gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Arbitragem – 2017/2018 - V

O CAOS INSTALADO II
(Quadros de Arbitragem)

Depois das acções de Formação que decorreram em Viseu nos passados dias 18 a 20 de Agosto, conforme várias publicações em “Pompa e Circunstância” no Portal da FAP, e algumas até mereceram algum destaque da nossa parte, foi divulgada através da Circular N.º 7 do CA de 04-10-17, as duplas definitivas para a época que já está a decorrer à pelo menos um mês, sendo a mesma plenamente justificativa do titulo que damos a este texto, curiosamente ou não (nunca se sabe) a circular n.º 6 desapareceu de circulação, porquê? Será que o seu conteúdo, e apesar dos comentários já recebidos, continuamos à espera do total cumprimento da lei em especial do Artigo 8.º do Dec. Lei 93/2014, que rectifica o Dec. Lei 248/B de 2008 (Regime Jurídico das Federações), e da Lei 101/2017 que introduz novas alterações. Pelo que constata desta circular onde são divulgadas as duplas definitivas, verifica-se a total destruição da arbitragem Nacional, mais parecendo que apenas interessa os lugares na EHF, e a satisfação de alguns egos instalados. Continua-se sem esclarecer quais são os critérios de nomeação. Voltamos a repetir mais uma vez referimos, para bem da verdade que o CA é um órgão da FAP, e não um organismo independente, assim encontra-se sujeita, às normas constantes, na legislação e que foram vertidas para os estatutos da FAP.

Depois de lermos o conteúdo desta circular, começa a compreender-se o escândalo, em se converteu o CO N.º 26 de 07-09-17 (Arbitragens na 1.ª Fase, da PO06, prova Fixa do Calendário Nacional), e que já mereceu forte repúdio da nossa parte, e aqui voltamos a referir, e com o acabar com os Oficiais de Mesa, conforme texto também já por emitido em tempo, transformasse o CA num mero sem nexo de causa.

NOMEAÇÕES DE QUADROS DE ARBITRAGEM
(UMA VERGONHA)

Numa Prova fixa, que não sofreu alterações na sua forma de disputa, e com os escalões etários estabilizados, com estabilidade competitiva. O CA, certamente com a anuência da Direcção da Federação emite o CO N.º 26 de 07-09-17, cujo conteúdo é na nossa opinião mais uma vergonha do que não se faz e da inépcia do própria CA.

O CA, que faz Regulamentos de arbitragem de 136 artigos, que não divulga as suas circulares, que faz acções de formação para quadros de Nível 1 e 2 a que chama pomposamente da “ formação á elite”, face ao número de jogos da modalidade, e ao seu desenvolvimento, mas contando cada vez com menos quadros de arbitragem, demonstra toda a sua incapacidade ao delegar nas associações (1 por zona, da Prova), a competência de nomeação dos quadros de arbitragem, para uma prova Nacional Fixa (PO06 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Juvenis Masculinos). Porquê?

Depois de acabar com os Oficiais de Mesa, depois de constituir Comissões atrás de Comissões, depois de não fazer formação Regional, depois de não criar incentivos aos quadros de arbitragem, depois de deixar de nomear para os Encontros Nacionais. Só poderemos concluir que se destruiu, todo o que de bom existia na arbitragem, mas por vezes os interesses pessoais de alguns sobrepõem-se aos interesses da modalidade. Lamentável.

Assim informamos que conforme CO N.º 26, (mas os clubes pagaram á Federação a sua inscrição e as respectivas arbitragens ver CO N.º 1 desta época)

Apesar de estarmos perante uma nova situação, pois o CA, conseguiu retirar do novo Regulamento de Arbitragem, qualquer obrigatoriedade, da existência ou publicação de CO ou Circulares ficando tudo ao livre arbítrio de quem dirige, mas esqueceram-se de “limpar a alínea l) do Artigo 11.º do novo Regulamento”.

Agora vamos comparar sumariamente as circulares N.º 001, (duplas provisórias) e a N.º 003 (Duplas Definitivas). E as diferenças provam tudo o que dissemos.

