gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Crónica de Fim de Semana No Feminino – 07 – 2012 / 2013

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.

PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.
1.ª Fase
7.ª Jornada
Maiastars 30 - 35 Alavarium
JAC - Alcanena 34 - 23 CS Madeira (Antecipado)
João Barros 36 - 23 CA Leça
Juventude Mar 23 - 21 Colégio Gaia
Passos Manuel 17 - 36 Madeira SAD (Antecipado)
Juventude Lis 38 - 18 Santa Joana

A jornada deste fim-de-semana teve apenas 4 jogos mas registou uma grande surpresa e o regresso a Portugal da melhor jogadora do campeonato da época passada. E é por aí que vamos começar a análise desta semana.

O Alavarium foi vencer à Maia numa semana em que Ana Seabra regressa ao campeonato português, depois de uma passagem por Angola. É curioso que o Alavarium até ao momento, com excepção das pivots, tinha praticamente o mesmo plantel do ano passado (já que Rita Alves ainda pouco foi utilizada e, neste jogo, voltou a lesionar-se) e os resultados são completamente diferentes da época transacta e agora com Ana Seabra podemos esperar ainda mais. E neste jogo, a presença de Ana Seabra foi fundamental para vencer um Maiastars que fez uma excelente partida. Diana Roque fez uma excelente exibição e Ana Marques é talvez a ponta portuguesa em melhor forma. A equipa aveirense é muito difícil de parar ofensivamente pois joga a um ritmo muito elevado e as soluções abundam. Ainda assim teve que suar muito pois o Maiastars fez um grande jogo. Filipa Correia fez o melhor jogo desde que chegou ao Maiastars e a pivot Dulce Oliveira esteve sempre em excelente plano. Faltou ao Maiastars mais contribuição das suas Guarda-redes e alguma serenidade nos momentos decisivos numa equipa que, apesar dos resultados estarem abaixo da época anterior, vai mostrando qualidade.

A grande surpresa ocorreu no Pavilhão da Juve Mar onde a equipa da casa venceu, sensacionalmente, o Colégio de Gaia. Na nossa análise publicada na semana passada já tínhamos alertado para a subida de forma da equipa de São Bartolomeu do Mar e aqui está a prova. Mesmo sem poder contar com Sandra Peixoto, a Juve Mar esteve sempre na frente, sobretudo porque conseguiu sempre defender muito bem, agressivamente e de uma forma muito compacta na zona central. Teresa Santos, depois de prolongada lesão, começa a aparecer e fez uma excelente exibição bem como a pivot Andreia Martins, uma das jogadoras mais regulares do campeonato. O Colégio de Gaia perdeu o controlo emocional, o que é muito raro na equipa de Gaia e isso foi fatal, acumulando falhas técnicas. Sara Andrade voltou a mostrar que atravessa um bom momento, concretizando quer de ponta quer de contra-ataque e Helena Soares, pelo jogo que fez, também não merecia perder. O Colégio de Gaia tem feito uma excelente época, mas esta derrota é um aviso que não podem tirar o pé do acelerador porque a exigência deste campeonato pode provocar estragos grandes.

O Colégio João de Barros esmagou o Cale num jogo sem história. A equipa de Meirinhas, mesmo sem Dulce Pina, vai mostrando ser candidata ao título, sendo uma das melhores defesas no campeonato, como se comprovou ao longo de todo o jogo. Helena Corro foi mais vezes solicitada do que é habitual e respondeu com uma excelente eficácia, sendo de registar uma Eduarda Pinheiro muito mais sólida fisicamente do que em outras épocas e de uma Maria Pereira com um poder de tiro difícil de parar. O Cale continua a fazer uma época sem grande brilho. Ao contrário da época passada, a equipa entra em campo sem grande crença e foi presa fácil. Sofia Osório vai lutando contra a maré e foi bom ver aparecer a jovem Daniela Frasco a mostrar algum poder de fogo. Mas enquanto o Cale não recuperar os níveis defensivos da época passada, será difícil provocar surpresas como o fez anteriormente.

