gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Crónica de Fim-de-semana No Feminino – 05 – 2013 / 2014

 Crónica exclusivamente dedicada ao Feminino.
 
PO09 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Femininos.

1.ª Fase
4.ª Jornada – Resultados
JAC-Alcanena 2819 CA Leça
Vela Tavira 20 – 20 CS Madeira
Alavarium – Juventude Lis (adiado 13-10-13)
Maiastars 3117 Juventude Mar
Assomada 1634 Madeira SAD
João Barros – Colégio Gaia (adiado 05-01-14)
5.ª Jornada
Vela Tavira 1935 Madeira SAD
Assomada 2830 CS Madeira

Foi um fim-de-semana sem surpresas e com apenas 2 jogos equilibrados. Houve dois jogos adiados devido à participação da Juve Lis e Colégio João de barros nas competições europeias, mas como as equipas da Madeira tiveram jornada dupla, tivemos os habituais 6 jogos este fim-de-semana.

O jogo mais equilibrado da jornada foi o Vela de Tavira / Sports Madeira. O empate espelha bem o equilíbrio existente e mostra como o Vela pode bater-se de igual para igual com bastantes equipas do campeonato. O jogo foi muito fraco, recheado de falhas técnicas e onde as guarda-redes das duas equipas estiveram em destaque. Além da sua guarda-redes, nas algarvias, Marta e Mariana Faleiro voltaram a ser as melhores numa equipa que se nota com muita ambição e inexperiência. Só que, desta vez, encontrou também uma equipa com pouca experiência já que este Sports Madeira está completamente renovado em relação à época transata. Anais Gouveia voltou a estar em grande plano e é já uma das revelações de um campeonato marcado pelo protagonismo de muitas jovens jogadoras. O Sports Madeira é uma sombra do que foi no passado, mas a renovação foi quase total e há que dar tempo a estas jovens jogadoras de crescerem. Este foi, provavelmente, o jogo entre as 2 equipas mais jovens do campeonato e o empate acabou por ser justo.

O Assomada / Madeira Sad teve uma primeira parte equilibrada, ao contrário do esperado. Mas foi nivelado por baixo, tal a fraca qualidade do encontro. O jogo ofensivo das lisboetas é sofrível, sem qualquer organização e apenas Edna Oliveira conseguia encontrar o caminho da baliza, embora nos tenha surpreendido a boa prestação defensiva do Assomada na primeira parte mas, na segunda parte, quando as madeirenses começaram a acertar os contra-ataques o resultado avolumou-se como seria de esperar. A primeira parte das madeirenses foi bastante fraca, muito perdulárias no aproveitamento dos contra-ataques e na finalização e só na segunda parte, a equipa se exibiu a um bom nível com destaque para a veloz Cláudia Aguiar que continua a ser exímia nos contra-ataques. A segunda parte foi de boa qualidade para o Madeira Sad mas a equipa pareceu estar pouco confiante e longe do que pode fazer.

No Domingo, em Tavira, o Madeira Sad esteve uns furos acima, sobretudo na primeira parte onde teve uma excelente atuação. O Contra-ataque madeirense teve uma primeira parte de sonho, concretizando quase todos os golos nesse capítulo do jogo, onde Sara Gonçalves fez uma primeira parte de sonho, marcando 10 golos nesses primeiros 30 minutos! Na segunda parte foi Cláudia Aguiar a protagonista, com Renata Tavares constante o jogo todo, manchando a sua atuação com uma desqualificação perfeitamente dispensável. As algarvias entraram muito mal no encontro, esquecendo-se de recuperar defensivamente na primeira parte e, embora corrigindo na segunda parte, as diferenças para as equipas de topo são ainda enormes. Marta Faleiro voltou a fazer um bom jogo e está a confirmar um excelente início de época numa equipa que está a sentir as dificuldades normais de adaptação à principal divisão do andebol português.

Também no domingo, o Sports Madeira alcançou a sua primeira vitória no campeonato ao vencer fora o Assomada. O jogo foi equilibrado do princípio ao fim e foi mais agradável do que se poderia supor. Velocidade, intensidade e emoção foram os ingredientes da partida onde o Assomada desperdiçou uma boa oportunidade para vencer apesar de mais um bom jogo de Edna Oliveira e Odete Tavares, mas a equipa sabe sair em contra-ataque mas recuperar defensivamente já não. O Sports estreou-se a vencer, com a experiente Lénia Mateus muito consistente durante todo o encontro e Anais Gouveia absolutamente imparável. O Sports Madeira jogou a um ritmo mais elevado do que tem feito este ano e a equipa parece estar a subir de produção. Ou muito nos enganamos ou as madeirenses vão acabar o campeonato sem a corda na garganta como as primeiras jornadas poderiam deixar transparecer.

