gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

domingo, 27 de setembro de 2009

Crónica de Fim de Semana – 03 – 2009/2010

Nota Negativa do Fim de Semana – vai para a RTP2, por não ter actualizado o Logo do Madeira SAD, e para o facto de o jogo transmitido não ter tido o Flash Interview, no final do encontro, pois desta forma que se não potencia a Prova.

PO01 – Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Seniores Masculinos.

3:º Jornada – Resultados

Aguas Santas 27 – 28 Madeira SAD
S. Bernardo 28 – 34 Belenenses
Marítimo 21 – 27 ABC
Benfica 31 – 24 SC Horta
FC Porto 29 – 33 Xico Andebol
AC Fafe 25 – 35 Sporting

Uma Jornada onde ao contrário da semana transacta não imperou ( com excepção do Benfica )o factor casa. A grande surpresa foi a derrota em casa do FC Porto diante do Xico Andebol, que está a ter um inicio de prova fabuloso ( o ter boa formação, ajuda imenso ). O FC Porto está a passar por maus momentos e talvez o seu treinador Obradovic , tenha os dias contados, pois até os pontos do Jogo com o Sporting estão em risco ( até a RTP2 e Jorge Tormenta falaram no assunto ). De salientar a difícil vitória do Madeira SAD no reduto do Aguas Santas, e o facto de a jovem equipa de Belém , estar neste momento isolada no topo da Classificação após uma excelente vitória no sempre difícil pavilhão do S. Bernardo. O Benfica consegui ( sem Carlos Carneiro ) uma vitória sem margem para duvidas perante um adversário O SC Horta que vinha moralizado com a vitória diante do FC Porto e o Sporting e ABC cumpriram a sua obrigação ao vencerem aqueles que são as equipas previsivelmente mais fracas da prova.

Aguas Santas 27 – 28 Madeira SAD

Jogo disputado num pavilhão com pouco publico, esperamos por melhores dias quanto a este aspecto. Pois os clubes continuam a trabalhar no Marketing da Prova.

A dominante neste encontro foi o equilíbrio no resultado , embora o Madeira SAD comanda-se durante quase todo o encontro, Com sistemas defensivos diferentes, optando o Madeira SAD por um constante 6-0 e o Aguas Santas por 5-1, que por vezes se transformava em $-2 , com marcações individuais quando em superioridade numérica. O Aguas Santas preferenciou mais vezes o individualismo em detrimento do colectivo. O Madeira SAD por sua vez, e apesar das 3 desqualificações que sofreu, venceu com base no colectivismo e na garra que o seu jovem técnico ( Paulo Fidalgo ) imprimiu. O Madeira SAD deve-se destacar o Gonçalo Vieira ( 5 golos ) e a espaços o GR Svetislav Verkic ( 37% de eficácia ) . No Aguas Santas o destaque vai para o jovem Tiago Miranda com 6 golos e 100% de eficácia e para Pedro Graça com 7 golos e na nossa opinião esteve demasiado tempo de fora. Tudo isto num jogo com 15 exclusões e quatro desqualificações, mas que não foi um jogo violento, apesar destes números poderem levar a essa conclusão. A dupla de arbitragem constitui pelos Internacionais Leirienses Eurico Nicolau / Ivan Caçador, só não obtém na nossa opinião nota máxima , porque entendemos que a desqualificação de Yuriy Kostetsky é excessiva. Manteve um critério disciplinar coerente de principio ao fim, aplicando aquilo que as regras provêm , esteve ainda muito bem na Falta do Atacante e no critério dos 7 metros. No entanto sabemos que existiu uma indicação para esta época , de que aquando da mostragem de um Cartão Vermelho os árbitros se juntassem no momento para a mostragem ser da dupla e não de um árbitro só e nisto falharam.

Benfica 31 – 24 SC Horta

O SC Horta que vinha moralizado com a sua vitória na semana anterior diante do FC Porto, apenas ofereceu resistência ,até aos nove minutos do 1.º tempo, diante um Benfica que sem Carlos Carneiro ( suspenso ) e que até esse momento não conseguia encontrar-se, teve procurar outras soluções e finalmente resolveu começar a dar mais tempo de jogo aos mais jovens. O SC Horta sofre um parcial de 6-0, sem que nada do banco fosse feito esse foi o momento de arranque definitivo do Benfica. Fernando Lopes introduziu uma novidade ( João Lopes a Pivot ) e Rui Silva a Central, com entrada como 2.º Pivot . No segundo tempo as equipas preocuparam-se mais em discutir as decisões da equipa de arbitragem do que em jogar, proporcionando um mau espectáculo, e em que o jovem atleta do Benfica João Pais esteve em evidência ao marcar 8 golos, seguido do experiente David Tavares com 7 golos e 78% de eficácia. NO SC Horta o marcador de serviço foi Milan Vucicevic com 7 golos e o destaque para o GR Nuno Silva ( ex-Benfica ) com 14 defesas. A dupla de Arbitragem Lisboeta constituída por Nuno Santos / Daniel Teixeira , tal como tínhamos previsto demonstrou que ainda não tem estofo para estes jogos, sendo protagonistas de uma série de erros em termos disciplinares e sem critério na marcação de Lançamentos Livres de 7 metros, em que por vezes deram a sensação de que apitavam os mesmos a pedido, nas Faltas de Atacante demonstraram um total desconhecimento das mesmas, acertando poucas vezes. No entanto consideramos que a culpa não lhes pode ser apenas imputada a eles , mas sim a quem procedeu a esta indicação, esperamos que em termos futuros, estas situações sejam devidamente ponderadas, de forma não prejudicar a Modalidade e que os árbitros sejam devidamente acompanhados na sua formação e evolução “ step by step”.

