gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Crónica de Fim de Semana no Feminino 25 – Play OFF

Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino. 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos 

Play Off - 1/2 Final
1.ª Mão
Juventude Lis 25- 28 Alavarium
João Barros 29 - 23 Madeira SAD

2.ª Mão
Alavarium 31 - 25 Juventude Lis
Madeira SAD 29 – 22 João Barros

3.ª Mão - Se Necessário
Madeira SAD 22 – 23 João Barros

5/8 - Lugar
1.ª Mão
Maiastars 30 -
33 JAC-Alcanena
Colégio Gaia 31 - 31 CS Madeira

2.ª Mão
JAC-Alcanena 36 – 28 Maiastars
CS Madeira 23 –
29 Colégio Gaia

Grupo "B"
4.ª Jornada
Passos Manuel 28 – 34 Santa Joana
Juventude Ma 13 – 24 CA Leça

E o escândalo aconteceu no Funchal! O Madeira Sad diz adeus à revalidação do título e, pela primeira vez na última década, não fica nos 2 primeiros lugares do campeonato. O Colégio João de Barros foi o carrasco das madeirenses e assegura também, desde já, a melhor classificação da sua história. A toda poderosa equipa madeirense cai inesperadamente e o país andebolístico está surpreso. O Colégio João de Barros irá defrontar na final o Alavarium que continua imparável. Mas comecemos pela grande surpresa do ano.
 
O Colégio João de Barros partia com uma vitória de avanço para este fim-de-semana mas sabia que no Funchal seria muito difícil triunfar. E no Sábado sentiu isso na pele. O Madeira Sad contou com o regresso de Mónica Soares (não tinha jogado no primeiro jogo por lesão) e dominou o encontro do princípio ao fim, com Mónica Soares e Ana Correia em bom plano mas, sobretudo, com uma defesa a roçar a perfeição que neutralizou por completo o ataque do Colégio João de Barros, muito bem alicerçada na excelente exibição da sua Guarda-redes. Foi um jogo sem história tal a supremacia das madeirenses desde o primeiro minuto, perante um Colégio João de Barros que tentava reagir mas as suas jogadoras estiveram desastradas na finalização e só Maria Pereira esteve ao seu melhor nível. A supremacia das campeãs nacionais foi tao grande que parecia inevitável que, no dia seguinte, a Sad vencesse a passasse à final. Puro engano.
 
Mas, curiosamente, no Domingo, o jogo começou de novo com esse domínio claro do Madeira Sad que rapidamente alcançou uma vantagem de 5 golos. Parecia tudo a correr dentro das previsões e poucos acreditavam que a Sad não chegasse à final. Mas o Colégio João de Barros conseguiu dar a volta ao marcador num jogo impróprio para cardíacos, recheado de faltas atacantes e violações da regra dos apoios, fruto da tensão do momento. O Colégio João de Barros teve o mérito de acreditar sempre, teve uma Dulce Pina que é o grande motor desta equipa e cuja sua presença na formação de Paulo Félix fez acreditar que é possível voos mais altos. O golo marcado em cima do apito final, com menos 2 jogadoras, mostra bem a sua crença. O treinador do Colégio João de Barros está de parabéns, pois montou um esquema defensivo muito bem adaptado ao ataque madeirense e que causou bastantes problemas e a equipa conseguiu parar o contra-ataque madeirense, fator decisivo para este desfecho. O Colégio João de Barros chega assim, motivadíssimo, à final e tem uma grande oportunidade para a vencer pois achamos que pode ser uma final muito equilibrada. Quanto ao Madeira Sad, teve na primeira parte uma Mónica Soares em bom momento, mas depois perdeu o gás. E a desqualificação de Isabel Góis não veio ajudar pois Catarina Oliveira não esteve feliz na baliza. Mas é impensável como uma equipa com tanta experiência deixa escapar uma vantagem tão grande na sua própria casa num jogo de decisão. E nós que tanto elogiámos Renata Tavares ao longo desta época, não podemos deixar de dizer que é incompreensível que, a 5 segundos do final, a experiente jogadora tentasse sacar uma falta do atacante, em vez de parar Dulce Pina. Um erro que custou um campeonato. Veremos qual o futuro do Madeira Sad, já que as dificuldades de manutenção do projeto já eram grandes.
 