Mais, esta circular, vêm mais uma vez provar o desnorte que campeia, para os lados do CA, por exemplo o número de duplas diminui de ano para ano, onde está o tão apregoado desenvolvimento? Ou será que apenas existe desenvolvimento quando se aumenta o número de lugares na EHF e na IHF?

As duplas de Nível 4 passa de 15 (máximo Previsto), para apenas 10, Porquê?
Licenciamentos
Falta a testes para evitar licenciamentos
Abandonos de colegas, e ficam sem dupla
Falta de recebimentos, certamente, etc…
E o que faz o CA? Nada.

As duplas de Nível 3, passam de 18 para 15, Porquê?
AS causas são certamente as mesmas indicadas anteriormente e só assim se compreende o motivo de duplas deste novel andarem a dirigir jogos da PO01, e não são poucos.

As duplas de Nível 2, então é vergonhoso, passam de 19, para 7, Porquê?
Além das causas já enunciadas, temos certamente a falta de trabalho junto das mesmas e junto das próprias Associações, na maior parte dos casos entregues a si próprias.

Duplas de Nível 1, a base da pirâmide, apenas se indicam 4 duplas e dois árbitros isolados, o nível que deveria ser o mais alargado possível, pois é deste nível que se faz a progressão e a evolução que deveria ser acompanhada, restam somente estes quadros, Lamentável. E ainda aguardam por testes práticos.

Tendo sido reenviados para as associações para integrarem os seus quadros regionais, será que o integraram, 18 árbitros, mas já vimos alguns nomeados em provas Nacionais, no final em ficamos?

Depois temos os quadros que aguardam pelo segundo momento de avaliação, incluindo duplas completas, onde certamente muitas, não irão comparecer, mas curiosamente até ao momento não existe qualquer indicação acerca da execução dos chamados 2.º momento de avaliação.

Depois temos uma descrição dos quadros que pediram o licenciamento, o que é uma forma de descontentamento da forma como se está a viver o ambiente na arbitragem Nacional.

Continuamos a achar estranho o silêncio da Associação de classe, que dá pelo nome de APAOMA, sobre este e outros temas, pois limita-se na sua página do Facebook, a divulgar nomeações internacionais, muito mal vai a Arbitragem Nacional.

Este texto embora um pouco maior do que esperávamos, não pode deixar de exprimir, no entanto os desejos de que todos tenham uma excelente época desportiva, onde a arbitragem possa contribuir para a melhoria do jogo e a sua competitividade, e para a sua própria qualidade. 

O Regras 

10 comentários:

Anónimo disse...

Até que enfim alguém colocou e bem o dedo na ferida, apenas como árbitro ou ex árbitro é melhor assim, apenas tenho de agradecer. OBRIGADO

Anónimo disse...

Jorge Almeida, têm aqui um artigo e um texto que na prática lhe explica o que se está a passar na arbitragem em especial nos juvenis. Mais uma vez temos o Banhadas de regresso, aquilo que gostamos, mas de certeza que há muito mais.

Anónimo disse...

O descredito do CA no seu expoente máximo... de saudar que algumas das duplas ditas "regionais" tem assegurado os jogos do PO6 com extrema competência e rigor.

Anónimo disse...

A ignorancia é efectivamente o mal de todos os males! Pena que o Banhadas enverede por este segmento, ou seja, pela ignorancia.
Será que o Banhadas procurou saber porque é que a PO6 passou para as ARs? Se procurasse saber nao iria escrever tantos disparates e possivelmente até batia palmas. Como não quer saber, contenta-se em continuar por criticar, a denegrir o andebol, tornando-se a cada dia que passa um dos principais cancros da nossa modalidade.
É o que temos!
Parabéns à direcção da FAP pelo excelente trabalho que está a fazer, pois não tenho duvidas que continuando por este caminho somos cada vez melhores, somos cada vez mais fortes. Não é preciso ser muito precipitarás,basta ver a realidade do andebol e a realidade da concorrência! Mas isso o Banhadas não consegue ver pois é tal a cegueira que até o sucesso dá azia ao Banhadas.

