gal vence

- ANDEBOL NA TV.
- Resultados em Post da Referida Prova -

sábado, 2 de agosto de 2025

Arbitragem – Quadros de Arbitragem - 2025 / 2026 – II

OBSERVADORES

2025 / 2026

Através do seu CO N.º 1 de 2025 /2026, divulgado em 23-07-25, o CA Divulga a composição dos diversos Quadros de Arbitragem, para a época 2025 / 2026, divulgando inclusive o quadro de Observadores e Delegados para a época em curso. E conforme o nosso último texto sobre este tema, voltamos ao mesmo para falar somente sobre o quadro de Observadores (14).Tudo isto sem qualquer noticia no portal da Federação nem em rodapé, triste.

Mas é assim que os novos “DDT’s”, parecem que “gostam que assim seja”, não iremos repetir as mesmas, mas não deixaram de existir

Segundo o Regulamento de Arbitragem, no seu Art.º 58 (Categorias de Observadores), falamos a nível nacional, completado pelo teor do ponto 2 do Art.º 60 (Observadores da Categoria Nacional), o CA terá obrigatoriamente de dividir em duas categorias, sempre que o quadro, seja superior 30, mas logo no ponto 3 do mesmo artigo, diz que pode dividir sempre que entenda? Excelente texto para fazer o que bem entenda, é isto o Regulamento da Arbitragem.

No entanto o quadro divulgado (14), não esta dividido em que ficamos?

Depois de observado atentamente este quadro, sem colocar em causa a honorabilidade das pessoas, existem algumas observações fazer, ao quadro apresentado.

Primeiro não se entende como se colocam como Observadores, neste quadro candidatos ao mesmo, pois nos termos regulamentares ainda não o são (a não ser que já exista aprovação prévia), no questionamos se os mesmo já frequentaram ações de formação, quais, quando e onde?

Depois existe um Observador, que é vice-presidente de uma associação regional, situação incompatível com o desempenho desta função conforme alínea f) do Art.º 15 do regulamento de arbitragem.

Existe ainda um outro observador, que perguntamos se o mesmo está legal nos termos da matéria constante, por exemplo da alínea c) do Art.º 35 (registo criminal). Agora falemos dos candidatos, poderia ter sido mais fácil se o documento divulgado indicasse os seus números CIPA, mas enfiem não foi impeditivo, da nossa pesquisa.

Rui Castro (AA Porto) – Ex árbitro que abandonou a arbitragem esta época, estando enquadrado no nível avançado onde foi o 8.º Classificado.

Miguel Figueiredo (AA Aveiro) – Ex Oficial de Mesa, e dirigente do Valongo Vouga, com inscrições válidas até 2022 / 2023.

António Guilherme (AA Aveiro) – Ex árbitro, com a sua última época (conhecida), em 2008 / 2009, tendo sido classificado em 18.º lugar na então Categoria Nacional A.

Questionamos, como vai o Conselho de Arbitragem cumprir os Regulamento e o número de observações, para o Quadro de Arbitragem com apenas (14 observadores), pois lembramos que observações via vídeo apenas podem ser feitas na PO01 e na PO09, pois são as únicas com transmissões viáveis para observação.

Por fim uma questão, somente, porque será que a AA Lisboa nunca apresenta quadros novos para incluir na arbitragem, ou o trabalho lá realizado é muito fraco !!!

Por hoje ficaremos por aqui, em breve voltaremos ao tema arbitragem, pois não pretendemos tornar o texto demasiado extenso apesar do ainda haveria matéria para escrever. Continuaremos atentos.

O Regras

13 comentários:

Anónimo disse...

Faltam dois nomes, Francisco Teixeira e Ivan Caçador.

Anónimo disse...

Com observadores que tiveram processos em tribunal por corrupção está tudo dito ….

Anónimo disse...

Estes observadores não sabem para eles quanto mais para avaliar os árbitros. Com excepção do Pinho e do Capela, os outros nunca passaram da cepa torta. Como podem os árbitros aceitar ser avaliados por estes senhores? Só falta o CA convidar a senhora que faz as limpezas na FAP para ser observadora ...