Por último, o Juve Lis / Santa Joana foi outro jogo sem história. Chega a ser confrangedor ver a incapacidade de recuperação defensiva da equipa da Maia. A Juve Lis marcou alguns golos em contra-ataque com 5 jogadoras do Santa Joana ainda no meio-campo adversário. Depois é para nós incompreensível que um clube que tenha uma equipa B se apresente num jogo da equipa A com apenas 11 jogadoras. Valeu unicamente a exibição de Mariana Regadas que vem subindo de forma. Seria importante para a equipa que Marlene Pinto conseguisse estar em campo 60 minutos? Quanto à Juve Lis, não tem culpa dos males alheios e fez uma exibição onde mostrou concentração e também profundidade do plantel, pois a equipa não se ressente da troca de jogadoras, mesmo com Gizelle Carvalho lesionada. Telma Amado é, na nossa opinião, já a segunda melhor portuguesa, a seguir a Renata Tavares e neste jogo fez gato sapato da defesa do Santa Joana. Ana Calhelhas esteve também em destaque e é impressionante a energia que coloca no jogo. Vitória tranquila para a Juve Lis.

Para a semana, teremos jornada dupla que promete emoções fortes e o grande destaque vai para o Alavarium / Madeira Sad. Acreditamos que chegará ao fim a invencibilidade das aveirenses, mas cá estaremos para vos contar tudo para a semana.

Críticos Femininos

28 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente a FAP começa a dar regularmente jogos femininos. A qualidade das transmissões tem aumentado de jornada para jornada, mas desta vez o comentador era muito fraco.

Espero que a Rita Alves não tenha tido uma lesão grave! O jogo foi animado, com falhas técnicas a mais, mas o resultado acabou por ser o esperado.

Que bom é ver a Seabra de volta a Portugal!

Anónimo disse...

Vocês têm sempre que criticar alguma coisa no Santa Joana. Ainda vamos surpreender muita gente. E batem na camy e ela é constantemente perseguida pelos árbitros, nunca vi cena assim.

Anónimo disse...

ohhhh que pena da Camy :(

Anónimo disse...

Não é pena, ela é agressiva mas acaba por ser perseguida pelo seu passado.

Do Maiastars ninguem fala? Elas quando ganham, são grande equipa, quando perdem tambem são grande equipa? Parece-me haver aqui dois pesos e duas medidas...

Anónimo disse...

Prova Não Fixa - Camp. Nac. 1ª Div. 1ª Fase Juniores Femininos

Maiastars - Cale

O Maiastars apresentou-se muito desfalcado para disputar este jogo com o Cale. Pedras fundamentais no equilibrio da equipaMaria Cerqueira, daniela Ferreira, Catarina Estevão e Sofia Carneiro não jogaram e com isso o Maiastars tornou-se mais frágil. Mesmo assim liderava ao intervalo 14-12, e parte da 2ª parte. Mas quando o Cale passou para a frente no marcador, não mais o largou, para no final o resultado apresentar a pequena vantagem de 24-26.
Boa arbitragem da dupla Bracarense Fernanda Ribeiro e Tiago Silva.

Boa arbitragem????
Acho que foi muito má
So marcaram 9 livres de 7 metros e 5 2" para a equipa do Cale , foi pouco deviam marcar mais faltas ao cale para compensarem as ditas jogadoras que fazem muita falta ao maia para ganhar jogos...
quantos livres de 7 metros foram marcados a favor do cale ?
e quantos eram e não foi marcado nehuma falta ,nem 2".
Por isso concordo com a cronica:
Boa arbitragem da dupla Bracarense Fernanda Ribeiro e Tiago Silva.
MARAVILHA, CONTINUEM ASSIM.

Anónimo disse...

Se não houve mais livres de 7 metros marcados a favor do cale é porque não existiram, ficaram sim por marcar a favor da equipa do maia.
Sem dúvida que a equipa do maia estava desfalcada e as suas pontas não estavam ao nivél que se têm apresentado nos jogos anteriores.
Bom jogo da Márcia Coelho e Catarina Teixeira pela atitude e pela porrada que levaram durante o jogo, muitos 2 minutos ficaram por dar.

Rui Almeida

Jorge Almeida disse...

Banhadas,

de realçar que a FAP apresentou e divulgou no seu sítio na net o Plano de Actividades e o Orçamento para o ano de 2013:

http://portal.fpa.pt/fap_portal/do?com=DS;9414780791;111;+PAGE%282000025%29+K-CATEGORIA%28380%29+KID-NOTICIA%287465%29+COD_COR_CAIXA%281%29+TIT-CAIXA%28Not%EDcias%29;RCNT%281%29

É caso para dizer: finalmente!

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol previstas entre 10 e 16 Dezembro 2012:

http://andeboltv.blogspot.pt/2012/12/lista-de-transmissoes-entre-10-e-16.html

Anónimo disse...