PO02- Cam. Nac. da 2.ª Divisão Sen. Masculinos

3.º Jornada – Resultados

Zona Norte

Santo Tirso 33 – 31 AC Lamego
Feirense 20 – 31 Maria Balaio
Ismai 31 – 32 S. Mamede
Avanca 27 – 27 S. P. Oleiros
Académico 21 –
24 Modicus


Zona em que retirando os resultados do Maria Balaio, verifica-se um equilíbrio em quase todos os jogos. Excelente a vitória do Modicus no Lima, e de realçar o empate verificado no derby Aveirense. A vitória da A.S.Mamede na Maio é outro facto que merece uma chamada de atenção , O Ismai conforme referimos na semana transacta, começa mais uma vez mal a prova. As equipas do Feirense e do AC Lamego , podem à partida ser as equipas mais fracas da Zona. Comandam a Zona o Maria Balaio e o Modicus, só com vitórias , e no lado inverso temos 2 equipas ainda sem qualquer resultado positivo , Ismai e Feirense.

Zona Sul

Alavarium 31 – 24 Alto Moinho
Camões 23 – 21 G. Sul
Évora 23 – 30 Sismaria
J. Lis 21 – 22 Emp. Comércio
Almada 25 –
26 Passos Manuel

Começaremos por salientar a excelente vitória do Alavarium sobre o Alto do Moinho, e por números que não deixam qualquer margem para duvidas, e os números atingidos pelo Sismaria no seu regresso à modalidade ( adquiriu precisamente os direitos de uma equipa de Aveiro ), no jogo disputado em Évora. J e equilíbrio verificado nos restantes jogos, com o Passos Manuel a obter a sua primeira vitória, e o Camões a continuar a dar boas indicações para a época. Comandam Camões e Sismaria com o máximo de pontos, e temos no sentido inverso, o histórico Almada e o Évora ainda sem qualquer vitória.

PO04- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Jun. Masculinos

3.º Jornada – Resultados

FC Gaia 22 - 30 Aguas Santas
Belenenses 36 – 33 FC Porto
Benfica 28 – 20 Fermentões
Xico Andebol 37 – 30 S. Bernardo
Sporting 29 – 29 Infesta
Marítimo 29 – 32 ABC

Começaremos por dizer que a equipa de Belém apesar de ter vencido, não encontrou facilidades , conforme o próprio resultado o demonstra, e parece-nos que não possui um conjunto tão forte como o da época passada. O Sporting deve ser referido pelo negativismo das suas exibições e dos seus resultados, neste momento ainda sem qualquer vitória. O ABC, não deixou os seus créditos por mãos alheias e foi obter uma boa vitória sobre a equipa sensação até ao momento, o Aguas Santas após sua vitória sobre o FC Gaia, passou a integrar o grupo dos segundos classificados. O Xico Andebol mais uma vez não deixou os seus créditos por mãos alheias e voltou a vencer um dos normais candidatos ao apuramento para a segunda fase, e juntamente com o Belenenses, já são os comandantes isolados da competição, sendo os únicos que contabilizam só por vitórias os jogos disputados.
PO09- Cam. Nac. da 1.ª Divisão Sen. Femininos

Não se realizou qualquer jogo, em virtude dos diversos estágios de Selecções Nacionais.

O Banhadas Andebol

41 comentários:

Anónimo disse...

Boa Banhadas, assim se publicita a nossa modalidade.
Os "rapazitos" do outro "bloge"??,estão a dormir desde a semana passada.
Ou esperam autorização para falar do ADC, ou estão *a espera das dicas do "Feminino".
O ATENTO

Anónimo disse...

Surpreendente os resultados obtidos pelo Francisco de Holanda e Belenenses, resultados normais dos restantes, com excepção do F.C.do Porto.Perder em casa como Xico Andebol? e aquelas cenas no fim do jogo,dos adeptos portistas irritados com uns dos adminstradores da SAD Adelino Caldeira é bem a demonstração de que algo vai mal, no reino dos Dragões.

