gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Planeamento Desportivo – Época 2017/2018 - VI


Provas Nacionais Fixas - Época 2017/2018

Na continuidade de anteriores artigos sobre o tema, e conforme já referimos a Federação, com uma antecedência razoável (o que nos apraz) á data de inicio da época divulgou primeiro o CO N.1 (05-07-18) e posteriormente os chamados Regulamento Desportivos de todas as provas, esta época não foram feitas em simultâneo com o CO o N.º 1, e o CO N.º 2, na mesma data, procedeu a divulgação das equipas com direito desportivo a participar nas diversas provas Nacionais fixas, segundo o conceito estabelecido na época que agora vai terminar. Não iremos repetir o já foi dito em relação ás principais provas de Seniores Masculinos, embora todas as outras mereçam o natural destaque, e serão igualmente analisadas por nós, dando sempre a nossa opinião, e aceitando todas as outras opiniões que contribuam para o melhor andebol.

Felizmente imperou algum bom sendo e desta vez não se verificou qualquer aumento de participantes nas provas, e pelo que nos foi dado observar no CO N.º 2, manteve-se tudo o estava definido em termos competitivos.

No entanto, e respeitando as datas referidas nos respectivos Comunicados Oficiais emitidos até ao momento, em que escrevemos este texto, apenas se poderá ter a confirmação das equipas, após o ultimo dia para confirmação da inscrição, 31-07-18. Veremos então, se não existem desagradáveis surpresas (esperamos que não, pois seria bom sinal).

Hoje apenas iremos abordar a PO04 – Campeonato Nacional de Juniores Masculinos 1.ª Divisão.
Manteve-se a fórmula de disputa, que na nossa opinião e voltamos a dizê-lo, “representa um profundo retrocesso, para o escalão, pelo desequilíbrio existente entre as diversas equipas participantes”, ou seja duas zonas de 10 equipas, com uma fase final a ser disputada no sistema de TXT, com 6 equipas, 3 de cada Zona, manteve-se e bem no nosso entender, a chamada Fase de Apuramento, a ser disputada pelos não apurados para a Fase Final. O Verdadeiro Campeonato Nacional, na nossa opinião apenas vai começar na Fase Final. Esta é uma prova de grandes desequilíbrios competitivos.

Com as equipas descritas no Comunicado N.º 2, e com o mesmo formato de prova, face às subidas e descidas, é muito provável que uma das da Região de Aveiro (Alavarium) vá disputar a prova na zona 1, enquanto O São Bernardo continue integrados na zona 2 (na nossa opinião e se o critério for geográfico), deverão as mesmas equipas da época anterior ser cocadas nas mesmas zonas, com o ADC Benavente e o IFC Torrense a serem colocados na zona 2.

No entanto uma situação permanece estranha, (no nosso entender), mantêm-se a PO05 como Prova Nacional não Fixa, e nós perguntamos, com que equipas será disputado? Qual será a sua Estrutura (em especial, o apuramento e a Fase Final), pois O Regulamento Desportivo, continua a prever um número máximo de subidas (4), ou será disputada tal como na época anterior. Pois continua a informar-se de que na PO04, se registam 4 descidas, duas por zona, e aqui nunca se refere número máximo de descidas.

Regulamento Desportivo sem qualquer alteração em relação à época anterior.

Existem outras provas no CO N.º 2, que serão comentadas em próximos textos, pois são indicadores preciosos, do planeamento que se seguirá. No entanto apenas a partir de 31-07-17, data limite para confirmação da inscrição, poderemos confirmar todos os dados.

O Banhadas Andebol

1 comentário:

Anónimo disse...

infelizmente mais do mesmo