gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 19 de janeiro de 2019

Crónica de Fim-de-semana – 35 – 2018 / 2019 – I


Crónica de fim-de-Semana, sobre a PO01.

PO01 – Campeonato Andebol 1 Seniores Masculinos.

1.ª Fase
15.ª Jornada
Dia 04-03-19
Benfica - Madeira SAD (19H30)
Dia 13-02-19
SC Horta - Arsenal (21H00)
16.ª Jornada
Dia 06-02-19
Madeira SAD - Ismai (19H00)
Sporting - Águas Santas (20H00)
Dia 27-02-19
AA Avanca - AC Fafe (21H00)
17.ª Jornada
Dia 13-02-19
AC Fafe - Sporting (21H00)
18.ª Jornada
Dia 19-01-19
CCR Fermentões 21 – 29 Madeira SAD
Boa Hora 27 – 28 Ismai
AA Avanca 22 – 38 Benfica
SC Horta 14 – 33 Águas Santas
ABC 26 – 26 Belenenses
Dia 26-01-19
Arsenal - AC Fafe (21H00)
Dia 06-03-19
Sporting - FC Porto (20H00)

Numa prova, que têm tudo menos regularidade, pois já são inúmeros os jogos adiados e outros antecipados, e até as inversões de pavilhão existem, a crónica de hoje, é realizada sobre os encontros da 18.ª Jornada que se realizaram. Mas face aos resultados que se têm verificado mantemos a nossa ideia de a mesma têm excesso de clubes para o desenvolvimento do Andebol no nosso País, provocando difíceis e por vezes insanáveis problemas de planeamento. Foi uma jornada onde foram confirmados grande parte dos resultados da 1.ª volta, e existiu um jogo com ocorrências disciplinares.

ABC 26 – 26 Belenenses

Jogo disputado no pavilhão Flávio Sá Leite, que se apresentou com algum público, tivemos na nossa opinião o jogo de maior relevância desta jornada, sendo um dos encontros que foi diferenciado do ocorrido na jornada homóloga da 1.ª volta, mas que terminou com o registo de ocorrências disciplinares. Tivemos um encontro equilibrado, na maior parte do tempo, mas foi um encontro com pouca dinâmica, em especial durante os primeiros 30 minutos, com alguma melhoria no segundo tempo, mas pouco significativa, pois foi um encontro com pouco ritmo e demasiado pausado por ambos os conjuntos, provavelmente face ao resultado que seria conveniente para cada equipa, e à discussão que está em jogo, de um lugar nos 6 primeiros, deve-se acima de tudo destacar a prestação de Humberto Gomes (36% de eficácia) na baliza do ABC, que foi disfarçando algumas debilidades da sua equipa, pelo lado Belenenses, Roney Franzini (23% de eficácia), na baliza, também ia disfarçando, mas mesmo assim com menos eficácia, que o seu adversário de posto. No entanto o elevado número de Faltas técnicas existentes de cada equipa teve influência no resultado final. A máxima diferença existente no resultado entre as duas equipas registou-se aos 43 minutos quando o ABC vencia por 19-16, de pois de ao intervalo o Belenenses estar na frente do marcador por 12-11, mas os homens do Belenenses, realizando um jogo de risco, apesar da falta técnica de Nelson Pina cerca dos 55 minutos com o resultado favorável à sua equipas (24-23), e que permitiu mais uma igualdade, agora a 24 golos, com um extraordinário golo de André Rei (5 golos, 71% de eficácia). Na equipa do ABC de destacar o bom jogo de António Ventura (8 golos, 80% de eficácia), pelo ABC, a grande maioria de 1.ª linha, quando o seu verdadeiro 1.º linha em jogo Miguel Batista apenas teve 5 golos (83% de eficácia), por sua vez no Belenenses, na nossa opinião o experiente Bruno Moreira com 6 golos (100% de eficácia, 4 em 4 de 7 metros), esteve bem acompanha do pelo jovem Tiago Ferro (7 golos, 100% de eficácia), já que Nuno Roque, que esteve abaixo do que pode e sabe, apenas demonstrou a sua experiência no aproveitamento nos segundos finais do primeiro tempo, quando concretizou o 12.º golo da sua equipa. Com esta igualdade a luta pelos 3 lugares de acesso, não contando com o Sporting, Benfica e FC Porto, e irá estar bastante “acesa”, passe o termo. Foi dirigido pela dupla de Aveiro, composta por Mário Coutinho e Ramiro Silva, que tiveram um critério disciplinar algo flutuante, e francamente mal no jogo passivo, no entanto estiveram bem na nossa opinião na marcação dos 7 metros.