Anónimo disse...

Na PO O2 há a registar a vergonhosa atitude do Sr. Carlos Resende, ex tecnico do FCP e director do ismai, que estando a perder ao intervalo por 4 ou 5, mal soou o apito para o descanso, se levantou da banca e veio para cima(na zona bancada) da mesa de cronometragem esteve alguns minutos à conversa com os árbitros de Aveiro Mário e Ramiro. Terá sido essa a razão de uma boa arbitragem eles passarem a apitar só para um lado? De referir que o ismai acabou por perder mas só mesmo porque a outra equipa manteve um bom nivel de jogo. Mas foi vergonhoso...

Anónimo disse...

O Obradovic é só uma "capa" para dar tempo ao adjunto...Esse sim vai ser o próximo treinador (+ um fraco) do FCP... Magalhães e os interesses....

Anónimo disse...

É incrivel a crónica em relação ao jogo do BenficaxS.Horta, gostaria de perguntar quem foi que fez a reportagem, será que tem conhecimentos para escrever o que viu ou conhecimentos para escrever o que lhe convém? Ó banhadas estás muito mal assessorado em termos de reporteres, pois estive na luz e não consegui perceber o que foi relatado por voçes em relação ao jogo e à arbitragem, e olha que eu tenho base para dizer isto que te estou a dizer. Andebol para mim não é novidade já faz umas boas e largas dezenas de anos, por isso, não me venhas com conversas, deves fazer uma análise melhor sobre isso ok?
Em nada estás a contribuir para o bem do Andebol nem para melhorar as coisas do Andebol. Dedica-te a outros assuntos do Andebol menos nos aspectos técnicos, pois mostras ser mais um treinador de bancada que não vê nada na frente senão o seu próprio interesse em falar mal, clubistico ou regionalidade.

Anónimo disse...

O seu reporter da luz ou tava a dormir ou estava com os copos!!!

Tenha mais cuidado na nomeação de observadores para os jogos para não cair no ridiculo,nos comentários...

Cumprimentos,
CC

Anónimo disse...

Boas,
queria só fazer uma questão ao qual tenho tido muitas duvidas e pode ser que alguem me possa responder.
A bola oficial da federação para as provas nacionais não é a macron?
Então porque na PO01 jogam com outra ?
A Po01 é diferente das outras competiçoes ?!

Saudações andebolisticas

Anónimo disse...

Cansaram-se de publicar a Po03 ?!

Anónimo disse...

vergonhoso!!!

Anónimo disse...

O desfasamento das jornadas da PO-01 e a PO-04 (sábado e domingo), têm subjacente o aproveitamento de TODOS os Clubes de poderem utilizar os juniores em dia s seguidos.
No entanto, é de estranhar que em dia de eleições em que há uma orientação para não haver jogos, houve apenas dois jogos.
Para se analisar o peso destas utilizações damos os seguintes dados:
Xico Holanda - 6 jogadores utilizados em 14, com um peso de 19 em 37 Golos.
S. Bernardo - 4 jogadores em 14, com um peso de 18 em 30 Golos.
Aguas Santas - 3 jogadores em 14, com um peso de 15 em 30 Golos.

Anónimo disse...

A invenção chegou ao banhadas...

Que agora tem o nome correcto!!

Saudações

Anónimo disse...

O Blog Sete Metros, que iniciou os blogues no andebol, penso eu, descaiu para a arruaça e as falsas noticias e a coberto do anonimato, por um jornalista que tanto está num jornal, como noutro como a seguir poderia ter ido para o SLB refiro-me a Miguel Ribeiro e fez uma campanha tipo PSD contra a maior Faculdade de Desporto e seu Presidente, a favor da vitimização do Docente JAS que não quer assumir as suas responsabilidades, quer perante o Universidade do Porto, desrespeitando a decisão de há um ano do Reitor Marques dos Santos.
O papel do jornalista é ser sério e digno de um profissão nobre e importante em Democracia, mas não pode nem deve pertencer a um blog e anonimamente defender teses erradas, só porque sou amigo de A ou B.
Por isso o blog está penando face a outros mais intervenientes e participativos e sérios, quer nas criticas, quer na informação.
Este fim de semana foi de muitas surpresas e a amior foi sem duvida a vitoria do Francisco de Holanda(xico andebol) com excelente organização tactica/estratégica e um FCP sem orientação e sem governo, não pondo em duvida o valor e merito dos ateltas actuais, mas não deixo de lamentar a decisão de prescindirem dos grandes jogadores e Homens de Sucesso,quer a nivel do Clube que semrpe gostaram de representar, quer a nivle das Selecções Nacionais, recordo Eduardo Filipe, Manuel Arezes, Ricardo Candeias e Martingo.
Enfim vamos ver como vai freagir o Presidente Jorge Nuno a estes momentos graves não só dos jogso, mas tambem, ambiente de balneário, relação entre equipa técnica e jogadores e mais grave, parte directiva e jogadores.
abraço

Anónimo disse...

