gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 14 de abril de 2013

Crónica de Fim de Semana – 29 – 2012 / 2013 - I

Crónica de fim de semana relativa à PO01 e dedicada à Fase Final Grupo “A” e Grupo “B”.
PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

Fase Final 

Grupo “A”
Águas Santas 22 – 28 Sporting
SC Horta 25 – 21 ABC
Benfica 30 – 28 FC Porto
 
Numa jornada que englobava um clássico da modalidade, e que terá certamente grande influência na atribuição do título nacional. Com os resultados que se verificaram, também começam a ficar definidos os 3 primeiros lugares, verificando-se (na nossa opinião) um resultado surpresa no SC Horta / ABC, onde a vitória da equipa Insular colocou a mesma a pare do seu adversário na classificação geral. Num encontro de grande equilíbrio nos primeiros 30 minutos, apesar de o ABC comandar maior número de vezes o marcador, o intervalo chegou com uma igualdade a 13 golos. O equilíbrio manteve-se até cerca dos 39 minutos, quando o ABC sofre um parcial de 5/0 até aos 44 minutos, colocando-se o resultado em 21-16 a favor da equipa insular, que nunca mais largou o comando do marcador. Efetuando uma autêntica gestão do resultado. N equipa Insular, mais uma vez o seu veterano jogador Yuriy Kostetsky com 8 golos e inúmeras assistências concretizadas, foi o seu principal elemento, sendo muito bem acompanhado por Tiago Silva (6 golos) e Afonso Almeida (7 golos). No ABC, diga-se desde já com 3 livres de 7 metros não convertidos, o seu elemento mais produtivo foi Miguel Sarmento (7 golos), e Bruno Dias, que quando entrou a substituir e bem Humberto Gomes o fez com uma eficácia de 43%. Na Maia, outro jogo com interesse, pois jogava-se para o 3.º lugar da prova o Águas Santas / Sporting, que terminou com uma aparente folgada vitória leonina. No entanto os 30 minutos iniciais, foram de grande equilíbrio e de algumas alternâncias no marcador, permitindo no entanto que a equipa de Lisboa atinge-se o intervalo a vencer por 14-13. A toada de equilíbrio foi-se mantendo até cercados 50 minutos, com o Sporting a fazer um a parcial de 5/0, colocando o resultado aos 56 minutos em 28-20 a seu favor, aproveitando muito bem a superioridade numérica que teve neste período pela exclusão de Joel Rodrigues e pela desqualificação direta de Marco Sousa. O Numero de falhas técnicas cometidas pela equipa da Maia parece-nos exagerado (21), para o jogo da PO01, e apesar de tudo Eduardo Salgado (5 golos) foi o seu jogador mis esclarecido. Na equipa do Sporting de saudar-se o regresso de Fábio Magalhães aos golos, com 8 golos marcados e de Pedro Solha com 7 golos., mais uma equipa com baixo índice de produtividade nos 7 metros. A Jornada encerrou com o clássico Benfica / FC Porto, onde a equipa lisboeta desta vez se superiorizou aos seus adversários. A Classificação ficou assim ordenada, 1.º Benfica (44 pontos), 2.º FC Porto (42 pontos), 3.º Sporting (37 pontos), 4.º Águas Santas (32 pontos), 5.º SC Horta e ABC (29 pontos).
 
