gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 8 de março de 2013

Troca de árbitros no decorrer de um encontro…

Este tema, vem a propósito do que se passou à dias numa jornada da PO01, quando se lesionou um dos árbitros. Por acaso alguém imagina porque nas grandes competições Internacionais existem as chamadas duplas suplentes?
 
Temos a certeza absoluta de que um sistema destes seria impensável em Portugal, por diversos motivos, entre os quais salientamos:

  • O Financeiro
  • O número insuficiente de quadros
  • A disponibilidade dos quadros
  • A sensibilidade e a coragem dos Delegados aos Jogos, quando existem.
No entanto o tema tem sido debatido em algumas redes sociais, e tal forma que transcrevemos um artigo que encontramos no site Mundo Handball e que nos parece actual inclusive para a nossa realidade.
 
Nos jogos Centro Americanos foi vivida uma situação real, quando a dupla de árbitros que dirigia o encontro Costa Rica / El Salvador, a dupla foi substituída ao intervalo pela dupla que estava como suplente.
Um site que chega a muita gente e não só a árbitros, deve falar em regras e esclarecer claramente como se resolvem algumas das situações. Assim falaremos da troca de árbitros durante um encontro.
 
Designação
 
Numa competição Internacional, normalmente as designações das duplas de árbitros são feitas na véspera dos jogos, designando-se ainda a “dupla suplente”, bem como os delegados técnicos
 
Dupla Suplente 

  • Se uma vez começado o encontro, algum dos árbitros em campo, tem um impedimento, normalmente uma lesão, é “trocada a dupla completa” e entra em campo a dupla suplente.
  • A dupla suplente, normalmente está sentada num local previamente designado, observando o jogo e tomando nota das sanções disciplinares que se vão verificando, bem como de tudo o que seja de interesse, ou seja eles estão em condições de a qualquer momento entrar no terreno de jogo para dirigir o encontro se necessário. Pois encontram-se normalmente em fato treino, e devidamente equipados.
  • Quem informa a dupla suplente de que deve ingressar no encontro que se encontra a decorrer? O Delegado técnico do encontro.
É Comum a troca de duplas?

É raro a ocorrência, mas não é a primeira vez, não só por lesões ocorridas durante um encontro, mas também por algum mal estar físico que possa ocorrer.
Pois não é raro a mudança de País com as alterações em hábitos alimentares, provocarem alguns problemas de saúde, que não são fáceis de resolver.
 
Porque se troca a dupla completa e não só árbitro lesionado?
 
Porque na realidade neste desporto (como em qualquer outro) é importante que exista um entendimento próximo dos 100% com os companheiros. Pois só assim se evitará que um esteja a interferir normalmente na área de jurisdição técnica do outro, evitando-se ao máximo as discrepâncias, e evitando que os atletas em campo sintam que existe algo de diferente que poderá ser aproveitado em seu benefício, e muito provavelmente isto aconteceria, com a mudança de apenas um árbitro.
 
Nenhuma equipa tem direito a pedir que uma dupla seja substituída pela suplente.
Nenhuma organização pode pedir uma troca de uma dupla pela dupla suplente.
Com um árbitro num “mau dia” não se pode troca a dupla.
 
Assim … Somente se pode trocar em caso de lesão?
 
Infelizmente existe um outro caso. Que se verificou nos jogos de classificação asiáticos para os Jogos Olímpicos de 2008. O Koweit derrotou a Correia do Sul, num encontro que após denuncia da equipa da Correia do Sul, perante o COI, alguns dos considerados “experts” da IHF analisaram o encontro e a sua arbitragem e concluíram pela total “parcialidade” a favor do Koweit. Decidiram não só pela repetição do jogo, mas sim de pela repetição de todo o torneio.
 
Nesta ocasião o Delegado técnico da IHF, deu-se conta (durante o encontro), do comportamento indevido da dupla, mas nada podia fazer. As regulamentações existentes na altura não autorizavam a substituição dos árbitros. 
 
Após este incidente a IHF, troco as suas regulamentações. E em caso de “manifesta parcialidade” de um árbitro ou da dupla (não se está falar de erros “comuns”, nem de um baixo nível de qualidade, mas de uma arbitragem que está a prejudicar claramente uma das equipas), o Delegado da IHF poderá solicitar uma troca da dupla e ordenar o ingresso da dupla suplente. (Situação que nunca poderia acontecer até ao ano de 2007).
 
