gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Arbitragem – Classificações - 2012 / 2013

Isto vai de mal a pior, senão vejamos, o CA emitiu em 24-07-13 e publicada no site da FAP em 25-07-13, uma Circular chamada de Encerramento da Época (por vezes a originalidade não ficava mal), a que deu a designação de circular n.º 16, esperamos com toda a sinceridade que não existam mais circulares 16 da presente época, pois se consultarmos o site da FAP, a numeração destas circulares parece um pouco aleatória
 
Mas mais, sendo na realidade uma circular que transmite na sua essência as classificações de final de época dos quadros de arbitragem (ou era assim que deveria traduzir), tem logo no seu ponto 1 (Avaliação), uma autêntica “aberração” , quando diz “… Foi validada a seguinte classificação…”, várias questões se poderão levantar, pois a circular é completamente omissa:
 
Então as classificações foram efetuadas por quem? Visto que o CA só as validou.
Qual foi a entidade que as efetuou? Como? e Porquê?
Será que não existe capacidade direta para a execução desta tarefa?
 
Falando dos valores apresentados, e não indo discutir os nomes e os lugares onde se situam, isso é uma tarefa que deixamos ao critério de cada um.
 
Deve-se destacar pela positiva, que toda a gente foi classificada, não existindo exceções.
 
È uma circular que omite na sua totalidade os critérios utilizados na elaboração das classificações (OK – apenas foram validadas), nomeadamente a indicação dos fatores de avaliação constantes nos pontos 7 e 8 do artigo 42 do Titulo 15), e e os mesmos sofreram ou não alterações.
 
Omite declaradamente quais foram as bolsas constituídas para promoção e despromoção obrigatórias nos termos do artigo 36 do titulo 15, porquê? Será que os nomes que lá teriam de incluir obrigariam a alguns “engulhos”?
 
Como foram cumpridos os Fatores de Avaliação constantes no artigo 44 do Titulo 15, nomeadamente no que respeita ao número de observações?
 
Como é possível, que existam quadros de arbitragem cuja classificação final é inferior ao 50%, e os mesmos continuem a fazer parte dos quadros de arbitragem, pois a circular é completamente omissa, quanto a estes procedimentos.
 
Só por curiosidade, quando será validada pela CA de arbitragem a classificação dos Oficiais de Mesa e dos Delegados, pois também deveria constituir uma sua preocupação. ATUALIZAÇÂO - Foram hoje publicadas as respetivas classificações.
 
Publicamos apenas como referencia apenas a tabela classificativa da Categoria de Nível 4, sem comentários:
A Circular entra depois numa grande habilidade, pois não descreve quem desce efectivamente de categoria, por força das classificações obtidas, informando apenas de quem vai constituir as diversas categorias, (Esta é uma forma habilidosa de esconder quem desce). Informando no ponto 7 (Ocupação de vagas) da Circular que “ será divulgado a constituição dos Grupos de duplas de árbitros por níveis para a época 2013 / 2014 em Comunicado Oficial do Conselho de Arbitragem” Pois conforme já referimos não acompanha a circular uma descrição de quais os candidatos a ocuparem as vagas existentes, nem quais são as vagas. 
 
Ficaremos aguardando os desenvolvimentos, que se deverão seguir a esta circular com alguma curiosidade.
 
O Regras

22 comentários:

Eu disse...

Diz o Banhadas:
«Só por curiosidade, quando será validada pela CA de arbitragem a classificação dos Oficiais de Mesa e dos Delegados, pois também deveria constituir uma sua preocupação»

Creio que a Circular 17 - 12/13 diz tudo.

Outra vergonha do CA da FAP

Anónimo disse...