Anónimo disse...

O caos já estava instalado no CA.
Nota-se mais agora porque os seus componentes deixaram caír a máscara de uma forma que não tem retorno.
De que se espera para empurrar esta gente que já mostrou estar a mais na modalidade?
Não só estão a mais como prejudicam. O que é francamente grave.

Anónimo disse...

Ao pseudo anónimo das 19:45, leva-me a crer eu que nada tenho a ver com o banhadas que deves estar bem instalado, mas o banhadas refere-se ao CA em todo o seu texto, e quando faz referencias à direcção da Federação fá~lo pois que esta certamente é ignorante em muitas matérias, e esta da arbitragem é uma delas, pois mamaram-me o dinheiro das arbitragens da dos juvenis e ainda tive que arranjar cronos, porque senão ainda pagava mais 50%, para depois de já ter liquidado a verba me informar desta escandaleira. Mas deixe-se se estar, porque está bem eu só peço ao Banhadas que cada vez que tiver de denunciar estas situações o faça, desta forma correcta e sem ofensa, pois o que adora é andebol.

Anónimo disse...

A nós também nos "mamaram" o dinheiro das arbitragens de juvenis e ainda bem que o fizeram: o ano passado pagamos perto de 3000€ pelas arbitragens este ano vamos pagar só 1600€.
Quando o comentador das 19.45 diz que algo está a mudar para melhor eu respondo que estou completamente de acordo. Mas para perceber isto é preciso estar no andebol, a trabalhar para o andebol, com amor ao andebol, não é? Isto de ser árbitro e sacar a nota aos clubes, viver do andebol e depois virem para aqui queixarem-se que não recebe é uma coisa bem diferente: são os mercenários do andebol!Ainda bem que vos pagam tarde e a más horas! Para quem não faz um treino por semana e se limita a passar umas horas no pavilhao ao fim-se-semana, gordos como chinos, nada devia ser pago.
O caos na arbitragem é igual ao caos que o Banhadas propagandeou: ia ser o caos, afinal não se passou nada!

Anónimo disse...

Anónimo de 11 de Outubro de 2017 às 19:45
Que frete lhe pediram para fazer? Valeu uma jantarada ou, o que não é mau, o pagamento de mais algum daquele que ainda está em atraso?
Keep calm, man!

Anónimo disse...

artistas contratados????

Então iluminados querem fazer crer que o andebol está no bom caminho quando se perdem todos os anos inúmeros árbitros, quando se organizam provas consideradas importantes (fixas) que são dirigidas por árbitros regionais e estagiários com zero experiência e enviados pelas suas associações. Então estamos a falar da evolução???? Até um pseudo dirigente vem aqui dizer que agora até paga menos arbitragem. Pura mentira.Na época passada o custo de arbitragem da Po6 1º fase -1500,00€ esta época 1 600,00€
Só defende a FAP quem tem as costas quentes e pertence a associações beneficiadas. Se a questão é poupar,volte-se à forma anterior.

Anónimo disse...

Meus caros, o CA é um orgão da FAP, esquecem-se que a direcção da FAP tem um presidente que é um fantoche, um verbo de encher, que quem realmente manda é um senhor de Braga, vice presidente, em que tem vindo a financiar-se em parte das receitas de arbitragem, daí a necessidade de aumentar custos com arbitragem e acabar com OFM, e inclusive reduzindo o orçamento do CA.
Se os arbitros nao recebem a tempo e horas, nao existem aumento de premios, tratados pela federacao com desprezo, esperam o que?
Um senhor que se perpetua no poder mas na sombra, acompanhado por senhores de Guimaraes de uma tal ANCAMP, presidentes de associaçoes vazias ou quase vazias para que na altura de eleiçoes os votos lhe sejam favoraveis, e de intimidaçao a associações que não são da mesma concordancia, tirem as vossas próprias conclusões.