gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Competições Europeias 2017 / 2018 – XLI – Reforma

REFORMA DAS COMPETIÇÕES DA EHF
(EM ESPECIAL LIGA DOS CAMPEÕES)

Conforme publicação no Portal da EHF em 25-10-17, esta entidade prepara uma forte reforma das Competições Europeias, em especial da Liga dos Campeões Masculina e Feminina, para 2020, que poderá ser consultado na totalidade neste link.

Este planeamento surge após a decisão de o Euro Masculino de 2020, na sua Fase Final passar de 16 para 24 equipas.

Segundo o Presidente da EHF estas alterações têm como principal objectivo, a EHF poder oferecer conteúdos mais abrangentes durante o ano desportivo, com potencial de cativar mais adeptos, e desta forma aumentar a comunidade desportiva.

Assim haverá um novo sistema para a Liga dos Campeões Europeus.

Está previsto que a Liga dos Campeões Masculina, para uma Liga disputada no sistema de “Round-Robin”, que inicialmente será destinada a apenas 12 equipas, mas com a possibilidade de num futuro crescer para 16 equipas. (Na pratica será na nossa opinião a 1.ª Divisão da Liga dos Campeões).

Concentrando os “as melhores equipas entre as melhores”, aberta aos campeões nacionais das principais 8 ligas Europeias, completadas com mais 4 equipa adicionais. 

O novo sistema proporcionará que as 8 melhores equipas se classifiquem para os 1/4 Final, e seguidamente os apurados disputarão, a EHF FINAL 4.

Segundo esquema apresentado pela EHF e cuja imagem publicamos, ao indicar que será disputada em 22 jornadas, interpretamos como sendo um grupo único (12 equipa) a 2 voltas, TxT.

Esquema “EHF CHAMPIONS LEAGUE”
Liga Europeia com 24 equipas

Esta competição no Masculino segundo a EHF de 2.º e 3.º Nível, também é revista, sendo completamente renovados. Com a EHF CUP, a ser renomeada como “Liga Europeia de Andebol” (na prática e na nossa opinião será a 2.ª Divisão da Liga dos Campeões Europeus), será constituída por 24 equipas, na Fase de Grupos, permitindo a mais clubes disputarem a Ligados Campeões.

As Equipas serão divididas em 4 Grupos, cada um composto por 6 equipas, com forma o esquema indicado na imagem seguinte, e com a Challenge CUP a ser renomeada como EHF CUP, a ser disputada no sistema de eliminatórias.
Esquema “MEN’S EUROPEAN HANDBALL LEAGUE”
Com este esquema, as equipas portuguesas dificilmente, nos próximos 10 anos (e estamos a ser optimistas),  conseguirão chegar à verdadeira Liga dos Campeões.

Para as competições Femininas seguir-se-á um processo semelhante de renovação das provas, que trataremos em próximo texto.

O Analista

3 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão o Banhadas ao referir que mesmo com otimismo, nem nos 10 anos que se seguem andaremos na f. final desta prova! È que a lei do desenrasca e engana o próximo nada vai trazer nunca! Depois metam as mãos na consciência e se temos pavilhões onde dá para contar as pessoas e, nalguns casos saber o nome dos presentes!
Adiante!

Guerreiro do Minho disse...

Anónimo disse...

È cultural! Os jovens nem sabem o que é andebol e quando lhes falam que até houve de onze... julgam estarmos a mentir, ou entrar com eles! È pena a Sport tv não dar mais jogos e resumos da Liga dos campeões. Talvez assim se chamasse á atenção. Ainda agora a Porto canal deu a seleção e foi triste e amador tudo o que se ouviu.