Como é possível destacarem pela positiva o Tiago Miranda no jogo do Águas Santas???Nem pelo jogo dar na TV!!!

E também gostava que me dissessem em que alturas o Pedro Graça esteve fora do jogo?

"e para Pedro Graça com 7 golos e na nossa opinião esteve demasiado tempo de fora"

Tentem ser um pouco mais acertados nos comentários!

Anónimo disse...

Vocês nao acertam uma!!!

Primeiro PO 01, equipa do SLB:
PE Joao Pais
LE Joao Lopes
C Luis Nunes
LD Claudio Pedroso
PD David Tavares
P Rui Silva
GR Ricardo Candeias

Segundo, PO 04:

Dizem que o Belenenses tem uma equipa mais fraca que no ano passado, reparando apenas no resultado final do jogo é muito mau.O Belem ganhou por 3 mas, por algum motivo, repararam na ficha de jogo.É que os melhores não jogaram, estavam nos seniores, situação que não tem acontecido nos outros jogos (creio eu).

Anónimo disse...

"A dupla de Arbitragem Lisboeta constituída por Nuno Santos / Daniel Teixeira , tal como tínhamos previsto demonstrou que ainda não tem estofo para estes jogos, sendo protagonistas de uma série de erros em termos disciplinares e sem critério na marcação de Lançamentos Livres de 7 metros, em que por vezes deram a sensação de que apitavam os mesmos a pedido, nas Faltas de Atacante demonstraram um total desconhecimento das mesmas, acertando poucas vezes. No entanto consideramos que a culpa não lhes pode ser apenas imputada a eles , mas sim a quem procedeu a esta indicação, esperamos que em termos futuros, estas situações sejam devidamente ponderadas, de forma não prejudicar a Modalidade e que os árbitros sejam devidamente acompanhados na sua formação e evolução “ step by step”."
Este não é caso unico, mas estes senhores nêm nas outras divisões têm qualidade, o que demonstraram aqui passa-se quando apitam divisões inferiores, mas passeiam-se como se fossem uns pavões,a ignorância chega a roçar o ridiculo, só que os clubes que pagam as arbitragens, as inscrições, e são honestos têm de levar com pessoas com pouco nivel! Se nos queixamos ainda somos maltratados! Respeitem mais o andebol, obriguem os arbitros a trabalhar, façam-lhes testes, teóricos, práticos, exigam-lhes. Ponham pessoas desconhecidas a avaliar atitudes, não observadores que todos ja conhecem, e quando entram num pavilhão os mesmos arbitros mudam completamente a forma de estar. Essas pessoas anónimas, podiam avaliar só postura, nunca técnica de arbitragem ou regras, mas iam concerteza encontrar muitas incorrecções, e situações anómolas.
Conselhos de um treinador!

Emanuel Casimiro disse...

Mais um jogo para download:
Aguas Santas - Madeira SAD

http://www.megaupload.com/?d=R7J8WCW0

Emanuel Casimiro

era para ter colocado o Benfica-Sp Horta mas os FDP da BenficaTV à hora do jogo programado deram Basquetebol
Temos Pena

Anónimo disse...

Li com muita atenção e após uma reflexão concluí que o Sr. das 1:29que se intitula Treinador fez uma analise, pegando o comentário do banhadas, sobre a arbitragem do jogo BenficaxSp.Horta e se preocupou apenas e tão sómente em vomitar o que lhe deve estar atravessado na garganta, ou seja, algum árbitro não lhe satisfez o seu ego. É ridiculo e sábio seu comentário, ridiculo, porque todos nós sabemos como muitos Treinadores conseguem ter a elevação do grau para poderem treinar as equipas, todos sabemos Sr.. Todos sabemos quanta incompetencia se verificar nesses mesmos Treinadores, todos sabemos quanta falta de respeito, quanta arrogância, quanta ignorância existe nesses mesmos senhores, que pelo facto de serem Treinadores se acham os sábios do Andebol. Anote um factor importante: a) Mal dos Treinadores se não existissem os Árbitros, como é que ia justificar as derrotas para com quem lhes paga o ordenado, ou não?
b) Quem melhor exercita a aplicação das regras, são os Srs. Treinadores? Aqueles que mandam seus jogadores infringi-las? Ou aquelas que a todo o minuto, diria a todo o segundo, as aplicam? Olhe Sr. Treinador, erram, erram sim senhor, mas uma coisa lhe digo, e com conhecimento de causa, é muito simples fazer uma critica quando se tem tempo de reflexão, coisa que os Árbitros têm de decidir em segundos. Se o Sr. é Treinador, deveria ter mais honrabilidade, mais serenidade, mais compreensão, mais atitude no sentido de ajudar o Andebol a não seguir os passos do futebol. Ajude, critique construtivamente, mas não o faça atrás de uma cortina, mostre-se uma pessoa do Andebol e a favor do Andebol, não seja mais um e sim um que quer o Andebol maior e melhor. Quanto às criticas aos Árbitros, fica e meu comentário para sua reflexão, e termino lhe dizendo que os Árbitros são avaliados sim, e muito, e a despeito do que o Sr. pensa os Árbitros tiveram a segunda melhor nota de avaliação, por isso, acederam ao quadro principal da arbitragem por mérito e não por serem apadrinhados.
Uma Observação de um ex-Andebolista, ex-Treinador e também ex-Arbitro.