Anónimo disse...

E quem disse k não vai convidar? Ela é k não aceita, pois recebe mais na limpeza.

Anónimo disse...

Por aqui se vê ao ponto que chegou a arbitragem. Está aqui gente que nunca teve capacidade para arbitrar e agora vão avaliar? Como pode Nunes ser observador?A sorte destes ditos é que os árbitros são tão novos que não conhecem ninguém, noutros tempos alguns destes,nem entravam no balbeário.

Anónimo disse...

Saudades do João Moreira (pai!) como observador. Partia de um principio básico: os árbitros são todos maus e raramente se enganava. As avaliações que fazia para além de corretissimas demonstravam o nivel da nossa arbitragem. Tirando raras exceções a arbitragem continuará a ser o elo mais fraco do nosso andebol. Acima de tudo, a função do agente deveria ser mais valorizada e de uma vez por todas acabarem com pagamentos em atraso. Serve de descupla para tudo! No último FCP-Dinamo de Bucareste... arbitragem sem comentários... PJP estava desesperado acabou o jogo como nunca o vi a reclamar em jogos de Portugal, Magnus e Martingo arrancaram o resto do pouco cabelo que lhes sobra... Não percebem de arbitragem?!? Depois comenta-se, coitados não recebem há 8 meses?!? PQP lá a desculpa. Paguem e bem a quem merece para arrumar com o resto da escumalha e cambada de encostados.

Anónimo disse...

Essa concordo. Além de ser um zero como observador na arbitragem tem a reputação manchada. Jamais deveria ser admitido como quadro de arbitragem.

Anónimo disse...

Esse não. Por amor da santa outro senhor completamente ultrapassado. Senhores sem valorizar as funções poucos terão de categoria seja em que funções for da arbitragem. Já agora sabem quanto ganha o técnico do FCP?

Anónimo disse...

Problema é que nem pagam bem, nem pagam nada.E de borla tudo serve....isto enquanto houver amadores não vai lá. Abram cordões á bolsa meus senhores..

Anónimo disse...

Sem palavras para onde está o Costa a levar a arbitragem, Como alguém já disse aqui só o Capela e o Pinho souberam o que é arbitrar um Jogo da 1ª Divisão. Será que estamos a construir algum futuro? Que futuro ? O que será que este Observadores vão dizer aos árbitros Internacionais ? Banhadas não podes deixar morrer este tema o Costa nem para mulher a dias serve. Isto é MUITO GRAVE.

Anónimo disse...

O Chico passará a Delegado.

Anónimo disse...

Ao anónimo 4 de agosto de 2025 às 19:08
Companheiro qual foi o contexto de chamar à coação o ordenado do treinador do FCP? Mas se quer falar sobre isso,sempre lhe digo,quanto custa o plantel do SLB e SCP? Estamos falados!
Sobre a arbitragem, nada a dizer ,vai ser uma caldeirada,mas assim é bom porque alguns Clubes vão continuar a pressionar do 1 ao último minuto e todos sabem quem! Vocês acham que o João Costa tem perfil para dirigir a classe? Como se nem resolve o problema vergonhoso dos prémios em atraso?Salve-se
quem puder!

Anónimo disse...

O que interessa para o tema o treinador do FCP? O problema do andebol está na arbitragem. Podem não gostar do João Moreira, mas concordo que as observações dele eram corretas, isentas e sem compadrios. Agora doíam e muito. Os nossos árbitros (na generalidade, felizmente ainda há algumas - poucas - exceções gostam de rever os seus jogos para ver se estão bem penteados, se as novas tatuagens são instagramaveis ou se os seus gluteos ainda sobressaem dentro dos ridiculos calções da Kempa. Aprender com os erros ninguém quer. Por o dedo na ferida como punha João Moreira também ninguém quer. A desculpa como já foi dito Não recebemos há 8 meses. Por mim assinava já JM a presidente do CA.