Em Aveiro, o Alavarium soma e segue. Em apenas 15 minutos, a equipa de Aveiro já liderava por 12-2. É verdade que a qualidade do seu ataque e o ritmo do seu contra-ataque são as características que ficam mais na cabeça de quem vê esta equipa a jogar mas há que dar mérito a Ulisses Pereira por ter o arrojo de defender durante uma parte inteira uma defesa homem a homem que quase só vemos ser utilizada nos escalões de infantis. É a grande inovação táctica deste campeonato e a Juve Lis, apesar de já ter defrontado o Alavarium por 3 vezes esta época, não se conseguiu adaptar a esta defesa e esteve desastrada. Na segunda parte, com uma Inês Silva a aparecer em bom plano, a Juve atenuou os estragos mas mostrou muito pouco para uma equipa que chega a umas meias-finais desta competição. Defensivamente, a Juve nunca conseguiu travar Cláudia Correia que fez uma grande exibição e teve pela frente uma Diana Roque que é a Guarda-redes em melhor forma do nosso campeonato. O Alavarium chega à final do campeonato, com apenas uma derrota em toda a época e com a moral em alta e parece-nos normal que agora ambicione o título nacional.
 
Na luta pelos restantes lugares, o JAC assegurou um lugar entre os 6 primeiros ao vencer, de novo, o Maiastars depois de já ter vencido a primeira mão. E a vitória foi convincente mostrando que, nos dias de hoje, o JAC está muito acima do que vale a equipa da Maia. E desta vez, ao contrário do que é habitual, não foi Patrícia Rodrigues que fez a diferença. Neuza Valente confirmou a sua boa forma, Vanessa Oliveira que há muito não vinha jogando bem, voltou às boas exibições e o “?joker” foi Inês Luís que fez um excelente jogo. O Maiastars teve em Olinda Leal, como habitual, a sua figura de referência e Ana Sampaio que vem subindo de produção. O grande problema do Maiastars foi não ter conseguido saber adaptar o seu sistema defensivo ao jogo do Jac, sendo a sua defesa muito permissiva. O Maiastars vai discutir agora o 7º/8º lugar, enquanto o Jac discute o 5º/6º, o que está em linha com o que as duas equipas fizeram na fase regular.
 
O Colégio de Gaia arrancou uma surpreendente vitória em casa do Sports Madeira. Depois do empate em gaia, esperava-se que as madeirenses vencessem e assegurassem um lugar entre as 6 primeiras mas tal não sucedeu. A segunda parte do Sports foi, provavelmente, a pior de toda a época e só Sara Gonçalves esteve ao seu nível. Quando se esperava que depois de uma primeira parte equilibrada, na segunda parte, as madeirenses marcassem o ritmo do encontro, o que se viu foi uma série interminável de falhas técnicas que a experiente equipa do Colégio de Gaia aproveitou muito bem. Helena Soares voltou a mostrar porque é uma das melhores pivots portuguesas muito bem acompanhada pro Vanessa Silva mas foi a boa atitude defensiva que permitiu ao Colégio de Gaia vencer e assegurar o 5º ou 6º lugar. E como é estranho que um lugar destes, nos dias de hoje, já pareça um lugar que deixa felizes jogadoras e responsáveis do Colégio de Gaia.
 
Na luta pela manutenção, o Cale alcançou uma importante vitória sobre uma Juve Mar que entrou em ritmo de passeio, depois de ter assegurado a manutenção na passada semana. É por isso normal que a equipa esteja em ritmo de descompressão e que Paulo Martins aproveite para rodar toda a equipa. O que estamos curiosos é para saber se vai manter essa ideia nos restantes 2 jogos, já que a Juve Mar pode desempenhar um papel decisivo nas contas para a manutenção, apesar de já estar a salvo. Quem não tem culpa desta situação é o Cale que aproveitou muito bem e jogou, defensivamente, com intensidade máxima, conseguindo parar o ataque da Juve Mar. E este é um dos aspectos que tem faltado á equipa leceira este ano. No ataque, Ana Paula Costa foi resolvendo e Catarina Carneiro que, depois de um início de época promissor, tem andado apagada, esteve em bom plano. O Cale vence pela primeira vez nesta fase final e vai agora defrontar os seus 2 adversários diretos pela manutenção. O próximo jogo, diante do Santa Joana, será escaldante.
 
Em jogo entre aflitos, o Santa Joana foi obter uma excelente vitória em Lisboa, diante do Passos Manuel e confirmou o bom momento que atravessa. Marlene Pinto esteve imparável, com Rute Santos e Ana Carvalho a mostrarem o bom momento que atravessam. A equipa está muito confiante e acredita que pode salvar-se, já que venceu 3 dos 4 jogos desta fase final. O Passos Manuel continua a fazer uma péssima fase final e perdeu a oportunidade de ficar em excelente posição para a manutenção. A equipa perdeu agressividade defensiva e nem mais um bom jogo de Cátia Santos salvou a equipa. Algo aconteceu para que uma equipa que estava transfigurada na segunda volta do campeonato, criando muitas dificuldades com a sua agressividade defensiva seja agora presa fácil para os seus adversários. O Passos pode ainda salvar-se mas a situação já esteve mais favorável.
 