Anónimo disse...

Esqueceram-se que o FCP-XICO foi arbitrado e bem, por uma dupla jovem de Braga, parece que afinal tem muita qualidade e estiveram muito acima do que muitos dizem valer.
Vi o jogo e julgo que o FCP tem o que merece, ou seja, o que o Sr Magalhães quiz que este ano o seu Clube valesse, e vale muito pouco...
O XICO Andebol é uma equipa que joga de olhos fechados tal o mecanismo entre os seus jogadores, aliado ao facto de ter contratado tres bons reforços oriundos do ABC, o GR, e os dois pontas, será que o Prof Rito não se enganou na avaliação das dispensas? esperamos pelas próximas semanas para ver?

Gostaria que o Banhadas estivesse mais atento ao que interessa e este jogo era mesmo para ter crónica...

Um abraço,

Pelo bom Andebol...

Anónimo disse...

Na continuação da observação do anónimo das 17:14 foi deveras vergonhoso o que se passou no jogo Ismai/Acad. S. Mamede como uma dupla de arbitragem que se deixa influenciar por uma figura. O campo na 2ª. parte esteve sempre inclinado. Valia tudo era agressões bola nos pés, etc. Não brinquem com o esforço dos atletas.

Anónimo disse...

O ismai vai começar a ganhar jogos, nota-se que está a fisicar com uma boa preparaçao fisica depois do q pude avaliar neste jogo contra a academica de s. mamede..

Foi um bom jogo que podia ter dado para qq lado, de salientar as varias opçoes que a s.mamede tem, embora tenha-me parecido q no final da 2ª parte já estavam de rastos, pois se assim não fosse pareceu-me que teriam ganho c uma maior vantagem

Anónimo disse...

Ao anónimo de 28 de Setembro de 2009 10:39, ao que parece não sou o unico chateado com as influências e as más prestações das equipas de arbitragem.
Nao me diga que na sua qualidade de ex-tudo, parece que já fez tudo dentro da modalidade, será que agora desempenha outra qualquer?
É que tanta defesa da arbitragem parece-me tao suspeita!
Realmente está bem informado acerca da classificação da dita dupla, parece-me que é muito admirador!
Eu fiz criticas construtivas, dei opinião do que poderia ser feito, exigi mais avaliação, e não critica por critica! O meu ego é cheio de trabalho, possuo o nivel de técnico que os cursos frequentados me permitem neste momento, tenho muitos quilómetros nas pernas em deslocaçoes para cursos, reciclagens, e outras situações. Trabalho por gosto, nao ganho dinheiro do andebol, por isso a sua conversa a mim não me é dirigida! Sei reconhecer qualidade em muita gente, mas infelizmente nem sempre os melhores são os mais recompensados. E você se já foi árbitro deve saber do que estou a falar, ou precisa que lhe enumere n casos. Cumprimentos do Treinador. Ah só para que saiba, também ja fui atleta, cheguei a ser arbitro e dirigente, e agora sou treinador, tenho muitos anos de andebol!

Anónimo disse...

É interessante ver como alguns comentadores e páginas institucionais como a da AAB se apressam a elogiar de forma totalmente inovadora as prestações de alguns jogadores do Xico. Um dia destes, para poderem referir alguns dos reforços que foram dispensados do ABC, até vamos ouvir falar da postura e do entusiasmo do plantel. Tenham vergonha!...

Anónimo disse...

O Belém joga que se farta!Estejam atentos ao crescimento desta equipa!

Anónimo disse...

Sr. Treinador, eu entenderia o que disse se seu comentário não tivesse sido um encherto do banhadas, e se tivesse sido dito com o objectivo construtivo de abordar um trabalho o que não me deu a entender. Sou humilde para lhe pedir desculpas pela interpretação que fiz, se é que o fiz maldicentemente, mas... não, uma coisa é a critica construtiva outra é a ofensa moral, mas vamos ficar por aqui, pelo menos da minha parte fico, salvo se quiser ter uma conversa pessoal para lhe dizer o quanto admiro a honestidade, a moralidade, a compreensão e a participação na construção de ideais e nomeadamento do Andebol.
um ex-tudo mas consciente que realmente deixarei de fazer qualquer comentário nesta banhada de maldicentes, aproveitadores de espaços anónimos e sem cara de aparecerem e dizerem o que sentem no olho no olho.