Como sempre as classificações valem o que valem. Temos de ter em consideração que quem avalia as duplas são pessoas que podem e cometem erros, assim como todos nós. Mas independentemente de tudo isto, quem conhece os meandros da arbitragem sabe bem que "O Amigo do meu Amigo, meu Amigo é!".
Olhemos calmamente e de forma descomprometida para o Conselho de Arbitragem, reflitam e analisem se era de esperar outro tipo de classificações...
A meu ver não!
"O Rei continua a ir nú", mas os subditos continuam a aplaudi-lo, pelo menos enquanto a situação lhes interessa!
Já agora deixem-me colocar uma questão:
"A APAOMA existe, ou continua a servir apenas os interesses de alguns?"
Melhores dias desejo para o Nosso Andebol e principalmente para a Nossa Arbitragem.

Eu disse...

E já repararam nas avaliações indicadas na Circular 16 - 12-13 no que diz respeito aos níveis 3, 2 e 1?
Vergonha atrás de vergonha.
Quem acompanha minimamente as arbitragens percebe porquê.

Eu disse...

Um pormenor que pretende apenas esclarecer.

Não estarão a confundir Circulares com Comunicados?

Anónimo disse...

Coincidência ou não.
MADEIRA ganha em todas as frentes, excepto no terreno desportivo. Não será pelas férias "à francesa" na Madeira por parte de alguns dos elementos do CA? Coincidência ou não.

Anónimo disse...

Calma foi resolvido o problema da arbitragem,encontrado um filão de grandes artistas senão vejamos: Melhor dupla de arbitros: Madeira,Melhores Observadores: Madeira,Melhores Oficiais de Mesa: Madeira,agora compreende-se tantas viagens,grande Alberto João NÓS PAGAMOS mas os nossos pagamentos ainda não foram feitos,então APAOMA quem voçês defendem?

Anónimo disse...

As boas notas de Cesar/Dani e Alves/Fernandes , não será alheia ao facto de serem a maior parte das vezes avaliados pelo Sr. Manuel Moreira Presidente da AAB... deve ser uma avaliação muito justa....

avé maria disse...

Malta: observador e delegado são uma única figura.

Anónimo disse...

Qem e k avalia os delegados/observadores? Entao eles vao para os jogos e sao delegados ao jogo observam os arbitros e tem nota?

Anónimo disse...

Que vergonha.
Algum tempo atraz um familiar de um dirigente ligado a uma organização castrence quis achincalhar a arbitragem. um atual dirigente saiu a estacada e baniu do meio.
Hoje tenta-se denunciar uma situação similar com um classificador de árbitros, desonesto, e no BANHADAS......sai lápis azul.
Vai bonita a equidade.
Um arbitro fora de atividade.

Anónimo disse...

Estamos a aprender com o futebol...
A corrupção já é feita á descarada!!!

Há mar e mar há ir e voltar disse...

Anónimo de 2 de Agosto de 2013 às 02:22
Os delegados são avaliados por um processo estranho mas que tendo saído do cérebro pequenino do Marreiros diz tudo.
Um teste no início da época e outro a meio da mesma.
Quis a pandilha do Marreiros instituir novos modelos na função agora dupla de delegados/observadores, inventando formas estranhas e duvidosas.
Se olharmos para a classificação dos mesmos, surpreende que delegados sujeitos a suspensões durante a época e outros que pediram dispensas com frequência, estejam à frente de gente que para além do seu real valor, fez todo o trabalho, durante toda a época, e bem.
A suspeita de que Marreiros e os seus capangas passou a ser uma certeza.
Ele diz que manda e não olha a meios para atingir os fins.
E a malta que até é porreira aceita esta golpada, na maior.
Dia 24 lá vão cantando e rindo até Viseu para novo teste.
Seria interessante que o CA da FAP indicasse publicamente os nomes dos convidados. Ou têm alguma coisa a esconder?
Denreo de dias, mais novidades mas nada boas.

só não vê quem não quer disse...

O anónimo de 2 de Agosto de 2013 às 12:12 fala num problema importante.
Sugiro que lhe deem ouvidos porque ele sabe o que diz.
Classificadores de árbitros, não é?
ahahahah

Anónimo disse...