Benfica 30 – 28 FC Porto
 
Luz 2, cheio de público entusiasta, como á muito tempo não se verificava neste recinto, que contou com a presença de muitas figuras da modalidade. Para este jogo estavam reunidas todas as condições para se a assistir a um excelente espetáculo, tínhamos as duas melhores equipas nacionais de momento e uma das melhores duplas nacionais, tudo isto acompanhado pela curiosidade de se verificar como se apresentariam os jogadores regressados da Seleção Nacional. E o público não saiu defraudado, existiu de tudo, equilíbrio, alternâncias no marcador, grandes falhas, maus passes e grandes momentos de andebol. Quando cerca dos 21 minutos o FC Porto vencia por 13-8, muita gente pensou que estava tudo decidido, mas eis que de repente uma alteração no sistema defensivo no Benfica acompanhado por “péssimas” decisões no ataque por parte do FC Porto, levaram os homens do norte a estarem quase 9 minutos sem marcar, sofrendo durante este período u parcial de 6/0, levando a que o intervalo chegasse com uma igualdade a 14 golos. Nos segundos 30 minutos, o Porto voltou a estar grande parte do tempo no comando do marcador, pois aos 51 minutos ainda vencia por 26-25. Uma substituição de Vicente Alamo que até a aqui tinha estado em dia menos bom, foi descansar uns minutos, o que permitiu que no seu regresso estivesse em grande forma, evitando golos praticamente feitos, e garantido desta forma a vitória da sua equipa. No FC Porto Quintana, que substituiu Hugo Laurentino desqualificado aos 53 minutos, não correspondeu ás expectativas, e disso se aproveitou e bem o Benfica, que assumiu em definitivo o comando do marcador cercados 54 minutos. No Benfica destaca-se Cláudio Pedroso (6 golos) e várias assistências para golo, embora o seu melhor marcador tenha sido David tavares (10 golos – mas 7 em 7 metros), sendo muito bem acompanhados por um Tiago Pereira que esteve muito bem 8na nossa opinião). No FC Porto, W. Davyes e Tiago Rocha com 8 golos, foram muito bem acompanhados por Gilberto Duarte com 7 golos, não tiveram desta vez Ricardo Moreira e essencialmente Quintana. Com este resultado o Campeonato fica ao rubro e será certamente decidido na 9.ª Jornada. Dirigiu o encontro a dupla internacional da Madeira Duarte Santos / Ricardo Vieira, que realizaram uma agradável prestação, pois o encontro não foi nada fácil de dirigir com muitos jogadores a teatralizarem as situações, resolvendo-as a contento, tiveram na nossa opinião um critério muito apertado na aplicação do jogo passivo. 
 
Grupo “B”
Belenenses 35 – 24 Camões
Madeira SAD 31- 25 Xico Andebol
Avanca 24 – 23 AC Fafe

Grupo onde o único interesse será em verificar quais são as duas equipas que descerão de divisão, ou melhor quem provavelmente acompanhará o CDE Camões. No Restelo disputou-se mais um Belenenses / Camões, que terminou sem surpresas com a vitória dos homens do Restelo, que ao intervalo já perdiam por 19/13. No Funchal, num dos encontros com maior interesse para este grupo o Madeira SAD / Xico Andebol, com a clara vitória do “depauperado” Madeira SAD, que fazendo uso de grande parte de matéria prima madeirense, comando o sempre o encontro, com Luís Carvalho nas suas redes a efetuar uma soberba exibição (46% de eficácia), muito bem acompanhado por João Mendes e Diogo Gomes com 7 golos, por sua vez Gonçalo Vieira fazendo uso da sua experiencia com 6 golos e ajudou e muito na vitória da equipa do Funchal. No Xico Andebol, apenas Daniel Santos esteve a um nível aceitável, juntamente com Mário Peixoto (5 golos), já que Jaime Barreiros esteve abaixo do desejado. Em Avanca disputou-se o AA Avanca / AC Fafe, em mais um encontro decisivo para a descida de divisão (na nossa opinião), terminou com a difícil vitória dos locais, num encontro onde a equipa de Fafe comando a maior parte do jogo nos primeiros 30 minutos, chegando ao intervalo a vencer por 14/12, com a equipa local a assumir o comando do marcado apenas aos  36 minutos, mas os adversários em mais uma excelente réplica, voltaram o encontro nova recuperação, a AA Avanca apenas assumiu em definitivo o comando do marcado aos 52 minutos (22-21). Tiago Cunha (5 golos) a jogar e fazer jogar e Luís Silva com os seus 48% de eficácia nas redes da AA Avanca foram as suas grandes figuras. No AC Fafe, apenas um destaque para Luís Nunes, que apesar de tudo pode realizar exibições mis positivas. Cada vez mais complicado está a definição das descidas. Classificação ficou assim ordenada, 1.º Madeira SAD (30 pontos), 2.º Belenenses (29 pontos), 3.º AA Avanca (26 Pontos), 4.º AC Fafe e Xico Andebol (24 pontos) e 6.º Camões (18 pontos).
 
