gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 27 de outubro de 2013

Europeu 2014 – Seniores Femininos - IV

Portugal jogou a 2.ª Jornada do seu Grupo (3) de apuramento para a Fase Final do Euro 2014 que vai decorrer de 7 a 21 de Dezembro na Croácia e Hungria em organização conjunta, com a disputa do encontro com Montenegro, “apenas” o último campeão Europeu.
 
2.ª DERROTA DE PORTUGAL AGORA FRENTE A MONTENEGRO
 
Portugal efetuou o seu o seu primeiro jogo em casa, jogando na Cidade de Coimbra, cujo pavilhão em termos de publico ficou aquém do se poderia esperar, e o jogo que a nossa equipa fez, merecia mais apoio.  
Depois do jogo disputado na primeira jornada, certamente que ninguém estaria á espera de ver uma equipa portuguesa, jogar como o fez diante as Campeãs da Europa. E se mais longe não fomos, foi na nossa opinião o clima que a partir de determinado momento se gerou na nossa equipa, onde na nossa opinião a troca de guarda-redes não nos beneficiou em nada, assim como uma certa quebra física nos momentos finais. A juventude incluída na equipa, provou que nada fica a dever às mais velhas e demonstrou em alguns momentos mais vontade e menos medo das adversárias que as jogadoras mais antigas nestas “andanças”, e foi pena, pois apesar de tudo conseguimos criar grandes problemas á equipa de Montenegro, obrigando o seu técnico a usar todos os argumentos que tinha, se queria sair daqui com uma vitória. Esta derrota em nada desprestigia o Andebol feminino, bem pelo contrário é a prova de que possuímos uma nova geração de atletas que nos poderá “a ver vamos” trazer algumas alegrias em termos de seleção. Portugal usou sistemas defensivos muito abertos e agressivos, que são sistemas que por natureza provocam um grande desgaste físico, mas criamos alguns espaços entre linhas que foram fatais, Montenegro concretizou a grande maioria dos golos aos 6 metros e com entradas de ponta. Portugal que teve uma Vera Lopes com 8 golos, esteve soberba nas ações de 1.ª linha, onde foi excecionalmente bem acompanhada pela jovem Sandra Santiago com 4 golos, e teve ainda uma Patrícia Rodrigues também com 4 golos em bom plano, de referir ainda o bom trabalho na baliza de Portugal da jovem Isabel Góis. Na equipa Montenegrina apesar de tudo e do maior destaque ser sem dúvida a equipa não poderemos deixar de referir Petrovic com 7 golos, tal como Radicevic. Finalmente diremos, que o momento alto do encontro situou-se cerca dos 37 minutos quando Portugal passou para a frente do marcador (12-11). Dirigiu o encontro a dupla feminina norueguesa constituída por Kjersti Arntsen e Guro Röen, que num jogo fácil de dirigir, não complicaram e tiveram um critério largo nos 7 metros, embora na nossa opinião o seu ponto mais fraco fosse o Jogo Passivo.
 
Resultados do Grupo:
1ª Jornada
Montenegro 25 – 21 Polónia
Rep. Checa 35 – 20 Portugal

2ª Jornada
Portugal 24 29 Montenegro
Polónia - Rep. Checa (17H30)

Calendário do Grupo:
3ª Jornada
Dia 26/27-03-14
Rep. Checa - Montenegro
Portugal - Polónia

4ª Jornada
Dia 29/30-03-14
Montenegro - Rep. Checa
Polónia - Portugal

5ª Jornada
Dia 11/12-06-14
Polónia - Montenegro
Portugal - Rep. Checa

6ª Jornada
Dia 14/15-06-14
Montenegro - Portugal
Rep. Checa - Polónia

Nota - No Grupo 3 (de Portugal) constituído por: Montenegro, República Checa, Polónia e Portugal. São apuradas duas equipas.

O Banhadas Andebol

17 comentários:

Anónimo disse...

Apesar do Montenegro não ter trazido as suas duas estrelas, Portugal fez hoje um grande jogo.

Depois de ter feito um dos piores jogos da história do andebol feminino português na República Checa, hoje a equipa teve grande atitude e sobretudo defendeu muito bem.

Pena a aposta em Rita Alves (nem correr sabe e o jogo emperra todo ali) e incrível como se convoca uma Jéssica Ferreira que ainda tem muito que crescer para poder jogar a este nível.

Paula Silva disse...

Grande Vera Lopes! Porquê suplente?

Muito bem Sandra Santiago a entrar muito bem.

Péssimo Rita Alves que parece que joga porque tem cunha...

Anónimo disse...

Muito bom jogo de Portugal. Nem parecia a mesma selecção que nos fez morrer de vergonha na Quarta-feira.

Só uma pergunta: Não há melhores GR em Portugal? Há, claro!