Como é possivel cesar e dani a frente de eurico e ivan?

como é possivel haver arbitros da AAB tao novinhos e tão fraquinhos já no grupo 3 de arbitragem?

Manuel Moreira, andas a trabalhar muito bem nos bastidores

Anónimo disse...

Cuidado, pois para que se saiba, os arbitros não são avaliados por Delegados/Observadores da mesma Associação.

Quando há Delegado/Observador e arbitros da mesma Associação, só é desempenhada a função de Delegado ao jogo, a Observação é meramente informativa e não classificativa.

Anónimo disse...

é possivel da mesma forma que duarte e ricardo + roberto e daniel + ramiro e mario + alberto alves e jorge fernandes

eurico e ivan sao os melhores em portugal basta ver os jogos que fizeram este ano internacionalmente so qe para isso nao estiveram em portugal e se calhar os criterios prejudicaram-os

Anónimo disse...

qem trabalha bem deve ser o goulão veja-se aveiro parecem cogumelos aqelas duplas a saltar lá para cima :)

Um madeirense disse...

O REGRAS é manhoso. Sabe que as classificações são calcuyladas em 5 parametros e que as observações testes escritos e fisicos tem um peso enorme.e também sabe que há diferenças enormes nas notas dos testes e isto é um problema dos arbitros se prepararem melhor pra escritos e fisicos.

Anónimo disse...

SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER DISSE
Acho graça a sua ironia.ah ah ah ah...Tem duvidas?Eu vou fazer um desenho, que você já ouviu falar dezenas vezes.
Com o aproximar do fim da época, num restaurante da Calçada, os faustos do poder decidem uma "GRELHA"de como "DEVEM" ficar "ALINHADOS" os seus meninos.
Depois o Miguel de Vasconcelos "O MAIOR TRAIDOR PORTUGUÊS) conhecido no meio por CAJÓ junta-se com o engº junior e numa folha Excel organizam as nomeações de árbitros , observadores e delegados de molde a que umas vezes o delegado não possa ser observador e vice-versa capeando os interesses do Manuel Moreira ( ou quem o manda)utilizando em ultimo extremo fotocópias de boletins.
O que chama a isto?(CLASSIFICADOR)OFF CORSE IN DIT.
Um arbitro fora de atividade(felizmente)

OH...prapaoma disse...

Anónimo de 3 de Agosto de 2013 às 14:12
Olhe que na prática não é assim.

Anónimo de 4 de Agosto de 2013 às 12:37
Eu explico e dou um exemplo do que se está a passar.
A circular emitida pelo CA da FAP que valida (este termo fica bem) a pontuação dos árbitros, é um pró forma. Porque está tudo cozinhadoao pormenor.
Só assim se percebe, entre outras coisas, a classificação do António e do Tiago, dos piores elementos na actualidade (estou a ser benévolo).
Em todas as validações estão a ser vioentados os bons costumes.
Por exemplo com os delegados/observadores e oficiais de mesa.
Como aceitar que elementos faltosos, outros que foram suspensos e ainda outros que pediram dispensas, estejam à frente de outros que fizeram uma época inteira imaculada?

Há mais, muito mais, mas vamos devagar. Os trunfos têm que ser guardados para a altura certa.

Marreiros, Cajós, Conceições e mais dois verbos de encher têm os dias contados.
Digo eu que não percebo nada disto.

Um Adepto ainda mais Triste com o Banhadas disse...

Parece que a censura também já chegou aqui ao Banhadas... Não sabia que a ideias e os comentários sem ofensas pessoais e/ou insultos também eram riscados pelo lápis da censura. Será que passamos a ter um novo autor do Blog? Que entretanto passou a desempenhar outras funções que interferem com as suas opiniões pessoais; que passou a ter de deixar de as ter... Passe a redundância...

A censura era criticada por isso não pode ser aplicada...

Mas ao que parece nem todos os comentários são socialmente aceites pelo banhadas...

É lamentável que recuemos no tempo e em que a liberdade de expressão e a crítica construtiva passe a ser ofensiva e redundante..