AA Avanca 22 – 38 Benfica

No Pavilhão da Luz, tivemos o AA Avanca / Benfica, por inversão de Pavilhão e que se apresentou, com um número razoável de público, para o que é normal, neste pavilhão. Foi um encontro que apenas foi equilibrado até cerca dos 10 minutos quando se registava, uma igualdade a 6 golos, como o Benfica a assumir o comando do marcador de imediato (7-6), para a AA Avanca sofrer um parcial de 5-0, entre os minutos 13 (8-7) e 24 (13-7), e aqui ficou resolvido o encontro, com o intervalo a chegar com o Benfica na frente do marcador por 16-9. Uma referência especial para Miguel espinha na baliza do Benfica (37% de eficácia), e para Luís Silva (29% de eficácia), que jogou no segundo tempo na baliza do Avanca. A diferença de qualidade dos planteis ditou o resto do jogo, pois o técnico do Benfica, pode fazer rodar toda a sua equipa, sem perder nem qualidade, nem eficácia, entre na AA Avanca, com um plantel mais inexperiente, e mais curto, quando retira os seus principais jogadores começa a perder qualidade, e aí o Benfica começa a fazer a diferença. pois esteve bem em termos defensivos e nas transições rápidas da defesa para o ataque, e o resultado foi-se acumulando com o diferencial a ir aumentando. E aos 50 minutos de jogo, tínhamos o resultado em 32-18 a favor do Benfica (fazemos aqui um parêntesis, para dizer que não compreendemos a falta de tempo indicativo de jogo, durante a transmissão), uma palavra para o lutador Nuno Carvalho (7 golos, 78% de eficácia, 2 em 3 de 7 metros) nos 6 metros, que foi o melhor marcador da AA Avanca, e não podemos deixar de esquecer a grande qualidade do francês Kevynn Nyokas (63% de eficácia), a jogar a fazer jogar e a marcar, destacando ainda a garra e a qualidade de João Pais (7 golos, 88% de eficácia, 3 em 3 de 7 metros) e de Alexandre Cavalcanti (7 golos, 70% de eficácia, 3 em 4 de 7 metros), que foram os principais marcadores da equipa, que teve 11 jogadores a marcarem golos. Este foi um dos resultados confirmados em relação á primeira volta, com esta vitória o Benfica, continua a ser um dos principais candidatos é vitória, nesta 1.ª Fase da Prova. Jogo dirigido pela dupla madeirense constituída por Gonçalo Aveiro / Hugo Fernandes, que foi coerente na sanção progressiva, e nos 7 metros, acabando por realizar em nossa opinião uma arbitragem bem positiva.

O Jogo Boa Hora / Ismai, disputou-se no Pavilhão Fernando Tavares, que foi um dos encontros que terminou com o resultado mais equilibrado, e ao mesmo tempo foi um resultado rectificado em relação ao sucedido na 1.ª volta. Na prática foi um encontro com a equipa maiata a dominar o jogo e o marcador durante a maior parte do tempo, chegando ao intervalo a vencer por um surpreendente 17-10, que é completamente esclarecedor da sua superioridade neste período de jogo. No segundo tempo ainda chega aos 8 golos de vantagem quando aos 36 minutos vencia por 20-12, e sofre a desqualificação de Hugo Santos, e um parcial de 7-1, com o Boa Hora a aproveitar e bem as superioridades numéricas de que dispôs e cerca dos 47 minutos de jogo, o Ismai vencia por 21-19, para o encontro se tornar de grande equilíbrio nos minutos finais, com uma igualdade a 27 golos, cerca dos 59 minutos e 20 segundos, com o Boa Hora a solicitar um time OUT de equipa, apara sofre o 28 golo, nos momentos finais do encontro. André Alves com 10 golos (83% de eficácia, 7 em 8 de 7 metros), e Rui Barreto (5 golos, 83% de eficácia), a serem os seus melhores marcadores e com António Ribeiro na baliza a ser o seu mais produtivo guarda-redes com 21% de eficácia, por sua vez Délcio Pina (9 golos, 69% de eficácia), foi o principal marcador do Ismai, que teve 11 jogadores a marcarem golos, e possuiu na baliza guarda-redes, com maior eficácia, Ricardo Castro com 27% e Manuel Borges com 21%.