A Rita Alves titular? Para fazer aquelas figurinhas?

Grande Vera! És grande!!!

Anónimo disse...

Florencio parabéns tens muitas inimigas. Toma cuidado com a falsa. Aquela que tenta treinar homens.

Anónimo disse...

Não criem intrigas entre seleccionadores, pois eles dão-se bem.

O Florêncio não é mau treinador mas tem a mania que ele é que sabe e ele é que revoluciona.

Hoje apostou muito bem naquela defesa muito agressiva e saiu-se bem.

Mas devia ter mais cuidado com o que diz, porque o mundo do andebol feminino já não o suporta...

Jorge Almeida disse...

Só não dou parabéns à selecção porque derrotas morais não servem para nada; continuamos com 0 pontos, essa é que é essa ... As jogadoras suplantaram-se perante uma equipa que veio de tacão alto brincar com o fogo e ia sendo chamuscada.

Parece-me que Rita Alves precisa de trabalho específico ao nível de coordenação motora e de musculação; com esse tipo de trabalho, seria uma jogadora de nível mundial. Mas isso tem a ver mais com o clube onde joga (e com ela própria) que com a selecção, pois Florêncio não tem tempo para isso. Compreendo a sua inclusão pois é a única que tem altura para ombrear com aquelas gigantes; na Liga dos Campeões Feminina (onde joga a maiorias das jogadoras do Montenegro e da Polónia) não são uma nem 2 as jogadoras de 1ª linha que têm mais de 1,80 metros de altura, enquanto que jogadoras de 1ª linha com essa altura na PO09 são poucas ou nenhumas.

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Lista de transmissões de jogos de Andebol na TV, Internet e Rádio previstas entre 28 de Outubro e 3 de Novembro de 2013:

http://andeboltv.blogspot.pt/2013/10/lista-de-transmissoes-entre-28-de.html

Jorge Almeida disse...

Fora de tópico:

Só para informar que o jogo Bósnia vs Portugal, que começa às 16 horas continentais do próximo dia 3-11-2013, em Sarajevo, tem prevista a sua difusão na TV bósnia BHT1, e a sua difusão em live streaming oficial em http://www.bhrt.ba/76.html

Força Portugal, quer para este jogo lá na Bósnia, quer para o jogo da próxima 4ª feira contra a Letónia!

Anónimo disse...

ogo no andebol feminino a nível dos blogs e um pouco marginal e cheio de ratoeiras, por isso não merecem grandes comentários!
Perdemos bem com a republica Checa e jogamos muito bem com Montenegro com um resultado que fica na memória das atletas em campo, mesmo com algumas ausências por parte das campeãs da Europa.
Nota-se bom trabalho pro parte de alguns clubes do nosso andebol face ao nível exibicional das suas atletas nas seleções sem vícios e com enorme vontade de jogar bem e com eficácia.
Também é verdade que atletas experientes nunca são demais estarem a fortalecer as mais jovens desde que o selecionador não se vincule ao lobbies. Todas não são demais!
Abraço ao João Florêncio com o seu jeito particular de empenhar as atletas e comunicar com elas tem dado os seus frutos.
Parabéns e boa sorte para o resto do campeonato.

Anónimo disse...

Vitórias morais servem para isso mesmo, para moralizar...porque infelizmente, no feminino continuamos como há 15 anos atrás. Digam o que disserem, penso que só a SAD e o Alavarium trabalham os mínimos necessários e, mesmo assim, só para consumo interno.
Mas não peçam mais aos clubes e ás atletas, porque a maioria já faz um sacrificio enorme, que só quem passa por isso compreende. Podiam fazer mais, podiam...mas para quê? Não se vê apoio, não se vê estrutura nem aposta. Vejam só a diferença entre as 2 comitivas das selecções A de Portugal...e porque há tantas miúdas abaixo dos 18 ou 19 na selecção? Porque quando chega à altura de ir para a Universidade ou para o mercado de trabalho, rapidamente deixam o andebol....depois à sempre uma transição que se torna quase impossivel de fazer. E quem continua, só continua com ENORME sacrificio. E não digam que a aposta é igual aos masculinos, porque não é....em nada!
Falam das GR, mas neste momento, a melhor é a Isabel. Não tem maturidade, não...mas ha-de chegar lá, com trabalho. Não sei qual é que é feito na selecção, mas não vejo grandes frutos...têm treinador de GR??? Quem optou pela substituição?? Procurem quem vive e viveu o feminino de perto para garantir bases!!

Anónimo disse...