Para a semana, inicia-se a final do campeonato. Teremos, de certeza, um novo campeão nacional, o que nos parece uma lufada de ar fresco para o andebol feminino em Portugal. Alavarium ou Colégio João de Barros? Em breve teremos a resposta num dos mais equilibrados campeonatos dos últimos anos.
 
Críticos Femininos

24 comentários:

Anónimo disse...

Alguém não viu o mesmo jogo que eu...ninguém tentou sacar atacante à Dulce...ela fugiu nas costas da Claudia Aguiar e rematou sem oposição já na ponta esquerda...e a Catarina Oliveira entrou muito bem nogo, apenas tendo falhado 1 ou 2 passes...o jogo não foi perdido no fim, mas em toda a 2ª parte! Informem-se antes de quererem arranjar comentários tristes e "personalizados"!!!

Anónimo disse...

Alguém não viu o mesmo jogo que eu...ninguém tentou sacar atacante à Dulce...ela fugiu nas costas da Claudia Aguiar e rematou sem oposição já na ponta esquerda...e a Catarina Oliveira entrou muito bem nogo, apenas tendo falhado 1 ou 2 passes...o jogo não foi perdido no fim, mas em toda a 2ª parte! Informem-se antes de quererem arranjar comentários tristes e "personalizados"!!!

Anónimo disse...

a culpa é de willy, andou estes anos a proteger o amiguinho, agora paga o andebol da madeira.

Anónimo disse...

13 golos juvmar? Desaprenderam como se joga andebol?
No minimo estranho

Anónimo disse...

E não é que passou mesmo um terramoto na Madeira? até foi bom que isso tenha acontecido, talvez a prendam a ser mais humildes e não andarem com o rei na barriga achando que são bem melhores que os outros... viu-se a falta de desportivismo e fairplay das meninas, que no final do jogo com o João de barros praticamente abandonaram o campo. Aposto que se tivessem ganho, o João de barros desejaria boa sorte... Enfim,e assim caiu a arrogância. Só tenho pena que, com isto é bem provável que uma grande equipa acabe, o andebol português aprendeu muito e irá ressentir-se com a sua ausência caso aconteça! Nem tudo está perdido, ainda têm uma taça para conquistar.Até pk acho que o sr.Ulisses Pereira está bem mais focado no jogo de Sábado do que propriamente numa taça.Mas das meninas de Aveiro já se pode esperar tudo, estão a viver um sonho. BOA SORTE A TODOS.

Anónimo disse...

final de jogo na madeira e parecia uma festa, muita gente contente. o vitinha a beber cerveja, outros psedo treinadores a iluminar inteligencia, a chantrona da associação feliz. correr com essa gente do andebol.

Anónimo disse...

Vejam o vídeo e a Renata está mesmo colada à Dulce, nas costas e nem a tenta parar. Fica a ver se saca atacante. Quem a está a defender só pode ser amiga dela. Ela é uma grande jogadora mas cometeu um erro fatal!

Anónimo disse...

no domingo a vantagem nunca foi tão evidente por parte do Madeira sad. 4 bolas nenhuma vantagem traz em termos de andebol. agora a 10 segundos do fim com mais duas jogadoras é inademissivel que jogadoras com tanta experiência deixem fugir o empate. muitas vezes o ego sobrepõe-se ao colectivo e e elas tiveram medo de ser desqualificadas a pensar que não poderiam jogar no prolongamento por isso foram tão passivas. mas ainda bem para o andebol feminino que surge uma equipa que nunca teve oportunidade de ser campeã nacional. saudações desportivas

Anónimo disse...

Pois devem ter desaprendido! LOOOOL Ganham na taça de Portugal ao Alcanena e em Alcanena e num curto espaço de tempo de apenas uns dias, perdem contra o CALE que é uma equipa fortíssima(ironia) e em casa, ou seja, só quem é burro não tem nada na cabeça é que não acha esta situação estranha! Juve Mar já não tem nada a perder e mesmo sabendo que o Cale jogou com 9, a manutenção já está assegurada! Agora vocês, lutem, lutem, e levem os vossos outros "dois jogadores" para o jogo contra o Santa Joana, senão, ADEUS PRIMEIRA DIVISÃO! Coitaditos! :)

Anónimo disse...

