gal vence

- ESPERAMOS O AUMENTO DA PRESENÇA DE PÚBLICO NOS PAVILHÕES, MAS COM A DIGNIDADE QUE A MODALIDADE MERECE.
- Resultados em Post da Referida Prova -

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quadro de Observadores Nacionais

Na sequência do divulgado no nosso último artigo sobre as acções de formação de inicio de época, hoje iremos debruçar-nos sobre o quadro de observadores Nacionais.

Através da Circular N.º 10 do Conselho de Arbitragem de 02-09-09, cujo tema é “ Normas Orientadoras para a Arbitragem ( Época Desportiva 2009/2010 ) ”, é divulgado o quadro de Observadores para a época em curso, que merece, alguns comentários da nossa parte.

Começaremos por dizer, que do quadro divulgado, duvidamos ( é mera convicção ), que alguns dos elementos não efectuaram qualquer observação durante a época, ou por falta de vontade, ou porque não compareceram ( segundo informações por nós recolhidas ), nas acções de formação obrigatórias, ou ainda porque o CA entende não os nomear, a ver vamos.

Constata-se , em relação é época anterior , a saída de três elementos, Joaquim Cabral, Domingos Evangel e Pedro Joaquim, enquanto de um não temos duvidas do seu afastamento dos outros nenhuma explicação foi dada.

De Igual modo estranha-se a não inclusão nesta lista de Manuel da Conceição ( que é prelector e Delegado da EHF ), de José Macau ( funcionário da FAP e ex-árbitro Internacional ) e de João Costa ( prelector e Delegado da EHF ), estranha-se e causa de certo modo duvidas de quais as funções futuras que irão desempenhar nas estruturas Federativas nomeadamente na formação dos árbitros, tanto mais que na época transacta José Macau e João Costa foram dos Observadores com mais nomeações, já Manuel da Conceição não podia fazer Observações pois não tinha frequentado o Curso em Guimarães. Em toda a circular não existe uma explicação para este facto.

Verifica-se ainda a inclusão de novos de Observadores, que em conjunto com alguns dos já existentes poderão dar fortes garantias de uma melhoria da qualidade das observações, a ver vamos.

Por último apesar de não anti-regulamentar, verificamos que existem observadores inscritos noutras funções ( pelo menos na época que findou ), o que consideramos pouco ético ( esta é a nossa opinião ), estamos a referir-nos a Henrique da Conceição inscrito como Dirigente Associativo e a Joaquim Coelho inscrito como Técnico.

Esta uma analise resumida do quadro de Observadores Nacionais, sabemos que vão surgir diversos comentários adversos, ou não, no entanto esta uma leitura, das muitas que poderão ser feitas deste quadro.

O Regras

12 comentários:

D. Pepe disse...

Louve-se estes escritos que obrigam a consulta do portal da fap.
…. Estranha-se a não inclusão nesta lista de Manuel da Conceição, de José Macau e de João Costa…
… Apesar de não anti-regulamentar, verificamos que existem observadores inscritos noutras funções, Henrique da Conceição e Joaquim Coelho o que consideramos pouco ético.
Houve esquecimento/premeditação do nome de Armando Figueiredo Pinho, pertencente ao CA da FAP ?

Conselho de Arbitragem
António José Nogueira Galambas - Presidente
José Augusto Sousa Cardoso Ribeiro - Vice-Presidente
Armando Figueiredo Pinho - Vogal

Anónimo disse...

Boas!
Um outro blog anuncia a falsa noticia de João Antunes no Sismaria...
Vocês não sabem nada sobre isto?
Estamos a 3 dias da estreia do Andebol 1... vão continuar com a análise às nomeações?

O Banhadas Andebol disse...

Não houve esquecimento, pois apenas foi referido aqueles que desempenham funções Associativas não ligadas à arbitragem

Anónimo disse...

A lista tem pessoas bem formadas e competentes como observadores, mas também tém alguns elementos que foram formados para motoristas, que de observador não percebem nada, como por exemplo Virgílio Rocha. Como é possível ainda ser observador?

Anónimo disse...

Esta Lista de Observadores, deixa-me de boca aberta até me entrarem as moscas todas da caverna.
Homens com um passado na modalidade,tais como Manuel Mendes e outros,lado a lado no mesmo saco, com os verdadeiros experts da arbitragem assim denominados, Orlando Ribeiro de Viana do Castelo ( até o Manel do Bombo deve terdado uma volta no Além) e Urbano Dionisio de Portalegre.
Como diria o meu amigo de Curral de Moinas...QUUEÉMMM?????
Ó Regras e tu? Não dizes nada a isto?
Vai dar banho ao cágado.
ALI BÁBÁ

Anónimo disse...