Foi vergonhoso aquilo que se passou na maia no jogo de juniores com o cale.
O cale passou o jogo todo a dar porrada e ainda se queixam dos arbitros?
Com arbitros mais atentos, teriam sido mais 7 metros e mais exclusões. Essa foi a grande diferença do jogo, uma vez que a equipa do maia era composta maioritariamente por juvenis.
A única coisa em que estou de acordo é que, o maia com a Maria e a Daniela é uma equipa diferente e efectivamente, as pontas não estiveram ao seu nível e foi pena, porque na minha opinião, a seguir ao alcanena, o maia tem as melhores pontas
do escalão de juniores.

Anónimo disse...

O que vale é que em caso de 'falha' da FAP existe sempre um Sr. Jorge Almeida.

Anónimo disse...

A convocatória para as juniores A é mais uma aberração!
Convocar a pivot do cale e a ponta direita do espinho?
Não brinquem comigo! Então a Nair e a Silvia do académico não são muito melhores?
A miúda de espinho tem 1,50 de altura e a outra só tem altura!
É por estas que o andebol feminino não vai para a frente!
Se quiserem, além dos 2 nomes que falei dou mais 5/6 melhores do que aquelas que foram convocadas e só na AAP.
Manuel de Paranhos

Anónimo disse...

Concordo que a Nair do Académico já merece ser convocada e à bastante tempo! A pivot do CALE também merece. Apesar da Silvia ser uma boa pivot, a pivot do CALE tem mais qualidade!
É um absurdo a ponta do Espinho ser convocada

Anónimo disse...

A convocatória das juniores A é uma verdadeira VERGONHA.
Jogadoras de selecção sem qualidade técnica... ESTAMOS A BRINCAR

Anónimo disse...

Ponta do Espinho? a Ines já não joga a pta dir à 3 anos!!!! Joga sempre a central.
não é esquerdina é baixota e não tem estaleca para as juniores A...

Anónimo disse...

Anónimo disse...
A convocatória das juniores A é uma verdadeira VERGONHA.
Jogadoras de selecção sem qualidade técnica... ESTAMOS A BRINCAR

12 de Dezembro de 2012 11:29


Isto só pode ser comentário do maia

Anónimo disse...

SOBRE A CONVOCATÓRIA
SELEÇÃO JUNIORES A FEMININOS (1994/1995)


Grande bofetada lá para os lados da maia.
Já não adianta as críticas negativas

Anónimo disse...

Já que está na moda...

Fora de tópico:

Para quando uma análise "detalhada" dos jogos da PO10? Não merece igual destaque da PO9?? E quando me refiro a detalhada não digo só colocar resultados como aparece com regularidade...

Anónimo disse...

Meus senhores: Cá para mim a convocatória das juniores A foi feita por excesso de observação de jogos da Filomena na zona norte. Como todos sabem esta seleccionadora (assim como a madeirense) farta-se de ir aos pavilhões do norte do país ver jogos e tirar notas sobre as atletas dos clubes da região...Mas eu também ainda acredito no Pai Natal!
Agora mais a sério: é uma pena gerações de atletas estarem a ser desperdiçadas nas mãos destas duas incompetentes: ou então nós é que somos todos uns nabos porque esta senhora conseguiu ficar atrás do Congo, Uruguai e outros ais do género e mantém-se agarradinha ao lugar! Estranho é o responsável federativo pelas selecções nacionais não fazer nada: cá para mim aconteceu-lhe como alguns políticos - quando estava de fora fazia e acontecia - assim, que se juntou ao "governo" calaram-lhe o pio e graça a incompetência!

Anónimo disse...

Cada cabeça a sua sentença, mas esta modalidade é grande, agora temos seleccionadores para todos os gostos, mas quando não escolhem os deles, está tudo errado não é assim... pequenos e pequaenas, mas deixem lá um dia todos vão ser seleccionadores eu prometo...

Anónimo disse...

Caro anónimo de 12 de Dezembro de 2012 17:14

Lamento desiludilo(a) mas não sou do maiastars nem da maia, só treinador de uma equipa de andebol feminino, sei do que estou a falar.
Deixe-me dizer-lhe desde já para que não haja más interpretações não tenho nenhuma jogadora que tenha requisitos para fazer parte da seleção, contudo trabalho para cada dia que passe elas sejam melhores.
Sejamos justos não há jogadoras bem melhores do que algumas que foram convocadas?
Haja bom senso.