Acho que o Pres, do Beira-mar e do Olivais e Moscavide fizeram um pato de não agressão e passou de repente a haver auto censura neste espaço.
Antes havia o espirito do ENDO e JUVENDO.
Agora o espirito é mais de Comand de Bandeira da MocidadePortuguesa.
Então agora perguntar pela auditoria à "BOCARRA" do TORRES é tema proibido?
Porquê?Por quem?Quais as contrapartidas?
Por favor façam um upgrade às vossas atitudes na modalidade.
Estão a ficar muito mal na foto modalidade.
Cuidado
Não é uma ameaça, mas sim um mero aviso.
Se aparecerem comentários à minha veia artística, ou ao fato de não ter passado na cadeira de oftalmologia, começo a fazer perguntas incomodas.
BAI

J. P. R. Domingos disse...

Finalmente a SAD perde o jogo!
Já não podia com a arrogância daquela equipa!
Renata, Bebiana, Ana Andrade... gente que fala muito e joga pouco!

Fiquei com pena das jogadoras mais novas, pois andam com um papel muito importante dentro de uma equipa sénior!

Aliás antigamente parecia uma equipa de Veteranas, ou melhor, clube das amigas do Prof. Filipe Calado. Sim que haviam atletas que nem lugar nas juvenis tinham, p.e. Cristina Gomes com os seus 88Kg.

Apostou a vida toda enquanto treinador da SAD, nas mesmas jogadoras de noite e de dia e agora quem está lá que arranje dinheiro (QUE NÃO EXISTE) e jogadoras com nível de qualidade.

Para mim, no fim desta época, já podiam ir para casa jogadoras como Ana Andrade (sempre lesionada, só para lembrar que o Madeira SAD é um clube de Andebol e não um hospital), Andreia Andrade (A mesma história), Ana Correia (Parece que após tanto tempo na SAD ainda não sabe o que é jogar Andebol), Márcia Abreu (Não tem qualidade para estar no plantel) e o treinador o Duarte Freitas, que ainda tem um fio de jogo dos anos 90.

Resumindo, é demasiado mau para poderem ganhar algum campeonato.

Parabéns ao Colégio João de Barros pelo jogo que fez e pelas belas jogadoras que tem Maria Pereira (muito gira), Helena Corro (MMmmmm) e ao treinador que fez um excelente trabalho, mesmo sem dar treinos! HEHEHEHEHE

Anónimo disse...

Quem é o tontalhão que escreveu a 29 de Abril às 19:13??? Arrogância??? As atletas estavam chateadas (ninguém gosta de perder) e ficaram num canto. Mas cumprimentaram as adversárias, uma a uma...e não são nem nunca foram arrogantes e nunca tiveram o rei na barriga. Isto só pode vir de algum madeirense ressabiado...Correu mal, como praticamente tudo tem corrido este ano...e muito têm feito quando os treinos são feitos basicamente com 2 Guarda Redes e 6 ou 7 atletas de campo. Ou tra equipa qualquer nas mesmas condições, teria ficado nos lugares de baixo! Falam falam, mas apenas porque têm dor de cotovelo e pura e simplesmente, não gostam de algumas pessoas. Guardem os odios pessoais e sejam realistas. Gostem ou não, o Madeira Sad elevou o nome desta ilha, bem mais que o Sports Madeira ou o Académico, que também o fizeram!!
O Willy é amigo de todos, de certeza...quando ganham são bestas, quando perdem são bestas...só mentalidade mesquinha mesmo!!!
Força miúdas, ainda têm a Taça para ganhar!!

Anónimo disse...

AI MEU DEUS...tanto ressabiado e com ódios de estimação...oh gente da minha terra, tratem dos vossos problemas psicologicos...pela saude da humanidade!!!
E caso não tenham percebido, um jogo de andebol tem 60 minutos, não 10 segundos!!!

Anónimo disse...

FINAL
ALAVARIUM-COLEGIO JOÃO DE BARROS

Estes comentarios a fragilidade cultural dos seus autores, todos estao insatisfeitos, todos querem que o andebol das ilhas desapareça e depois lamenta-se do futuro. Tenham juizo....
A Madeira não é obrigada a ganhar todos os abnos, assim como é salutar o esforço dos repsonsaveis do Alavarium tentarem ganhar o primerio titulo Nacional com um plantel sério mas o melhor de todos é o seu Treinador Ulisses Pereira com um presença positiva nos treinos e jogos e boas aquisições no momento possivel permitindo melhorar o plantel, vai permitir que um pequeno Clube chegam ao titulo.
AO COLÉGIO JOÃO DE BARROS QUE TAMBEM CHEGOU PELA PRIMEIRA VEZ Á FINAL E PODERÁ CONTRARIAR AQUILO QUE TODOS PENSAM A VITÓRIA DO ALAVARIUM ?.
Seja quem for Campeã merecem os nosso aplausos

Anónimo disse...