Anónimo disse...

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009
De cócoras

No plano da opinião pública um assunto de mera rotina académica é irrelevante. O caso muda de figura quando se transforma num facto político.
Segundo A Bola (9.9.2009) o Reitor da Universidade do Porto deslocou-se a Lisboa para reunir com o Presidente do SLBenfica. A reunião teve como objectivo encontrar uma solução para o facto de um docente universitário, que livremente optou pelo regime de trabalho a tempo integral na Faculdade de Desporto no Porto, pretender acumular, em termos de direitos de carreira e remuneratórios, com um contrato de trabalho em Lisboa como treinador.
Este tipo de situação não é novo. Muitos outros docentes - universitário e de outros graus -, que eram simultaneamente treinadores desportivos, passaram situações equivalentes. E tiveram, em determinado momento das suas carreiras que optar. Dedicarem-se à carreira de treinador ou entregarem-se inteiramente às tarefas académicas. Ou então escolher, nos casos em que foi possível, um regime parcial de docência com a acumulação legalmente possível.
A apreciação e decisão sobre a possibilidade de conciliar a situação de docente com a de contratado por uma entidade privada para o exercício de uma outra profissão é do foro interno das autoridades académicas.
Não é habitual ser a entidade patronal a interferir na relação institucional docente/universidade. Mas nada impede que o faça. E nesse contexto, interessado que estava em envolver-se na resolução da situação de um seu trabalhador, é natural que o clube em causa se dirigisse ao reitor da universidade e procurasse encontrar uma solução. Sem que pelo caminho fosse necessário enxovalhar publicamente o presidente da Faculdade do Desporto, perante, diga-se, o incompreensível silêncio do reitor.
Neste quadro, a deslocação do reitor a Lisboa é uma manifestação de subserviência. Mas também de fragilização de uma das suas faculdades que lhe cabia saber respeitar e defender. É difícil de acreditar que se fosse outra a entidade interessada o reitor tivesse tão elevada amabilidade. Ao fazê-lo o assunto deixou de estar na órbita de uma simples tramitação administrativo-legal para passar para um outro patamar: o da política.
A atitude do reitor só pode ser explicada à luz do resultado das pressões e das influências que o SLBenfica previamente anunciou que iria fazer junto do poder político,designadamente do ministro do ensino superior. Se o reitor veio a Lisboa foi porque alguém o chamou. E se chamou não é pela natureza do assunto e pelo interesse público que revestia. É porque do outro lado está um clube desportivo a quem o poder politico verga e receia enfrentar. Mesmo quando isso significa falta de respeito para com as autoridades académicas.E as diligências posteriores do reitor revelam quem pretende servir.
Ao politizar esta questão e ao transforma-la num assunto do Estado- independentemente da solução que vier a ser encontrada para o problema ,que seguramente aliará as disposições e legais com o interesse público - esta forma de tratar um problema da universidade, revela o valor e a importância que tem a reclamada autonomia.Com exemplos deste o reitor mas também o governo, correm o evidente risco de se poder concluir que são permeáveis ao tráfico de influências e de interesses. Mesmo quando esses interesses chocam com as mais elementares disposições legais que cabe ao ministro,ao reitor e à faculdade fazerem respeitar.

publicado por josé manuel constantino

Anónimo disse...

Epá, desculpem lá, mas essa dupla de arbitragem não está devidamente preparada, não tem os conhecimentos nem a experiência necessária para dirigir jogos desta responsabilidade! Não fabriquem árbitros à pressão. Sinceramente acho que a culpa não é deles, mas de alguns sábios, entre os quais os citados observadores, que os classificaram tão bem na época passada, como é possível? Para o meu amigo ex-tudo; tenha calma! Os treinadores devem ser respeitados e até é normal, julgo eu, que percebam um pouco mais de andebol que os Srs. árbitros, mais não fosse por estes últimos não darem treino todos os dias, nem pensarem andebol todos os dias, mais ainda, os Srs. árbitros, bons e maus, são pagos pelos clubes dos treinadores, os treinadores só alguns têm esse previlégio.
Ex-Atleta Internacional, Treinador com todos os cursos tirados à moda antiga e Dirigente

Anónimo disse...

E o Reitor que até é Sportinguista, foi metido numa alhada Benfica / Porto...

Anónimo disse...

O Belém tem dividas que se farta !

Estejam atentos ao crescimento destas dividas !

