

Anónimo disse...

De facto temos que salientar a classificação no torneio. É de extrema importância ficarmos à frente de algumas selecções com quem habitualmente perdemos. Agora importante é vermos como já foi dito num comentário atrás quantas atletas desta selecção vão chegar à selecção "A" e aí quantos jogos vão ganhar às selecções que agora participaram neste torneio, porque quer nós queiramos, quer não, agora a este nível até se pode trabalhar razoavelmente, mas quando se chega ao escalão sénior, as coisas mudam muito de figura.
Parabéns às atletas, dirigentes e treinadora (a quem já num passado recente critiquei) pelo trabalho realizado.