Porque o meu comentário foi recebido. Só não foi aceite a sua publicação? Tocava em demasiadas feridas. É pena... que nem todos os agentes da modalidade tenham acesso à informação.

O CA no seu Pior disse...

Gostava de salientar que dentro das classificações aqui faladas e a consequente publicação das listagens das duplas para época 2013/14 (provisória) me surgem algumas inquietações por mais "alguns" atropelos ao Título 15 dito Regulamento da Arbitragem.

Chamo particular atenção ao Artigo 42º - Ponto 13 -
"Os agentes reprovados (Valor total inferior a 50%) são despromovidos de categoria, no caso dos Árbitros, ou deixam de desempenhar funções Nacionais por um período mínimo
de um ano, no caso dos Delegados e Oficiais de Mesa"

Os árbitros Francisco Alexandre / Jorge Paixão nota de 49,13 e? Aparecem nas duplas para 2013/2014? E os regulamentos? Não para serem cumpridos... Está a ser tornado um hábito neste CA.

Árbitro Vitor Ferreira? Nota de 34,30? Não perde a categoria??

Gonçalo Santos e Luís Cardoso e Luís Gomes e Pedro Almeida? 47,83 e 46,38, respetivamente? Nada de novo... Basta ler. é que nem a categoria perderam. Mantiveram o Nível 2... Com um bocadinho de sorte (uns licenciamentos de última hora) ainda sobem para Nível 3.

Fernanda Ribeiro 20,70... Desculpem é Braga... Mas desaparece dos mapas sem mais indicações.

E ainda temos mais... Árbitro Luís Batista, Hélio Jesus e Bruno Escobar? Notas negativas e cá continuam... Deveras estranhas estas interpretações regulamentares. E ainda querem transparência e credibilidade?? É que mesmo para fazer validação é preciso ler os regulamentos e acima de tudo aplicá-los.

Depois temos... Artigo 35º - Ponto 2. b) "Não é permitida a integração ou permanência no quadro Nacional de Arbitragem
de Árbitros sem dupla"

Aparecem aqui árbitros classificados de forma isolada... O que será que aconteceu às suas duplas... Não foram licenciados nem lhes aconteceu nada... Ainda acabam integrados numa nova época.
Desapareceram dos mapas e nada é dito. Deve faltar alguma página à circular...

Ainda temos mais...

De acordo com o Artigo 33º Ponto 2 a) -
"Em conformidade com as normas de acesso à qualificação Internacional emanadas pela
EHF ou IHF, só poderão ser indicados pelo Conselho de Arbitragem para qualificação
internacional, os árbitros que cumpram todos estes requisitos:
a. Obtenham classificação superior ao sexto lugar do Nível 4;"

Os árbitros Eurico Nicolau e Ivan Caçador ficaram exatamente em 6º Lugar no Nível 4... fazendo fé no que é escrito acima estes não poderão ser indicados para qualificação de internacional... Ou seja vão perder a categoria?? Mais uma anormalidade dentro dos frequentes atropelos regulamentares.

Ou será que já pensaram em aplicar um título 15 com efeitos retroativos?

Este CA está ferido de seriedade.

Sinceramente a época 2012/13 foi estranha, a 2013/14 já começa torta e o ditado já diz que tarde ou nunca se endireita.

Pelo menos nos outros intervenientes não houveram notas negativas (<50%), será que se fosse feita a mesma avaliação ao CA este teria nota positiva? Pelas minhas considerações podem ver que esta questão é retórica.

Isto para não acabar por individualizar as subidas e não descidas de níveis... E a qualidade (ou sua falta) de árbitros.

Inquietante a época que vamos começar. Temos mesmo de ficar preocupados quando entrarmos num Pavilhão de Andebol se vamos mesmo assistir a um jogo ou se vamos assistir a um desfile de variedades (Árbitros, Delegados e Oficiais de Mesa)..

Triste triste é para quem Assiste..