O Maiastars esmagou a Juve Mar com uma excelente exibição. A primeira parte foi de luxo e sentenciou o encontro e, uma vez mais, foram as suas esquerdinas as jogadoras em maior destaque. Ana Silva continua a confirmar a grande época passada que fez e a jovem diana Oliveira é a grande revelação deste campeonato, com uma qualidade fantástica para uma jogadora da sua idade. O Maiastars está a fazer mais um bom arranque de época, parecendo-nos claramente candidato a entrar nos “playoff” não podendo aspirar aos 6 primeiros lugares pela baixa estatura da equipa. Quanto à Juve Mar, a equipa está a desiludir, depois da excelente ponta final da época passada. É verdade que há algumas lesões mas a equipa soma por derrotas todos os jogos realizados e teima em jogar pior diante de adversários diretos. Neste jogo, apenas a pivot Andreia Martins fez um bom jogo, mas o seu desempenho não contagiou as suas colegas que parecem ter metade da garra que tinham nos anos anteriores.

Finalmente, em Alcanena, o JAC venceu o Cale mas o jogo foi mais equilibrado do que os 9 golos de diferença no final fazem supor. O Jac não conseguiu fazer uma primeira parte de qualidade, mas quando o duo Patrícia Rodrigues e Neuza Valente aqueceu os motores, a equipa acelerou para a vitória. A equipa de Alcanena, motivada pela dupla vitória no Funchal, está muito motivada e quer mesmo mostrar que pode chegar às 4 melhores equipas portuguesas. Do outro lado, o Cale fez uma primeira parte muito boa em termos defensivos mas na segunda parte, perdeu agressividade e também clarividência ofensiva. Maria Rodrigues foi, uma vez mais, o abono de família da equipa de Leça muito bem acompanhada pela pivot Catarina Carneiro que começou o jogo em grande estilo. O Cale vai mosrando que tem equipa para permanecer na primeira divisão e uma atitude em campo que contrasta com a época anterior.
 
Para a semana, temos a última jornada antes da paragem para a seleção e cá estaremos para vos contar todas as novidades.

Críticos Femininos

26 comentários:

Anónimo disse...

Foi preciso irem árbitros fracos (que nem devem saber quem é a Renata) para lhe dar vermelho porque ela devia levar vermelhos quase todos os jogos...

Estes tiveram a coragem que falta aos outros!

Anónimo disse...

Talvez o problema seja mesmo os outros árbitros "menos fracos" saberem quem é a Renata e não agirem com acções disciplinares adequadas aos seus actos dentro do campo.

Anónimo disse...

Mais uma vez:
alguem sabe onde esta a jogar a natalina melo ex colégio joão de barros e a vera saraiva ex colégio de gaia???
obrigado

Anónimo disse...

A agressão da Renata é uma vergonha! Como foi uma vergonha a reacção das outras jogadoras madeirenses ao lance.

Estou para ver o que faz o Conselho de Disciplina da FAP. Tudo o que for menos de 5/6 jogos é uma vergonha para uma jogadora que devia dar o exemplo e que perpretou uma bárbara agressão!

Mas como é da selecção aposto que o Conselho de disciplina só lhe vai dar uns 2 jogos para esconder o que ela fez...

Anónimo disse...

Credo....
Tanto barulho...eu vi o jogo e o problema é sempre o mesmo neste PAÍS PEQUENINO...as equipas fracas dão pau que se fartam, e as "mais fortes" que se aguentem. Muitas vezes as jogadoras ouvem um "és mais forte, aguentas", ou um "já estão a ganhar por muitos, não tem mal mais contacto"...e depois a culpa é das jogadoras! Foi uma agressão, mas uma chapadinha é de menos, para o que já vi passar impune nesta competição!
A jogadora deverá ser punida, mas enquanto não se mudarem mentalidades e hábitos merdosos, não se chega a lado nenhum. Em competições internacionais há defender duro e há o defender mal a merecer sanção.
A Renata é um exemplo do defender duro e vejam em jogos a sério, com arbitros a sério, quantas sanções tem! Não desculpabiliza a atitude, foi errada e deve ser sancionada. Mas barbaridades de 5 ou 6 jogos, só de gente muito fraquinha de cabeça.
Um jogo e já gozam...já ha tanta falta de boas jogadoras em Portugal, se tiram esta de campo mais do que um jogo, vamos só ver a Seabra jogar não??? É porque é a única do mesmo nível...só não é uma "amiga de todos" como a Seabra!