O Banhadas Andebol

30 comentários:

Anónimo disse...

Não me digas que agora o Henrique Silva e o Antonio Salvador já são figuras da modalidade.
ADC

Anónimo disse...

Grande jogo, grande arbitragem, grande emoção até ao fim. Muita gente conhecida do andebol, muitas figuras conhecidas onde pontificavam o Luis santos, quase toda a direção da FAP e do Benfica, treinadores da seleção, presidentes de associaçoes regionais e de classe.Foi importante ver que os que mandam (num lado e no outro) souberam emprestar visibilidade ao jogo, marcando presença,cumprindo uma obrigação que lhes está inerente. O andebol está de regresso ao bom caminho e esta paz sabe bem a quem gosta de andebol. Espero que no fim do campeonato o meu Benfica saia campeão, mas nao tenho duvidas nenhumas que da maneira como as coisas estão o andebol já está a ganhar.

Anónimo disse...

Ao anonimo e quem sabe artista da modalidade deve usar oculos que estão a necessitar de grande limpeza, pois além desse dois que por sinal até são figuras da modalidade viste muito pouco, ou conheces pouco ou és apenas um provocador nato, mas um digo-te algumas so para lembrares, Miguel Fernandes, Rolando Freitas, Augusto Silva, Luis Santos, Carlos Silva Jose Anaia, José Coelho , Ana Maria, e muitas mais havia, ams não tenho duvidas és um pequeno provocador, e da minha parte não terás mais nenhuma resposta.

Anónimo disse...

AH, então as figuras da modalidade são, LS e os seus LAMBEBOTAS, entendi.Mas olhe que ele foi para um organismo onde ( dizia ele ) ia endirentar o JAMOR as verbas para os subsidios i o CO.Afinal ganhou JMConstantino e ele ficou a xuxar no dedo.
Figuras da modalidade são o Carlos Silva, o Carlos Costa o Manuel Miguel,o Fernando Silva o dr joão silva, o Carlos Bragança e o S.Barbara.Entendes ò Banhadas.Agora existem fulanos que já vão de fatinho ao andebol, antes
iam de camisa havaiana e o lock era o mesmo.
Já agora queria perguntar duas coisas ao Banhadas:
1º Quem é o camilo qual a Asso. que patricionou e qual o CV que apresentou.
2º As mesmas questões em relação ao B.basto.
Para atalhar caminho afirmo e podemos eszgrimir argumentos em qualquer lugar.
O melhor GR de todos os tempos e melhor colaborador gratuito da modalidade, o jogador mais integro e homem com H grande chama-se Carlos Silva.Não o querer dizer hoje configura a teimosia de atribuir 100 jogos internacionais ao joao gonçalves quando ele jogava pelo SLB em africa.
Já agora propunham o M.Fernandes que tambem é "Boladas na Carola" e não fez os escandalos para o andebol que o Toni fez( Velam "A MARCA" em badajoz.
ADC

Anónimo disse...

Carissimo amigo da modalidade e anónimo da modalidade.
Talvez fosse da minha colocação no Pav.( por detraz da mesa de cronometrista) atraido pela cor de picolho da vestimenta de um dos oficiais.Mas tem razão não vi nem Anaia nem Carlos Silva, mas de verdade lhe digo se estes dois craques estavam junto de você e dos restantes acaros do andebol, deviam estar de maca ou de muletas e foram ao engano.
Só duas coisinhas ( não me provoque mais pois assim terei de chamar o j.mateus para falar das suas capacidades artisticas) primeiro, nunca precisei de usar oculos e a rapaziada do norte não tem medo de nada.Quem nos comer tem de nos cag..... e não estamos contaminados pelos ares da AJUDA.
ADC

Anónimo disse...