Anónimo disse...

ao comentário das 17.12

Tem toda a razão nem eles nem metade da elite neste momento tem experiencia para os jogos do andebol 1 mas a verdade é que se não apostamos nestes arbitros, quem irá arbitar este escalão, e o futuro como fica assegurado!!!

Temos de ter cuidado senão um dia são os treinadores dirigentes ex-arbitros que irão arbitar os jogos.

Anónimo disse...

Um fim de semana com resultados surpreendentes no Dragão pela negativa e excelente jogo do Xico Andebol, o belenenses foi ganhar ao reduto do S. Bernardo e por ultimo uma vitória folgada e inesperada do Benfica com o Sporting da Horta que na semana passada tinha ganho ao Porto.Afinal o Pedro Gama vai levando a água ao moinho com sucesso, embora se veja pelos corredores do pavilhão o treinador Enigma!! aparecendo como a pantera cor de rosa a atrás das portas a garotada adora estes momentos.
Caro Treinador principal, que não podendo ocupar o seu lugar por mérito próprio, será que vai continuar nesta situação por mais tempo, vai ficar na istória! do andebol português.
Força Gama, tu sentes a camisola não tens que encobrir a mediocridade de carácter de alguem que devia ter.

Anónimo disse...

Ao anonimo 28 setembo 2009 17:12 - não me digas que é treinador do SLB.

Anónimo disse...

O Belém deve que se farta! Estejam atentos ao crescimento das dividas desta equipa !

Anónimo disse...

Caros amigos e andebolistas.
Face ao comentário anteriores sobre a ausência do treinador principal do SLB no banco, tive conhecimento que a situação do Prof. José Antonio Silva tem fim á vista e positivo, por parte da Faculdade e para isso basta, ele solicitar a licença sem vencimento e pode no dia seguinte treinar ás claras no SLB. Portanto a bola está do lado dele.
É bonito o responsável ,assumir os seus erros de conduta estratégica e passar o odioso para as paginas dos jornais pondo em causa a conduta dos responsáveis da Faculdade.

Anónimo disse...

Caros amigos do andebol estamos todos e quando digo todos são todos os agentes desportivos a cair no ridiculo de só falar mal disto ou daquilo, ainda não vi um comentário positivo uma ideia uma teoria para por em prática em prol da modalidade!!
Será que o nosso andebol está tão mesquinho a este ponto que a análise de um fim de semana de andebol seja isto...

Jorge Almeida disse...

Emanuel Casimiro: Muito obrigado por disponibilizar as gravações dos jogos.

Assim, já posso ver o jogo.

Grande trabalho, que merece ser louvado.

Mirador do Vouga disse...

Vou ser racional, sincero, directo e absolutamente terra a terra.
1º-O Plantel do Xico (Jogadores e treinadores) tem mérito no que fez até agora neste campeonato. Tem 3 ou 4 jogadores com futuro que dificilmente ficarão em Guimarães no próximo ano.
2º- Tradicionalmente o Xico é um clube que aposta bastante na formação, isso é de louvar, mas o Xico é o clube do presidente da AABraga (verdade indesmentivel). Por sua vez o presidente da FAP é natural de Guimarães e grande amigo do presidente da AABraga. Este loby gera normalmente um conjunto de influências e delicadezas com a classe arbitral (que é jovem e naturalmente mais dependente). Todo este cenário leva a que o Xico seja normalmente um clube protegido (não quer dizer que seja levado ao colo, mas pode andar lá perto).
3º A mudança de nome do Xico foi um processo que surgiu pelas condições financeiras do clube. Assim, este clube com dividas ao estados (Impostos) e a colaboradores (treinadores, jogadores e outros) ficaram incobráveis. Este efeito coloca o Xico em vantagem em relação aos clubes cumpridores e se por um lado mantem muitos atletas em actividade (salvando da extinção) por outro deixa um profundo desgaste e desilusão nos credores (muitos deles com muito trabalho já efectuado ao andebol português). Tudo isto parece passar ao lado da AAB e FAP. Alguns dirigentes Associativos até deixaram já escapar frase como "quem está mal que se mude".
Para terminar será de referir que o Xico não é caso único. Já tivemos alguns casos no passado recente e temos um no presente também apadrinhado pela AABraga (Maria de Balaio - ex-isave).

Anónimo disse...

este conselho de arbitragem nao tem mesmo vergonha nenhuma sr galambas como e que um dos campeonatos mais importantes como os srs. dizem nas reciclagens que e o po4 pode andar apitar arbitros que ja deviam ter seguido o caminho de muitos bons arbitros que nao e o caso que estes sao mesmo maus ,falo do sr.CARLOS CUNHA,E RICARDO e de fazer rir manda la esta dupla para o algarve para ganhar os km pq o campeonato da po4 merece melhor arbitros pff
abraço e mais atencao as nomeaçoes para este campeonato

Velho do Restelo disse...

