gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 1 de março de 2013

PO08 – 2012 / 2013 – 2.ª Fase - Sorteio

Realizou-se em 28-08-13, o sorteio da PO08 (Campeonato Nacional Iniciados Masculinos), convém recordar que esta prova deixou de ser fixa, e passou a não fixa, eliminando-se as duas divisões existentes, e passando para a esfera organizativa das Associações todas as 1.ª Fases. Recordando que na altura dissemos “…E numa primeira conclusão a que chegamos (por ventura outros chegarão a outras), é que este é um planeamento não é de desenvolvimento da modalidade, mas economicista e de transferência de responsabilidades, o que num País como o nosso não será de estranhar...”. Com a conclusão desta primeira fase esperamos estar enganados, e que acima de tudo a verdade desportiva tenha imperado.
 
Com este modelo de competição, o número de equipas que iniciaram a sua participação foi de 111, contra as 115 de 2011 / 2012 (45 Na 1.ª Divisão e 70 na 2.ª Divisão), apesar de se registar a presença de diversas equipas “B”, poderemos talvez dizer que a diferença do número de equipas é residual, mas não deixa sempre de ser um decréscimo.
 
No CO n.º 11 desta época, divulgou a Federação a estrutura desta provas, que foi mais tarde completada pelos conteúdos dos CO n.º 23 e 24, onde se indicavam os sistemas de disputa bem como o número de apurados por cada zona (num total de 10 zonas).
 
Estranha-se que a Federação tenha efectuado o sorteio, desta fase da prova, sem ter divulgado as equipas apuradas em cada zona, o que é uma pena
 
PO08 - Campeonato Nacional Iniciados Masculinos
 
2.ª Fase – 32 equipas – Inicio em 10-03-13
Apurados 
Zona 1 (3) - ABC “A”, Xico Andebol e CCR Fermentões.
Zona 2 (6) – Ismai, Águas Santas, Col. Carvalhos, CA Penafiel, Boavista FC e São Mamede.
Zona 3 (4) - CD Feirense, Alavarium, 3 e 4.º Classificados
Zona 4 (3) - AC lamego, EA Moimenta Beira e GC Tarouca
Zona 5 (3) - Sismaria “A”, Batalha AC e Juventude Lis.
Zona 6 (2) - ADC Benavente e C.E.Comércio
Zona 7 (5) - Belenenses, Sporting, Almada, 1.º Dezembro e Benfica.
Zona 8 (2) – Vitória FC e GM União Progresso
Zona 9 (2) – Évora AC e CCP Serpa
Zona 10 (2) – Lagoa AC e Vela Tavira
 
A Prova será disputada em 4 Zonas de 8 equipas, no sistema de TxT a duas voltas.
 
O 1.º Classificado de cada zona, fica directamente apurado para a fase final
 
Nos termos do CO n.º 24, os 2.º’s Classificados, irão disputar uma fase apuramento, conjuntamente com os representantes da Madeira e Açores. Que será disputada em 2 grupos (3 clubes cada) no sistema de TxT a uma volta (em regime concentração) apurando-se o 1º Classificado de cada grupo, para a fase final.
 
Constituição das zonas
 
Zona 1 – São Mamede, Águas Santas, ABC “A”, Ismai, Boavista FC, Xico Andebol, CA Penafiel e CCR Fermentões.
 
Zona 2 – 3.º AA Aveiro. 4.º AA Aveiro, AC Lamego, Alavarium, CD Feirense, Col. Carvalhos, EA Moimenta Beira e GC Tarouca.
 
Zona 3 – Sismaria “A”, ADC Benavente, Batalha AC, G.E.Comércio, 1.º Dezembro, Juventude Lis, Benfica e Sporting.
 
Zona 4 – Almada, Vela Tavira, CCP Serpa, Belenenses, GM União Progresso, Lagoa AC, Vitória FC “A” e Évora AC.
 
Num brevíssimo comentário, apenas diremos que o sistema está de uma tal forma, que as equipas vão repetir encontros, sendo muito limitados nos seus novos contactos em algumas zonas (Por exemplo na Zona 1), e os baixos custos que se pretendia introduzir que este sistema de disputa poderá cair por terra em algumas zonas, (Por exemplo a zona 4). 
 
O Formador

2 comentários:

Anónimo disse...

Desde já os meus parabéns ao Banhadas pelas crónicas referentes ás PO8 e PO6, na medida que os atletas destas POs são o futuro do nosso andebol.
No que se refere á PO8, algo terá que ser revisto na medida em que a competividade e o desenvolvimento dos nossos atletas da forma que está a ser organizada a competição, deixa muita a desejar, dado que na 1ª Fase com a organização das associações existe um desiquilibrio e falta de competividade muito grande, depois na 2ª Fase pelo que se vê, em face do dito interesse economicista criam-se zonas de competição repetitivas e ridiculas, por Ex: Zona 1, quaisquer equipa que fique no 4º ou 5º lugar poderia, dado a sua qualidade competitiva ser apurada para uma fase final, não se percebe porque não houve no minimo um sorteio com clubes da Zona 2 (Expeção dos Carvalhos (F.C.Porto)).
Em nome dos ditos interesses economicistas não se pode condicionar o desenvolvimento da modalidade e dos seus atletas em prol do interesse de alguns clubes, aliás como se já tinha visto na PO6 no sorteio da zona1 e 2.

Aproveito a oportunidade para sugerir ao Banhadas que á semelhança de outras cronicas, se debruçem sobre as seleções regionais masculinas 96/97/98, pois não faltarão motivos para cronicas interessantes.

Anónimo disse...

Para mim o facto mais relevante desta jornada foi o "Porto ter folgado" e 9 dos seus Juvenis terem ido jogar o encontro do nacional de Juniores contra o Aguas Santas. Venceu e convenceu mas a história fica para a crónica do campeonato de Juniores