Benfica-Porto foi grande jogo com boa arbitragem. Pena a repetição de teatro que, deveria ser mais vezes punido em portugal. No benfica Àlamo esteve incrível! Carneiro e tavares em grande plano. No porto Wilson e Gilberto muito bem, mas Quintana esteve um pouco abaixo do normal, para além de não haver banco. Demasiada juventude que em jogos deste cariz não é utilizada e um Elias que esteve ausente. Pena o pavilhão ainda ter umas cadeiras vazias.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Os suíços referem que a audiência do jogo contra Portugal na Suíça foi de 13.000 acessos ao portal handballtv.ch, o que representa um recorde naquele portal. Outro recorde regista-se nos 3.000 acessos à gravação do mesmo jogo.

Fonte: http://www.handball.ch/de/handball_schweiz

Anónimo disse...

Ao anónimo 14 de Abril de 2013 à0 13:01

GRANDE ARBITRAGEM?, para mim foi mais cagando para a arbitragem.

Se esta arbitragem foi positiva, então não há dúvida que os TRINCAS estão no Top 3 a nível nacional.

Sr Obradovic, as nomeações já estão feita há 4 anos, e mesmo para os anos seguintes vão se manter.

Anónimo disse...

Vocês só me fazem rir.
Com um jogo destes, que teve de tudo em termos de emoção, bom andebol, um pouco de polémica para apimentar e vêm para aqui discutir isto???
Tenham juízo.
Protagonistas são os jogadores, o resto, é conversa.

Anónimo disse...

O Sporting ganhar por seis em águas santas... é nos dias que correm um milagre. Estou parvo. Afinal sempre querem o terceiro lugar...

Anónimo disse...

Nesta jornada fiquei triste ao ver uma equipa como o xico andebol.Ira ser uma pena se o xico descer!

Anónimo disse...

É de salientar a exibição do Tiago Silva no horta. Forca Tiago tu consegues!!

Anónimo disse...

pois, sabemos bem que o Benfica tinha de ganhar este jogo.Solução nomear a dupla maravilha da Madeira que por si só é garantia de sucesso,e como sempre lá estava a SD aplicada ao técnico do Porto. Portanto tudo igual com o patrocínio da FAP e sucursais.Porém pode não chegar...

Anónimo disse...

Não sei onde é que viram uma grande arbitragem no Benfica-Porto, não devem ter visto o mesmo jogo que eu. Mas pronto, são coisas..

Anónimo disse...

BENFICA-porto com esta dupla de gabarolas da madeira o benfica nao perde nenhum jogo com porto, estes senhores so tiveram o que mereceram no restelo a epoca passada, pena nao haver mais equipas com coragem para lhes fazer o mesmo a ver se deixavam de ser gabarolas.
Já agora deixo aqui um reparo vejo que o C.A. esta cheio de dinheiro pois manda dois arbitros de portalegre passar o fim de semana ha horta acompanhados pelo srº Marreiros, o Srº Gil e o Srº manuel Conceicao mais o delegado da fap que ja estava nomeado, sera que esta nomeacao e para promover os srºs arbitros a 1ª categoria e que pelos regolamentos dos arbitros estes senhores nao podiam apitar po1 nao é srº presidente da APAOMA ( será que ainda ha APAOMA), pois este senhor que da pelo nome de trinca tb nao pode fazer mito se nao nunca mais vai ao katar com a seleçao

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista dos jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstos entre 15 e 21 Abril 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/04/lista-de-transmissoes-entre-15-e-21.html

Anónimo disse...

Não me digam que o Joel foi outra expulso, coitado sempre vítima de arbitragens sem qualidade.

Anónimo disse...