O CCR Fermentões / Madeira SAD, realizou-se no Pavilhão Fernando Távora em Fermentões, que se apresentou com uma afraca assistência, tivemos um encontro, praticamente de sentido único, pois a equipa insular começou a vencer cerca dos 2 minutos de jogo, para apesar da excelente resposta do CCR Fermentões que jogou de igual para igual, o intervalo chegou com a equipa insular na frente do marcador por 13-11, que reflecte o que se passou na realidade. No segundo tempo a partir dos 45 minutos de jogo, começou a verificar-se a diferença entre as equipas com o diferencial no resultado a aumentar e cerca dos 53 minutos de jogo, já era de 8 golos (25-17, a favor do Madeira SAD), que não mais perdeu o controlo do jogo e do marcador. No CCR Fermentões, uma palavra para o seu guarda-redes Pedro Carvalho (23% de eficácia), e para Gonçalo Areias (7 golos, 70% de eficácia, 1 em 1 de 7 metros), que foi o seu melhor marcador, no Madeira SAD tivemos Gustavo Capdeville (28% de eficácia), e Luís Carvalho (33% de eficácia) na baliza, e Francisco Pereira (7 golos, 100% de eficácia), e Bruno Landim (6 golos, 60% de eficácia), como melhores marcadores. Com este resultado da equipa insular, a luta por um lugar de acesso no grupo A continua.

Na Horta, disputou-se o SC Horta / Águas Santas, que foi mais encontro onde foi confirmado o resultado ocorrido na 1.ª volta, e tivemos mais um encontro de sentido único, com a equipa do Águas Santas, cerca dos 10 minutos jogo na frente do marcador por 7-2, para aos 22 minutos de jogo, já estar a vencer por 11-4, o espelha bem a diferença entre as equipas, para o intervalo chegar com os maiatos a vencer por 14-4, o que em termos de Andebol 1, reforça o que temos dito, pois incompletamente injustificável que uma equipa nesta prova, apenas concretize 4 golos, durante 30 minutos. No segundo tempo uma nova boa entrada da equipa maiata, coloca o marcador cerca dos 39 minutos em 22-7, para o Águas Santas continuar a dilatar a sua vantagem e a gerir o seu plantel, e aos 45 minutos vencia por 25-9, para aos 58 minutos de jogo, se registar o maior diferencial de todo o encontro, quando o marcador assinalava 32-13, a favor dos maiatos, diferencial com que terminou o encontro, que com esta vitória continua a colocar os maiatos inteiramente na discussão pelo Grupo A, enquanto o SC Horta, continua numa situação difícil. De assinalar que o melhor marcador do SC Horta, não passou dos 3 golos (Pavel Hernandez), enquanto no Águas Santas, Pedro Cruz com 7 golos, Mário Lourenço, e Nuno Pimenta, ambos com 6 golos, foram os seus melhores marcadores.

Classificação actual – 1.º FC Porto (52 pontos), 2.º Benfica (-1 jogo, 47 pontos), 3.º Sporting (-2 jogo, 46 pontos), 4.º ABC, e Águas Santas (-1 jogo) (42 pontos), 6.º Belenenses (42 pontos), 7.º Madeira SAD (-2 jogos, 36 pontos), 8.º Boa Hora (+1 jogo, 33 pontos), 9.º Ismai (-1 jogo, 32 pontos), 10.º AA Avanca (-1 jogo, 27 pontos), 11.º CCR Fermentões (25 pontos), 12.º SC Horta (-1 jogo, 21 pontos), 13.º AC Fafe (-3 jogos, 19 pontos), 14.º Arsenal (- 1 jogo, 17 pontos). 

O Banhadas Andebol

2 comentários:

Anónimo disse...

Jogo do Boa-hora muito mal apitado com a dupla a ter influencia no resultado ao nao marcar um livre de sete metros no ultimo lance do jogo a favor do Boa-hora.
Resultado do Horta normalissimo mais uma vez digo que o campeonato nao devia ter tantas equipas , mas os entendidos da federaçao sao os unicos que nao veem isso

Anónimo disse...

Quase que ganhava o Avanca, mudam o treinador os resultados sao iguais ou piores, que tal terem investido em jogadores. Volta Nuno, estas perdoado.