gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

terça-feira, 30 de julho de 2013

Planeamento Desportivo – Época 2013/2014 – II

Os Participantes nas Provas Nacionais Fixas - Época 2013/2014
 
Na continuidade do anterior artigo sobre o tema, hoje voltaremos a falar a PO04 e iremos abordar a PO06, utilizando mais uma os dados divulgados pela FAP, através dos Comunicado Oficial n.º 89 da época finda e especial do Comunicado Oficial n.º 2 da presente Época e que indica quais os participantes com direito desportivo e a inscreverem-se, e portanto qualificados, (pensamos nós) para a disputa das provas em referência na Época 2013/2014.
 
Dizer, que já existem os respectivos Regulamentos Específicos é de inteira justiça, destacar.
 
Respeitando as datas referidas nos respectivos CO, apenas poder-se-á ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-13.
 
PO4 – Campeonato Nacional Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
Conforme já afirmámos, mantiveram-se (mal) as alterações na fórmula de disputa, que foram um profundo retrocesso (no nosso entender).
 
Esta época, efetuou-se um ajustamento na sua forma de disputa na Fase Final, terminando as concentrações, e passando-se a uma Fase Final a ser disputada em 2 voltas no sistema de Todos Contra Todos. Aqui sim se iniciará o verdadeiro Campeonato Nacional. Mas meus senhores também acabou o economicismo.
 
 Na primeira fase iremos continuar a ter os já célebres resultados disparatados (esperamos que em menor quantidade). 
 
Caso curioso, é das poucas provas onde não estão previstas equipas suplentes, e se houver falhas nas inscrições como será???
 
Face ao número participantes, e conforme está indicado no Regulamento especifico da prova a Zona Norte irá ter 12 clubes, e a Zona Sol 10 clubes, mas face ao numero de descidas previstas, poder-se-á concluir que na próxima época ambas as zonas terão apenas 10 clubes cada, o que já poderá ser um sinal mais positivo, se entretanto, não existirem mais invenções.
 
No entanto uma situação permanece estranha, (no nosso entender), mantêm a PO05 como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Uma novidade no Regulamento Especifico desta prova e que o número de subidas previstas é um valor máximo, significa no nosso entender que ainda ninguém sabe o vai acontecer e é pena…Basta para tal ver o Comunicado Oficial n.º 14 desta época (Alentejo e Algarve sem equipas é uma tristeza)
 
PO6 – Campeonato Nacional Juvenis Masculinos 1.º Divisão
Nesta prova a existência do Regulamento Especifico permitiu-nos uma avaliação mais apropriada, no entanto tem para já uma virtude a fase intermédia apura duas equipas para a fase final
 
Mantem a sua forma de disputa e pensamos que bem, ao ser disputada em quatro (4) zonas , será uma prova certamente muito mais económica não só para os clubes como certamente para a Federação. Felizmente que o número par de clubes 40, vai permitir uma 1:ª fase com todas as zonas equilibradas (10 equipas em 4 Zonas). Mas uma vez se estranha a existência de equipas suplentes…
 
Acabaram-se aqueles cruzamentos um pouco “estapafúrdios” que existiam e passa-se diretamente a uma segunda fase com apenas 2 zonas de 6 equipas (3 apuradas em cada zona na 1.ª Fase). A Fase final será disputada pelo 1.º de cada Zona, mas o 2 primeiros da zona intermédia (mais uma concentração), onde participam, além dos segundos classificados das duas zonas da 2.ª Fase o Representante da Madeira e dos Açores (atual Campeão Nacional da 2.ª Divisão).

Falta ainda esclarecer o motivo porque algumas das equipas que desceram de divisão, voltam a estar enquadradas na prova. Existem ainda outras situações verdadeiramente anómalas, por exemplo, qual o motivo de equipas que não se classificaram nos 4 primeiros lugares estão encontram enquadradas na prova. Pensamos que um esclarecimento não seria descabido. Mas será que vai existir…

A história da confusão e da coabitação numa mesma prova de equipas “A” e “B”. Apenas foi esclarecida para a 1.ª Fase da prova, onde terão sempre de se situar em zonas diferentes, nós perguntamos e depois, como é???
 
O Analista

10 comentários:

Anónimo disse...

Confirma-se que na zona Norte algumas equipas que desceram foram convidadas a permanecer na 1ª Divisão?

Anónimo disse...

E seniores femininos - vão haver todas as equipas da 1ª divisão?

Anónimo disse...

o mais engraçado que ainda nao foi feito uma post aqui
é sobre trasnferencias?
sera que as equipas grandes vao pagar os tais 250 euros por ano de formação?

Anónimo disse...

Só uma breve questão que peço a alguém que me a solicite:

Ainda está em vigor o limite de estrangeiros a poderem ser inscritos pelas equipas da 1º Divisão? E qual é esse limite?

Obrigado

Anónimo disse...

Eu entendo que o campeonato de juniores deveria o mais cara de todos, para ver se os clubes se deixavam de fazer de conta e colocavam os jovens a jogar nas equipas seniores! Haja coragem e terminem com o escalão de formação aos 18 anos! Vemos clubes como o Benfica, Porto e Sporting a queimar jogadores que podiam estar nos seniores de outras equipas e andam a pastar até aos 21 anos num campeonato de m... Se os clubes podem ter equipas B nos seniores que custam tanto como participar num campeonato de juniores porque insistem nos juniores?

Anónimo disse...

No feminino o Santa Joana conseguirá jogar na 1ª Divisão, com a desistência do Sports Madeira......

Anónimo disse...

Nos juniores a sencsaçõ da época é a saída do guarda-redes Jorge Pereira do Aguas para o Ginásio, Após a sua brilhante actuação no Maia Cup alguém deve ter ficado com uma certa azia.

Anónimo disse...

Por causa de senhores como manuel moreira é que a arbitragem anda pelo lixo.

cesar e dani a frente de eurico e ivan?lool, so mesmo em portugal

Anónimo disse...

" A GRANDE SENSAÇÃO DA ÈPOCA ....."
Já sentíamos falta dos aziados a escrever sobre o Aguas Santas , ou então falta da auto promoção gratuita .
Boa sorte para a grande promessa .

Anónimo disse...

Diria que já sentíamos a falta do defensor ofical, ou devo charmar-lhe outra coisa, do Aguas Santas.
Quando o comentário não agrada lá vem ele de verrobeia em cima esgrimir argumentos em prol da casa.
Não percebo então o atleta, diziam os mais altos dirigentes, a grande aposta do seu clube?
Verdade ou mentira?
Agora que vos deu com os pés já não presta, como diz o povo pimenta no rabo do outros é manteiga.
Boa sorte também para as outras grandes promessas que permanecem no clube.