Mais um grande jogo em Avanca: público, duas equipas a procurar jogar para ganhar e boa arbitragem sem querer ser dona do jogo.
Parabéns aos protagonistas. Boa nota para a transmissão, dando a palavra a Nuno Santos no final, que mostrou grande desportivismo.
Avanca está mais perto, mas ainda haverá surpresas por aí noutros resultados, por isso tudo em aberto...
Espetáculo mais interessante este grupo B onde todos podem ainda descer do que o grupo A onde por mais que se jogue tudo se resume a Porto-Benfica e Benfica-Porto...

Anónimo disse...

Se é verdade da delegação em passeio dos responsaveis do Conselho de Arbitragem(CA) aos Açores e logo 3 mais os arbitros só nao se entende até porque o jogo nao tinha nenhuma transcendencia a não ser cumprir calendario, mas que estavam , estavam?
As atitudes ficam para quem as toma, mas o dinheiro é do povo atraves dos seus impostos?
Será que o Presidente da Direcção da FAP sabe ou é indiferente?
Caro Antonio Marreiros, bo msenso precisa-se...
Rogerio

Anónimo disse...

No futebol é habitual o porto ser benefeciado e mesmo depois da escandaleira de serem apanhados, o regabofe continua com os mesmos dirigentes a governar o clube. Chamo a atenção é para as movimentações do benfica que até já tenta controlar tudo em juvenis e juniores inclusivé. O tal homem do apito que apareceu na benfica tv, continua o seu périplo pelos pavilhões. Na última vez que assistiu ao sporting-benfica em juniores, parece que nos instantes finais aconteceram falhas de memóris a um árbitro, ou enfim! baralhou as regras... E o que é certo, é que o benfica conseguiu empatar, pasme-se! Esta dupla da madeira acaba de apitar sem grandes escandalos, mas pra encobrir o quê?... e quem?!
Já agora era prudente que certos homens de apito, pena não serem do apito, não escreverem certas coisas em redes sociais! E mais não digo...

Anónimo disse...

O Porto tem tres bons jogadores enquanto o Benfica tem grande equipa e banco. Desta vez pareceu-me que a arbitragem esteve assim assim, só que faltou coragem pra apitar contra o Porto. Lá vai ser o bonito, vai valer tudo.

Anónimo disse...

Quero ver se agora o ranhoso do treinador do Fernanda Carolina e Pinto fcp é castigado devido ao que declarou aos jornais. Estiveram a ganhar por cinco só que vivem de dois jogadores que não esiveram bem. O Elias e o puto Rola fizeram-me rir. Ridículo. Tal como no futebol, hóquei e antigamente no basket, quando perdem é o choradinho habitual das arbitragens. Desculpem-nos. Aliás agora no basket eles fecharam a secção e nem pagaram aos atletas, isto depois de terem chantageado a federação. Os métodos por ali são sempre os mesmos. Por alguma razão são o clube mais odiaado do país, segundo várias sondagens.

Anónimo disse...

Federação e Conselho de Arbitragem.
Dois casos de desespero.
Manuel da Conceição pire-se caramba.
Está a levar o Cajó ao colo? O homem não percebe porra nenhuma daquilo.
Marreiros vai lá para os telefones que é o que está a dar.
Henrique Silva já dominas a Federação ou estás ainda a preparar o tapete ao Ulisses?

Anónimo disse...

È triste que no Benfica nunca se fale em arbitragens. Tem de haver alguém dirigente que comente, pois está bom de ver que o treinador do porto, já está a preparar o jogo lá. Estas lamúrias são como a contra-informação nas guerras, pretendendo chantagem emocional. Todos sabemos o que aconteceu o ano passado, não somos parvos e, temos boa memória. Se fôr preciso digo-vos um jogo onde desta mesma dupla que apitou, vocês não se queixaram...
Só vi dois jogadores a jogar e que tinham lugar na nossa equipa, o Wilson Davies e o Gilberto. De resto os guarda-redes estiveram mal sobretudo o cubano. O Pivot é um fingido que, atira-se para o chão vezes sem conta. Reconheço que o melhor jogador na ponta o Ricardo, se calhar não estava bem mas, na outra ponta o Elias António é muito pobre e limitado. Quanto aos juniores nem todos juntos fazem um. Talvez o Ramos tenha futuro como relatador, pelo menos passou o tempo todo a manifestar-se.