Anónimo disse...

A Seabra, amiga de todos? Ou faz-se passar por isso?

Anónimo disse...

foi uma vergonha o que a Renata fez.. a tão boa jogadora fazer uma agressão daquelas.. e mais vergonhoso foi toda a atitude da equipa após a agressão..

e nem todas as equipas mais fracas dão pau como o sr. anónimo do comentário anterior diz..

Anónimo disse...

"Uma chapadinha é de menos"??? Desculpem lá mas é este o exemplo que queremos para as jogadoras dos escalões de formação??? E se realmente viu o jogo deve ter percebido que foi um soco!
"A Renata é um exemplo do defender duro" Por acaso está esquecido que a jogadora agrediu a adversária no ataque???
Tenha vergonha na cara por defender uma jogadora que não se sabe comportar dentro das 4 linhas!

Anónimo disse...

quem é a Sheila Santos secretária técnica da selecção ?

Anónimo disse...

Sr Anónimo de 8 de Outubro de 2013 às 16:20,
Só neste "país pequenino" como o sr diz é que se confunde o acto de "defender duro" (que apenas valoriza a qualidade e a competitividade do andebol nacional) e o acto de provocar os adversários que não me parece que beneficie de alguma maneira esta e qualquer modalidade.

O problema aqui é que algumas jogadoras que julgam ter algum "estatuto" por serem internacionais ou por jogarem ao mais alto nivel (e que por essa razao deveriam dar o exemplo) pensam que podem fazer tudo dentro de campo e sair impunes. Isso sim, é uma mentalidade que tem que mudar.
Pense nisso...

Anónimo disse...

E se alguém toca na menina Renata, o resto da equipa vinga-se, sendo capaz de pontapear a adversária.

Mudando de assunto:
Só têm destaque nos bloggers de andebol as jogadoras que marcam golos esquecendo-se dos passes que são feitos e por vezes fantásticos. Como uma pivot ou uma ponta consegue marcar golos, só houver bons passes. Então estas jogadoras não têm destaques? Porque?

Anónimo disse...

Ao Anónimo do dia 9 de Outubro de 2013 às 14:40 digo-lhe o seguinte: Sim, a Renata é um exemplo: tanto o é que ao mais alto nível não é castigada, pois as adversárias jogam andebol, não andam aos beliscões, espetar unhas, puxões etc etc etc (como deve ter reparado, já que viu o jogo)... E sim é o exemplo que queremos para as nossas jovens, pois assim seriam atletas com garra, vontade de vencer, determinação, amor pelo jogo...

Anónimo disse...

Quero ver qual vai ser o castigo. Uma bárbara agressão, efectuada por alguém que está habituada a fazer isto semana após semana.

Tudo o que for menos de 4 jogos será uma vergonha para o andebol português!

Anónimo disse...

Ao anonimo do dia 9/10às 14:40, só tenho a dizer que a Renata não é exemplo para ninguém e que devia ser exemplarmente castigada, pelas várias agressões que tem cometido nos diversos jogos no escalão sénior e continua impone...Onde não mostram o profissionalismo (que penso que tenha!) mas sim, o constante desrespeito com as colegas e mesmo com o treinador….
e depois ainda são convocadas para a seleção Nacional...

Anónimo disse...

Mais do que um pais pequenino, como outros países o são, mas grandes no desporto, o problema é tamanho do andebol português e o que ele efectivamente releva internamente e para a modalidade na Europa.

Os atletas merecem respeito e a sua nomeação pouco importa. A disciplina e o desportivismo não são pequenas questões subjectivas de disputa de clubes. Tratam-se de pressupostos inquestionáveis, que a quem compete aplicar o deve fazer, sem abdicar dessa responsabilidade.

Por fim, o que deve interessar ao andebol feminino nacional é o trabalho, desenvolvimento de competências, mais competitividade, atrair jovens para a modalidade e os resultados, que afirmem estas e as próximas gerações.

Anónimo disse...

Aos senhores que viram o jogo, por acaso repararam que a atleta que a Renata agrediu (e que é reprovável a meu ver)passou a parte final do jogo a provocar as adversárias com puxões e agarrões e como nada foi feito pela equipa de arbitragem, levou aá tal reação.

Sem novidades disse...