Acham mesmo que a Rita, a Santiago ou uma Neuza podem ter nível europeu ou Mundial?? Nem sendo profissionais teriam capacidade para isso! As únicas pessoa que vi até hoje com esse gabarito, foram bem sucedidas:

- Virgínia Ganau (1ª atleta portuguesa a jogar no estrangeiro e quando voltou a portugal, não deu hipoteses a mais nenhuma...até deixar a modalidade)
- Alexandrina Barbosa (tão boa que, para chegar mais longe, optou pela nacionalidade espanhola)
- Juliana Sousa (jogou vários anos no estrangeiro, e tal como a Gi, quando voltou, não eu hipoteses...melhor defensora de sempre)
- Ana Miriam (num patamar abaixo, mas conseguiu ter influencia a nivel internacional)

Tudo o resto meus senhores, é fogo de vista...só vejo mais 3 ou 4 atletas que poderiam ter gabarito europeu ou mundial, se bem trabalhadas:
- Renata Tavares
- Ana Seabra
- Vera Lopes


Eventualmente uma Claudia Aguiar, uma Mónica Soares...mas teriam que trabalhar muito!!

Esta é a realidade! Pode haver talento, mas senão houver trabalho (fisico e mental), não chegam longe! E isso, começa-se na formação. Não são alguns sucessos esporadicos que farão Portugal crescer...não culpem este ou aquele, culpem o sistema!!

Anónimo disse...

João Florêncio tem qualidades e defeitos como todas as pessoas.

Como qualidades destaco uma óptima capacidade de comunicação, o fato de ser trabalhador e não ter medo de correr riscos.

Como defeitos, uma teimosia em relação às suas opções (esta de insistir numa Rita Alves que se vê que não era sequer titular da nossa selecção de Juniores A não lembra a ninguém!) e um modelo muito arcaico, que basicamente consiste em entradas sucessivas a segundo pivot e um contra ataque apoiado em que mete uma jogadora ali no meio a serbir de ponto de apoio e que em 20 vezes que fez isto nos últimos 2 jogos deu um golo... Isso era dantes, Florêncio, há 20 anos atrás!

Jorge Almeida disse...

Anónimo 28 de Outubro de 2013 às 12:32, não sou treinador, mas parece-me que, com trabalho específico de coordenação motora e de musculação, Rita Alves pode chegar a ser jogadora de nível mundial. Mas precisa desse trabalho ser feito diariamente ao longo de anos, claro está. Além disso, também não conheço pessoalmente a jogadora em causa, pelo que não sei acerca da sua mentalidade e da sua disponibilidade para esse tipo de trabalho.

Um pormenor: É de mim, ou as jogadoras não jogaram com meias duma só cor? Umas parece-me que jogaram com meias pretas, outras com meias brancas. Já me pareceu ver isso no jogo na República Checa ... Essa situação compreende-se num clube não profissional, mas não se pode compreender numa selecção nacional que tem contrato para receber equipamento duma marca desportiva. Não basta não haver equipamento uniforme para os árbitros, não basta que os equipamentos das selecções femininas sejam diferentes das selecções masculinas, e agora nem as meias dentro da mesma selecção são iguais?

Será um sintoma de desorganização? Espero bem que não. Os problemas financeiros da FAP não justificam tudo ...

Anónimo disse...

"Portugal efetuou o seu o seu primeiro jogo em casa, jogando na Cidade de Coimbra, cujo pavilhão em termos de publico ficou aquém do se poderia esperar" : será que quem escreveu isto esteve no pavilhão!? não me parece...ou então não sabe contar!

Anónimo disse...

Ao que parece o homem além de dar cabo das seniores vai dar cabo das juniores A, mais a sua assistente pessoal/seleccionadora/treinadora regional de aveiro/jogadora do alavarium e ex-angola/angariadora de jogadoras Seabra...lesionada para jogar no clube que lhe paga, mas boa para jogar na seleção que também lhe paga. é isto o andebol feminino...miséria.

Anónimo disse...

O Bastidor do Andebol Feminino a nível de seleções está a ficar perigoso, pouco saudável e limitativa aas novas atletas. E o caso "assistente pessoal/selecionadora/treinadora regional de Aveiro/jogadora do Alavarium e ex-angola/angariadora de jogadoras" situação inexplicável e sem razão de existir mas se calhar é conveniente para o Selecionador JF.

Anónimo disse...

Há muita coisa mal explicada na FPA e muitas pessoas escolhidas por serem "mansas", ao invês de escolherem quem possa fazer realmente diferença!
O que fazem Juliana Sousa (boa pessoa, mas sem prefil nenhum para o lugar escolhido) e Eduardo Coelho (idem idem) como Vices?? O que faz aquele treinador de GR nas seniores (não se vê melhoria nenhuma em 3 ou 4 anos que lá tá)?? Porque precisam os masculinos de comitivas com 9 pessoas?? Para que serve um "conselho consultivo", se ninguém é consultado???
Organizem as coisas e deixem-se de compadrio...