Anónimo disse...

Pelas nomeações deste fds o Cajó deve ter dormido pouco por tanto pensar:

- Como é que ponho nos melhores jogos os bons do momento(que devem ser muitos????), os que cá me puseram e os amigalhaços.

Como não chegou aquilo que queria por falta de capacidade mental, trilhou o caminho mais fácil:

-Deixa me fffff mas é os que eu não gosto.....

E assim foi mais um catitulo.

Para a semana vai ter que pensar no mesmo.

Anónimo disse...

Que gracinha do destino este fim de semana haver derby sporting-benfica em andebol na sexta á noite. Sábado em futsal e no domingo em futebol. Esperemos que no andebol haja bom senso, e no ano vindouro não se comprem estrelas apagadas vindas do estrangeiro. Façam como no futebol, apostando na formação. Será que se um destes putos errasse, continuavam a pô-lo em jogo? Parece-me que o narigudo Rudovic já enterrou a equipa vezes demais. O Romeno nem joga e decerto que ficaria mais barato, um Portuga que tivesse mão esquerda. Talvez o Eduardo Salgado. Na ponta temos o melhor do futuro o P. Portela que, na seleção está tapado pelo Tavares e Ricardo Moreira dos nossos rivais. Quero um SPORTING que jogue pró título e não só contra os rivais benfica e porto, pois sabe-me a pouco. Alguém sabe informar-me se Sérgio, Nuno e Luís Oliveira continuam? Deus queira daqui a uns anos vão dar que falar.

Anónimo disse...

Deveria sêr observador e delegado quem acima de tudo deixasse de ter ligações aos clubes. Que fosse independente. Não se admite que quem foi péssimo como árbitro e por vezes demasiado sujo, na troca de favores acedesse a essas funções. Há uma certa personalidade que vi não ter, categoris e nem sequer pedagogia para apitar miúdos e, espanto meu anda a calcorrear pelos pavilhões. A fazer exactamente o quê? Dado ter muitos cabelos brancos e já possuír uma calvicie avançada, não queria faltar-lhe ao re
speito. Largue isso para quem sabe mais e é mais competente, e deixe de defender o seu SLBenfica. caramba! Podia ao menos não aparecer na tv do clube, vá lá! Ainda por cima em conversas de amigos, defende apesar da aparente descrição o mesmo clube. Eu queria acreditar que vocemessê é honesto!

Anónimo disse...

Parabens Joel por mais uma expulsão. Não tomas geito. Quantas é que deves, uuuui! Vais continuar assim. È a tua imagem de rapazola traquinas. Podias ir mais longe mas está-te na massa do sangue. Mas como tu há mais, embora tu, talvez sejas o que mais se evidencia. Pela negativa e sempre. O nosso Àguas não merecia. Atenção dirigentes.

Anónimo disse...

O que saltou á vista no benfica-porto foi que os azuis e brancos estiveram a ganhar por cinco. O problema é manter o mesmo ritmo. De repente notou-se que gilberto esteve uns furos abaixo e igualmente os guarda-redes. O benfica veio ao de cima precisamente por estar bem e possuír mais variedade. O porto não devia ter deixado sair jogadores importantes e de classe como dario. Não percebo para quê tanto junior no banco, sendo uns fracos e outros imaturos para o andamento em andebol 1. Há casos por explicar como relvas, hugo santos e outros, que agora foram emprestados. Apostas que desaparecem de repente e não se compreende o porquê. Feia a pressão feita sobre os árbitros, preparando o jogo em casa, mas verdade seja dita esse método resulta quase sempre.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.