Mats Olsson em Israel...
Uma vergonha o site da FAP!
O "nosso" "seleccionador" participa no Clinic em Tel Aviv e aparece no site...
Goulão esteve no curso de delegados EHF; Nicolau/Caçador estiveram no seminário de árbitros de topo da EHF e não publicam nada!
A unica culpa só pode ser atribuida a Galambas que não defende a sua dama!

Anónimo disse...

Diz-me tu ó Regras que sabes tudo de Regras.

A apresentação no Dragãozinho, foi a Ceia dos Cardeais ou a Ultima Ceia do Senhor.

Se lá esteve o LS foi a Ceia dos Cardeais, para corresponder à réplica "...tambem tu grande animal".

Se lá esteve o Augustinho dos Parques é a Ultima Ceia do Senhor...esteve lá o PAPA(JNPC) esteve lá Nosso Senhor ( o Conselheiro )e tambem Judas o Traidor( o Augustozinho

Pelas barbas do profecta, estou a ficar imparável, e o Campeonato ainda nem começou.

VAI LÁ VAI

Anónimo disse...

Como é possivel constarem desta lista nomes de pessoas que nem sequer estiveram presentes no curso de observadores como é o caso de Rui Tomás e Fernando Branquinho, que f... por não terem sido nomeados para a final da taça fizeram as malas e vieram mais cedo para casa?
Será que também fizeram o curso por correspondência ou foi como o outro que fez as cadeiras do curso num domingo à tarde?

Como é possivel haver pessoas ligadas a clubes que constam desta lista? O regulamento não permite, mas mesmo que permitisse o Sr. Galambas jamais poderia aceitar esta situação. Como vai ser quando um árbitro dirigir um jogo de um clube e o observador se encontrar filiado a esse clube? Não estará em causa a verdade desportiva?

Temos assistido a sucessivas fraudes por parte do Sr. Galambas. Mente aos árbitros, pois assumiu um discurso e prometeu coisas e depois fez outras completamente opostas. Continua a haver árbitros sem classificações, quando o regulamento não o permite pois todos têm de ser tratados de forma igual e têm o direito a saber as suas classificações. As descidas e subidas de categoria são uma vergonha e vão contra todas as normas e regras estabelecidas, pois arranjou-se formas verdadeiramente "habilidosas" para que alguns não descencem e foram promovidos árbitros que obtiveram pior classificação que outros colegas, de nada servindo ficar em primeiro lugar. O CA continua a não ter qualquer procedimento de transparência e os árbitros já não acreditam nos seus membros. Aliás a mediocridade da intervenção do Sr. Galambas na acção de reciclagem é sintomática de que nada de bom se pode esperar deste CA.

Como o Sr. Galambas tem vindo a assumir o que realmente lhe interessa é a sua promoção pessoal e não a arbitragem, da qual nada percebe (o Torrinha que se cuide). E com tudo isto a arbitragem caminha a passos largos para o abismo!

Anónimo disse...

O Manuel da Conceição deverá desempenhar o papel de Catedrático.

O homem teve uma passagem "gloriosa" como arbitro... até chegou a internacional da porcalhota.

Anónimo disse...

Armando Pinho está em todas: na FAP, na AALisboa, na Inatel, no
Belenenses, nos Empregados do Comércio, etc., não conseguindo perceber como consegue ir a tudo isto ao mesmo tempo e de uma forma isenta .

O MÚSICO DO APITO

Anónimo disse...

O que se pasa com o Paulo Mora Um homem com anos no Andebol como Arbitro e Dirigente da AA Setúbal que trouxe muitos Arbitros e Oficiais de Mesa á modalidade que fez mais pelo Andebol no Distrito de Setúbal que o presidente da associação será que foi por apoiar a eleição do actual Presidente da APAOMA ou será mão do Galamas, parece que quem gosta e faz muito pelo modalidade é depressa abandonado ou ... Quero deixar aqui um abraço a este meu amigo e colega. MF

Anónimo disse...

Comentário das 12:59, de 12 de Setembro :

Talvez seja melhor perguntarem a alguém da Associação de Andebol de Setúbal que se quiserem vos poderá responder ao que de "muito mau" se passou com o Paulo Mora .

O TÓ DA MARGEM SUL