Pelos vistos a Renata Tavares vai receber uma comenda ou um louvor... porque castigo não me parece... pelo menos neste mapa de disciplina...

Se calhar o pobre dos árbitros que mal sabem arbitrar.. nem um relatório disciplinar souberam fazer...

O andebol vai moribundo por culpa de todos.

Anónimo disse...

Eu só digo que já saiu o mapa dos castigos e incrivelmente, o nome da renatinha nao aparece lá. Então porquê?

Anónimo disse...

A JuveMar está desfalcada...sem Ana Couto,Sandra Martins e Teresa Santos o Paulo não tem soluções...pois as alternativas não acompanham o jogo da Andreia Barros da Lucia Santos e da Sara Martins..
Vamos lá equipa...
Vamos lá Paulo Martins...

Anónimo disse...

Respondendo ao "Anónimo Sem novidades disse... de 10 de Outubro de 2013 às 22:23"

Se tivesse visto o video do jogo pelo menos ou o jogo teria logo ficado esclarecido que não houve agressão, sim um empurrão para afastar a adversária (visto estarem duas agarradas a ela e o Sr Artur Gomes isso não ter visto!!!). Quanto à reacção das atletas da SAD tanto aqui falada foi ficarem quietas e até a fisioterapeuta da SAD foi lá dar ajuda... que não foi preciso... (esquisito no mínimo...) e o Gesto do arbitro qdo dá o cartão vermelho de dedo em riste para a Renata... Será alguma encomenda com "Ovos moles", se é que me entendem...

Não é q fui ver o calendário e daqui a duas jornadas é o SAD ALAVARIUM!!! lolol outra vez por dezasseis não meninas, façam lá isso por menos... vá por um já ficamos satisfeitos!!!

Anónimo disse...

Com tanta história que andaram para aqui a escrever a propósito da suposta agressão da Renata Tavares a uma atleta do C.V.Tavira, parece que a montanha pariu um rato…
Digo parece, porque já saiu o relatório disciplinar do dia 10/10/2013, onde constam vários castigos resultantes de jogos do passado dia 06/10/2013 e, pasmem-se (!), não é referida qualquer sanção à Renata Tavares.
Não se precipitem com conclusões apressadas, porque pode simplesmente estar em causa um atraso na receção do boletim de jogo na FAP. Recordo que o jogo foi em Tavira e o boletim pode vir a pé até Lisboa….

Anónimo disse...

Banhadas, porque não um tópico acerca da protecção de alguns jogadores de procedimentos disciplinares?

Por exemplo: Carlos Carneiro está com inquérito e continua a jogar na mesma, enquanto o árbitro Rui Rodrigues continua sem apitar, porquê?

Renata Tavares tem relatório com disciplina e não é castigada, incrivelmente. Porquê?

Se fossem outros, como seria? Onde está a igualdade entre jogadores? Não praticam todos o mesmo desporto segundo as leis?

Anónimo disse...

Quanto à JuveMar, a equipa tem de ter mais garra...

Realmente os ultimos jogos tem sido um pouco de baixo nivel, e o melhor da equipa foi com o Alavarium...

Realmente sem a Sandra Peixoto a Teresa Santos e a rapida Ana Couto, as alternativas são poucas e dificilmente duas ou tres jogadoras conseguem fazer milagres...

O ultimo Jogo viu-se uma equipa com praticamente tres jogadoras em destaque, a Andreia Barros com um jogo fantastico, a Lucia Santos e a Ana Lemos...

Um treinador apagado e uma arbitragem péssima...

Bora lá equipa...

Anónimo disse...

Oh madeirenses, o que é que o Alavarium é para aqui chamado? Quando aos 16, por mim podemos perder na mesma por 16 na Madeira se formos campeãs.

Mas vai ser muito difícil voltarmos a ser campeãs. Teremos que voltar a lutar muito para o sermos.

Anónimo disse...

Como é que é possível alguém ainda afirmar que não houve agressão? Sinceramente...

Anónimo disse...

A verdade é que gostaria de ver a equipa da SAD a respeitar mais as outras equipas. Tenho jogado com o Alavarium e o Colégio João de Barros e não se nota arrogância e soberba. A SAD também tem das melhores atletas nacionais e por isso acho que não se deviam de colocar no pedestal e serem mais humildes. Também deviam de ser exemplos como pessoas pois são vistas como ídolos. Não dececionem e respeitem as vossas fãs e as atletas que vos veem como sendo das melhores tanto a nível de clubes bem como na Seleção Nacional.