A Sad elevou o nome da ilha, é verdade. Deu-nos muitas alegrias. Mas faz algum sentido manter um projecto que nem jogadoras para treinar tem? Acabe-se com isso e faça-se um Sports Madeira forte!

Anónimo disse...

Eu sei que foi o governo regional que deixou de pagar o que estava previsto à sad, mas isto já começou há um ano e meio. Por isso, se eu desculpo a época passada de ficarem a dever quase a época toda às jogadoras, este ano já sabiam que não havia dinheiro, que isto ia correr mal e porque é que prometeram o que não podiam cumprir? Pagaram 2 ou 3 meses antes da época começar a algumas para lhes tapar os olhos e depois nada...

Acho que esta forma de estar tinha que ser penalizada, mais cedo ou mais tarde.

Mfa disse...

É a minha primeira vez que estou escrever no blog pois não concordo com o Sr. Domingos gostaria de perguntar se conhece profundamente as três atletas? será que as conhece para falar das mesmas ou é dor de alguma coisa, será que sabe o que aconteceu a nivel de lesões á Ana e a Andreia para
falar assim das mesmas será que a Renata e a Bebiana são assim tão rascas tomara muitos clubes terem nas suas fileiras o Sr. antes de condenar quem quer que seja deve primeiro fazer um exame de cons -ciencia em vez de atacar as Atletas da SAD.
Cumprimentos MFA

Anónimo disse...



Lamentavelmente a Juv. Mar jogou contra 9...
Ainda gostava de ver a classificação atribuída a arbitragem pelo Delegado que esteve a visionar a dupla de pitosgas (árbitros) o Raul António Pereira Chamusca e o Adriano Luís Ribeiro Carvalho, que foi lamentável..para não dizer pior...
O jogo foi "duro" e tudo pela permanente falta de sintonia da dupla de arbitragem...
Estes senhores merecem o troféu apito de caco...ou de caca...
A única vez que estiveram bem foi no amarelo ao Vasco...que infelizmente nunca mais aprende a tratar as jogadoras dele com o devido respeito...
O que poderia ser um bonito jogo de andebol com duas belas equipas...terminou com um degradante espectáculo dado pela dupla de arbitragem...
Lamentável...

Anónimo disse...



Lamentavelmente a Juv. Mar jogou contra 9...
Ainda gostava de ver a classificação atribuída a arbitragem pelo Delegado que esteve a visionar a dupla de pitosgas (árbitros) o Raul António Pereira Chamusca e o Adriano Luís Ribeiro Carvalho, que foi lamentável..para não dizer pior...
O jogo foi "duro" e tudo pela permanente falta de sintonia da dupla de arbitragem...
Estes senhores merecem o troféu apito de caco...ou de caca...
A única vez que estiveram bem foi no amarelo ao Vasco...que infelizmente nunca mais aprende a tratar as jogadoras dele com o devido respeito...
O que poderia ser um bonito jogo de andebol com duas belas equipas...terminou com um degradante espectáculo dado pela dupla de arbitragem...
Lamentável...

Anónimo disse...

afinal quantas equipas descem de divisão? descem duas directas ou há liguilha?

Anónimo disse...

ó Sr Domingos o senhor é mais um frustrado do Andebol Português só pode, ou então e mais um iluminado que fala sem conhecimento de causa.
É por causa de pessoas como o senhor que o andebol feminino anda nas RUAS da amargura. Faca um favor ao andebol Feminino Português esqueça que esta modalidade existe.
Pare de falar de Atletas que são 100 % profissionais e que se dedicam como pouca gente ao Andebol.

P.S. Viva o andebol

Cumprimentos

Anónimo disse...

Descem duas directas. Se a Sad acabar desce só uma...

Anónimo disse...

Ninguem fala do coach da SAD!! Fantástico na orientação, melhor ainda nas opções !!! A Renata quase que não jogou!! Parabéns ao Paulo Felix, que deu uma lição de querer e humildade!!!Tenho pena de algumas jogadoras da SAD que mereciam outro treinador!!!

Anónimo disse...

Difícil para os lados da Madeira, falta treinadores, Freitas limitado, Vítor animador de miúdas, ainda tem aquela a Fernandes,muito inexperiente já falhou muitas vezes nas seleções. Sempre que apareceram treinadores com qualidade aqui no Continente como o Florêncio, ou o Donner os títulos falham lá para as Madeiras, Paulo Félix e Ulisses são grandes treinadores.
Apostem no Donner ou no Galambas.