Anónimo disse...

estes comentários é mesmo de quem não vê jogos e olha para a ficha de jogo... a Inês do st joana é a unica que corre pa tras e faz jogo pas colegas e farta se de levar porrada e ainda se ri e tenta divertir-se! sem ela e a camy aquilo era uma vergonha. mariana regadas?? nao brinquem! Volta pa juve mar Inês sou de leiria e até deu pena ver o que se sacrificava numa equipa muito fraca!

Anónimo disse...

de louvar as transmissões mas colocar dois comentadores da casa e não terem o minimo de isenção? cada golo do maiastars era uma festa por vezes falavam na 1ª pessoa do plural "nós"

Anónimo disse...

Anónimo dia 12 - 17,26h

O Maia não tem que estar com azia!
Agora que é muito estranho, só ter uma atleta, neste momento, nas seleções jovens, lá isso é!
Nas juniores B, têm claramente capacidade e qualidade para lá estar, a Filipa (GR), a Sofia Freitas e a Beatriz.
Nas juniores A, a Maria Cerqueira, a Catarina Teixeira e a Catarina Rodrigues também.
Mas todos nós que estamos ligados ao andebol feminino, já sabemos que, quando se fala de atletas do Engº. Ribas, qual é o objectivo.
Concordo com aquilo que escreveram anteriormente, esta convocatória, foi feita, via boletins de jogos ou telefonemas.
Só lamento que, o responsável pelas selecções, que ainda hà uns meses atrás, criticava duramente as convocatórias, agora pactue com elas.
Como dizia a minha avózinha:
"A m.... é a mesma, o cheiro é que é diferente!!!"

Anónimo disse...

Também ando admiradíssimo do Sr Silva deixar isto acontecer...mas o mais grave nem são as convocatórias: são mesmo as seleccionadoras Mena e Sandra, que nada sabem de andebol feminino do nosso país, não conhecem nem 10% das atletas, fruto do comodismo que as leva inclusive a estarem ausentes de fases finais e de todos e qualquer jogo do feminino!até me admiro de elas aparecerem nos das suas seleções (deve ser por isso que está lá o florêncio, caso alguma não lhe apeteça ir ao jogo.
Mas uma federação que diz pelo seu presidente que o andebol feminino é uma aposta, deve rever esta matéria!A não ser claro que o penúltimo lugar no mundial faça da Mena o novo mourinho do andebol!

Anónimo disse...

Desde à vários anos que tenho jogado pelo meu clube contra a inês e com ela na seleção regional de aveiro e também acho que não tem categoria para estar na selecção. Melhor do que ela é a barbara mas está aleijada. A inês é egoista e mesmo que a convocatoria seja feita pelos boletins, ela tem muitos golos porque marca os 7 metros todos (ordens do dirigente-pai). Se assim não fosse, só marcava 1 ou 2 por jogo. Na minha equipa temos jogadoras muito melhores do que ela, além disso, ela continua aleijada no joelho e manca a correr. Se calhar vai ao torneio, mesmo com dores e não se vai queixar nem mqancar para a treinadora não se aperceber.

Anónimo disse...

E já que falamos de palhaçadas, o circo das selecções regionais no Porto vai bonito...

Anónimo disse...

PO10

DEGRADANTE!

É este o termo com que se pode definir aquilo que se passou no jogo SALGUEIROS-MAIASTARS.
Foi miserável a atuação de algumas atletas (que não treinam e são convocadas) do Maiastars. Atletas sem garra, vontade e pura e simplesmente a deixar passar o tempo. Tudo isto, com a complacência do treinador que, cada vez inventa mais! Já não há pachorra para tanta incompetência. Meter centrais a jogar nas pontas e pontas a centrais! Já para não falar nas atitudes dele no banco que agora até já mete faltas de respeito para as próprias atletas! Espero que ele analise bem o que se está a passar e faça um favor às atletas que querem jogar e a ele próprio e se demita. Aliás, já se comentava ontem, na bancada, que já tem um compromisso com o Módicus para a próxima época. Aproveite e vá já! Até porque, não lhe garanto que, caso fique, não possam vir a acontecer futuramente situações desagradáveis. Era isso mesmo que, alguns familiares, comentavam ontem, no final do jogo.
Por isso, demita-se, antes que o demitam, porque a paciência do clube, não dura sempre.

Anónimo disse...

Este ultimo comentario era para o treinador do boa hora nao era??? Ahahahahahahahah... este boa hora vai morrer enquanto este treinador aqui estiver.. as outras equipas agradecem. Dos melhores planteis da 2 em ultimo lugar.. vai-te embora se faz favor