Leiam bem, quem é o ARTISTA que estará por detrás deste anonimato.
já deviam ter seguido o caminho de muitos bons árbitros…
Gaba-te cesto, eu enquanto árbitro era dos melhores, mas fui obrigado a sair, por excesso de peso.

falo do sr.CARLOS CUNHA,E RICARDO e de fazer rir manda la esta dupla para o algarve para ganhar os km pq
Isto não será raivinhas em relação ao 1º árbitro, coisas antigas.
Mas porquê, este texto, não será porque esta dupla arbitrou um jogo este fim-de-semana do clube deste ARTISTA (CF Belenenses) e que por acaso perdeu.

Anónimo disse...

De facto o Belém tem muitas dívidas!
que vêm dos tempos faustosos da Gestão do Manuel Miguel e outros,Compravam tudo o queriam e tiveram grandes equipas com resultados da treta!
O José Tomás rebentou com o resto e deixou-os de rastos!
Que culpa têm os que lá estão?
que vantagens vêm para o Andebol se o Belenenses acabar?Actualmente o Belém vive miseravelmente,paga miserávelmente...
A actual Direcção está à espera que os maus resultados aconteçam para poder justificar aos sócios o fim da modalidade.
Só a altíssima qualidade do trabalho que lá se desenvolve tem adiado o fim!
Por isso é bom que esta equipa mostre mais uma vez as capacidades e frutos do bom trabalho!

Anónimo disse...

Comentario das 2:39, de 30 de Setembro :

Entre outras coisas, não nos façam rir com: "Só a altissima qualidade do trabalho que lá se desenvolve tem adiado o fim!" e "Actualmente o Belém vive miseravelmente, paga miseravelmente ...", porque fartos de "tretas" estamos todos nós .

A realidade é que no tempo do Manuel Miguel o Belém podia viver como ele queria, porque como é do dominio público, ele pagou do seu bolso todo o tipo de "loucuras" que foram feitas durante a sua gestão e que competiam ao Belenenses e ainda muitas que já vinham de trás (pelo menos é o que é constantemente dito em todos os lados) .

Agora, os actuais "responsáveis" continuam a contrair dividas atrás de dividas, a prometer e a enganar tudo e todos com o pouco que tem e com o muito que não tem, a tentarem "passar" que tem uma excelente Escola de Formação (de jogadores oriundos da formação de outros Clubes a troco de compensações a quem devem e muito), a dispensarem jogadores jovens a torto e a direito para irem buscar outros em fim de carreira e aos quais o Belém pouco ou nada diz a não ser poderem juntar mais uns Euros nos seus bolsos se lhes vierem a pagar o que continuam a prometer à boca cheia, existindo uma total irresponsabilidade onde todo o "mundo" opina mas ninguém cumpre, onde todo o "mundo" exige e manda fazer, mas ninguém paga ou dá (até parece um Governo Popular: começa no Roupeiro, passa pelos Jogadores, continua nos Treinadores e nos Seccionistas, não se sabendo onde acaba).

Por último, quando falarem no Manuel Miguel e noutras pessoas desse tempo, respeitem o trabalho sério e a credibilidade que deram ao Belenenses ao ponto de o ressuscitarem e pensem que quem não tem dinheiro não pode ter "vicios" nem "luxos", nem tão pouco parecerem todos uns "pavões" de peitos inchados .

O PASTEL DE NATA

Anónimo disse...

anónimo das 2.39

Está muito enganado.Eu acompanhei muito de perto o trabalho do Sr. Manuel Miguel, dirigente com carater e muito sério.deixo-lhe um pouco da sua história.Investiu no andebol do belenenses, contratando jogadores de qualidade e apostando em dois treinadores: Carlos Jorge e pedro alvarez.carlos jorge saiu, à 2ª jronada, entrando o prof. tomaz e a equipa sénior fez uma fase final de excelente nível só vitórias, segundo recordo, esta equipa esteve sem perder 16 jogos e os Juniores foram campeões nacionais. A partir daí deu-se a saída do Sr.
Manuel Miguel e começaram a surgir as dificuldades financeiras.Nos seniores só trocamos o Menezes pelo Bacalhau, e dizer que o prof. Tomaz ajudou a rebentar é grande injustiça,sei muito dos seus conselhos ao falecido Eng. Cabral ferreira, sobre o orçamento para o andebol.Já agora esta equipa esteve 6 meses sem receber e nunca houve o alarido feito nos ultimos anos e venceu a Taça da liga e 0 3º lugar no Campeonato. Temos é de nos lamentar de o vice a seguir ao SrManuel Miguel não ter coragem de ver a realiade clubista e continuarem a enganar muitos atletas e não se reconhecer valor ao invesatimento feito pelo Sr. manuel miguel na formação que ainda permite ao Belém continuar a ser referência no andebol nacional com o bom comando do Florêncio.
Um Belém