Este é um caso muito especial… Que só aconteceu ma vez e certamente não voltará a acontecer.
(Fonte Mundo Handball)
 
O Noticias

12 comentários:

Anónimo disse...

Então e quando foi a CAGANEIRA do Carlos Jose e o Barata Airews como foi re solvida??
BAI

Anónimo disse...

Todos os jogos que se disputem em Portugal no ambito da EHF e IHF quer de clubes ou seleções TEM DE TER UMA DUPLA DE RESERVA nomeaqdea pela FPA já que ambos os organismos não reconhecem o orgão CA
QUEM NAO SABE PERGUNTA

Anónimo disse...

Não ouve caganeira nenhuma.
Havia era uma gaja que não pertencia à UE e estava detida no aeroporto.
Avançou a dupla de reserva.
Tudo normal.
O Barata ficou a xuxar no dedo.
Tudo normal.
Já na suiça num jogo da Noruega o video da ZDF tambem foi martelado e que levou foi o morcelas.
Tudo normal.
Eles agora como já não ese deixam andar..tão no "agrião" ficavam bem se desmistificaçem, mas não como estão a mamar nas Associações baixam as marrecas e deixam andar.
Mas olhem que só quando os "MARRETAS" morrerem é que acaba a peçonha.
QUEM NAO SABE PERGUNTA

Anónimo disse...

para QUEM NÃO SABE PERGUNTA, a esclorese é um grave problema que se vai agravando com o passar da idade, e aproveito para informá-lo que que não existe norma nehuma qie obriga a federação a indicar suplentes para os jogos da EHF, já jogos da IHF, como deveria saber não existem, os que existem são unicamente em finais de mundiais ou outras provas por si organizadas.

ás vezes o esquecimento não é sabedoria chama-se selenidade.

OK

Anónimo disse...

Off Topic:
Este jogo continua com o horário de 17h00 (este jogo realiza-se nos Açores), sabendo nós que a hora que aparece no portal da FAP é a hora local, quer dizer que no Continente são 18h00, estarei enganado!!!!!?????

314 CS MARITIMO MADEIRA - CD MARIENSES 09/03/2013 17:00 MUN. VILA DO PORTO

Anónimo disse...

Quando falam do Carlos José estão a referir-se ao transportador de equipamentos?
Não conheço ninguém com esse nome que tivesse sido árbitro.
Sei de um que soprava no apito e com o apadrinhamento adequado, andava armado em´apitador de refugo.
É esse?

Anónimo disse...

ena pá se puserem o nomeador da federação a ver os videos dos jogos dos lagartos, o artista manda repetir os jogos todos hi hi hi.

Anónimo disse...

Anónimo de 9 de Março de 2013 às 10:59

Se o jogo é disputado na Madeira, a hora está certa (17 horas). Se é disputado nos Açores será com uma hora de diferença.

Anónimo disse...

Data: 09/03/2013
Hora (Início): 17:00 (16:00)
Recinto: MUN. VILA DO PORTO
Árbitros:
Pedro Fernandes / Joao Nunes
Oficiais de Mesa:
Aurea Marciano

Já agora, o Marítimo venceu por 31-26

Anónimo disse...

Ò NECAS és tão mau7zinho.
BAI

Anónimo disse...

Se se seguir o que está estipulado e escrito nas duas últimas linhas como vai sêr em jogos em que participe o porto? È que ando á anos e anos a vê-los ganhar, com os "erros" de apitadores. Confusão aqui, pressão ali e o que é certp é que são sempre os outros a terem dias maus.

Anónimo disse...

Na última jornada o jovem pedro Portela, seguramente o melhor ponta direito do nosso andebol marcou nove golos. Não é a primeira grande exibição. No Sporting existem mais jovens que são potenciais jogadores de futuro. Em Portugal há grandes treinadores aqui nascidos. Eis um caso que Branislav ProkajacK esteve quase, quase a estragar. Deem tempo de jogo aos jovens, no tempo certo e eles fazem-se. Já agora era melhor porem o Nuno em vez daqueles dois trapalhões estrangeiros. Desses só quando fazem a diferença. o que não é nada o caso.